Que vinho bebem?

Tenho muita curiosidade sobre esse Mirabilis. Ainda não consegui justificar o preço para um branco mas um dia vai ter de ser.

Avança sem medo. Eu não sou gajo de brancos e quando vi este hoje, nem hesitei. Provei-o num jantar na Quinta Nova em Agosto... e não descansei enquanto não arranjei uma.

Fiz uma encomenda pela primeira vez na Garrafeira 5 Estrelas (penso ser de Aveiro), que serviço impecável.

Encomendei uma caixa 6 de Jose Saramago Branco Winemaker e ligaram agora a pedir muita desculpam, mas só tinham 4 e o distribuidor estava com demoras, se podia substituir por 2 de 2013, isto para receber a minha encomenda amanhã; e se não gostasse eles recolhiam gratuitamente e substituiam por 2 de 2017.
Dado a simpatia e sinceridade vou ficar com as de 2013.
são estas pequenas atenções que fazem conquistar clientes, pelo menos no meu caso.
Fiquei cliente [;)]

IMG_20201111_223841.jpg

Ontem ao jantar foi este, com um mexilhão meia concha com salteado de salsa, oregãos, cebola e alho.

Não sei como aconteceu mas às 22h reparei que estava vazia :sh)

Agora só tenho uma em stock, e tenho que resistir até ao próximo verão [8b]

Ontem apanhei uma grande desilusão.
Para acompanhar umas castanhas resolvi abrir um vinho licoroso da Ilha do Pico, a garrafa já me foi oferecida há uns 15 anos, apesar der uma garrafa com a rolha lacada, quando comecei a abrir a rolha desfez-se toda, lá a consegui tirar e filtrei o vinho para tirar os peaços de rolha que tinham caído para dentro da garrafa, mas quando fui provar aquilo já era vinagre em vez de vinho. [s)]
Não seria suposto uma rolha ao estar lacada resistir bem à passagem do tempo?

É preciso que a cortiça seja da melhor, e mesmo assim não há garantias, especialmente após uns 25 anos, que será o limite.

Até há casas que mudam as rolhas aos vinhos antigos a cada 25 anos para melhor conservação.

Também tenho garrafas antigas e levo barretes às vezes, quando a rolha não está boa.

Ontem apanhei uma grande desilusão.
Para acompanhar umas castanhas resolvi abrir um vinho licoroso da Ilha do Pico, a garrafa já me foi oferecida há uns 15 anos, apesar der uma garrafa com a rolha lacada, quando comecei a abrir a rolha desfez-se toda, lá a consegui tirar e filtrei o vinho para tirar os peaços de rolha que tinham caído para dentro da garrafa, mas quando fui provar aquilo já era vinagre em vez de vinho. [s)]
Não seria suposto uma rolha ao estar lacada resistir bem à passagem do tempo?
depende de como foi guardada.
esteve deitada, num sitio fresco e seco?

depende de como foi guardada.
esteve deitada, num sitio fresco e seco?

Esteve sempre num sitio fresco e seco, mas a garrafa esteve sempre em pé porque vinha dentro de uma caixa própria.

O fresco, quer dizer...a garrafa não estava na cave, estava dentro de casa, dentro de um armário mas não nunca tenho a casa a mais de 20º e onde a garrafa estava até menos temperatura.

Última edição:
É preciso que a cortiça seja da melhor, e mesmo assim não há garantias, especialmente após uns 25 anos, que será o limite.

Até há casas que mudam as rolhas aos vinhos antigos a cada 25 anos para melhor conservação.

Também tenho garrafas antigas e levo barretes às vezes, quando a rolha não está boa.

A garrafa devia ter 16 ou 17 anos no máximo.

Esteve sempre num sitio fresco e seco, mas a garrafa esteve sempre em pé porque vinha dentro de uma caixa própria.

O fresco, quer dizer...a garrafa não estava na cave, estava dentro de casa, dentro de um armário mas não nunca tenho a casa a mais de 20º e onde a garrafa estava até menos temperatura.

a rolha podia ser uma porcaria, ou então por estar de pé.

Última edição:
Almoço caro [:D] Esse mirabilis esta na lista.

Tenho muita curiosidade sobre esse Mirabilis. Ainda não consegui justificar o preço para um branco mas um dia vai ter de ser.

Avança sem medo. Eu não sou gajo de brancos e quando vi este hoje, nem hesitei. Provei-o num jantar na Quinta Nova em Agosto... e não descansei enquanto não arranjei uma.

Para mim o Mirabilis foi o melhor branco que já alguma vez bebi. Acho que o único que alguma vez classifiquei como 5 estrelas no Vivino.
Não é um preço que se pague todos os dias por uma garrafa claro, mas para quem gosta de vinhos é claramente um a experimentar.

a rolha podia ser uma porcaria, ou então por estar de pé.

O estar de pé estraga assim tanto?
É que por acaso as compras mais recentes tenho-as guardadas na garagem em pé dentro de caixas porque já não tenho em casa mais armazenamento horizontal.
Tenho mesmo que começar a beber mais do que compro. [:D]

Que vinho bebem?

O estar de pé estraga assim tanto?
É que por acaso as compras mais recentes tenho-as guardadas na garagem em pé dentro de caixas porque já não tenho em casa mais armazenamento horizontal.
Tenho mesmo que começar a beber mais do que compro. [:D]

Vinho corrente não há problema, vinho a guardar é sempre deitado

Editado

Última edição:
Os vinhos devem ser mantido deitados, isto porque queremos que as rolhas ficam molhadas e impeçam o ar de entrar, evitando assim a oxidação do vinho. Licorosos sim, devem ser mantidos de pé

A mim ensinaram-me, que todos os vinhos, sejam de 1 ou 200€, sejam fortificados ou não, devem ser guardados deitados, e não se deve rodar a garrafa, de forma a que saibamos sempre onde está o deposito.

Voltar
Superior