Realmente acho que é quem mais precisa...

Portanto a solução é penalizar quem não teve opção? Genial [:)]

Vamos acabar com esses multimilionários com pensões de 2 e 3 mil euros, vamos ficar todos pobres! Vamos...

Portanto a solução é penalizar quem não teve opção? Genial [:)]

Vamos acabar com esses multimilionários com pensões de 2 e 3 mil euros, vamos ficar todos pobres! Vamos...

Pobres são os desgraçados a trabalhar no duro e a ganhar o salário mínimo, com crianças a estudar...

Pobres são os licenciados com qualificações a ganharem 600 Euros a recibos verdes...

Perante estes casos, um pensionista a receber 1500 euros, quase sem encargos, podes crer que é um milionário...

E os combatentes não descontaram nada?!? Duvido que os FP descontassem de 500 cts toda a vida.

A questão é que realmente cada um deve receber reforma proporcional ao que desconta. E não é o que acontece. FP chega a reforma praticamente mantem o valor que ganhava antes da reforma (agora já não é tão assim, mas não foge assim tanto).

Um ex combatente, que no seu tempo nem alternativa teve, lutou pela pátria sabe Deus em que condições, dão-lhe uma esmola. Um FP, que na sua maioria pouco produziu para o país, toma lá um aumento!

A realidade é que só quem não tem familiares ou não conhece mesmo ningúem que tenha descontado certinho para a SS e tenha sido combatente faz comentários negativos.

Os que conhecem sabem do que estou a falar. Infelizmente o meu pai é ex-combatente, reforma coitada, suplemento de ex-combatente dá para o bacalhau no Natal. Ainda vão cortar a isso?

Nestas condições quem é odesgraçado? O FP que recebe 1000 ou 2000 ou mesmo 3000€ de reforma?!?

Não me venham com tretas, o que não falta é pessoas mal habituadas em Portugal.

É por isso que surgem notícias como esta:

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=62437

Também me parecia que isto era uma guerra FP/Privados.....

Mas já agora só os FP têm rendimentos de € 1.000,00, € 2.000,00, € 3.000,00 /mês ??? Não os há na privada ?????

Pobres são os desgraçados a trabalhar no duro e a ganhar o salário mínimo, com crianças a estudar...

Pobres são os licenciados com qualificações a ganharem 600 Euros a recibos verdes...

Perante estes casos, um pensionista a receber 1500 euros, quase sem encargos, podes crer que é um milionário...
Mais um que acha que os reformados se devem trancar em casa e esperar pela morte.

Os licenciados qualificados não ganham certamente 600 euros... os outros não me admira nem tenho pena. [:p]

Uma das coisas que mais impressionou foi a quantidade: 80.000?!
Só de pensar que a minha avó descontou durante 50 anos certos pelo ordenado minimo (foi o que sempre ganhou), num trabalho duro a roçar a exploração, e hoje ganha 80% ou lá o que é, que lhe dá cerca de 320€ por mês...
E comparar com 80.000 que se calhar descontaram 30, ganham a totalidade que auferiam de salário, e num mês ganham tanto como ela em 8 eu pergunto se existe alguma justiça nisto?
Pá, e por muito que me venham dizer ai e tal "ganham porque descontaram", por amor de Deus!

Só de pensar que a minha avó descontou durante 50 anos certos pelo ordenado minimo (foi o que sempre ganhou), num trabalho duro a roçar a exploração, e hoje ganha 80% ou lá o que é, que lhe dá cerca de 320€ por mês...
E comparar com 80.000 que se calhar descontaram 30, ganham a totalidade que auferiam de salário, e num mês ganham tanto como ela em 8 eu pergunto se existe alguma justiça nisto?
Pá, e por muito que me venham dizer ai e tal "ganham porque descontaram", por amor de Deus!

Mas porque é que a tua avó nunca arranjou um emprego mais bem pago ?:rolleyes: :(

Na minha opinião é mesmo isso, ganham x por y anos têm direito a z de reforma. Quanto maior for x e y maior a pensão; simples e principalmente justo!

Socialmente o Estado tem o dever de olhar para aqueles que não se conseguem manter com as suas reformas/economias...agora baixar a pensão a quem de direito descontou somas grandes durante vários anos para atingir determinado patamar/valor estou em total desacordo!

Mas porque é que a tua avó nunca arranjou um emprego mais bem pago ?:rolleyes: :(

Porque não arranjou uma cunha serve Omega?
Dou-te um exemplo: a irmã da minha avó é 10 anos mais nova do que ela. Era funcionária publica numa cresce. Teve sorte na altura porque teve uma boa cunha, a minha avó infelizmente não teve.
Continuando, reformou-se com 52 anos. A minha avó começou a trabalhar mais cedo do que ela e mesmo sendo mais velha 10 anos do que a irmã, só veio para a reforma depois dela. Pior do que isso a irmã dela veio ganhar mais para a reforma do que quando estáva a trabalhar. Ou seja, uns andam a trabalhar para o bem dos outros.
Comentários? acho que o melhor é não tentar comentar.
Se são todos os casos assim? Eu diria que os fp's do "antigamente" era quase 100% cunha. Actualmente não, e ainda bem que não é assim.
Mas não me querendo desviar do tópico, por muito que batam no ceguinho, este tipo de noticias revela muito do país que somos. Não me acredito que isto se passe por exemplo nos países nórdicos. E depois falam do hiato entre as classes socias.... já dizia o outro: falam falam...

Também me parecia que isto era uma guerra FP/Privados.....

Mas já agora só os FP têm rendimentos de € 1.000,00, € 2.000,00, € 3.000,00 /mês ??? Não os há na privada ?????

Vou dar um exemplo do que falo, e há centenas deles:

Do tempo do meu pai, havia a maioria das pessoas que iam para trabalhos forçados, que foi o caso dele. Havia outras pessoas que iam para outros trabalhos, tipo Correios ou algo assim (é também um exemplo)

Ao longo de décadas de imenso trabalho e descontos (de ambas as partes), chega-se a uma fase em que uma das partes sobressai face à outra (não me oponho).

No que toca à reforma, e porque a maioria dessas pessoas já o são, conseguimos obter diferenças abismais de reformas, como é obvio com diferenças também em certos períodos na vida activa no que diz respeito a descontos, mas nada de astronómico!

Já nas reformas, é uma miséria....

E no privado também há quem receba altos ordenados sim sr. Contudo, há que admitir que há imensos cargos na FP cuja remuneração é sinceramente algo de extraordinário tendo em conta as competencias e responsabilidades...

Eu trabalho no privado e enquadro-me no escalão liquido 1000-2000 mensais, mas garanto que justifico cada minuto do meu ordenado. Também há quem o faça com vigor na FP, mas não é a generalidade!

Peço desculpa ter fugido um pouco ao tema principal, mas gostaria de partilhar a minha opinião!

Abraço!

Eu sempre considerei estas reformas revoltantes:sh)

Na minha opinião, deveria existir um limite para as reformas perto dos 1500 euros (mas também para os descontos).

Omega, na sequência das minhas intervenções anteriores, obviamente que penso que a lei deveria permitir isso.

Tens noção que são os descontos destas reformas que mais ajudam a pagar as reformas baixas que de outra forma seriam ainda mais baixas, certo? [:p]

Quanto ao limite, não podia deixar de estar mais de acordo. É horrível o Estado obrigar uns a terem que sustentar por via dos seus descontos à SS ou caixa de aposentação, a reforma de outros. A redistribuição supostamente faz-se pelos impostos sobre o rendimento e consumo...

Mas o limite (que foi pensado nos tempos do Pina Moura)...não é possível na base da filosofia e, correspondente consequências financeiras do sistema actual.

São as reformas do pessoal que ganha mais que andam a sustentar as reformas dos que "precisam mais", como uns dizem.

A verdade crua da matemática do sistema é essa.

E como tal não interessa ao sistema, que para mais não funciona na base da capitalização mas na base dos impostos e gerações futuras, que se imponha um limite de descontos: as reformas mais baixas teriam que descer...inevitavelmente.

Por isso lá está...talvez fosse melhor não nos chocarmos com certas coisas por pura ingenuidade [;)][:p]

Última edição:
Tens noção que são os descontos destas reformas que mais ajudam a pagar as reformas baixas que de outra forma seriam ainda mais baixas, certo? [:p]

Quanto ao limite, não podia deixar de estar mais de acordo. É horrível o Estado obrigar uns a terem que sustentar por via dos seus descontos à SS ou caixa de aposentação, a reforma de outros. A redistribuição supostamente faz-se pelos impostos sobre o rendimento e consumo...

Mas o limite (que foi pensado nos tempos do Pina Moura)...não é possível na base da filosofia e, correspondente consequências financeiras do sistema actual.

São as reformas do pessoal que ganha mais que andam a sustentar as reformas dos que "precisam mais", como uns dizem.

A verdade crua da matemática do sistema é essa.

E como tal não interessa ao sistema, que para mais não funciona na base da capitalização mas na base dos impostos e gerações futuras, que se imponha um limite de descontos: as reformas mais baixas teriam que descer...inevitavelmente.

Por isso lá está...talvez fosse melhor não nos chocarmos com certas coisas por pura ingenuidade [;)][:p]

Não, não e não!!! Não concordo de maneira nenhuma.
São aqueles que andam 45 anos ou mais a descontar pouco porque ganham pouco que sustentam as reformas milionárias de muitos funcionários públicos.
É que o dinheiro todo junto de milhões de formiguinhas dá para pagar a boa vida de milhares de cigarras...

Não, não e não!!! Não concordo de maneira nenhuma.
São aqueles que andam 45 anos ou mais a descontar pouco porque ganham pouco que sustentam as reformas milionárias de muitos funcionários públicos.
É que o dinheiro todo junto de milhões de formiguinhas dá para pagar a boa vida de milhares de cigarras...

E os que andam 45 anos a descontar fortunas seja na FP ou no privado ficam a chuchar no dedo queres ver.

É como eu digo depois queixam-se de fuga de impostos e de tributações fora do país, sim porque por exemplo, para fazer descontos entre Portugal e Espanha vou mesmo escolher Portugal; é já a seguir[:D]

É caso para dizer, enfim....!

Li todos os Post para poder fundamentar uma opinião!

Ambos os lados têm razão

No entanto não posso deixar de tecer uma consideração sobre o facto de que deveria de ser considerado os anos de contributo ao estado e não apenas o valor que foi descontado mensalmente ou os últimos 15 anos (como foi até há bem pouco tempo)

Portanto considero que de facto existem injustiças reais nos valores das reformas, fruto principalmente da não quantificação dos anos de trabalho!

Por fim... quero acreditar que os sortudos (ou merecedores) que ganham 2500 a 5000€ por mês de reforma estejam a contribuir fortemente para o desenvolvimento do país e a preparar futuras gerações empreendedoras :)

E os que andam 45 anos a descontar fortunas seja na FP ou no privado ficam a chuchar no dedo queres ver.

Mas quem é que andou a descontar fortunas durante 45 anos na FP? Dá lá um exemplo de uma profissão?
Esses que ganham 2500€ de reforma ou mais trabalharam em geral apenas 35 anos, e só descontaram bem nos últimos anos...
Ou estás-te a referir aos deputados e outros "altos" cargos da nação que têm direito a reforma após uns anitos de "trabalho" e ainda podem acumular reformas com salários?

No sector privado é que pode haver queixas nesse aspecto porque acho que há um limite para a reforma do sector privado, e além disso é preciso sempre trabalhar até aos 65 anos.

Há várias profissões na FP que tem sido uma maravilha, o que vale é que já está a mudar, mas devia mudar muito mais, e digo isto não por inveja mas por uma questão de justiça.

Mais ajudam? Ajudam tanto como as contribuições mais baixas. Se por um lado as contribuições são mais elevadas, também os recebimentos o serão.

Atendendo a que, geralmente, as pessoas recebem mais do que aquilo que contribuem, é fácil de ver que quem desconta muito não contribui mais que os outros.

Claro que é... se for implementado de forma gradual e implicar o aumento do IRS sobre as reformas (com transferência temporária desse aumento para o fundo de pensões).

Faz algum sentido que o IRS dos reformados seja menor que o IRS dos jovens casais, cheios de encargos e com filhos a estudar?

Para mim... não.

Mas quem é que andou a descontar fortunas durante 45 anos na FP? Dá lá um exemplo de uma profissão?

Por exemplo os médicos. Normalmente trabalham durante mais anos para além da idade de reforma e não precisam de muito tempo (5 anos) para começarem a ganhar razoávelmente bem na FP basta 2 noites por semana, umas valentes horas extraordinárias por mês e se souberem tirar formação para estarem abilitados a exercer determinadas funções então é ouro sobre azul.

Esses que ganham 2500€ de reforma ou mais trabalharam em geral apenas 35 anos, e só descontaram bem nos últimos anos...
Ou estás-te a referir aos deputados e outros "altos" cargos da nação que têm direito a reforma após uns anitos de "trabalho" e ainda podem acumular reformas com salários?

No sector privado é que pode haver queixas nesse aspecto porque acho que há um limite para a reforma do sector privado, e além disso é preciso sempre trabalhar até aos 65 anos.

Há várias profissões na FP que tem sido uma maravilha, o que vale é que já está a mudar, mas devia mudar muito mais, e digo isto não por inveja mas por uma questão de justiça.

Para terminar relembro o que escrevi noutro post

(...)ganham x por y anos têm direito a z de reforma. Quanto maior for x e y maior a pensão; simples e principalmente justo!

Voltar
Superior