Que vinho bebem?

Ou vocês não estão a beber logo o vinho quando tiram as fotos ou então acho que estão a beber o vinho demasiado frio.
Parecem-me mais temperaturas de espumantes do que de maduros brancos
Uma temperatura demasiado baixa mascara muitas das características do vinho
É certo que com este calor rapidamente sobe de temperatura,mas tendo o vinho à temperatura ideal e com uma manga consegue-se mantê-lo à temperatura certa.
Se o põem com temperatura mais baixa no início a contar com o que vai aquecer,bebem o primeiro copo demasiado gelado e o último já "quente"
No meu caso é só das fotos, saem do frigorífico de vinhos à temperatura perfeita de serviço, tanto brancos como tintos (7º e 14º respectivamente) o que permite servir e aquecer 2 a 3 graus no copo e estar sempre no ponto.

Tinha 2 garrafas de Esporão Private Selection de 2018 e fiquei curioso com tanta conversa sobre o vinho estar passado, estava-me mesmo a custar acreditar nisso.

No meu caso, o vinho praticamente não teve evolução nenhuma desde o último que bebi no verão passado, e acrescento que está aqui vinho para pelo menos mais 10 anos, isto claro, avaliando por esta garrafa que abri hoje! É curioso tanta variação entre garrafas do mesmo ano.

Podem ver a cor, não é nada carregada! Pelo contrário! E o vinho está fresco e rico!
f389b1bdda2377583e18b4f3740cb3cb.jpg
9ebccf6277e222634f546e603c9390dc.jpg

Eu abri uma de EA Cartuxa branco, 2018. No frigorifico a 5 graus, tirei 20 mins antes. E coloquei com uma manga.

Soube super bem. Estava bastante bom e fresco.

Daí que eu tiro-os sempre 20/30 mins antes. Abro, e 10 mins depois sirvo. Com a manga, vai mantendo.

Na minha opinião, que só bebo vinhos "normais" [:p][:D]

E é o correcto.
Quanto menos "normais" forem os vinhos mais atenção se deve ter com a temperatura dos mesmos.
Caso contrário lá se vai 90% do encanto deles.

No extremo oposto também é recorrente nestes dias de calor servirem os tintos à "temperatura ambiente",o que numa grande parte dos restaurantes significa quase morno.
Nestes casos peço uma manga para refrigerar o vinho tinto.(Obviamente não em restaurantes de um certo patamar onde têm o vinho à temperatura correcta)
Quando peço uma manga/frapé para baixar a temperatura de um tinto,olham para mim como se de um alien se tratasse.[:D]

No extremo oposto também é recorrente nestes dias de calor servirem os tintos à "temperatura ambiente",o que numa grande parte dos restaurantes significa quase morno.
Nestes casos peço uma manga para refrigerar o vinho tinto.(Obviamente não em restaurantes de um certo patamar onde têm o vinho à temperatura correcta)
Quando peço uma manga/frapé para baixar a temperatura de um tinto,olham para mim como se de um alien se tratasse.[:D]
Isso é mais dobque frequente. Porque têm os vinhos normalmente na sala, que está quente.

No Verão é obrigatório uma manga para os tintos, senão parece chá e nem sabe bem.

São poucos os restaurantes que têm o cuidado de ter caves de vinhos para garantir temperatura de serviço.

Do Alentejo, 3ª e última garrafa do Esporão Private Selection 2018, o que outrora já foi um excelente vinho, no presente encontra-se acabado, impressionante a diferença que faz cerca de 1 ano... a última vez que o bebi foi em 2 de Julho de 2021, até a cor era bastante mais clara, neste momento encontra-se altamente oxidado, caramelizado, intenso mas não complexo, enjoativo, a anos de luz do que já foi, e foi brilhante. Por isso, quando um vinho branco vos souber pela vida, não esperem por ele, bebam as garrafas seguintes no máximo nos próximos 3 a 6 meses, não vale o risco.

Nota: 17,0

Preço: 30€

Indicação de consumo: Beber

Abri uma a 13/Julho... exatamente a mesma coisa... a mesma cor e tive as mesmas notas de prova que referes... pensei que tive azar no armazenamento do vinho ou algo assim...
Parecia compota... pelo ano, acho que tivemos mesmo azar..

Neste momento Brancos com mais de 4 anos (de 2017 para baixo) tenho.

Rarissimo - 2011
Messias Classico - 2012
Teixuga - 2015
Buçaco - 2016
Antónia Adelaide Ferreira - 2016
Pai Abel - 2017
Scala Coeli - 2017
Qta Lemos Dona Paulette - 2017
Santar Vinha dos Amore - 2017
Alyantiju - 2017

Tanta coisa... pressinto que não és homem para a tua garrafeira... [:p][:p][;)][;)]

Última edição:
Já bebi 6 dos vinhos que tens aí, o Raríssimo obviamente que vai aguentar mais anos, o Messias o mesmo, Buçaco é para a vida, Pai Abel também dura muito, pouco evoluí por ano, Quinta de Lemos Dona Paulette e Teixuga não sei, por razões diferentes, são a mesma casta (Encruzado) mas o Dona Paulette é um vinho fresco e puro, não sei se não perderá essas características em 1 a 2 anos, e o Teixuga porque já tem muita madeira, estava no ponto há 1 ano, por isso poderá evoluir mal, perdendo todo o encanto que tinha, e era muito.

Um exemplo de como as condições de guarda são essenciais: num jantar de sexta-feira, bebi o Pai Abel branco de um ano, que não consigo dizer exatamente qual (talvez 2015)... amarelo palha, oxidado, claramente evoluído para o perfil que lhe conheço... guardado de pé, na sala do restaurante... Sábado ao jantar, exatamente o mesmo vinho... fresco, vibrante, amarelo muito mais claro e vivo... guardado em garrafeira com os "matadores" todos...

Esse Raríssimo bebia já da próxima vez que estivermos juntos!

O Teixuga não gostei, parece marmelada líquida. Despacha isso que só vai piorar (sei que tu gostas do género).

Messias deve estar no ponto, mas não envelhecia muito mais tempo. Os outros de 17 em diante devem durar anos ainda, então esse Pai Abel, bebi o de 2012 e estava "acabado de engarrafar"!

Bebi um vinho branco "corrente" de 2012 recentemente e estava um mimo! E é um vinho de 8 ou 9 euros...

A rolha não resistiu à idade mas o vinho estava impecável!
09029923a86da9a3004507ab04a70ceb.jpg

Olha lá o gesto indecoroso.. [:D][:D]

Abri uma a 13/Julho... exatamente a mesma coisa... a mesma cor e tive as mesmas notas de prova que referes... pensei que tive azar no armazenamento do vinho ou algo assim...
Parecia compota... pelo ano, acho que tivemos mesmo azar..

Comigo as 3 garrafas foram compradas no mesmo local, as outras duas estavas excelentes (bebidas no ano passado no verão), esta uma desgraça, e foi guardada na horizontal ao abrigo da luz e temperatura alta, o que poderá acontecer é haver garrafas diferentes com evoluções diferentes, mas pelo que me apercebo, quem tem o vinho bom agora não o vai ter daqui a 1 ano certamente, é um vinho que evolui muito rapidamente e em decréscimo de prazer.

Comigo as 3 garrafas foram compradas no mesmo local, as outras duas estavas excelentes (bebidas no ano passado no verão), esta uma desgraça, e foi guardada na horizontal ao abrigo da luz e temperatura alta, o que poderá acontecer é haver garrafas diferentes com evoluções diferentes, mas pelo que me apercebo, quem tem o vinho bom agora não o vai ter daqui a 1 ano certamente, é um vinho que evolui muito rapidamente e em decréscimo de prazer.

Os factores que explicam o que sucedeu são muitos...e sendo o vinho um produto essencialmente natural, ainda mais fácil é assistirmos a variações como as que estão aqui reportadas...
Ainda assim, aposto menos numa evolução tão drástica ao cabo de 1 ano e mais facilmente aceitaria que são provenientes de barricas diferentes... que tiveram contacto com algum microorganismo... sei lá...
O meu estava claramente passado, sem lustro, sem frescura, sem vida... parecia ter 20 anos em cima...

Os factores que explicam o que sucedeu são muitos...e sendo o vinho um produto essencialmente natural, ainda mais fácil é assistirmos a variações como as que estão aqui reportadas...
Ainda assim, aposto menos numa evolução tão drástica ao cabo de 1 ano e mais facilmente aceitaria que são provenientes de barricas diferentes... que tiveram contacto com algum microorganismo... sei lá...
O meu estava claramente passado, sem lustro, sem frescura, sem vida... parecia ter 20 anos em cima...
Ou talvez um problema num lote de enchimento, engarrafado com oxigénio ou com garrafas mal lavadas, etc. Tanta coisa que pode acontecer, e normalmente o enchimento é sempre uma área muito complicada em qualquer lado na indústria de bebidas...

Imaginem a quantidade de coisas que podem correr mal num processo destes com um lote: https://www.clubevinhosportugueses.pt/vinhos/como-se-produz-vinho-estabilizacao-2/ e ainda nem chegamos à parte de meter vinho numa garrafa...

Não sei se o PS tem estabilização a frio, mas é apenas um exemplo de um processo industrial complexo!

Última edição:
Com esta conversa dos brancos tenho de ir dar uma vista de olhos na cave para ver o que tenho lá com mais de 4 anos.

Assim rapidamente lembro-me de uma 4 de reserva do comendador e 1 de cartuxa. Talvez haja mais 1 uma ou 2 anteriores a 2018.

Com esta conversa dos brancos tenho de ir dar uma vista de olhos na cave para ver o que tenho lá com mais de 4 anos.

Assim rapidamente lembro-me de uma 4 de reserva do comendador e 1 de cartuxa. Talvez haja mais 1 uma ou 2 anteriores a 2018.

Tudo estragado... manda para a Travessa do Amigo que te Bebe Essas Garrafas, n.º 7, 5678-901 Pifo... que eu deito tudo fora..

Bebi há relativamente pouco tempo(2019,acho) e gostei bastante.
Apesar de gostar bastante do Esporão reserva,este não fica atrás.

Ou talvez um problema num lote de enchimento, engarrafado com oxigénio ou com garrafas mal lavadas, etc. Tanta coisa que pode acontecer, e normalmente o enchimento é sempre uma área muito complicada em qualquer lado na indústria de bebidas...

Imaginem a quantidade de coisas que podem correr mal num processo destes com um lote: https://www.clubevinhosportugueses.pt/vinhos/como-se-produz-vinho-estabilizacao-2/ e ainda nem chegamos à parte de meter vinho numa garrafa...

Não sei se o PS tem estabilização a frio, mas é apenas um exemplo de um processo industrial complexo!

Fiquei hoje a saber que o vinho tambem sofre uma pasteurização.

Qualquer dia ainda bebo vinho UHT.... [:D]

Voltar
Superior