Uma das maravilhas nacionais são os vinhos mais regionais e menos conhecidos. Por isso quando viajo tento sempre passar num comércio de rua e ver o que há (os intermachés também costumam ter garrafeiras mais locais).
Da última vez que andei para os lados de Portalegre/Marvão tentei encontrar algo da serra de São Mamede que não conhecesse ainda. Acabei por trazer um dos vinhos que mais gostei este ano:
![]()
É um vinhas velhas e de altitude cerca de 500m, pouco habituais no Alentejo. Para mim algo desconhecido. Espectacular!
Ao jantar no sábado, estava em Estremoz e fui experimentar um restaurante de um projecto vínico interessante. O vinho deles é este (entre outros, bebemos este pelo tipo de comida).
![]()
Ontem ao almoço, na zona de Viseu, acompanhámos uma alcatra com isto. Nada mau.
![]()
Falaram há dias de vinhos de pequenos lotes... este tem menos de 2500.
Muito equilibrado e suave este Encruzado. Cítrico e com acidez qb.
Diria que ainda aguentaria uns anos em garrafa.
![]()
Hoje em jantar de família. Pesado e intenso. Fantástico. View attachment 151585
Interessante, visitaste o restaurante no Alentejo e o projecto deles é de Alvarinho de Melgaço. Também tinham vinhos alentejanos?
Ao jantar no sábado, estava em Estremoz e fui experimentar um restaurante de um projecto vínico interessante. O vinho deles é este (entre outros, bebemos este pelo tipo de comida).
Ontem ao almoço, na zona de Viseu, acompanhámos uma alcatra com isto. Nada mau.
![]()