Que vinho bebem?

Alguns dos vinhos bebidos nos últimos tempos que apreciei particularmente.
1-A3-AE972-D808-41-FE-B570-6-BE24291126-A.jpg

652-D4-DB7-56-E0-4951-8-F07-0-A50-ED38-B6-AF.jpg

08-B49-F29-0-D35-4219-8291-5-FBAD00-F8-D08.jpg

4-C9-CD996-5-C65-42-FB-9625-8-B5758532613.jpg

9949788-B-5-CEF-4848-9327-8-D2-AF6-D6-C5-DD.jpg

Se tivesse de destacar apenas um, seria o Conceito único de 2017, que vinho soberbo
Que bela coleção, esse Lan para mim é fantástico!

Que bela coleção, esse Lan para mim é fantástico!
Recordo-me que foi pela tua review que comprei o Culmen e não desiludiu. [;)] Pelo contrário, deste grupo foi dos vinhos que mais apreciei, perol, se pudesse apenas beber um este Conceito único marcou, tem um aroma de notável finura.

Hoje abri este vinho do qual tinha ouvido muito boas referências, é um vinho muito caricato, demorou imenso a abrir (mesmo decantado), na primeira hora estava muito fechado e áspero (típico baga), na 2a hora temos um vinho desconcertante, com um aroma floral, mentolado, anisado, cheio de texturas, muito intenso, muito fino e longo na boca, super suave.

Entretanto fui meter os putos na cama, volto 1h depois e o vinho "afrouxou", perdeu praticamente o aroma, e amaciou ainda mais. Curiosa. Está evolução (o aumento de temperatura não o favoreceu).

Guardei mais meia garrafa para ver como estará amanhã.

547dd70b744e187b8f950c1a6d604949.jpg

Hoje abri este vinho do qual tinha ouvido muito boas referências, é um vinho muito caricato, demorou imenso a abrir (mesmo decantado), na primeira hora estava muito fechado e áspero (típico baga), na 2a hora temos um vinho desconcertante, com um aroma floral, mentolado, anisado, cheio de texturas, muito intenso, muito fino e longo na boca, super suave.

Entretanto fui meter os putos na cama, volto 1h depois e o vinho "afrouxou", perdeu praticamente o aroma, e amaciou ainda mais. Curiosa. Está evolução (o aumento de temperatura não o favoreceu).

Guardei mais meia garrafa para ver como estará amanhã.

547dd70b744e187b8f950c1a6d604949.jpg

Eu gosto muito dos Sidónio de Sousa Garrafeira, são muito "underground", e esse 2011 (apesar de excelente) é um anjinho perto dos mais antigos, se não me falha a memória a vinha mais antiga de onde eram os Garrafeira foi até ao 2005 inclusive, a partir daí é outra vinha.

E depois a casta Baga permite aromas e sabores distintos, criando vinhos únicos, para além da longevidade e evolução inacreditável dos vinhos, esse Sidónio de Sousa 2011 daqui a 3 anos já vai dar outra aula diferente da que deu hoje, são vinhos incríveis.

Do Dão, Taboadella Grande Villae 2018, feito de Encruzado + Bical + Vinhas Velhas, a presença do Encruzado é bastante notória, a complexidade das Vinhas Velhas também, o conjunto está a grande nível, o amargor da tosta da barrica controla a prova, tem assim uns fumados interessantes, com a envolvência da fruta e da acidez, e tudo bastante preciso, é um grande vinho.

Nota: 18,5+

Preço: 38€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

dhgzG9b.jpg

Do Dão, Taboadella Grande Villae 2018, feito de Encruzado + Bical + Vinhas Velhas, a presença do Encruzado é bastante notória, a complexidade das Vinhas Velhas também, o conjunto está a grande nível, o amargor da tosta da barrica controla a prova, tem assim uns fumados interessantes, com a envolvência da fruta e da acidez, e tudo bastante preciso, é um grande vinho.

Nota: 18,5+

Preço: 38€

dhgzG9b.jpg

O equivalente no tinto e do mesmo ano, gostei muito

Alguns dos vinhos bebidos nos últimos tempos que apreciei particularmente.

Se tivesse de destacar apenas um, seria o Conceito único de 2017, que vinho soberbo

São todos grandes vinhos... esse Chryseia está, talvez, ainda novo para ser devidamente apreciado.
Dos que tens aí e que conheço, sou um admirado confesso do Culmen... um monumento!

Do Dão, Paço dos Cunhas Vinha do Contador 2014, aqui estamos na elite dos vinhos, há grandes vinhos brancos e depois há isto, a sensação transmitida é que estou a beber um grande vinho tinto, a robustez, perfeccionismo, os detalhes, tudo, até o aroma não é normal para um branco, parecia que estava a beber um Reserva Especial mas em branco, mas que grande vinho.

Nota: 19,5

Preço: 50€

0yATFrI.jpg

Se ao 2014 dás 19.5 vais arriscar tudo e comprar uma 2015?

É que a 2015 para além de ser Grande Juri é ainda Nobre. Ou seja supostamente será o melhor de sempre.
Já estive para comprar. Até me arranjavam uma a 70€. Mas é muito dinheiro...

Se ao 2014 dás 19.5 vais arriscar tudo e comprar uma 2015?

É que a 2015 para além de ser Grande Juri é ainda Nobre. Ou seja supostamente será o melhor de sempre.
Já estive para comprar. Até me arranjavam uma a 70€. Mas é muito dinheiro...

Eu julgo que o vinho é o mesmo, mas o de 2015 teve a pontuação de 95 (mínimo) pelo Grande Júri. É um bocado como o Vale Meão, subiu de preço repentinamente.

O preço da de 2015 é ultra-elevado (cerca de 90€), mentalmente até 60€ sou capaz de dar por um vinho branco, apesar deste Vinha do Contador ser um vinho fora de série, e que se na prática o de 2015 for tão bom quanto este ou um pouco melhor, merece um preço desse calibre a condizer, sem margem para dúvidas.

Do Dão, Paço dos Cunhas Vinha do Contador 2014, aqui estamos na elite dos vinhos, há grandes vinhos brancos e depois há isto, a sensação transmitida é que estou a beber um grande vinho tinto, a robustez, perfeccionismo, os detalhes, tudo, até o aroma não é normal para um branco, parecia que estava a beber um Reserva Especial mas em branco, mas que grande vinho.

Nota: 19,5

Preço: 50€

É pá.. esse vinho branco deu-te a sensação de estares a beber um grande tinto?... que fiasco... [:D][:D][:D]
Esta tua prova deixou-me com vontade de provar também.
Diz-me: em termos de frescura/acidez?, como está, sendo de 2014?
Os sabores de fruta mantêm-se puros ou há notas compotadas a surgir?

É pá.. esse vinho branco deu-te a sensação de estares a beber um grande tinto?... que fiasco... [:D][:D][:D]
Esta tua prova deixou-me com vontade de provar também.
Diz-me: em termos de frescura/acidez?, como está, sendo de 2014?
Os sabores de fruta mantêm-se puros ou há notas compotadas a surgir?

Vou explicar da maneira que entendi o vinho: bastante sólido, robusto, notas de fruta de caroço, ligeiramente compotado, sendo já de 2014 parece de certa maneira intocável pelo tempo, não está jovem nem está desenvolvido, está no ponto, eu aqui falaria em harmonia, que é o que melhor traduz o vinho, e calculo que o seu ponto de equilíbrio é suficientemente grande, para daqui a 1 ano ele estar quase na mesma, por exemplo. A sensação que tive é que estava a beber um Reserva Especial, mas branco, é um vinho que te preenche a boca e os sentidos.

Voltar
Superior