Que vinho bebem?

Isso é verdade, tens toda a razão cada vinho é um vinho e cada pessoa tem o seu gosto.

Se nas festas da Isabel dos Santos se serve Barca Velha com gelo, tem a ver com isso tudo, com gosto, dinheiro e conhecimento ou falta dele.

No entanto o que o Silver está a dizer tem fundamento, até há meia dúzia de anos atrás havia o hábito de beber o vinho tinto quase morno, no Inverno aquecia-se perto do fogão, forno, etc. actualmente está generalizado que se deve beber "fresco" ou seja no Verão, com uma eventual rápida passagem pelo frigorifico.

Mas ninguém disse que o vinho tem um standard para ser bebido. Cada vinho e muitas vezes mesmo dentro da própria "marca" tem os seus "segredos".

Tens toda a razão, relativamente a comparar coisas que poderão ser dificeis de comparar, reproduzi apenas os resultados da conversa.

O Barca Velha começou por ser feita na Quinta de vale Meão e é actualmente feito na Quinta da Leda, o engraçado é que chegou a haver um ano em que ambos Barca Velha e Vale Meão foram feitos na Quinta do Vale Meão. Foi o 1º ano de Vale Meão e o último de Barca Velha com uvas de lá.

Já não são só com uvas da Quinta da Leda, os ultimos anos de potencial Barca Velha ja levaram uvas de outras propriedades da Sogrape.

O importante é apreciar em boa companhia. É para isso que o vinho serve.
Cada vez mais me convenço disso.

Como disse aqui à tempos, comprei uma garrafeira da Samsung e acho que foi um bom investimento.
Metendo a garrafeira nos 17 graus torna (em geral) o vinho bastante melhor.

Desde que bebam vinho portugues.. ate podem nadar nele... o que interessa é que o dinheiro caia aqui!

Isso é verdade, tens toda a razão cada vinho é um vinho e cada pessoa tem o seu gosto.

Se nas festas da Isabel dos Santos se serve Barca Velha com gelo, tem a ver com isso tudo, com gosto, dinheiro e conhecimento ou falta dele.

No entanto o que o Silver está a dizer tem fundamento, até há meia dúzia de anos atrás havia o hábito de beber o vinho tinto quase morno, no Inverno aquecia-se perto do fogão, forno, etc. actualmente está generalizado que se deve beber "fresco" ou seja no Verão, com uma eventual rápida passagem pelo frigorifico.

Hoje caí no erro de entrar na garrafeira do Tio Pepe ... sou um fraco a rapariga era digamos ... convincente ...foi-me ao bolso ... mas só me levou €€€ [:D]

Ainda não decidi o que beber nestas festas. Duvido que seja algo de uma qualidade brutal.

De qualquer forma, sou daqueles que acha 16 ou 17 graus algo fresco demais.

O Sr Calén sempre me disse ... vinho do porto tinto de inverno é ao natural ... de verão até lhe faz bem ir para o porta do frigorifico ... E tem toda a razao .

Quanto mais fresco menos se sente as "aguardentes" , e fica mais o sabor do vinho.

Um vinho quente sabe acima de tudo a alcool.

Eu aplico tanto no vinho do Porto como no normal.

Na questão das temperaturas lembro-me sempre de uma que me aconteceu há uns anos valentes (talvez 15-18 anos). Fui a um restaurante, era Inverno e pedi uma garrafa de tinto. Quando me foi servido até o copo embaciou...estranhei e reparei que o vinho estava quente. depois descobri a causa: o método chambrear naquele restaurante era colocar as garrafas em cima da máquina do café, onde repousam e aquecem as chávenas! Pedi-lhe uma manga de refrigeração e o empregado ficou a olhar para mim como se fosse um extraterrestre.
A minha vida profissional é o mundo do vinho e já tive oportunidade de fazer várias experiências. Cada vinho é um caso, como já foi dito. Abundam por aí tintos quentes e brancos demasiado gelados. De um modo geral bebo tintos a 16-18ºC. Se for um tinto mais velho ou com maior acidez (um Bairrada, um Colares), já poderá beneficiar com um pouco mais (19-20ºC). Branco também depende, geralmente de 10ºC a 12ºC. A "temperatura ambiente" não quer dizer nada...

Aqui há uns dia provei o Quinta de Vale Meão, colheita 2012. É realmente um vinho muito bom, provavelmente o melhor que bebi até hoje.

Mas, apesar de gostar muito de vinho, continuo a a achar que dificilmente justifica o custo, tendo nós vinhos bons até 10-15€ e muito bons até 25€.

vou encomendar este: Pêra-Grave Vinho Tinto 2011

alguma opinião?

Reserva?

Comprei o reserva para oferecer e para beber no dia 25.

Foi recomendado, mas não sei o que ali esta ainda.

EDIT - Já vi que não é o reserva, seja como for tenho boas referencias dele também.

Ainda não sei o que beber para empurrar o bacalhau....

Last edited:
Aqui há uns dia provei o Quinta de Vale Meão, colheita 2012. É realmente um vinho muito bom, provavelmente o melhor que bebi até hoje.

Mas, apesar de gostar muito de vinho, continuo a a achar que dificilmente justifica o custo, tendo nós vinhos bons até 10-15€ e muito bons até 25€.

Inteiramente de acordo.

Também foi provavelmente o melhor vinho que bebi (o de 2011 ainda é capa de ser melhor), mas para meu consumo é muito dispendioso.

Eu para empurrar o bacalhau vai ser uma Niepoort 2003 ... mas como só me ofereceram uma ... a seguir terá de ser algo mais barato eheh Apanhei Quinta do Pessegueiro 2010 em promoção no mes passado e comprei 4 garrafas... será isso.

Que vinho da Nieport ? já fiz uma prova vertical e os vinhos são excelentes desde o mais barato "diálogo" até ao "batuta", "robustus", etc.

Back