Que vinho bebem?

Quando um camarão tem calibre 2/4 quer dizer que para fazer 1 kg serão entre 2 e 4 camarões.

Quando é 40/60 quer dizer que serão entre 40 e 60 camarões, etc.

O camarão do SenhorVX devia pesar pelo menos 1/2 kg pela fotografia, era descomunal.

Uma vez comi em Matosinhos um camarão do tamanho de uma banana grande, mas este parece-me maior, é pouco mais pequeno que uma garrafa daquelas que mede uns 35 cm

Devia pesar um kilinho. A garrafa é um de .75.

Mas voltando aos vinho, na ultima encomenda da que me chegou tinha uns Cabriz tinto de 2018, colheita seleccionada normal. Estou a gostar, boa relação preço qualidade.

Quando um camarão tem calibre 2/4 quer dizer que para fazer 1 kg serão entre 2 e 4 camarões.

Quando é 40/60 quer dizer que serão entre 40 e 60 camarões, etc.

O camarão do SenhorVX devia pesar pelo menos 1/2 kg pela fotografia, era descomunal.

Uma vez comi em Matosinhos um camarão do tamanho de uma banana grande, mas este parece-me maior, é pouco mais pequeno que uma garrafa daquelas que mede uns 35 cm

Sempre a aprender!! Nunca tinha pensado no assunto [:D]

Sempre a aprender!! Nunca tinha pensado no assunto [:D]

Até há um tópico no fórum especificamente sobre isso.

Originalmente era o número de camarões esperados por libra. Por cá, e para facilitar, é por kg.

Podemos agora voltar aos vinhos? Se começarmos a falar extensivamente sobre o que acompanha o vinho, este tópico perde coerência (sem prejuízo de deambulações pontuais, para enquadrar o néctar).

Obrigado!

Até há um tópico no fórum especificamente sobre isso.

Originalmente era o número de camarões esperados por libra. Por cá, e para facilitar, é por kg.

Podemos agora voltar aos vinhos? Se começarmos a falar extensivamente sobre o que acompanha o vinho, este tópico perde coerência (sem prejuízo de deambulações pontuais, para enquadrar o néctar).

Obrigado!
Permita-me discordar, IMHO a beleza do tópico está em partilhar vinho e coisas associadas, desde vinhas, produtores, viagens/turismo, comidas, outras bebidas, etc.

Se eu quiser só ler reviews de vinho subscrevo a newsletter do vivino.

Que vinho bebem?

Permita-me discordar, IMHO a beleza do tópico está em partilhar vinho e coisas associadas, desde vinhas, produtores, viagens/turismo, comidas, outras bebidas, etc.

Se eu quiser só ler reviews de vinho subscrevo a newsletter do vivino.

Daí o “sem prejuízo de deambulações pontuais”.

Páginas de camarões não são o objectivo do tópico. Uma coisa é falarmos sobre a comida e vinho que o acompanha, como cozinhar para emparelhar com x vinho. Outra coisa é começar a discutir o peso do saco do camarão, se é com cabeça ou com gelo, e gastar páginas nisso.

Só por causa disso, fui meter mais uma de branco no frio.
Estava na dúvida no Verdelho do Esporão, no Bota Velha ou No Arinto Oaked da Casa Santos Lima.
A escolha recaiu sobre o último.

Mass ao almoço bebi àgua porque ontem deitei abaixo uma Quinta do Carmo Reserva Branco.

Daí o “sem prejuízo de deambulações pontuais”.

Páginas de camarões não são o objectivo do tópico. Uma coisa é falarmos sobre a comida e vinho que o acompanha, como cozinhar para emparelhar com x vinho. Outra coisa é começar a discutir o peso do saco do camarão, se é com cabeça ou com gelo, e gastar páginas nisso.

Se me permites pequena deambulação, este talvez seja o tópico com melhor ambiente e mais adulto.

Talvez estejas a ser mais papista que o pápa, em geral andamos ON TÓPIC e pequenas incursões culinárias são ON TOPIC imho

Se me permites pequena deambulação, este talvez seja o tópico com melhor ambiente e mais adulto.

Talvez estejas a ser mais papista que o pápa, em geral andamos ON TÓPIC e pequenas incursões culinárias são ON TOPIC imho

Sim, é possível.

Mas exactamente por ser um tópico que está tão "fixe", pretende-se evitar que o off-topic se propague como o COVID. Só para não acontecer o que acontece noutros tópicos.

Keep calm and carry on, nothing to see here. [:D]

Estava na dúvida no Verdelho do Esporão, no Bota Velha ou No Arinto Oaked da Casa Santos Lima.

Mass ao almoço bebi àgua porque ontem deitei abaixo uma Quinta do Carmo Reserva Branco.

Também ando aqui um par de dias sem vinho. Quando estava na Holanda não bebia muito, e este tópico fez-me regressar em grande. Tem de ser um regresso à competição mais faseado. [:D]

Aqui em casa os camarões desse tamanho são feitos de modo simples: abertos ao meio, temperados com um pouco de pimenta, grelhados e regados com molho de manteiga de ervas, comem-se que é uma maravilha...[br:)]

Que pimenta ? compram os camarões congelados ? como descongelas ?

Nunca tinha visto nada deste tamanho (sem ser isso mesmo [:cool:])!

Foi temperado com alho esmagado, malagueta e raspa de casca de limão e sumo de lima. Depois grelhei com a casca para baixo (grelhador electrico) e no fim meti lá uma pequena noz de manteiga a derreter e flor de sal.

Tinha outras mais pequenas que fiz "à la plancha".

Chegaste a virar ? ou só grelhaste com a casca para baixo ?

Para me meter a fazer isto tenho que ir pelo seguro, camarão grande é caro como o caraças.

Estes que comi na páscoa acho que eram desse calibre, 4 camarões pesavam 1600g.
Até os comprei a um preço que achei razoável, salvo erro foram a 50€/kg.

Calibre 2/4 quer dizer que nenhum pesa menos de 250 gr nem mais de 500 gr [;)]

Por 1,6 kg terás pago algo próximo de 100 euros, não ? voçês trratam-se principescamente [:D]

Isso já merece uma vinhaça das boas, e depois uma sobremesa tipo tarte de pinhão ou de figo, ou um doce conventual e para finalizar uma boa cigarrilha e uma aguardente velha.

Também adoro uma boa aguardente :sh)

Companhias recentes:

ef7eda3ef2d48797b6e784f069593cba.jpg

O grande trinca bolotas tinto está bem bom

O dez tostões branco, está bom, mas como o Diamond já referiu é muito jovem - 2019 - talvez esperar uns 2-3 anos
Mas escorregou bem com massada de peixe

Que pimenta ? compram os camarões congelados ? como descongelas ?

Chegaste a virar ? ou só grelhaste com a casca para baixo ?

Para me meter a fazer isto tenho que ir pelo seguro, camarão grande é caro como o caraças.

Calibre 2/4 quer dizer que nenhum pesa menos de 250 gr nem mais de 500 gr [;)]

Por 1,6 kg terás pago algo próximo de 100 euros, não ? voçês trratam-se principescamente [:D]

Isso já merece uma vinhaça das boas, e depois uma sobremesa tipo tarte de pinhão ou de figo, ou um doce conventual e para finalizar uma boa cigarrilha e uma aguardente velha.

Também adoro uma boa aguardente :sh)

Não se vira, senão todos aqueles sucos gostosos, vão embora. O que faço para a parte de cima ficar cozinhada como deve ser, é fácil. Meto uma frigideira ao lume sem nada. Quando estive bem quente aproximo a base da frigideira da parte escalada do camarão. Basta aproximar, o calor residual vai cozinhar aquilo.

P.S. - Descongela no frigorífico, mas escala semi congelados ainda, fica mais fácil. E retira a tripa que tem ao longo do lombo, uma cena preta que se lá ficar vai dar um sabor mau.

Eu é curioso que as minhas melhores são mais comuns.

Vale Meão 2003
Vale Meão 2015
Blog 2013
Poeira 2011
Quinta Crasto VV 2015
CV 2015
Hexagon 2009
Reserva Comendador 2008
Mouchão 2012 e 2013
Solar dos Lobo Grande Escolha 2014

Depois tenho algumas Pachecas que sempre gostei e fui aproveitando umas boas promos.

Pacheca Grande Reserva Touriga Nacional - 2011 / 2014 / 2015
Pacheca Grande Reserva Tinta Roriz - 2015
Pacheca Lagar Nº1 (não me lembro da safra).

No brancos a estrela é mesmo o Mirabilis.
Mas também tenho um Hexagon 2015 um Redoma 2017 e um Cem Reis 2017.
E como sou fã dos Private Selection do Esporão tenho 2014 / 2016 e 2017

Está aqui uma bela lista! Permite-me a questão (extensível também aos restantes foristas): utilizas algum software para registo dos vinhos que tens stock?

Está aqui uma bela lista! Permite-me a questão (extensível também aos restantes foristas): utilizas algum software para registo dos vinhos que tens stock?

Eu não uso mas o meu cunhado que tem uma garrafeira grande e usa o Excel.

Eu sou um preguiçoso. Em Lisboa tenho pouca coisa, mas no Alentejo tenho bastante material e as tantas não faço ideia o que lá está, ou não. Quando la voltar tenho de fazer uma organização a serio.

Questionei porque me dá a impressão de que toda a gente conhece (e até utiliza) o Vivino e desconhecem que existe, na aplicação, uma "adega". É possível introduzir todos os vinhos em stock e ir editando à medida que se consome. Eu tenho 154 garrafas em casa: seria o caos se tivesse que ir "olhar para elas" cada vez que quero abrir uma.

Questionei porque me dá a impressão de que toda a gente conhece (e até utiliza) o Vivino e desconhecem que existe, na aplicação, uma "adega". É possível introduzir todos os vinhos em stock e ir editando à medida que se consome. Eu tenho 154 garrafas em casa: seria o caos se tivesse que ir "olhar para elas" cada vez que quero abrir uma.

Uso frequentemente o Vivino e não sabia dessa utilidade! [:D]

Obrigado!

Uso frequentemente o Vivino e não sabia dessa utilidade! [:D]

Obrigado!

Caríssimo, é um gosto poder contribuir. Acompanho, amiúde, este fórum porém acabo por participar muitíssimo menos do que gostaria. Contudo (permite-me a brincadeira), uma dica destas valia uma Barca Velha das que tens no teu stock [:D]

Não tenho nenhuma app. Tive em tempos um excel, mais ia-me esquecendo de actualizar o que bebia e nem sempre adicionava o que comprava.

Usei essa app Adega, mas não gostei muito, muito confusa com demasiadas informações para o que queria, por isso deixei de usar.

O que faço, é que guardo anotado todos os preços dos vinhos que compro.
E tenho os melhores em caixas, deitados, e com a indicação do que tenho dentro de cada caixa.

Depois tenho uns mais correntes fora de caixa deitadas numa garrafeira manhosa de plástico e de onde vou gastando no dia a dia.
Por fim tenho os baratos (quase todos ofertas) que estão perdidos num armário da cozinha. Curiosamente tenho de lá ir porque no outro dia vi que tenho lá uma meia de Dão de 2008... [:D]

estás em alto nível nos brancos!! Eu estou com um "problema" estou a gostar tanto de brancos como tintos.
tenho de deitar abaixo mais garrafas, que a maria já está doida com tanta compra nas últimas semanas incluindo uns irish's.

mas vou guardar estes ensinamentos [:D]

Back