Que vinho bebem?

E a tua opinião desse Três bagos?

Lavradores de Feitoria Três Bagos Grande Escolha, Douro, Tinto, 2015

Foi ao decanter 2h (1 hora no frigorifico e 1h fora), quando foi ao copo estava fortíssimo no nariz, fruta vermelha e preta concentradíssima quase "xarope" e um toque balsâmico, muito forte, o vinho quando entra na boca é muito suave quase aveludado, mas tem um pico de tanino agressivo / adstringente no final do golo que achei um pouco estranho, o final é muito longo. É um vinho ainda muito jovem, na cor, na complexidade, em tudo, temos aqui vinho para guardar mais 10 anos na boa (tenho mais 2 garrafas, é ter paciência com elas).

Nota: 8/10
Preço: 35€

Grandes Escolhas deu-lhe 19 e recebeu vários prémios de melhor vinho. Achei muito bom, mas não um "19" (de vinho quase perfeito).

https://grandesescolhas.com/pesquisa-de-vinhos/lavradores-de-feitoria-tres-bagos/

Entretanto hoje de manhã descobri isto... https://portocanal.sapo.pt/um_video/zcCPyZs9caTUfBV1aZuB ... gostava muito de ser amigo da Ana Alves e partilhar uns vinhos com ela, IYKWIM....

51e22f8ec037a310e8987b2f4397cb10.jpg

Last edited:
Já aqui se falou de copos, bem sei. Para além dos mais conhecidos Riedel e Schott, que outras marcas ou "marca branca" aconselham? O ECI tem gama de copos?

Lavradores de Feitoria Três Bagos Grande Escolha, Douro, Tinto, 2015

Foi ao decanter 2h (1 hora no frigorifico e 1h fora), quando foi ao copo estava fortíssimo no nariz, fruta vermelha e preta concentradíssima quase "xarope" e um toque balsâmico, muito forte, o vinho quando entra na boca é muito suave quase aveludado, mas tem um pico de tanino agressivo / adstringente no final do golo que achei um pouco estranho, o final é muito longo. É um vinho ainda muito jovem, na cor, na complexidade, em tudo, temos aqui vinho para guardar mais 10 anos na boa (tenho mais 2 garrafas, é ter paciência com elas).

Nota: 8/10
Preço: 35€

Grandes Escolhas deu-lhe 19 e recebeu vários prémios de melhor vinho. Achei muito bom, mas não um "19" (de vinho quase perfeito).

https://grandesescolhas.com/pesquisa-de-vinhos/lavradores-de-feitoria-tres-bagos/

Entretanto hoje de manhã descobri isto... https://portocanal.sapo.pt/um_video/zcCPyZs9caTUfBV1aZuB ... gostava muito de ser amigo da Ana Alves e partilhar uns vinhos com ela, IYKWIM....

Boas notas de prova, curioso que ninguém fala da parte láctea, nota-se bem.
Eu daria aos Três Bagos um 18/20, é bom mas não está ao nível de um Boavista Reserva por exemplo, ao Boavista daria 18,5.

Já agora, eu dou notas também em função do preço, ou seja, um vinho barato que me surpreenda pela positiva vai ter uma nota valorizada enquanto que um vinho mais caro que apenas me enche as medidas vai ser penalizado.

Com o borrego da pascoa abri uma Cortes de Cima monocasta Syrah de 2017 e gostei muito do vinho. O Syrah é a minha casta favorita, e como e normal nesta quinta, não e faz nada mal feito.

Está a 12.99 no Auchan acho uma bela compra.

Já agora, eu dou notas também em função do preço, ou seja, um vinho barato que me surpreenda pela positiva vai ter uma nota valorizada enquanto que um vinho mais caro que apenas me enche as medidas vai ser penalizado.
Isso para mim é crítico. Quanto maior o valor mais sobe a exigência e é mais fácil ficar desiludido.

Impressionante a longevidade desse 3 bagos. Parece ser um vinho à moda antiga com grande extracção.

Por acaso essa nota de prova láctea também me passa ao lado. Ainda não percebi o que é.

É um assunto complicado, eu já pensei também assim, agora junto mais factores para analisar, e esqueço o valor na altura de dar a nota.

Por exemplo, o Deu-la-Deu histórico que bebi há pouco tempo, eu daria um 17/20, então se for ter em atenção o seu preço, essa nota passaria para os 16,5/20, então agora vamos imaginar que o vinho ainda era mais caro, por volta dos 30€, se eu tivesse em atenção o preço essa nota passaria para os 16/20, seria um pouco injusto, estava-o a colocar num patamar abaixo do que ele vale, só por ter um preço elevado.

O mesmo pensamento no sentido inverso, um vinho bom e barato, se eu desse meio ponto ou um ponto a mais, já o estava a colocar num patamar que não seria o dele, só por ter um preço muito em conta.

Mas eu percebo o que queres dizer, encontrar por exemplo um vinho de 60€ que não é melhor que um de 30€, a tendência é ir penalizá-lo por custar o dobro, mesmo que a pontuação seja igual ao vinho de 30€, no final vais dar menos.
Mas é este tipo de raciocínio que eu tento evitar, eu daria a mesma pontuação final aos dois vinhos.

É um assunto complicado, eu já pensei também assim, agora junto mais factores para analisar, e esqueço o valor na altura de dar a nota.

Por exemplo, o Deu-la-Deu histórico que bebi há pouco tempo, eu daria um 17/20, então se for ter em atenção o seu preço, essa nota passaria para os 16,5/20, então agora vamos imaginar que o vinho ainda era mais caro, por volta dos 30€, se eu tivesse em atenção o preço essa nota passaria para os 16/20, seria um pouco injusto, estava-o a colocar num patamar abaixo do que ele vale, só por ter um preço elevado.

O mesmo pensamento no sentido inverso, um vinho bom e barato, se eu desse meio ponto ou um ponto a mais, já o estava a colocar num patamar que não seria o dele, só por ter um preço muito em conta.

Mas eu percebo o que queres dizer, encontrar por exemplo um vinho de 60€ que não é melhor que um de 30€, a tendência é ir penalizá-lo por custar o dobro, mesmo que a pontuação seja igual ao vinho de 30€, no final vais dar menos.
Mas é este tipo de raciocínio que eu tento evitar, eu daria a mesma pontuação final aos dois vinhos.

A "minha penalização" seria nas compras seguintes. Se por 30€ tenho uma experiência idêntica a um vinho de 60€, então porquê pagar mais? A minha "racionalidade" em rebentar euros impede de os rebentar mais do que uma vez se a experiência não valeu o que custou.

Não sou apreciador de vinhos e tenho um presente para oferecer a a um apreciador. Observo que bebe muitas vezes vinho tinto, não sei mais nada.
O que recomendam comprar até 60/70€

Sugiram-me lá, pf, bons vinhos brancos.
A minha mulher, na parvoíce da juventude e das "bebedeiras de garrafa", ganhou-lhes aversão e hoje, já com quase 40 anos, só aprecia vinho tinto.
Recentemente disse-me que queria experimentar um bom vinho branco, a ver se a coisa mudou.
Pessoalmente também não bebo muitos, pois não tenho companhia, mas um que me "ficou" foi um Redoma Reserva que bebi há um bom par de anos e que terá sido dos melhores vinhos que bebi na vida, tintos incluídos.
Mas este é um vinho de quase 30€ e não sei se os de hoje (tenho apanhado garrafas de 2019) são iguais ao que bebi na altura. Deve ter sido em 2013/2014 e talvez uma reserva de 2011, 2012, suponho.
Sugerem algo na ordem dos 10/12€ que consiga ombrear com um Redoma Reserva?
Há pouco tempo experimentei o Alfaiate, que, sendo muito bom, fica uns furos abaixo.
Ajudem-me lá a recuperá-la para os bons brancos.
Obrigado

Não sou apreciador de vinhos e tenho um presente para oferecer a a um apreciador. Observo que bebe muitas vezes vinho tinto, não sei mais nada.

Isso é sempre "complicado" dependendo se a pessoa irá valorizar ou não a oferta.

Algo mais "exclusivo/diferente", eu apontaria para uma magnum como a quinta da leda: https://garrafeirabaco.pt/vinho-tin...ogle&utm_medium=surface&utm_campaign=shopping

Mas desde que comecei nisto dos vinhos, sou suspeito porque fiquei apreciador da casa ferreirinha...

Ou podes fazer um pack de tinto mais branco, ou dois ou três tintos de boa qualidade.

Por esse valor eu compraria um Pai Abel tinto 2015 para oferecer, foi o vinho do ano, e é uma super prenda.

Back