Radiomodelismo

Sem fui um pouco apaixonado por radiomodelismo, mas nunca surgiu oportunidade de conviver com quem pratica e tambem e daquelas coisas que nunca tive tempo para me dedicar

Ora hoje fui ao cascais shopping a tarde e acabei por comprar um Kyosho Inferno Sports 3

Kitt completo pronto a rolar com motor 3,5ccm, comprei mais o cachimbo, 2,5 litros de gasolina e mais uns acessorios e fiz a festa baratinha para a qualidade do carro (perto de 500 Euros)

Agora pus cachimbo a carregar e amanha a tarde espero ter um tempinho para fazer a rodagem ao carro e brincar um pouco

Sem fui um pouco apaixonado por radiomodelismo, mas nunca surgiu oportunidade de conviver com quem pratica e tambem e daquelas coisas que nunca tive tempo para me dedicar

Ora hoje fui ao cascais shopping a tarde e acabei por comprar um Kyosho Inferno Sports 3

Kitt completo pronto a rolar com motor 3,5ccm, comprei mais o cachimbo, 2,5 litros de gasolina e mais uns acessorios e fiz a festa baratinha para a qualidade do carro (perto de 500 Euros)

Agora pus cachimbo a carregar e amanha a tarde espero ter um tempinho para fazer a rodagem ao carro e brincar um pouco

Compraste ao "tio" da Modelkit?
Foi lá que comprei o meu 1º (um Kyosho Landmax, que saudades) em kit. Nesse dia fiz uma directa para o montar...

Qualquer dúvida, pergunta.

Última edição:
Compraste ao "tio" da Modelkit?
Foi lá que comprei o meu 1º (um Kyosho Landmax, que saudades) em kit. Nesse dia fiz uma directa para o montar...

Qualquer dúvida, pergunta.

Comprei kit completo a esse mesmo "tio" [:D] , mas ja vem montado, com radio servos tudo, mas ja pesquisei e existem uns upgrades porreiros para este carro, a ver depois de me habituar a ele se lhe faço uns upgrades, isto se antes nao o enfiar numa qualquer parede ou arvore [:)] [:)]

Lostfan,

1º Dá uma olhadela no manual.
2º A rodagem é como nos carros à escala 1:1. Se for bem feita, é fiável.
basta 2 ou 3 depósitos a trabalhar ao ralenti (sem as rodas tocarem no chão) depois, mais 2 ou 3 depósitos onde vais já a andar a puxar lentamente um pouco mais de cada vez. Nos 1ºs depósitos ajusta o carburador para uma mistura mais rica (mais combustível). Na rodagem em andamento podes depois ir fechando o carburador para as altas se começarem a notar.
3º entre cada depósito deixa o motor arrefecer.

antes de o pores a andar, verifica o aperto de todos os parafusos, porque às vezes os chinocas esqueçem-se de os apertar... e não queremos peças a saltar (isto foi a 1ª lição que aprendi...)

Basicamente é isto. No entanto, é um hobby que requer paciência e minuciosidade... [;)]

Última edição:
carros telecomandados a gasolina

carros telecomandados a gasolina

:rolleyes: ao pessoal que tem estes mini-bolides([:D]) ja alguem experimentou outro tipo de "combustivel" alem da que se compra em lojas de modelismo?

genero alcool etilico ou mesmo gasolina dita para carros "normais"?

a parte desta pergunta...alguem tem experiencias "divertidas" (boas e mas[:)] ) com estes veiculos?

ou se tiverem um falem do vosso :rolleyes:

[kiss]

Uma coisa... eu já tive... o meu conhecimento era e é pouco, mas não coloques gasolina de carros num carrinho desses! A não ser que queiras estragar o motor!
O combustivel próprio tem um indice de óleo, porque senão o pistão cola!

Eu vendi o meu à coisa de um ano... deixa saudades, mas infelizmente não tinha tempo para ele! Ainda tenho um electrico, mas o tempo não abunda, e garanto-te que o electrico dá coça ao gasolina em pista com muitas curvas! ;)
É um hobby muito porreiro, montei os dois carros de raiz, mas, perde-se também muito tempo! É que não é só andar e está feito! Só as limpezas demoram muito tempo!

peco desculpa pelo re post...:sh)

Sem problemas, alguém que o mova para lá...

No entanto, em relação à tua questão o Taveirada já disse tudo... não é aconselhável... São motores a 2 tempos que embora pequenos chegam às 30.000 rpm com facilidade. Qualquer atraso ou avanço de propagação (pelas propriedades do combustível) pode danificar irremediavelmente o motor.

Além do mais a ignição é feita por aquecimento de resistência (vela) como nos diesel.

Uma coisa... eu já tive... o meu conhecimento era e é pouco, mas não coloques gasolina de carros num carrinho desses! A não ser que queiras estragar o motor!
O combustivel próprio tem um indice de óleo, porque senão o pistão cola!

Eu vendi o meu à coisa de um ano... deixa saudades, mas infelizmente não tinha tempo para ele! Ainda tenho um electrico, mas o tempo não abunda, e garanto-te que o electrico dá coça ao gasolina em pista com muitas curvas! ;)
É um hobby muito porreiro, montei os dois carros de raiz, mas, perde-se também muito tempo! É que não é só andar e está feito! Só as limpezas demoram muito tempo!
nao me das muitas novidades sobre o que se sente a conduzir pois tenho um civic mini 1/10[:p]

de resto a questao prende se mais porque ja vi um bacano "encher deposito" a partir de uma garrafa de alcool etilico,mas nao deu para perceber se o que la estava era mesmo alcool ou alguma mistura e a garrafa era so suporte de transporte:confused:

eu sei que tem a tal mistura de oleo pois o sistema e semelhante ao motoserra do eu avo [:D]

a unica diferenca de motor e o tamanho...(pelo meu ver)
na motoserra ele mete uma mistura(feita por ele) de diesel agricola com oleo...

pensei em fazer o mesmo,mas gostava de saber se ja alguem o teria feito..

ia poupar muito em gasolina...um bidao de 2L custa alguns 20-25€ :sh)

Mas depois pode dar uma despesa maior a arranjar ou comprar um motor novo! E eu comprava gasolina de 25% e não pagava assim tanto...
essa e outra questao que cria esclarecer...

tnh la um bidao de 12%
qual e a diferenca entre percentagens...o que aumenta e o que diminui com diferentes percentagens?

ja agora, o meu motor aquece muito rapido... a % pode alterar a "temparatura da queima" e retardar o aquecimento de modo a antar mais tempo com ele sem parar?

e que com aqueles 12% o carro sobreaquece muito depressa e deita algum fumo? alguma relacao ou nao tem mesmo nada a ver?

Quanto maior for a percentagem, melhor queima, mas deverá também aquecer mais, mas anda mais para o que aquece! ;)
Não sei qual é o produto que é adicionado nessa percentagem... esqueci-me. Mas maior, melhor. Geralmente! Mas não passes dos 20/25%...

O combustível é elaborado com uma base de metanol (que é um alcool).
A percentagem que é indicada é a mistura de nitrometano ao metanol base.
Além disso, adiciona-se ainda uma pequena percentagem de óleo 2T (ou rícino).

Quanto mais nitrometano, mais potência, menos fumo, mais aquecimento.
Esta percentagem a usar depende do motor. Se for um de competição, pode usar até 25% (medindo sempre a temperatura de funcionamento). Estes motores são, normalmente mais tolerantes (cabeça maior, ligas de aluminio com alta capacidade de dissipação).

Para motores mais comedidos (tipo os kits RTR, etc) aconselha-se um máximo de 12%.

Alcool etilico é desaconselhado.
Nada impede que se use apenas metanol. O que vai acontecer é que vai fazer mais fumo e ser menos performante.

No meu helicóptero, por exemplo, compro metanol no Mestre Maco e adiciono uma mistura de 10% de óleo 2T (ou óleo de rícino)

Quanto maior for a percentagem, melhor queima, mas deverá também aquecer mais, mas anda mais para o que aquece! ;)
Não sei qual é o produto que é adicionado nessa percentagem... esqueci-me. Mas maior, melhor. Geralmente! Mas não passes dos 20/25%...
o problema e que ja "ouvi" que mais % diminui a temperatura da queima...

e nao cria deitar dinheiro para o lixo a comprar um bidao "para nada"...

O combustível é elaborado com uma base de metanol (que é um alcool).
A percentagem que é indicada é a mistura de nitrometano ao metanol base.
Além disso, adiciona-se ainda uma pequena percentagem de óleo 2T (ou rícino).

Quanto mais nitrometano, mais potência, menos fumo, mais aquecimento.
Esta percentagem a usar depende do motor. Se for um de competição, pode usar até 25% (medindo sempre a temperatura de funcionamento). Estes motores são, normalmente mais tolerantes (cabeça maior, ligas de aluminio com alta capacidade de dissipação).

Para motores mais comedidos (tipo os kits RTR, etc) aconselha-se um máximo de 12%.

Alcool etilico é desaconselhado.
Nada impede que se use apenas metanol. O que vai acontecer é que vai fazer mais fumo e ser menos performante.

No meu helicóptero, por exemplo, compro metanol no Mestre Maco e adiciono uma mistura de 10% de óleo 2T (ou óleo de rícino)

eu tenho um RTR mas o motor nao e original e ja era rodado... mas tem o tal prob de aquecimento...nao posso fazer mesmo nada para diminuir essa temperatura? (alem de andar sempre a sombra e nao puxar muito o carro claro)

eu tenho um RTR mas o motor nao e original e ja era rodado... mas tem o tal prob de aquecimento...nao posso fazer mesmo nada para diminuir essa temperatura? (alem de andar sempre a sombra e nao puxar muito o carro claro)

Podes ter que regular a mistura para ficar um pouco mais pobre (menos combustivel, mais ar).

Se andares sem a carroçaria ele também aquece?
Tens furos nos para-brisas para permitir a ventilação?

Como sabes que sobreaquece? Com o dedo, ou tens um termómetro?
Ele custa a pegar quando páras? Tens que esperar que arrefeça para andar de novo?

Última edição:
Podes ter que regular a mistura para ficar um pouco mais pobre (menos combustivel, mais ar).

Se andares sem a carroçaria ele também aquece?
Tens furos nos para-brisas para permitir a ventilação?

Como sabes que sobreaquece? Com o dedo, ou tens um termómetro?
Ele custa a pegar quando páras? Tens que esperar que arrefeça para andar de novo?
por pontos[:p]

1- se lhe cortar mais combustivel tenho medo de lhe partir o motor

2- tinha buracos para ventilacao,andava melhor sem carroceria... cortei a carroceria de modo a ficar "descapotavel" (um crime mas enfim, o carro era lindo,a noite ponho fotos)

3- sei que sobre aquece porque se tiver ao ralenti 5 min comeca a fumegar do proprio motor(a cabeca e a vela estao bem aparafusados)
se andar 10 min a media rotacao vai a baixo e tenho de espera outros 10 min ate arrefecer e voltar a pegar(um deposito ele vai a baixo 1 vez se andar devagar e pelo menos 2 vezes se apertar um pc com ele)

sei que tem pouca entrada de gasolina porque ja o consegui aguentar (e em andamento lento/medio e a sombra,para tentar nao o aquecer) um deposito inteiro...i tive alguns 30min+- ate esvasiar o deposito
se puxar por ele aguenta os mesmos 30min mas incluindo os tempos em que paro para arrefecer...

tambem sei que o motor em questao(hpi dos primeiros) tem umas falhas na refrigeracao(pela pessoa que me vendeu o carro e pelo proprio site da hpi)

e o facto do pistao ser demasiado grande em relacao a cabeca do motor(a meu ver)

ok, já vi que já tentaste tudo o que eu tentaria...

se a afinação do carburador não resolve, se já tem boa ventilação (que é o caso), e se o motor em questão tem esses problemas... então:

1. Trocar a cabeça por uma maior (se houver do fabricante ou 3rd party)
2. Se custa a pegar a quente, poderá estar a pedir uma camisa nova

Será que vale a pena? O melhor seria um motor novo (já que o custo da cabeça/camisa é quase o preço de um novo dentro dessa gama).

Os HPI na minha opinião nunca foram grande coisa em motores...

OS, Sirio, Rossi (os meus preferidos em 1/10) ou RB isso sim...

Voltar
Superior