MeninoChines
New member
O Esporão reserva, Cartuxa e Mouchão são as escolhas daqui de casa
Comprei ha pouco dois vinhos:
![]()
e
![]()
Expectativa muito alta para estas duas pomadas.
@Road66 os moscateis são ainda um admirável mundo novo para mim, mas adorava provar essa pomada.
Há uns anos atrás fiz um curso de vinhos aqui no JMF, uma experiência fabulosa pela aprendizagem, pela história de uma família de vinhos, e dos vinhos de família, pelas provas, pela proximidade á família (são os filhos que normalmente acompanham o curso).
Um dos vinhos que estavam á prova no jantar de final de dia, reservado aos doces de sobremesa foi exactamente um Bastardinho, o Roll´s Roice dos moscatéis.
Na versão mais sofisticada, chama-se "Torna Viagem" e costuma amadurecer no convés da Sagres nas muitas viagens á volta do mundo! [][
]
Neste momento anda lá uma carga dele. Preços? Ui!!!
Fazes bem, os moscateis de Setúbal são fantásticos!
Podes começar pelos correntes, tipo Ermelinda que está muito bom e agora, como ganhou fama, anda na casa dos 5,5e e depois podes passar para outros mais exclusivos e um pouco mais caros... mas convém ires a casas de vinhos porque no supermercado tipicamente só há os correntes.
Tens também moscatel Roxo que é muito bom.
O problema dos vinhos caros e moscateis caros é que quando chegam a um certo preço uma pessoa já não sabe se há de guardar mais, abrir ou vender.
Também conheço um caso de um Torna Viagem guardado há mais de 20 anos. E o preço tem vuindo a subir vertiginosamente. Há cerca de 2 ou 3 anos arranjava-se na casa dos 1.000€, agora menos de 1.200€ não há e em algum sítios já ultrapassa os 1.400€.
Por acaso visitei as caves da JMF e na altura falou-se do Torna Viagem, e eles já não têm nenhuma garrafa para venda ao público, e referiram que algumas lojas lá na vila ainda têm, mas sempre a mais de 1.000€.
Os fortificados todos, são ais fáceis de guardar. São vinho que já levaram tanta porrada que agora aguentam tudo. Os da madeira então são incrivelmente resistentes.
O resto já muda de figura. Eu estou a tentar constituir garrafeira mas e uma tarefa complicada. O básico é comparares sempre duas garrafas de um vinho. Fazes uma prova e na prova consegues perceber pela acides e taninos se o vinho vai durar ou não. Depois é guardar numa adega capaz ou numa cabine refrigerada.
Eu estou a tentar constituir garrafeira mas e uma tarefa complicada.
Já agora e na sequência do que escrevi atrás, se me permites duas sugestões a ter numa garrafeira e numa perspectiva de guardar e evoluir em garrafa, explorar os seguintes universos:
Dão - Falorca
Bairrada - Bageiras
Claro que não são para o palato de qualquer um, é preciso gostar... são tesos []
Obrigado. Todas as sugestões são bem vindas!
O Quinta das Bageiras já bebi o Garrafeira de 2009 e gostei. Mas lembro-me perfeitamente de ficar com a sensação que era um vinho que poderias ter ficado mais 10 anos na garrafa que só ia melhorar.
Eu sou grande fã de vinhos velhos.
Obrigado. Todas as sugestões são bem vindas!
O Quinta das Bageiras já bebi o Garrafeira de 2009 e gostei. Mas lembro-me perfeitamente de ficar com a sensação que era um vinho que poderias ter ficado mais 10 anos na garrafa que só ia melhorar.
Eu sou grande fã de vinhos velhos.
Os fortificados todos, são ais fáceis de guardar. São vinho que já levaram tanta porrada que agora aguentam tudo. Os da madeira então são incrivelmente resistentes.
O resto já muda de figura. Eu estou a tentar constituir garrafeira mas e uma tarefa complicada. O básico é comparares sempre duas garrafas de um vinho. Fazes uma prova e na prova consegues perceber pela acides e taninos se o vinho vai durar ou não. Depois é guardar numa adega capaz ou numa cabine refrigerada.
Fazes bem, os moscateis de Setúbal são fantásticos!
Podes começar pelos correntes, tipo Ermelinda que está muito bom e agora, como ganhou fama, anda na casa dos 5,5e e depois podes passar para outros mais exclusivos e um pouco mais caros... mas convém ires a casas de vinhos porque no supermercado tipicamente só há os correntes.
Tens também moscatel Roxo que é muito bom.
Já ando há uns anos para fazer uma visitinha a uma das adegas em Azeitão... deve valer a pena!
Já agora, há uma casa em Setúbal, na Luisa Todi, que se chama Casa Baía e lá têm muita pomada exclusiva da zona. Os preços são caros mas há lá muita coisa que não encontram nos Hiper. Já trouxe de lá muito bons vinhos/moscateis.
Depois há também uma wine house na zona dos bares em Setúbal que gosto bastante onde podemos provar uns vinhos superiores mas pedindo ao copo... Lá já provei as aguardentes velhas todas (são 3 ou 4 se não me engano), bons vinhos e moscateis.
Por falar em aguardente velha... isto dava outro tópico, sou cada vez mais fã!!!
Para acompanhar uma refeição de umas das piores cozinhas do mundo..E agora isto:
"
[h=1]The Times distingue vinho português. É do Lidl e custa 1,95 euros"[/h]
http://www.noticiasaominuto.com/pai...-vinho-portugues-e-do-lidl-e-custa-1-95-euros

Tenho um amigo que teve a sorte de provar um Grand Cru que se vende para aí a 10 mil euros a garrafa. Foi uma desilusão total.
Eu nem falava em guardar ou as condições para o guardar.
A questão é se vale ou não a pena abrir. Como disse, em pouco mais de 3/4 anos, o vinho passou de 1.000€ para 1.200 a 1.400€, pelo que será sempre uma incógnita se vale mesmo a pena abrir numa ocasião especial ou guardar, ou vender. []
E agora isto:
"
The Times distingue vinho português. É do Lidl e custa 1,95 euros"
http://www.noticiasaominuto.com/pai...-vinho-portugues-e-do-lidl-e-custa-1-95-euros