Que vinho bebem?

Já agora... deram-me uma garrafa de "Incognito" [br:)][br:)][br:)][br:)] mas é do ano 2000.

Não tenho por hábito guardar vinhos tanto tempo... alguma recomendação ao abrir? E como estará?

(so costumo guardar alguns Dão mais agrestes que amaciam com o passar do tempo)

Já agora... deram-me uma garrafa de "Incognito" [br:)][br:)][br:)][br:)] mas é do ano 2000.

Não tenho por hábito guardar vinhos tanto tempo... alguma recomendação ao abrir? E como estará?

(so costumo guardar alguns Dão mais agrestes que amaciam com o passar do tempo)

2000 ganharam umas medalhas de ouro.
Isso é garrafita para custar quase nos 3 dígitos. [br:)]

Na semana passada o Lidl teve uma feira de vinhos nacionias , agora ainda mantém alguma oferta.

Mas o Continente, Jumbo e Pingo Doce estão os 3 com ofertas de vinho bem interessares.

Por exemplo ambos o Jumbo e o Pingo Doce "oferecem" cartuxa tinto a menos de 10€ (9.99€ e 9.64€ respectivamente) o pvp normal ronda os 15€. [;)]
Assim como este exemplos há bastantes outros em todo o tipo de preços.

Acho que vou aproveitar e vou abrir os cordões à bolsa e aproveitar esta guerra de preços para criar uma garrafeirazita engraçada.
Cartuxa já morreu, só nome. Tenta papa figos.

Cartuxa já morreu, só nome. Tenta papa figos.

De vez em quando tenho bebido uns cartuxas e acho um vinho muito bom.

Já o Papa-figos da casa ferreirinha, parece-me muito próximo do Esteva, são vinhos que nunca comprometem, até porque são de alguma forma suaves e subtis, mas não acho nenhuma referência.

Já o Papa-figos da casa ferreirinha, parece-me muito próximo do Esteva, são vinhos que nunca comprometem, até porque são de alguma forma suaves e subtis, mas não acho nenhuma referência.

É um bocado isso: em caso de dúvida, ficam sempre bem.

Costumo abrir um desses quando há gostos muito variados à mesa, ou pessoal que não esteja muito habituado a beber. Dificilmente há quem desgoste mas também não apaixonam. Discretos.

60644_679499865452689_2313475536807310673_n.jpg

Ora nos últimos dias andei pelas grande superfícies.

O que comprei:

- Passarella Fuga 2011
- Mula Velha Premium 2012
- Vinhas de Pegões Colheita Seleccionada 2010
- Testamento 2013
- Piteira Premium 2013
- Cartuxa 2011
- Monte Mayor Reserva 2012
- Fernão Duque Reserva 2011
- Pedra Cavada Colheita 2012
- Pacheca Superior 2011
- Tuella 2012
- Monte Raso Reserva 2011

E foi isto. Tinha a garrafeira um pouco em baixo e não resisti.

O que lá tinha:

- Altano Quinta do Ataíde Reserva 2009
- EA Colheita Seleccionada 2010
- Vila Régia 2000
- Casa da Passarella "O Enólogo" Vinhas Velhas 2010
- Manuel Correia Reserva 2009
- Cabeça de Burro Reserva 2007
- Couteiro-Mor 2010
- Sem-Fim 2011
- Audaz 2012
- Couteiro-Mor Colheita Seleccionada 2009
- Bafarela 17 Superior 2011
- Aneto 2010
- Casa dos Miguéis 1999
- Dona Carla 2012
- Espinhal de Cima Reserva 2011
- Condado Real 2005
- Pai Chão Garrafeira 2008

E é isto.

Aqui há umas semanas ofereci uma garrafa de Pêra Manca de 2008 tinto a um amigo que fazia 50 anos e fez uma grande festa no barco "Príncipe Perfeito".

Ele parece que quer fazer um jantar restrito com todos os vinhos da Adega da Cartuxa e promover uma "prova vertical" dos vários vinhos, apesar de o ter posto à vontade para a não necessidade/obrigação de nos convidar, confesso que estou com alguma curiosidade/vontade :sh)

Pode ser que o gajo frequente o fórum e agora já sabe que te deve convidar[:D].

Têm que experimentar o Mula Velha Premium (Lisboa), eu sei que não é do Alentejo ou do Douro, mas quem tiver oportunidade de experimentar, não hesite...está agora na feira dos vinhos do Continente a 2,59€ quando o pvp normal anda á volta dos 8,5/9€.

Também acho que é um vinho que vale bem os 2,xx €. Mas nunca na vida (para mim, claro) justifica os 9€ de "preço normal". É um vinho que se bebe bem.

Destaco desses o Passarella, não por ser melhor mas por ser menos conhecido.

Os vinhos dessa casa são fenomenais, dentro do universo muito subestimado do Dão.

São vinhos cheios de caracter. Mas muito pouco consensuais...

Destaco desses o Passarella, não por ser melhor mas por ser menos conhecido.

Os vinhos dessa casa são fenomenais, dentro do universo muito subestimado do Dão.

São vinhos cheios de caracter. Mas muito pouco consensuais...

Subscrevo. Já bebi umas coisas deles e são muito bons, como o Fuga de 2010 e o Descoberta de 2010 também.

Também aproveitei essas promoções.
Trouxe Granja Amareleja Premium
Quinta do Cabriz Reserva (2008?)
E um do Douro que não me lembro do nome

E porque um bom jantar em família é sempre um excelente motivo:

WP_20140927_22_39_40_Pro.jpg

Gostei bastante.

Ontem fui ao Jumbo para a 1ª investida.

vinho_zps969231a4.jpg

Da Ravasqueira e do Tellus trouxe duas garrafas.

E havia uma que levava na lista que já estava esgotada, mas eles esperam receber mais.

O tellus vai ser mesmo experiência, pelo preços 1,79€ em vez de 5,49€ e porque teve um bom review na revista de vinhos.
O Ravasqueira ainda não bebi, mas já é conhecido, ganhou mais de meia dúzia de prémios e também teve um bom review na revista de vinhos. O preço de 3,69€ em vez de 5,49€ também é bom.
O quinta de pancas reserva é para reforçar a garrafeira de vinhos superiores. Conheço o normal e já li boas reviews do reserva. O preço 7,90 em vez de 12,90€

Ou seja no total foram: 18.86€ em vez de 34.86€ uma poupança de 16€ [kiss]

Ontem também fui à caça:
- Loios;
- Mula Velha Branco;
- Mula Velha Tinto (para provar);
- EA;
- Luís Pato;
- Ezel (para provar);
- Couteiro-mor
- Defesa Tinto

(Não me lembro das outras, mas acho que falta 1 :sh))

Last edited:
Também costumo beber Loios e Aspias habitualmente[;)]

Aproveitei que tive de fazer umas compritas e lá agarrei em 3 garrafitas para entrar bem no frio[:cool:]

Cump.

Tirando os normais alentejanos, Herdade do Pinheiro, EA, Chaminé, etc...existe um que faz parte da mesa muitas vezes; Herdade da Figueirinha (Reserva Medalhada), no PD por 2,99€.

Muito bom, para o preço

Back