Regras à mesa

OffGirl

New member
Olá a todos!

Vim aqui hoje levantar uma questão que não é consensual, muito menos se aplica de igual forma em todos os lares...

O que é que, para vocês, é obrigatório ou completamente proibido à mesa?

Eu começo:

- quando eu digo "o jantar está na mesa!", o jantar está mesmo na mesa. Quero, gosto e exijo que toda a gente se sente a comer
- Jantamos sempre todos juntos
- Quem faz o jantar não levanta a mesa

Detesto:

- Ficar sozinha à mesa, porque os homens lá de casa se levantam e vão fazer outra coisa qualquer
- que demorem imenso tempo a vir para a mesa [:D]
- que se brinque com a comida

Não me importo, mas sei que há a quem importe:

- que o puto coma uma ou outra coisa com a mão (um pedaço de carne, por exemplo)
- não ver o telejornal às 20h
- Que não se coma a fruta à mesa, comendo muitas vezes no sofá e com a mão...

E que diferenças encontram entre as regras à mesa dos vossos pais/avós, e as vossas próprias regras (aqui, em harmonia com o cônjuge, por exemplo...)

Obrigada desde já pelas vossas respostas!

- quando eu digo "o jantar está na mesa!", o jantar está mesmo na mesa. Quero, gosto e exijo que toda a gente se sente a comer
Seria o ideal mas lá em casa é objetivo inatingível.

Idem lá em casa

No dia a dia não tem aplicação lá por casa.

Detesto:

- Ficar sozinha à mesa, porque os homens lá de casa se levantam e vão fazer outra coisa qualquer
- que se brinque com a comida
Subscrevo

- que o puto coma uma ou outra coisa com a mão (um pedaço de carne, por exemplo)
Não se come com as mãos.

- não ver o telejornal às 20h
Vê-se o das 21:00 na Sic Noticias

- Que não se coma a fruta à mesa, comendo muitas vezes no sofá e com a mão...
Só se sai da mesa quando se termina.

E que diferenças encontram entre as regras à mesa dos vossos pais/avós, e as vossas próprias regras (aqui, em harmonia com o cônjuge, por exemplo...)
Em relação às dos meus pais/avós nenhumas, em relação às dos pais/avós da minha consorte imagino que serão muitas.

Pão é obrigatório na mesa (isto é algo herdado dos meus pais, mas nem sempre se aplica - e cada vez menos).

É complicado dizer "obrigatório" ou "proibido", mas:

Sim
- jantar todos juntos (agora com o puto as coisas tornam-se mais difíceis, é usual comermos por "turnos")
- comer sempre à mesa
- telemóveis noutra divisão

Não
- não comer e ficar a olhar para o infinito
- estar constantemente a atender o telemóvel/telefone
- ir comer a sobremesa para o quarto/sofá/etc

Depois tens as regras básicas
- não comer/empurrar para o garfo com as mãos (tem de usar os talheres para se habituar)
- não mastigar de boca aberta
- não colocar cotovelos em cima da mesa nem as mãos por baixo da mesa
- etc

Dizia o meu pai: Quem dá pão, dá criação.

Portanto, a regra era ele saber à mesa, como nos tinha corrido o dia de escola ou trabalho. Geralmente, à mesa falava-se dos problemas da casa e da família. Era ali que nos passava "os bons costumes".

Comer de faca e garfo era obrigatório excepto frango de churrasco.[:D]
Quando a matriarca chamava para a mesa, havia uma tolerância de mais ou menos um minuto para lavar as mãos. Se nos demorávamos mais, já vínhamos comer com uma orelha vermelha.

Também detesto que se brinque com a comida. Quantas vezes ouvi a moral dos meninos que não têm que comer e nós a não engolir tudo o que a mãe punha no prato. A sopa era sempre o primeiro prato, sempre.

Hoje o que detesto mais, é usar guardanapos de papel. Ao domingo quando é em casa, a mesa é sempre posta a rigor. Com guardanapos de tecido.

Foi mais ou menos assim que eduquei a minha filha, e parece que a tradição continua.[:D]

Olá a todos!

Vim aqui hoje levantar uma questão que não é consensual, muito menos se aplica de igual forma em todos os lares...

Eu começo:

- quando eu digo "o jantar está na mesa!", o jantar está mesmo na mesa. Quero, gosto e exijo que toda a gente se sente a comer - A minha mãe chama um pouco antes de forma a estarmos todos, mas raramente funciona[:D]
- Jantamos sempre todos juntos - Por aqui igual(fala-se em jantar porque é a altura em que estamos todos, ao fim de semana é o almoço, já que nem sempre jantamos, lanche maior ou assim, exceptuando claro alguém doente ou alguém atrasado e não dê para esperar ou outra situação)
- Quem faz o jantar não levanta a mesa - Depende da altura do ano, geralmente é alternado, eu e a minha irmã.

Detesto:

- Ficar sozinha à mesa, porque os homens lá de casa se levantam e vão fazer outra coisa qualquer - Desde que haja comer que eles que façam o que quiserem[:D] mas sim os meus pais não gostam que andemos a passear enquanto alguém ainda está a comer e eu respeito e faço-o
- que se brinque com a comida - Igual por cá, mas não há putos, não acontece

- que o puto coma uma ou outra coisa com a mão (um pedaço de carne, por exemplo) - Se forem comidas que tenham ossos maiores tipo frango, entrecosto vai á mão, de resto é com talheres claro (quando era puto era conforme dava mais jeito, dizem que por vezes lá ia eu com a mão)
- não ver o telejornal às 20h - Se der tentamos ver, se não ninguém se queixa
- Que não se coma a fruta à mesa, comendo muitas vezes no sofá e com a mão... - Mais uma vez, não há putos, geralmente é á mesa, mas se entre refeições der a fome come-se onde der sempre com o devido cuidado de não manchar nada

Obrigada desde já pelas vossas respostas!
É mais ou menos isto.
As regras nos meus avós são basicamente as mesmas...
Também não pode faltar pão, e geralmente é onde se resolvem os assuntos mais importantes e pedidos especiais[:D]

Last edited:
Não se come com as mãos.

Supostamente é "bem" comer com as mãos quando a comida assim o exige. Por exemplo, com um belo piano ou peças com carne junto ao osso. De qualquer forma, depois de passar umas temporadas na Índia, já nada me aflige nesse sentido. Acho que até uma canja de galinha eles conseguiam comer com a mão. [:D]

Uma questão que geralmente divide o meu grupo de amigos é - comer ou não comer diretamente da travessa.

Eu sei que aflige muita gente, mas nada me sabe melhor do que roubar aquelas batatas fritas que sobraram ou tirar as ameijoas/canivetes/caracóis diretamente da travessa para aproveitar o molho. [br:)] [:p]

Não se come com as mãos.

Concordo, mas não me choca que o puto às vezes agarre qualquer coisa com a mão, mais dificil de espetar ou por na colher... ou que use o dedinho para empurrar para a colher... não faço disso um hábito, até porque não gosto, mas também não sou intransigente!

Só se sai da mesa quando se termina.

o problema é que às vezes uns terminam depois dos outros... geralmente a mãe... [:D]

Olá a todos!

Eu começo:

Quando era miúdo, em casa quer dos meus pais quer da maior parte do resto da família, éramos todos muito formais às refeições. Aprendi tantas regras que, sinceramente, acho que daria um bom mordomo![:D]

Em minha casa também há regras, mas eu encarreguei-me de as relativizar.
Cá em casa janta-se sempre que possível à mesa e em simultâneo. Não se usam telemóveis ou outros gadgets à mesa e também não se vê televisão. Ouve-se a música que estiver a dar no sistema de som, sempre baixinha. Só há uma excepção: dia de pizza/hamburger. Nesses dias, que geralmente são marcados consoante os jogos de futebol das competições europeias ou jogos de ténis do Grand Slam, comemos no sofá. Servem como válvula de escape face aos outros dias!

Quanto às maneiras, há coisas que cumprimos à risca e que até a mim por vezes custam, mas tenho que dar o exemplo:
- Comer sempre bem sentado (nada de pernas cruzadas ou pés em cima da cadeira);
- Não colocar os cotovelos em cima da mesa
- limpar os lábios antes de beber
- Dizer p.f. e obrigado quando se pedem coisas
- Não me importo muito que comam certas coisas com as mãos, desde que as limpem ou lavem bem.

De resto acho que é o básico.

Mas há uma coisa com a qual sou incapaz de conviver: Eu, "apesar" de ser homem, embirro muito com a idiossincrasia de ser a mulher da casa a preparar o jantar enquanto o resto da família aguarda refastelada no sofá, levantando-se apenas para ir comer. Mesmo que estes depois fiquem incumbidos da tarefa de levantar a mesa não me lixem, esta tarefa é muito mais simples e rápida do que a de fazer a comida, e serve apenas para apaziguar consciências.
Aliás, acho todo esse ritual da mulher a fazer a comidinha para o maridinho uma coisa totalmente antiga, bafienta, brega mesmo. Não estou obviamente a falar de divisão de tarefas equitativa e justa, mas sim daquelas situações em que sobra sempre para o mesmo.

Supostamente é "bem" comer com as mãos quando a comida assim o exige. Por exemplo, com um belo piano ou peças com carne junto ao osso. De qualquer forma, depois de passar umas temporadas na Índia, já nada me aflige nesse sentido. Acho que até uma canja de galinha eles conseguiam comer com a mão. [:D]

Uma questão que geralmente divide o meu grupo de amigos é - comer ou não comer diretamente da travessa.

Eu sei que aflige muita gente, mas nada me sabe melhor do que roubar aquelas batatas fritas que sobraram ou tirar as ameijoas/canivetes/caracóis diretamente da travessa para aproveitar o molho. [br:)] [:p]

Em casa... a salada é tirada directamente da saladeira. E o pão é molhado directamente no molho da travessa.

Fora... É uma "tristeza" [:D]

No meu caso quando me sento à mesa é para comer, ela é que poe e tira a mesa.
Quando eu me sento mais ninguem se senta depois de mim e só se levantam quando eu me levantar.
É permitido arrotar mas nunca mais alto que eu. De resto happy family. [kiss]

É complicado dizer "obrigatório" ou "proibido", mas:

Sim
- jantar todos juntos (agora com o puto as coisas tornam-se mais difíceis, é usual comermos por "turnos")
- comer sempre à mesa
- telemóveis noutra divisão

Não
- não comer e ficar a olhar para o infinito
- estar constantemente a atender o telemóvel/telefone
- ir comer a sobremesa para o quarto/sofá/etc

Depois tens as regras básicas
- não comer/empurrar para o garfo com as mãos (tem de usar os talheres para se habituar)
- não mastigar de boca aberta
- não colocar cotovelos em cima da mesa nem as mãos por baixo da mesa
- etc

O teu post em no seguimento do que eu pretendia com este tópico...
Para mim, comer a fruta no sofá não tem problema nenhum... mas percebo que não está 100% correcto... :sh)

Também não me choca nada... mas se calhar porque em casa dos meus pais nunca fizemos esse tipo de cerimonia. Claro que, em casa de outras pessoas, não o faço.

A única regra à mesa que me lembro com saudade era ao Domingo às 13h.

A minha mãe a mandar vir e o meu pai a mudar para a rtp1 para ver a F1 no meio dos "lamentos" por não se ver as notícias. :)

Obrigado PAI.

Supostamente é "bem" comer com as mãos
Bom, para não me acusarem de ser hipócrita vou fazer uma declaração de interesses. :)

Tenho 49 anos e sou um produto do eixo Linha do Estoril/Lapa/Alvalade. Dito isto, não, não me ensinaram de que era "bem" comer com as mãos. Ensinaram-me que não se come com as mãos assim como quando se está de fato nunca se tira o casaco, etc... :)

Concordo, mas não me choca que o puto às vezes agarre qualquer coisa com a mão, mais dificil de espetar ou por na colher... ou que use o dedinho para empurrar para a colher... não faço disso um hábito, até porque não gosto, mas também não sou intransigente!
Sim, mas lá em casa isso já não se aplica. Os meus pequenotes têm 17 e 20 anos. Esqueci de mencionar esse "pequeno" detalhe. [;)]

Last edited:
Sinceramente isto parece-me tudo incrivelmente arbitrário e do estilo "é assim porque eu digo". Daquelas pancas à portuguesa do tempo do Salazar.

Qual é mesmo o problema de ir para o sofá comer a sobremesa?

Quando era miúdo, em casa quer dos meus pais quer da maior parte do resto da família, éramos todos muito formais às refeições. Aprendi tantas regras que, sinceramente, acho que daria um bom mordomo![:D]

Em minha casa também há regras, mas eu encarreguei-me de as relativizar.
Cá em casa janta-se sempre que possível à mesa e em simultâneo. Não se usam telemóveis ou outros gadgets à mesa e também não se vê televisão. Ouve-se a música que estiver a dar no sistema de som, sempre baixinha. Só há uma excepção: dia de pizza/hamburger. Nesses dias, que geralmente são marcados consoante os jogos de futebol das competições europeias ou jogos de ténis do Grand Slam, comemos no sofá. Servem como válvula de escape face aos outros dias! - Por aqui, igual! Dia de jogo do Benfica (apenas e só de jogo do benfica) o jantar é qualquer coisa improvisada!

Quanto às maneiras, há coisas que cumprimos à risca e que até a mim por vezes custam, mas tenho que dar o exemplo:
- Comer sempre bem sentado (nada de pernas cruzadas ou pés em cima da cadeira); - O meu filho com três anos, só chega bem à mesa (para ver o que está a comer) se se sentar assim na cadeira... se eu fosse jantar a tua casa, o que farias? Pergunto porque passei por uma situação semelhante...
- Não colocar os cotovelos em cima da mesa
- limpar os lábios antes de beber - xi... desta, até me esqueço, às vezes... :sh)
- Dizer p.f. e obrigado quando se pedem coisas
- Não me importo muito que comam certas coisas com as mãos, desde que as limpem ou lavem bem.

De resto acho que é o básico.

Mas há uma coisa com a qual sou incapaz de conviver: Eu, "apesar" de ser homem, embirro muito com a idiossincrasia de ser a mulher da casa a preparar o jantar enquanto o resto da família aguarda refastelada no sofá, levantando-se apenas para ir comer. Mesmo que estes depois fiquem incumbidos da tarefa de levantar a mesa não me lixem, esta tarefa é muito mais simples e rápida do que a de fazer a comida, e serve apenas para apaziguar consciências.
Aliás, acho todo esse ritual da mulher a fazer a comidinha para o maridinho uma coisa totalmente antiga, bafienta, brega mesmo. Não estou obviamente a falar de divisão de tarefas equitativa e justa, mas sim daquelas situações em que sobra sempre para o mesmo.

Quanto ao último parágrafo (o resto está a bold), por um lado concordo contigo. Por outro, faço muitas mais vezes o jantar do que o meu marido... mas também nunca aspiro, nunca mudo as areias ao gato... entre muitas outras coisas... é daquelas cedencias que não nos importamos de fazer, nas relações, quando há reciprocidade... não é uma questão de idiossincrasia, mas sim de aptidão e vontade...

Eu nem falei nisso porque são coisas que relativizo(acho que estou a meter a palavra no sitio certo[:D]) entre outras, e cá em casa não há muita cerimónia nem discussão neste campo, e felizmente(ou não, porque assim nunca se chega a rico[:)]) todos gostamos de comer e comer bem.
A primeira vez todos tiram ou alguém tira para os outros uma porção de batatas fritas(exemplo) depois quando começam a ser poucas, lá vai um ou outro que só quer mais 2 ou 3, não me importo, molhos e assim é normal, mas em petiscos, comida de mesa quem quer tira molho para o seu prato...
Quanto ás batatas, irrita-me mais é, não querem comer mais, arrumam talheres e tudo, mas depois andam ali a "depenicar" 1/2 batatas, e ainda gente a comer, respondo logo, "se queres comer tira de uma vez mas comes mais carne também" eu sei que parece estúpido, tendo em conta o que disse antes, mas é a diferença entre ainda ter por exemplo um pouco de carne e ser para acompanhar, e ter talheres arrumados e andar lá a tirar uma e outra.
A salada cá é sempre da saladeira, não gosto de meter no prato, quando vou a casa de alguém, lá faço o frete de meter no prato...

Comer da travessa ja o fiz, entre amigos num restaurante, daqueles de diárias em que a dose de um é a travessa(daquelas medias/pequenas)

Last edited:
Em casa... a salada é tirada directamente da saladeira. E o pão é molhado directamente no molho da travessa.

Fora... É uma "tristeza" [:D]
Absolutamente proibido... Embora a minha mulher que é lá do Ribatejo o faça com frequência. [:D]

Back