Reduzir o consumo

blupt

New member
Boas,

Eu sou mesmo leigo nisto, por isso perdoem-me se estiver a perguntar alguma coisa idiota.

É possível fazer alterações a um veículo para ficar com menos potência e consumir menos ?

Cumps

Um Nissan 1.4 SLX

Nos veículos onde dá, isso pode fazer-se como ? Reduzir a pressão da gasolina, chip ?

A longo prazo há consequências para o motor ?

Eu não sei se resolves o problema dessa maneira.

Se o carro debitar menos potência, para andar o mesmo vai necessitar de mais acelerador, e então gasta mais. Depois, cada motor tem as suas limitações naturais, que não podem ser ultrapassadas através de uma repro.

Talvez a melhor solução seja fazer uma revisão para garantir que o motor está em condições óptimas, e implementar técnicas de condução económicas (é só procurar no tópico). [;)]

Pois, é por isso que estava a perguntar.

Mas suponho que os chips que aumentam a potência, aumentam o consumo. E estava a pensar se o oposto também seria verdade.

Boas

È possível, e o modo mais fácil de se obter é através de uma reprogramação.

A título meramente indicativo, a FS-Speedfactor dispõe desse tipo de serviços:sh) aqui

Cump

Última edição:
Um Nissan 1.4 SLX

Nos veículos onde dá, isso pode fazer-se como ? Reduzir a pressão da gasolina, chip ?

A longo prazo há consequências para o motor ?

estamos a falar do nissan sunny N14 1.4 slx portanto, um carro que conheço muito bem.

Esse carro em bom estado faz médias de 6/7 litros aos 100km/h, com uma condução adequada, mas nada de andar quase parado.

tENDO em conta que é um carro a gasolina, é uma média muito boa, e dificilmente descerá disto!

Ou mete a GPL, ou então milagres não existem. Estás perante um dos carros mais económicos e fiáveis do mercado (e olha que é um 1400cc).[;)]

estamos a falar do nissan sunny N14 1.4 slx portanto, um carro que conheço muito bem.

Esse carro em bom estado faz médias de 6/7 litros aos 100km/h, com uma condução adequada, mas nada de andar quase parado.

tENDO em conta que é um carro a gasolina, é uma média muito boa, e dificilmente descerá disto!

Ou mete a GPL, ou então milagres não existem. Estás perante um dos carros mais económicos e fiáveis do mercado (e olha que é um 1400cc).[;)]

É isso mesmo blupt, monta gpl e não te preocupas mais!apr:)

O meu anda a gastar uns 8 litros . Mais ou menos 10 euros por cada 100km.

Pois, tou a pensar nisso, até porque faço grandes viagens nas férias, Itália, França, Holanda. Tou primeiro a ver o estado do carro para saber se vale o investimento.

Realmente o problema nem é do tanto do consumo. É três litros de gasolina custarem 5 euros ... [8b]

O meu anda a gastar uns 8 litros . Mais ou menos 10 euros por cada 100km.

Pois, tou a pensar nisso, até porque faço grandes viagens nas férias, Itália, França, Holanda. Tou primeiro a ver o estado do carro para saber se vale o investimento.

Realmente o problema nem é do tanto do consumo. É três litros de gasolina custarem 5 euros ... [8b]

Caro amigo, a gasolina está entre 1,37 e 1,40 litros! ou seja, se com 10€ fazes 100km o teu carro está a beber 7 litros aos 100/km, o que é uma média muito muito boa mesmo, mas nada de espantar nesse motor que é muito elástico e poupado!

Até te digo mais, dificilmente fazes médias dessas noutro motor do género (1400cc)

Última edição:
Caro amigo, a gasolina está entre 1,37 e 1,40 litros! ou seja, se com 10€ fazes 100km o teu carro está a beber 6 litros aos 100/km, o que é uma média muito muito boa mesmo, mas nada de espantar nesse motor que é muito elástico e poupado!
(1400cc)

Mais ou menos. 10 euros são 7 litros. O carro gasta um pouco mais que dez euros, pelo que calculo 7.5l/8l.

10€ - 100Km num Sunny 1.4? [:D]

Qual foi a piada que não percebi. É pouco, é muito ? [kiss]

Tamos a falar de condução economica, sem carga, sem passageiros.

Já agora alguém me pode confirmar se o motor é o GA14DS ou GA14DE (Sunny 1.4 SLX 16v 1994) ?

Última edição:
Nesse motor, possivelmente será ainda de carburador duplo, e com esses consumos tem que ser fora da cidade e bem.

Já cá passaram 2 1.6 e sei os consumos que faziam.

Dá uma média de 7,0........., e isso para um 1.4 em cidade não a faz.

Qual foi a piada que não percebi. É pouco, é muito ? [kiss]

Tamos a falar de condução economica, sem carga, sem passageiros.

Já agora alguém me pode confirmar se o motor é o GA14DS ou GA14DE (Sunny 1.4 SLX 16v 1994) ?

é o GA14 DE motor de injecção DOHC 16v

Nesse motor, possivelmente será ainda de carburador duplo, e com esses consumos tem que ser fora da cidade e bem.

Já cá passaram 2 1.6 e sei os consumos que faziam.

Dá uma média de 7,0........., e isso para um 1.4 em cidade não a faz.

nop, no N14 isso não existiu rapaiz nessa altura (só até 93)! por isso vira-te mas é po que percebes , rénous [:D] [:D]

o N14 faz 7 ou menos em Lisboa, nem digo só em Cidade, digo em Lisboa [:p]

e um Civic ESI tbem [:cool:]

Agora, se me disseres que nem toda a gente faz 7 num carro destes numa cidade, já digo que tens toda a razão renaultista quase volvista![:p]

Última edição:
Boas,

Eu sou mesmo leigo nisto, por isso perdoem-me se estiver a perguntar alguma coisa idiota.

É possível fazer alterações a um veículo para ficar com menos potência e consumir menos ?

Cumps

Podes sempre colocar um prego debaixo do acelerador [:D]

Agora a serio, mantendo uma manutenção cuidada e uma condução diferente pode-se sempre evitar aumentos de consumos de combustivel.

Se tu o dizes então é por que deve tar correcto, se bem que como nos Primera só chegaram a injecção aos 1.6 em 94, pensava que os 1.4 do Sunny não teriam.

Quanto aos consumos, 7 em Lisboa nem um Corsa 1.2 faz.

Voltar
Superior