Quer factura ?

Eu dou sempre factura! Há quem diga que não quer mas tiro sempre. Sai na impressora automáticamente. Até me dá mais trabalho tirar só o talão ou não tirar nada. Não percebo como há lata para perguntar se se quer factura! Claro que há situações que não dá jeito passar a factura porque não há sistema informático, mas acho que devia ser natural passar sempre factura. Não deviam existir talões. Tudo deveria ser factura. Depois vemos gente que foge aos impostos e outros que pagam uma fortuna todos os anos. Que grande injustiça. Peçam sempre factura pessoal. Habituem-se a guardar as facturas e fazer uma contabilidade pessoal, para saberem o que gastam. Se todos nós pedíssemos facturas estaríamos num país melhor.

Tudo depende muito dos softwares e na mesma medida da idoneadade das SW-Houses que os produzem. Apesar de que é claro estas acabam por ir na maré do cliente final que chega a exigir maneiras de dar à volta à questão por parte do próprio software [8b]

Depois depende muito do tipo de cliente e sector em que te enquadras. Se trabalhas numa farmácia (como penso que trabalhas) a maioria do pessoal está à espera da factura única e simplesmente para a colocar no IRS [:D]

É uma das formas mais eficazes de colocar as empresas a passar facturinhas a sério [;)]

E sim, o SW com que provavelmente trabalhas (até porque tem a sua idoneadade) facilita mais a impressão de facturas [;)]

Se quando não me passam factura já fico lixado, mais fico quando dizem "ai quer factura? então tem que jutar o IVA ao valor que lhe dises". Costumo levar com isto geralmente em oficinas... [8b]

Por acaso o meu mecanico não me dá a factura e eu sempre poupo os 21%de IVA...[:p] [;)]

podia pedir...mas entre o pedir e pagar mais e não pedir e pagar menos não peço, o dinheiro custa-me a ganhar e faz-me mais falta a mim que aos politicos e eu já desconto tanto[:blush:]

Qdo faço trabalhos se quiserem factura é passada na hora desde que paguem mais 21%[;)]

Tudo depende muito dos softwares e na mesma medida da idoneadade das SW-Houses que os produzem. Apesar de que é claro estas acabam por ir na maré do cliente final que chega a exigir maneiras de dar à volta à questão por parte do próprio software [8b]

Depois depende muito do tipo de cliente e sector em que te enquadras. Se trabalhas numa farmácia (como penso que trabalhas) a maioria do pessoal está à espera da factura única e simplesmente para a colocar no IRS [:D]

É uma das formas mais eficazes de colocar as empresas a passar facturinhas a sério [;)]

E sim, o SW com que provavelmente trabalhas (até porque tem a sua idoneadade) facilita mais a impressão de facturas [;)]

O governo podia estimular mais isso!

Por acaso o meu mecanico não me dá a factura e eu sempre poupo os 21%de IVA...[:p] [;)]

podia pedir...mas entre o pedir e pagar mais e não pedir e pagar menos não peço, o dinheiro custa-me a ganhar e faz-me mais falta a mim que aos politicos e eu já desconto tanto[:blush:]

Qdo faço trabalhos se quiserem factura é passada na hora desde que paguem mais 21%[;)]

O problema é que se calhar não estás a poupar nada. Provavelmente o mecânico diz-te que são X e tu todo contente por não pagares o IVA, mas o mais certo é nesse X já estarem os 21% de IVA. Se pedisses factura era com mais 21% em cima.

Pelo menos nas peças o mais certo é já estar incluído IVA, até por questões de dedução/suporte de IVA, e de inventário. Na mão de obra é que pode não te levar IVA.

Precisamente.
Há muitas situações dessas, do tipo:
Uma peça que tem um P.V.P. de 100€ + IVA, o vendedor diz que custa 121€ (até aqui tudo bem). O pior é que quando o cliente pergunta "Passa factura?", ele diz: "Sim, mas tem que me pagar 121€ + iva = 150€" (conta redonda, eles arredondam sempre para cima.

Não devia acontecer, mas infelizmente isto acontece e eu proprio ja pedi factura e disseram-me que tinha que pagar mais por isso. Quando assim respondem o mais certo é estarem a fazer estas contas.

Claro!!!

querias o quê? a factura e não pagares o IVA?[:blush:] [:D]

o preço de venda ao público tem de incluir todos os impostos

e portanto o "quer factura sao mais 21%" é estar a pedir uma inspecçao das finanças.... até porque a maior parte das vezes o que esses artistas como tu fazem é apresentar preços que já incluem Iva e depois aproveitar para somar o IVA outra vez...

e portanto o "quer factura sao mais 21%" é estar a pedir uma inspecçao das finanças.... até porque a maior parte das vezes o que esses artistas como tu fazem é apresentar preços que já incluem Iva e depois aproveitar para somar o IVA outra vez...

desculpa lá mas mto material a ser comprado em bruto vem só o preço e iva em separado... isso do preço e iva junto existe é no jumbo e nos hipermercados porque se comprares matwerial industrial ou por atacado vem o iva em separado[;)] e para já nao sou "artista" pago os meus impostos e o iva ao que me exigem que pague.

Se prestar um serviço passo factura é o serviço mais iva [;)] é assim para mim tb...

...

exacto mas se prestas um serviço esse preço só vem escrito na factura[:D] antes disso é de "boca" ou de orçamento e não vem acrescido os impostos , só apenas o preço[;)] depois é como dizes e bem faz-se a factura com o preço ao publico(neste caso ao cliente) já com o iva somado[;)]

O último engraçado que me veio com essas teorias mirabolantes acabou a passar factura sem cobrar mais e a pedir mil desculpas [:D]

A última foi uma empresa de limpezas, deu um valor e quando perguntei se passavam factura disseram que era mais 21%. Acabei por arranjar outro que me fazia o mesmo valor mas já com iva incluido e estou satisfeito com o serviço. [:cool:]

Por isso que o Alberto João disse, publicamente, que não queria chineses e indianos na Madeira.

Como quase sempre, os media aproveitaram-se da situação e conduziram para o lado que melhor lhes convinha.

Os chineses e indianos a que ele se referia são estes acima descritos que fogem às suas obrigações e lixam o comércio de quem é honesto. Os outros, os que cumprem as regras, são bem vindos e até desejados.

Assim vais longe meu amigo... imagina se o Porto/Benfica/Sporting tivessem pena dos adversários e os deixassem ganhar...

Há, e porque é que os multibanco estão sempre "fora de serviço" ou "avariado" nas discotecas e bares?

E como é que tabacarias e lojas do género têm folhas a dizer "multibanco só acima dos 5€" e ninguém faz nada, não será para evasão fiscal?

Última edição:
Até nas bombas de gasolina, eu dou o dinheiro e ficam a olhar para mim e mandam o "então boa tarde/noite/manhã" e como esta situação ja me aconteceu várias vezes, por vezes digo "mas não se está a esquecer de nada?" e ficam logo todos atrapalhados "ah a factura, sim claro". Pois são mt espertinhos [8b]

Até nas bombas de gasolina, eu dou o dinheiro e ficam a olhar para mim e mandam o "então boa tarde/noite/manhã" e como esta situação ja me aconteceu várias vezes, por vezes digo "mas não se está a esquecer de nada?" e ficam logo todos atrapalhados "ah a factura, sim claro". Pois são mt espertinhos [8b]

Sao espertinhos mas so cai quem quer..comigo é limpinho..facturinhas sempre..e logo as bombas de gasolina...

Eu só peço factura nas grandes superfícies e nas grandes empresas como gasolineiras e cenas do género! No comercio tradicional apenas peço algo que comprove a venda mas não é preciso factura!O estado que se lixe. Aos grandes que roubam aos milhões não fazem nada e querem apertar o cerco aos pequenos que já andam a ganhar só pras despesas.

Há também o caso inverso.

Por vezes as pessoas não querem a factura para terem de pagar mais o IVA...

Compreendo.

Tu compreendes mas eu não!

É que andam a pagar uns para os outros. Se todos pagassem, tocava menos a toda a gente!

Também não entendo o que os fiscais andam a fazer...

É gajos desses que precisam de uma denuncia!

Voltar
Superior