Que vinho bebem?

Há quase um ano bebi um Quinta do Noval 2014, mas foi um vinho que não me disse grande coisa, era bom, mas há ali 4 vinhos dentro do mesmo estilo, Batuta de última geração, Quinta do Vesúvio, Quinta do Monte Xisto e o Quinta do Noval. Talvez precisem de mais tempo em garrafa, fazer os 7/8 anos em garrafa para mostrarem o que valem.

pIPVpMK.jpg

Da garrafeira Soares já mandei vir um Chryseia 2016 (a promoção só dura 2 horas), o Vinha da Francisca deverá ser o de 2017, porque eu há uns meses perguntei qual o ano e responderam-me que só havia uma garrafa de 2016...

Depois de beber a Francisca 2014, decidi que as de 2015 vão esperar mais um puco... este estava tão bom, que tenho receio que antecipar a coisa um ano possa significar reduzir à qualidade da experiência... e depois, com a minha mania de os deixar evoluir um pouco... decidi esperar pelo menos mais um ano...

Quanto ao Três Bagos, vais gostar do vinho... não tem o que não gostar... e com o tempo vai melhorar ainda mais, os sabores terciários vão evidenciar-se... aquele final especiado vai ganhar ainda mais charme... se o vais achar diferenciador não sei, porque essa propriedade é tremendamente intima e subjectiva...
Bebi uma ontem, como disse, mas agora vou começar a abrir pelo menos uma por ano, a ver como evolui... e, entretanto, vou comprar mais, porque é um vinho perfeito para cave.... porque é excelente hoje e vai ser por muito tempo... um valor seguro...

Eu já percebi o teu perfil, gostas de comprar pelo menos 3 garrafas da mesma safra, depois quando decides abrir, fazes de ano a ano para as restantes para ir vendo a evolução.
Eu gosto mais de comprar (na maior parte das vezes, e quando se consegue) já prontas a beber, de diferentes produtores, de anos importantes, apesar de ter também algumas repetidas, mas é um hábito que não tenho. Gosto também de ir experimentando anos diferentes, mais do que ver a evolução de ano a ano da mesma safra.

Que vinho bebem?

Hoje foi este
Deliciousssss
185d489d785b1d54aa1a1d641cb30260.jpg

Lamento,mas já que esta semana estou de férias vou me embebedar todos os dias a vida è bela

Última edição:
Já bebi o Altano branco, que andava para experimentar, porque gosto bastante do Tinto pelo preço que tem.

Confesso que não gostei muito. É leve e tal, mas não tem alma nenhuma.

Aparenta ser um vinho muito mais banal do que o Altano Tinto, que tem bastante mais “presença” face ao preço.

Tenho de ir comprar mais umas do meu branco de eleição. Custa o mesmo que 10 Altanos, mas em branco sou completamente fã.

F2284995-A0-CC-41-B4-855-F-55221-FF7-A60-C.jpg

My guilty pleasure de hoje: Ermelinda de Freitas Túlipa Rosé.
Vinho de gaja, muito frutado e floral, com morango a sobressair no olfato e paladar. Acabei por beber a garrafa toda.

Sent from my SM-G973F using Tapatalk

Já bebi o Altano branco, que andava para experimentar, porque gosto bastante do Tinto pelo preço que tem.

Confesso que não gostei muito. É leve e tal, mas não tem alma nenhuma.

Aparenta ser um vinho muito mais banal do que o Altano Tinto, que tem bastante mais “presença” face ao preço.

Tenho de ir comprar mais umas do meu branco de eleição. Custa o mesmo que 10 Altanos, mas em branco sou completamente fã.

F2284995-A0-CC-41-B4-855-F-55221-FF7-A60-C.jpg

Da bacalhoa já bebeste o Greco di Tufo? Na casa dos 8-9€ é muito interessante

Creio que terás pensado que perguntava em relação ao três bagos ? Mas era em relação ao Quinta do Noval reserva (vê o link)

Eu avisei que era difícil [:D]

Começas a ganhar razão... assim é mais difícil, porque, de uma maneira geral, os Noval que tenho bebido estavam, quanto a mim, mais "prontos" a beber, isto é, com mais quilómetros de cave...
Não que o 3 bagos não seja igualmente bom, atenção.

Curiosamente, acho que são vinhos que comungam da mesma enologia de excepção, uma combinação perfeita de potência duriense com a elegância e um afinamento estrondosos. Vinhos cheios de corpo, com final longo, saboroso, com fruta madura, mas sem aquele sabor adocicado ou a compota em que alguns vinhos caem, com a madeira na medida certa...

Não te consigo apontar uma escolha, até porque precisaria de beber mais Vinha da Francisca, esta garrafa de 2014 foi a minha primeira vez..., e o ideal seria fazer uma prova lado-a-lado...

Mas para mim estão ambos no pódio, isso não há dúvida.

Já tenho uma guardada (de 2015) e consigo o mesmo preço sem ser em promoção. Foi um vinho que subiu muito de preço nos últimos 2 anos.

E afinal não ficava, porque estava com 10% e não permite mais 15%.

Entretanto hoje comprei dois Porto's. Não é algo que costume comprar, mas tenho encontrado uns bons preços em PRIMEUR e vou aproveitando.

Há quase um ano bebi um Quinta do Noval 2014, mas foi um vinho que não me disse grande coisa, era bom, mas há ali 4 vinhos dentro do mesmo estilo, Batuta de última geração, Quinta do Vesúvio, Quinta do Monte Xisto e o Quinta do Noval. Talvez precisem de mais tempo em garrafa, fazer os 7/8 anos em garrafa para mostrarem o que valem.

pIPVpMK.jpg

Aqui estamos em relativo desacordo... a ver:
- o Noval é daqueles vinhos que ganha em cave, sem dúvida... no entanto, dentro dos meus vinhos "especiais" é dos mais afinados que conheço mesmo em novo;
- não poria o Noval na mesma linha do Batuta, que me parece apostar mais na elegância... acho que o Noval é um vinho superior, de mais largo espectro, se me faço entender;
- também não me faz lembrar o Vesúvio, que sendo um excelente vinho, me parece mais cru, de taninos mais vivos, a precisar de mais descanso... claro que tido isto é falar de memória, porque quantas vezes já me sucedeu o mesmo vinho ter merecido diferentes apreciações apenas porque foi bebido em diferentes ocasiões...
Como é lógico, todos os nomes que citas são do melhor que o Douro faz, referências incontornáveis. O que quero dizer é que me parecem ter perfis diferentes.

Ainda havemos de juntar um grupo em que cada um leva uma destas garrafas e fazemos uma prova cega de todos... isso é que era... bebê-los ao mesmo tempo...[;)]

Eu já percebi o teu perfil, gostas de comprar pelo menos 3 garrafas da mesma safra, depois quando decides abrir, fazes de ano a ano para as restantes para ir vendo a evolução.
Eu gosto mais de comprar (na maior parte das vezes, e quando se consegue) já prontas a beber, de diferentes produtores, de anos importantes, apesar de ter também algumas repetidas, mas é um hábito que não tenho. Gosto também de ir experimentando anos diferentes, mais do que ver a evolução de ano a ano da mesma safra.

Mais ou menos isso... quando gosto de um vinho gosto de ter mais umas garrafas de reserva... mas de uma maneira geral, também gosto de os comprar prontos a beber...
Como há uns 2 anos quase esgotei a garrafeira e fiz umas pequenas obras, incluindo comprar uma maquina industrial para aguentar o espaço a uma temperatura constante de cerca de 15 graus, ando há já algum tempo a fazer stock... por isso é que tenho comprado as minhas referencias e outras de que vou lendo ou ouvindo falar... ora, os anos em curso andam ali de 2014 em diante... o que quer dizer que estou a comprar para o futuro... como alguns não conheço, acabo por fazer isso que dizes: experimento agora a ver se vale a pena comprar mais umas quantas... assim daqui a meia dúzia de anos estarei bem guarnecido novamente...

Voltar
Superior