Que vinho bebem?

Hoje trouxeram-me este vinho, para uma sardinhada cá em casa.
Foi mais uma daquelas surpresas em que só os vinhos portugueses de 5/6 euros são capazes.
Em Italia, ou Franca por exemplo neste segmento de preços, teríamos uma martelada

Vale bem mais no copo!

bff8a18e135715649f80da57f96f432c.jpg

Falaram há dias de vinhos de pequenos lotes... este tem menos de 2500.

Muito equilibrado e suave este Encruzado. Cítrico e com acidez qb.

Diria que ainda aguentaria uns anos em garrafa.

20200816-095354.jpg

Uma das maravilhas nacionais são os vinhos mais regionais e menos conhecidos. Por isso quando viajo tento sempre passar num comércio de rua e ver o que há (os intermachés também costumam ter garrafeiras mais locais).

Da última vez que andei para os lados de Portalegre/Marvão tentei encontrar algo da serra de São Mamede que não conhecesse ainda. Acabei por trazer um dos vinhos que mais gostei este ano:

20200728-072547.jpg

É um vinhas velhas e de altitude cerca de 500m, pouco habituais no Alentejo. Para mim algo desconhecido. Espectacular!

Uma das maravilhas nacionais são os vinhos mais regionais e menos conhecidos. Por isso quando viajo tento sempre passar num comércio de rua e ver o que há (os intermachés também costumam ter garrafeiras mais locais).

Da última vez que andei para os lados de Portalegre/Marvão tentei encontrar algo da serra de São Mamede que não conhecesse ainda. Acabei por trazer um dos vinhos que mais gostei este ano:

20200728-072547.jpg

É um vinhas velhas e de altitude cerca de 500m, pouco habituais no Alentejo. Para mim algo desconhecido. Espectacular!

Que outros regionais pode mencionar?

Se calhar o termo foi mal escolhido.

Eu queria referir me à questão comercial. Há vinhos com menos capacidade de implantação e há outros que entras no continente de norte a sul e lá estão eles sempre.

Hoje ao jantar, da Bairrada, Doravante 2016, proveniente de vinhas centenárias (Bical e Cercial) e vinhas com cerca de 30 anos (Arinto), bem mineral, limão, citrico, bom volume de boca, bastante fresco, vinho muito bem feito.

FQ5FZM9.jpg

s9QhI6z.jpg

wzPFRfD.jpg

De regresso aos Italianos da Toscana.

A elegância deste vinho é a marca principal dele. Para quem não conhece fica a sugestão. Vão ficar agradecidos!

a1b8014a0c61ef2ebedd442058f0aed6.jpg

Bebi uma dessas prova régia este fds.

Comprei por ser um arinto e... adorei.

Um vinho muito fácil, muito refrescante.

Fui logo comprar mais duas garrafas.

Ainda por cima baratíssimo.

Ontem fui jantar ao Ramiro, já não ia lá há algum tempo e estava cheio à pinha... saforca o corona mais a distância de segurança... [:)][:)]

Mas o que me chamou a atenção foi o preçário dos vinhos

Whats-App-Image-2020-08-18-at-22-42-51.jpg

Pera Manca Branco abaixo do preço de supermercado!?! Segmento baixo ali entre os 2.5x, e segmento médio quase a preço retalho. Interessante... Preço para turista num segmento e cliente conhecedor Tuga no outro!

Ao jantar no sábado, estava em Estremoz e fui experimentar um restaurante de um projecto vínico interessante. O vinho deles é este (entre outros, bebemos este pelo tipo de comida).

a728dceea1bb10b1bc75d7af0b0991ef.jpg

Ontem ao almoço, na zona de Viseu, acompanhámos uma alcatra com isto. Nada mau.

057a31d255b906e1dbd117ed0dd44631.jpg

Ao jantar no sábado, estava em Estremoz e fui experimentar um restaurante de um projecto vínico interessante. O vinho deles é este (entre outros, bebemos este pelo tipo de comida).

a728dceea1bb10b1bc75d7af0b0991ef.jpg

Interessante, visitaste o restaurante no Alentejo e o projecto deles é de Alvarinho de Melgaço. Também tinham vinhos alentejanos?

Falaram há dias de vinhos de pequenos lotes... este tem menos de 2500.

Muito equilibrado e suave este Encruzado. Cítrico e com acidez qb.

Diria que ainda aguentaria uns anos em garrafa.

20200816-095354.jpg

Essa é mais uma das casas que não sabe fazer coisas mal feitas...

Domingo resolvi abrir uma das Filed Blend 2017 do Vallado, as tais dos 19 pontos Grandes Escolhas de que já se falou aqui.
Está ainda novo, muito novo, a precisar de tempo, até porque não consegui para já vislumbrar tantos pontos... mas fiquei convencido que é vinho para chegar lá em algum tempo... muito rico, complexo, já elegante, cheio de fruta e, pareceu-me, algo especiado.
Mas quem tiver fará melhor guardar. Digo eu.

Interessante, visitaste o restaurante no Alentejo e o projecto deles é de Alvarinho de Melgaço. Também tinham vinhos alentejanos?

Sim, tinham. A maioria até é alentejano.
Achámos curioso terem lá isto, e foi recomendação do restaurante para a comida que pedimos.
E estava bem jeitoso.

A Quinta de Lemos faz grandes vinhos, experimenta provar o Dona Georgina, é qualquer coisa da fantástico.

Back