Que vinho bebem?

....
3bb222040dc575bb357d95347272c90f.jpg

Também aproveitei a promoção do Continente e comprei um Tomina.

Mas isso ainda deve estar a precisa de 1 anito em garrafa para afinar.

Eu já o conheço bem, e acho que se bebe muito bem já. Acho que vai casar bem com esta carne forte.

Mas sem duvida, é um vinho com um bom potencial de guarda, e já tenho uma guarda para abrir daqui a 10 anos.

Ontem foi este espanhol de 2011 a acompanhar o jantar.

Tenho também as colheitas de 2013 e 2015, mas este estava mais afinado. Vou deixar as outras repousar mais uns tempos.
bed7120c4e9ce00887b18d2605e56368.jpg

Eu já o conheço bem, e acho que se bebe muito bem já. Acho que vai casar bem com esta carne forte.

Mas sem duvida, é um vinho com um bom potencial de guarda, e já tenho uma guarda para abrir daqui a 10 anos.

Curiosamente, é sugerido como vinho para acompanhar:

Agradável para acompanhar com pratos de confecção ligeira, grelhados de carne branca, peixes gordos ou massas não muito condimentadas.

https://www.garrafeiranacional.com/2018-convento-da-tomina-tinto.html

Não concordo nada, é vinho para queijos fortes e enchidos à bruta, ou pratos bem alentejanos como migas ou porco preto! O vinho é muito suave, não sente aquele álcool todo, só quando a garrafa termina [:)]

Por acaso tenho curiosidade em provar os outros vinhos da casa. Pena que parece que o produtor ainda não descobriu a internet.

Hoje, foi dia de descobrir este vinho (uma gentil oferta de um amigo no Ano Novo) Produzido nas encostas do rio Tua, e da mesma familia de vinhos do Cortes do Tua e do Rezingao.
E que descoberta!

Um branco de 14 graus, cheio, intenso de aromas (Rabigato, Gouveio e Viosinho) e de pouca acidez como gosto nos brancos, e um final de boca longo, que nem um manchego de cabra conseguia anular!

Vale todos euros!

e9aa8d49e3897808dcd5f102c4b91b83.jpg

ce9a5bad25f991cbe6dab9ddd86b33a5.jpg

Última edição:
Hoje, Sandeman Vintage 2011, de cor quase negra, muito concentrado, ainda fechado no aroma, fruta negra, muito polido, cheio, mas ainda também pouco expressivo na boca, já dá uma grande prova mas tem tudo para quando "explodir" dar uma prova do outro mundo.

h5OzrTD.jpg

9PB2kJg.jpeg

Este género de saca-rolhas funciona bem para tirar a rolha quando elas já estão um bocado deterioradas:

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B016O...J62M68MGWXW&psc=1&refRID=W81S8S9MMJ62M68MGWXW

E é fácil de usar, confesso que não estou a ver bem como é que aquilo vai fazer força suficiente para a rolha não deslizar na lamina.
Tenho disso e não acho grande piada. Não agarra bem a rolha.

Comprei um de pressão e funciona maravilha e sem estragar a rolha. Daqueles com espigão que perfura a rolha, bombas ar no interior, e com a pressão a rolha sobe facilmente.

Hoje foi este vinha do torrão que veio à rede. Grande vinho, tendo em conta o preço. Acho que é aí metade de um syrah da mesma casa. E prefiro este. Concentrado, cheio de corpo e elegante. Muito bom. Vou reforçar stock...
e23cc9fa38b6bed37ad2a9b6c167d196.jpg

Comprei um de pressão e funciona maravilha e sem estragar a rolha. Daqueles com espigão que perfura a rolha, bombas ar no interior, e com a pressão a rolha sobe facilmente.

Bem me parecia que isso podia não agarrar bem a rolha...
Eu gosto dos saca rolhas tradicionais, queria um saca rolhas para quando a rolha já não está em condições e não se consegue tirar. Esses a bomba de ar não sei se vão funcionar bem numa situação dessas.

Agarra sim, tens de rodar para retirar a rolha, imagina um parafuso, é a mesma coisa.

Bem me parecia que isso podia não agarrar bem a rolha...
Eu gosto dos saca rolhas tradicionais, queria um saca rolhas para quando a rolha já não está em condições e não se consegue tirar. Esses a bomba de ar não sei se vão funcionar bem numa situação dessas.
Comprei o de bomba por causa de vinhos mais antigos que de vez em quando partiam a rolha. Ainda não tenho muito tempo de teste, mas para já, cumpre perfeitamente.

Voltar
Superior