Que vinho bebem?

E já agora mais uma dos preços absurdos da Garrafeira Nacional.

brunheda-grande-reserva-branco-800x706.png

https://www.garrafeiranacional.com/2017-brunheda-grande-reserva-branco.html

A 29.90€

Acabei de comprar 2 garrafas a 13,90€ cada. [:D]

Last edited:
E já agora mais uma dos preços absurdos da Garrafeira Nacional.

brunheda-grande-reserva-branco-800x706.png

https://www.garrafeiranacional.com/2017-brunheda-grande-reserva-branco.html

A 29.90€

Acabei de comprar 2 garrafas a 13,90€ cada. [:D]

Da mesma terra (encostas do Rio Tua em Carrazeda de Ansiaes) e vinhas do Cortes do Tua.

Excelente, mas demasiado inflacionado (todos eles) na minha opinião. A exclusividade tem um preço e esse produtor (vizinho da minha familia) percebeu isso há muito tempo! [;)]

Hoje trago-vos duas coisas diferentes.

IMG-5277.jpg

O ZOM Grande Reserva de 2011 foi muito aclamado. Sendo até escolhido para os restaurantes do Chef com mais estrelas Michelin do Mundo, que pediu uma garrafa exclusiva.

Por isso comprei este de 2015 há quase 1 ano.
Desta vez calhou-lhe ir ao castigo.
Um vinho muito suave, muito equilibrado. O bom da Touriga Nacional quando é bem estabilizada em barrica.
Em tempos este vinho estava a um preço canhão na Cave Lusa.

Este é uma das "brincadeiras" do Maçanita. Touriga vai Nua, Touriga Nacional, sem estágio algum, e na mais pura das formas.
Quando comparado com o acima, é super leve, suave e até fresco. Mas um pouco de acidez e taninos que o facto de não ter madeira não atenuou.

Curioso como a mesma casta faz dois vinhos bastante diferentes.

Já estive para comprar foi o Zom Colecção, com aquela garrafa diferente do habitual.

Da mesma terra (encostas do Rio Tua em Carrazeda de Ansiaes) e vinhas do Cortes do Tua.

Excelente, mas demasiado inflacionado (todos eles) na minha opinião. A exclusividade tem um preço e esse produtor (vizinho da minha familia) percebeu isso há muito tempo! [;)]

O Délio?

A quinta do Seixo começa a ganhar alguma vantagem, pelo preço que cobram pelo picnic tem obrigação de ser bom. [:D]

A do Bonfim pelos vistos tem o restaurante associado a um chefe de estrela Michelin.

Sim, é o Pedro Lemos, que tem um restaurante com o seu nome no Porto. E onde se come muito nem!

Eu vou abalar hoje para o Alentejo, para a segunda parte da semana de férias...

O jantar na Pacheca acompanhou metade daqueles vinhos. O resto foi prova.

Na Quinta Nova, foi jantar com harmonização. Neste, eles esticaram-se um pouco porque vou lá festejar o meu aniversário de casamento todos os anos, e já sou conhecido lá por isso. Normalmente, não terias o Taboadella, o Porto final não seria um Vintage, mas um LBV, e o Mirabilis também não apareceria.

A experiência de jantar e emparelhar é mais rica na QN, mas também mais cara. Na Pacheca, e apesar de adorar aquilo (já lá fui umas 3/4 vezes), e como mudaram de sala de restaurante por causa do COVID, a experiência é menos aconchegante.

Para referência, na QN, o menu com 3 momentos fica por €46, a harmonização com 4 vinhos soma-lhe €28. Por pessoa.

Tens mais algumas referências na região, como a Cozinha da Clara (Quinta de la Rosa) e afins, mas o Conceitus da QN é sempre o meu refúgio de eleição.

Ahhhh a Quinta Nova... das que mais gostei no Douro... lembro-me de um jantar, por altura da Pascoa, em que se bebeu um pouco acima do que é recomendável... poucochinho, como dizia o outro.... claro, aquela sensação de invencibilidade, que nem frio se sente... e vir para o exterior em manga de camisa... que constipação que apanhei... para não falar de uma noite muito mal dormida... e, no entanto, agora, à distância, só boas memorias!

Ah ok, mas não me diz nada. [;)]

Mas se for distribuidor podes enviar-me o contacto dele por PM sff

Eu dizia mesmo o suposto dono.
Conheço também quem promove os vinhos.
Vou ver se ainda o faz e se o consegue arranjar.
Em caso afirmativo,comunico.

Ahhhh a Quinta Nova... das que mais gostei no Douro... lembro-me de um jantar, por altura da Pascoa, em que se bebeu um pouco acima do que é recomendável... poucochinho, como dizia o outro.... claro, aquela sensação de invencibilidade, que nem frio se sente... e vir para o exterior em manga de camisa... que constipação que apanhei... para não falar de uma noite muito mal dormida... e, no entanto, agora, à distância, só boas memorias!

É aproveitar enquanto o alzheimer não aparece.[:D][;)]

Também já me aconteceu dessas, um gajo não sente o frio mas ele está lá. [:D]

Daquilo que estou a ver para comer a Quinta Nova é capaz de ser a melhor, mas para visitar a quinta e adega a Quinta do Seixo e Bomfim serão mais interessantes, ou estou enganado?

Back