Que vinho bebem?

Comprei ha pouco dois vinhos:

ygay.jpeg

e

Jaboulet-Hermitage.jpg

Expectativa muito alta para estas duas pomadas.

@Road66 os moscateis são ainda um admirável mundo novo para mim, mas adorava provar essa pomada.

Fazes bem, os moscateis de Setúbal são fantásticos!
Podes começar pelos correntes, tipo Ermelinda que está muito bom e agora, como ganhou fama, anda na casa dos 5,5e e depois podes passar para outros mais exclusivos e um pouco mais caros... mas convém ires a casas de vinhos porque no supermercado tipicamente só há os correntes.
Tens também moscatel Roxo que é muito bom.

Há uns anos atrás fiz um curso de vinhos aqui no JMF, uma experiência fabulosa pela aprendizagem, pela história de uma família de vinhos, e dos vinhos de família, pelas provas, pela proximidade á família (são os filhos que normalmente acompanham o curso).

Um dos vinhos que estavam á prova no jantar de final de dia, reservado aos doces de sobremesa foi exactamente um Bastardinho, o Roll´s Roice dos moscatéis.

Na versão mais sofisticada, chama-se "Torna Viagem" e costuma amadurecer no convés da Sagres nas muitas viagens á volta do mundo! [;)][:D]

Neste momento anda lá uma carga dele. Preços? Ui!!!

Já ando há uns anos para fazer uma visitinha a uma das adegas em Azeitão... deve valer a pena!

Já agora, há uma casa em Setúbal, na Luisa Todi, que se chama Casa Baía e lá têm muita pomada exclusiva da zona. Os preços são caros mas há lá muita coisa que não encontram nos Hiper. Já trouxe de lá muito bons vinhos/moscateis.
Depois há também uma wine house na zona dos bares em Setúbal que gosto bastante onde podemos provar uns vinhos superiores mas pedindo ao copo... Lá já provei as aguardentes velhas todas (são 3 ou 4 se não me engano), bons vinhos e moscateis.

Por falar em aguardente velha... isto dava outro tópico, sou cada vez mais fã!!!

O problema dos vinhos caros e moscateis caros é que quando chegam a um certo preço uma pessoa já não sabe se há de guardar mais, abrir ou vender.

Também conheço um caso de um Torna Viagem guardado há mais de 20 anos. E o preço tem vuindo a subir vertiginosamente. Há cerca de 2 ou 3 anos arranjava-se na casa dos 1.000€, agora menos de 1.200€ não há e em algum sítios já ultrapassa os 1.400€.

Por acaso visitei as caves da JMF e na altura falou-se do Torna Viagem, e eles já não têm nenhuma garrafa para venda ao público, e referiram que algumas lojas lá na vila ainda têm, mas sempre a mais de 1.000€.

Podes começar pelos correntes, tipo Ermelinda que está muito bom e agora, como ganhou fama, anda na casa dos 5,5e e depois podes passar para outros mais exclusivos e um pouco mais caros... mas convém ires a casas de vinhos porque no supermercado tipicamente só há os correntes.

Eu os correntes conheço. Mas no outro dia fiz uma prova de generosos e estava na prova um moscatel que e o Fragulho do Douro. E de facto é outra coisa.

O roxo conheço mas nunca bebi. Mas segundo sei, não basta ser roxo para ser bom.

O problema dos vinhos caros e moscateis caros é que quando chegam a um certo preço uma pessoa já não sabe se há de guardar mais, abrir ou vender.

Também conheço um caso de um Torna Viagem guardado há mais de 20 anos. E o preço tem vuindo a subir vertiginosamente. Há cerca de 2 ou 3 anos arranjava-se na casa dos 1.000€, agora menos de 1.200€ não há e em algum sítios já ultrapassa os 1.400€.

Por acaso visitei as caves da JMF e na altura falou-se do Torna Viagem, e eles já não têm nenhuma garrafa para venda ao público, e referiram que algumas lojas lá na vila ainda têm, mas sempre a mais de 1.000€.

Os fortificados todos, são ais fáceis de guardar. São vinho que já levaram tanta porrada que agora aguentam tudo. Os da madeira então são incrivelmente resistentes.

O resto já muda de figura. Eu estou a tentar constituir garrafeira mas e uma tarefa complicada. O básico é comparares sempre duas garrafas de um vinho. Fazes uma prova e na prova consegues perceber pela acides e taninos se o vinho vai durar ou não. Depois é guardar numa adega capaz ou numa cabine refrigerada.

Os fortificados todos, são ais fáceis de guardar. São vinho que já levaram tanta porrada que agora aguentam tudo. Os da madeira então são incrivelmente resistentes.

O resto já muda de figura. Eu estou a tentar constituir garrafeira mas e uma tarefa complicada. O básico é comparares sempre duas garrafas de um vinho. Fazes uma prova e na prova consegues perceber pela acides e taninos se o vinho vai durar ou não. Depois é guardar numa adega capaz ou numa cabine refrigerada.

Já bebi um Porto com mais de 100 anos. Isto colocado numa mesa por um amigo que pouco percebe de vinhos e que tinha herdado a garrafa que até estava aberta há anos. Confesso que fiquei sem saber o que pensar quando fui confrontado com a situação. A verdade é que estava diferente, tinha evoluído em cor e aroma, tinha sido muito negligenciado mas... estava muito bom!

Sobre os restantes vinhos, de facto é uma tarefa complicada. Pessoalmente acho muito interessantes alguns Dão e Bairrada cujo potencial de "crescimento" em garrafeira é assinalável. Ou seja, e sendo muito directo: algumas jóias da coroa são completamente intragáveis enquanto não passarem uns 5, 6 ou mais anos por eles. Mas depois são qualquer coisa... E essa incógnita é sempre algo difícil de gerir.

Eu estou a tentar constituir garrafeira mas e uma tarefa complicada.

Já agora e na sequência do que escrevi atrás, se me permites duas sugestões a ter numa garrafeira e numa perspectiva de guardar e evoluir em garrafa, explorar os seguintes universos:

Dão - Falorca

Bairrada - Bageiras

Claro que não são para o palato de qualquer um, é preciso gostar... são tesos [:D]

O mercado do vinho tem, a partir de certo patamar, um comportamento semelhante à alta costura. Já não há absolutamente nada que justifique preço tão elevado a não ser a fama do seu criador. Há vinhos bons, dos quais temos muitos em Portugal, vinhos muitos bons dos quais há alguns mas não são assim tantos em Portugal, e vinhos excelentes, dos quais em Portugal não conto mais que uma dezena. E depois há os vinhos que são muito bons, às vezes nem sequer excelentes, mas de preço estratosférico. Eu desses, se não forem oferecidos, quero distância. Porque invariavelmente são uma desilusão. Uma pessoa paga 1500 euros por uma garrafa e espera legitimamente que o vinho seja pelo menos 2 vezes melhor que um Barca Velha, já dando o devido desconto. Ora, nunca é! Tenho um amigo que teve a sorte de provar um Grand Cru que se vende para aí a 10 mil euros a garrafa. Foi uma desilusão total.

Já agora e na sequência do que escrevi atrás, se me permites duas sugestões a ter numa garrafeira e numa perspectiva de guardar e evoluir em garrafa, explorar os seguintes universos:

Dão - Falorca

Bairrada - Bageiras

Claro que não são para o palato de qualquer um, é preciso gostar... são tesos [:D]

Obrigado. Todas as sugestões são bem vindas!

O Quinta das Bageiras já bebi o Garrafeira de 2009 e gostei. Mas lembro-me perfeitamente de ficar com a sensação que era um vinho que poderias ter ficado mais 10 anos na garrafa que só ia melhorar.

Eu sou grande fã de vinhos velhos.

O Quinta das Bageiras já bebi o Garrafeira de 2009 e gostei. Mas lembro-me perfeitamente de ficar com a sensação que era um vinho que poderias ter ficado mais 10 anos na garrafa que só ia melhorar.

É mesmo verdade. Qualquer um desses vinhos acredito que ficará melhor ao fim de uns bons anos em garrafa. Aliás para quem é apaixonado pela área até aconselhava a comprar mais algumas garrafas e fazer a experiência de abrir ao fim de x anos e depois outros tantos.

Para mim esta "dinâmica" temporal positiva é das coisas mais interessantes num vinho. É toda uma descoberta.

O Quinta das Bageiras é bastante razoável. Sendo um bairrada com predominância da Baga é naturalmente um vinho algo àspero nos primeiros anos. Mas o enólogo mistura um bocado de Touriga Nacional para amenizar o Baga e para lhe abrir um bocado os sabores. Seja como for não deixa de ser um Bairrada típico, e portanto pouco indicado para quem tem o palato treinado pelos vinhos mais suaves da moda. Envelhece bem à vontade uns 15 ou 20 anos. Mais que isso já é capaz de não valer a pena porque é um vinho que não tem aspirações para mais.

De 2009 prova o branco. Muito bom.

Eu nem falava em guardar ou as condições para o guardar.

A questão é se vale ou não a pena abrir. Como disse, em pouco mais de 3/4 anos, o vinho passou de 1.000€ para 1.200 a 1.400€, pelo que será sempre uma incógnita se vale mesmo a pena abrir numa ocasião especial ou guardar, ou vender. [:D]

Já ando há uns anos para fazer uma visitinha a uma das adegas em Azeitão... deve valer a pena!

Já agora, há uma casa em Setúbal, na Luisa Todi, que se chama Casa Baía e lá têm muita pomada exclusiva da zona. Os preços são caros mas há lá muita coisa que não encontram nos Hiper. Já trouxe de lá muito bons vinhos/moscateis.
Depois há também uma wine house na zona dos bares em Setúbal que gosto bastante onde podemos provar uns vinhos superiores mas pedindo ao copo... Lá já provei as aguardentes velhas todas (são 3 ou 4 se não me engano), bons vinhos e moscateis.

Por falar em aguardente velha... isto dava outro tópico, sou cada vez mais fã!!!

A Casa da Baía, na Luisa Todi tem realmente um sortido muito amplo, mas é caríssima![;)]

Se queres vinhos da região, é preferível ires directamente aos Bottle Store dos principais produtores, JMF, Quinta da Bacalhôa, Ermelinda Freitas, VLC, Horácio Simões etc.

Eu nem falava em guardar ou as condições para o guardar.

A questão é se vale ou não a pena abrir. Como disse, em pouco mais de 3/4 anos, o vinho passou de 1.000€ para 1.200 a 1.400€, pelo que será sempre uma incógnita se vale mesmo a pena abrir numa ocasião especial ou guardar, ou vender. [:D]

É sempreabrir![:D]

330i, já estive no chat da garrafeira nacional.
Já só têem o Churchill's Red de 2012 para venda.

Last edited:
Back