Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

Acho que não há motivos para "guerras".
Ganhou o SIM e agora cabe à Assembleia da República aprovar uma lei apropriada de acordo com o resultado do referendo.

Como disse anteriormente, considero a lei actual suficiente. A maioria das pessoas que votaram consideram que não é suficiente.

Agora, não se pense que o problema do aborto está resolvido com o voto SIM!

Já agora, quando estava a ouvir os comentários da vitória do SIM, uma senhora disse qualquer coisa do género: a partir de hoje as mulheres portuguesas e as familias portuguesas vão ter acesso a uma saúde condigna! Não deve ser em Portugal de certeza!

(Vai haver listas de espera para abortos? Quem vai pagar os abortos? São perguntas incomodas, mas têm lógica. Não se anda a poupar na saúde? Não se quer criar um imposto para a saúde?)

Última edição:
há... esta porra parece a republica das bananas!

Se estão contra ou a favor que vão votar! Se não votam é porque tanto lhes faz...

Será que custa assim tanto tirar o cu do sofá para não deixar os outros decidir por eles? dasss... raio de povo este!

Mereciam era outra ditadura... já que não querem votar, ficavam proibidos de o fazer e de ter voz activa nos destinos do país! Afinal de contas parece que nada interessa... mas depois passam a vida a queixar-se que o governo isto e o governo aquilo! [8b][8b][8b]

Se fizessem um referendo sobre a OTA e o TGV ou alguns estádios que ai se construiram podes ter a certeza que eu tirava o cú do sofá e ia lá votar porque são assuntos que influenciam todos os portugueses e são importantes para a economia e desenvolvimento. [;)]

Se fizessem um referendo sobre o IA eu ia lá votar. Se fizessem um referendo...

Acho que já percebeste onde quero chegar, governados sem opinião já nós o somos, não é este referendo que vai mudar a minha vida nem o rumo do país.

Estão aí a falar da abstenção.

Na minha opinião, ela continuar a ser tão alta não tem muito haver com o pouco interesse que os portugueses têm em relação a esta matéria mas antes na complexidade da matéria, o "nim" é muito mais geral que o "sim" ou o "não", muitos não se comprometem, não assumem um lado, porque estão simultaneamente nos dois lados.

Neste tipo de coisas, poucos têm verdades absolutas, porque isso é perigoso e tende vertiginosamente para a inconsciência e a politiquice partidária que faz disto bandeira.

A verdade é que isto nunca devia ter ido a referendo em 98 PONTO

E os culpados, sabemos bem quem são: Guterres e Marcelo.

Se este país fosse pragmático, tinha-se encarado isto fundamentalmente como uma questão de saúde pública.

Se fizessem um referendo sobre a OTA e o TGV ou alguns estádios que ai se construiram podes ter a certeza que eu tirava o cú do sofá e ia lá votar porque são assuntos que influenciam todos os portugueses e são importantes para a economia e desenvolvimento. [;)]

Se fizessem um referendo sobre o IA eu ia lá votar. Se fizessem um referendo...

Acho que já percebeste onde quero chegar, governados sem opinião já nós o somos, não é este referendo que vai mudar a minha vida nem o rumo do país.

a tua não porque não és mulher! Mas é esse tipo de mentalidade que se deve alterar!

"Ah e tal, não me diz respeito nem quero saber"

Pronto... um dia pode ser que alguém que te é próximo (filha por exemplo) precise de algo para o qual nem sequer te deste ao trabalho de dar o teu voto num refendo sobre essa matéria e depois quero ver.

O voto é um direito e um DEVER!

a tua não porque não és mulher! Mas é esse tipo de mentalidade que se deve alterar!

"Ah e tal, não me diz respeito nem quero saber"

Pronto... um dia pode ser que alguém que te é próximo (filha por exemplo) precise de algo para o qual nem sequer te deste ao trabalho de dar o teu voto num refendo sobre essa matéria e depois quero ver.

O voto é um direito e um DEVER!

Pois, repara numa coisa... Se eu quiser ter o filho e a mulher não quiser? Eu depreendo pela questão que quem tem palavra final é a mulher certo? Então o que é que eu vou lá fazer para votar? Não deveria ser um referendo apenas para as mulheres? [;)] Mas acho giro falarem deste referendo como se o futuro do país dependesse dele.

Eu até acho que este assunto não é passível de referendo, muda-se a lei e acabou, já não estamos em 1940!

Última edição:
Por acaso este povo tem, e terá o que merece no futuro.

Digo isto face ao elevado numero do valor da abstenção.

Eu que estive em viagem desde 5ª Feira programei tudo para conseguir estar numa mesa de voto pelas 17.

E depois vejo um Colombo cheio com pessoal a fugir á chuva (mas fora de casa) e uma abstenção na zona de Lisboa superior a 50%. :mad:

Vamos longe assim vamos.

Como disse o Eliselotus ou perdem a faculdade de poderem votar ou este torna-se obrigatório com direito a multa a quem o não fizer.

Eu não percebo as pessoas que não querem saber porque dizem que não lhes toca...já nem falo nos familiares engravadirem por erro, mas e vocês? Não se podem relacionar com alguém, e apesar de usarem os contraceptivos, aqui falhar, e acontecer um azar? Isto pode acontecer ao zé, ao manel, ao joão, a mim...etc...como é que podem dizer que não tem directamente a ver?:sh)

Eu não percebo as pessoas que não querem saber porque dizem que não lhes toca...já nem falo nos familiares engravadirem por erro, mas e vocês? Não se podem relacionar com alguém, e apesar de usarem os contraceptivos, aqui falhar, e acontecer um azar? Isto pode acontecer ao zé, ao manel, ao joão, a mim...etc...como é que podem dizer que não tem directamente a ver?:sh)

O Mal calha sempre aos outros ... é sempre assim que irão pensar.

Pois, repara numa coisa... Se eu quiser ter o filho e a mulher não quiser? Eu depreendo pela questão que quem tem palavra final é a mulher certo? Então o que é que eu vou lá fazer para votar? Não deveria ser um referendo apenas para as mulheres? [;)]

Eu até acho que este assunto não é passível de referendo, muda-se a lei e acabou, já não estamos em 1940!

Quando quiseres ter um filho, planeias uma gravidez com uma mulher que também o queira! É assim que as coisas devem ser...

Se devia ser só para mulheres? Provavelmente sim, mas uma vez que tens a hipótese de ir dar o teu voto, porque raio hás-de deixar outro homem decidir por ti? É que o teu não voto abre caminho a uma decisão para o qual não és a favor.

Quanto a mudar a lei, salvo erro esta requer 2/3 da assembleia... e o referendo é a melhor maneira de abrir caminho a esses 2/3.

Esperemos que a lei proposta à Assembleia não seja idêntica à que foi proposta a referendo.

Pelo menos que se incluam as coisas positivas que foram ditas na campanha, sobretudo as sugestões e os alertas do "não", que evidenciaram que a lei que estava a ser proposta tinha lacunas graves e não seguia os parâmetros da maioria dos países da União Europeia.

Enfim, que haja bom senso. Afinal ainda há 40% dos votos que não devem ser esquecidos na sua totalidade.

É uma coisa q já se sabia mas Portugal é mto mal governado e a grande parte dos niveis. Mas o ponto é q as pessoas com algum poder de decisão são de facto ridiculos.

Basta ver as reacções aos resultados. Todos dizem q o Sim ganhou: "A maioria dos Portugueses votou sim". Mas estão enganados (ou preferem-se enganar a si próprios). A mioria dos Tugas... nem foi votar!

Outros dizem: Basta a maioria para se fazer o q o pvo manda. Então 5 milhoes dizem não lá vou (o q se calhar até pode querer dizer: Que anormais ainda não perceberam q essa coisa é para manter?) 3 milhoes dizem q sim e 2 milhões dizem q não.

Fazendo contas 3 milhoes dizem q sim e 7 milhões dizem não/não ao referendo.

Outra coisa ignominosa. Eles dizem q há q ser coerentes. O Sim ganhou por isso muda-se a lei. E eu pergunto quem é q ganhou há 8 anos?? Foi o não não foi. Pq é q os resultados desse referendo foram considerados letra morta e este não? Vai haver novo daqui a + 8 anos. E os politicos não fazem mais nada? Para q servem Estas cenas servem para anestesiar o povo de modo a não se aperceberem q tá td cada x mais na mm.

Onde está p Pacto da Justiça? Há uns regula/ e pco mais.

Urgências médicas entupidas? O pessoal q vá morrer longo mas é! E "de forma a sermos coerentes até vamos acabar com mais umas" dizem eles. É q o pessoal q morre a andar dum lado para o outro já não se queixa.

"Tás doente?", "queres um médico?" pergunta o Pinto de Sousa. "Arranja mas é um seguro de saúde seu pelintra!"

Nem o PSD se safa. A única coisa boa foi terem-no (ao Macedo) obrigado a esperar que os movimentos acabassem.

A RTP tb é uma bela porcaria. No painel principal de comentadores têm um a favor do Sim outra a favor do Sim mas como eu quero.

Enfim uma vergonha.

P.S. Lamento a parte do off-topic.

Voltar
Superior