Regras à mesa

Lá em casa todos acatam as regras. As refeições são sempre em conjunto, sempre à mesa e nunca no sofá, quando o jantar está na mesa não há tolerância para demorar a sentar, só se levantam quando termina a refeição. Ninguém come de boca aberta, não há cotovelos na mesa, ninguém fala e vê-se televisão.

É fácil haver regras quando se vive sozinha. [:D]

Certo, mas cada um "dita" as suas regras...

Por exemplo, no meu caso, em férias a regra da fruta não se aplica. Quantas vezes almoçamos, e vamos para o pátio comer a sobremesa (fruta ou gelado), e depois alguém vai dentro de casa buscar os cafés.
São situações diferentes, com regras diferentes.

Outra coisa que detesto, mas tenho de viver com isso, é malta que se levanta a meio da refeição para ir fumar um cigarro...

Claro, por isso é que abri o tópico... precisamente por haver tanta diferença entre nós, e também entre os nossos pais ou avós, e nós mesmos...

Levantar a meio da refeição para um cigarro também me "comicha"...

Absolutamente proibido... Embora a minha mulher que é lá do Ribatejo o faça com frequência. [:D]

A minha mãe passa-se, já a minha namorada tolera...

Em casa de amigos a salada vai sempre para o prato, já a questão do molho, depende do grau de confiança com os mesmos.

Apesar de os meus pais me terem ensinado quase todas as regras descritas até agora neste tópico, e eu ser capaz de as implementar, há algumas que faço questão de ignorar no dia-a-dia.

Muitas das regras acabam por prejudicar a forma "lúdica" como encaro a refeição. Adoro comer, adoro passar horas à mesa numa boa conversa descontraída e a degustar um bom repasto, seja num ambiente mais formal ou num ambiente completamente informal. Munido de uma navalha, copo, garrafão e uma travessa de comida...

Obviamente que pretendo incutir as regras à descendência, que ainda não existe, até porque me faz muita confusão ver crianças (e adultos) sem maneiras à mesa.

PS: Tal como a tua esposa, também sou Ribatejano. [:D]

Os meus, mal entro em casa, são colocados a vibrar e no hall. Não vão nem para a cozinha nem para o quarto.

Só têm autorização para ir à sala e ao WC de vez em quando. Sim, estou a falar de telemóveis, não de cães ou gatos [:D]

PS: Não podes deixar de atender porquê?

Porque o facto de haver jantar depende muitas vezes de atender o telemóvel [:D]

Duas das minhas actividades profissionais assim o exigem. Uma delas tem a ver com bombeiros

Em casa, cumprem-se todas as regras de boa educação(já enumeradas algumas neste tópico)
Existem contudo algumas excepções, ou seja, quando não são cumpridas (em casa), não há problema de maior:

- Postura à mesa: somos uma família relaxada, educada mas flexível, de modo que entre nós permitimos posturas mais relaxadas, embora nunca as que possam ferir o respeito e a convivência sana.(exemplo: pernas cruzadas e às vezes meio que mal sentado, temporariamente, desde que elegante, levantar sem pedir licença para se ir buscar água,...).

Outro exemplo: cotovelos à mesa: Não existe motivo para que, actualmente, seja mantida esta regra (alguém sabe porque existe?)
Apenas cumpro essa regra fora de casa, por condicionamento social.

Outra coisa: Em minha casa não há lugares marcados à mesa, cada qual senta-se onde desejar nesse dia. Fazemos isto como auto-aviso no modo de encarar a vida (nada é certo ou garantido; a vida é uma luta constante por um lugar ao sol; a autoridade deve ser respeitada mas sobretudo merecida; um não à figura "homem da casa", somos todos da casa).

(...)

Outra coisa que detesto, mas tenho de viver com isso, é malta que se levanta a meio da refeição para ir fumar um cigarro...

(...)

Em refeições normais nunca o faço. Mas naquelas almoçaradas/jantaradas de amigos que duram eternidades, é quase impossível não o fazer pelo menos entre a refeição e o café/sobremesa.

Quando digo "cruzada" não é essa posição, mas o tipo cruzar de uma perna por cima da outra ou, pior ainda, aquela posição em que se coloca uma perna debaixo do rabo. Esse cruzar de pernas de que falas acho perfeitamente natural.

Entendido [;)]

Claro, por isso é que abri o tópico... precisamente por haver tanta diferença entre nós, e também entre os nossos pais ou avós, e nós mesmos...

Sim, mas daqui a pouco vai haver malta a tentar impor as suas e a criticar as dos outros...

Eu tento seguir as regras que os meus pais me ensinaram. Sempre foram bastante rigorosos no que respeita a maneiras à mesa. A minha mulher segue o mesmo, embora os meus sogros sejam mais permissivos.
Regra fundamental: Não há TV na cozinha e jantamos todos juntos. A refeição é o único momento do dia de semana em que estamos todos juntos. É para pôr a conversa em dia e saber como correu a escola, etc. É um tempo muito importante.
Tenho 2 crianças pequenas que estão ainda em fase de aprendizagem (3 e 6 anos). A minha luta é com:

- "senta-te direito"
- "o garfo é que vai à boca e não a boca ao garfo"
- "não se levantam enquanto não acabarmos"
-"cotovelos fora da mesa"
- "não sorver"
-"não bater com a colher nos dentes"
- etc...

É uma luta diária e chega a ser desgastante....mas somos pais e temos de levar a cabo este papel, custe o que custar.
Comer com as mãos, desde que a comida o justifique (entrecosto, marisco), sem problema.

Nesta fase já estou a incutir nos meus filhos a necessidade de ajudar a levantar e a pôr a mesa e a arrumar a louça à saída da máquina de lavar, etc. O mais velho já põe a mesa, dia sim dia não. Já começa a ser rotina e ele não se importa.
Aqui quem faz as refeições sou eu - o homem - e ninguém fica refastelado, visto que a minha mulher está a dar banho aos miúdos.

Porque o facto de haver jantar depende muitas vezes de atender o telemóvel [:D]

Duas das minhas actividades profissionais assim o exigem. Uma delas tem a ver com bombeiros

Entendido [;)]

Há pessoal que é obrigado pelas "actividades sociais" (FB e afins)... isso aí já me mete mais confusão!

Em refeições normais nunca o faço. Mas naquelas almoçaradas/jantaradas de amigos que duram eternidades, é quase impossível não o fazer pelo menos entre a refeição e o café/sobremesa.

Aí é compreensível. Eu que não fumo, por vezes levanto-me para ir espairecer (e arranjar mais espaço para comer) [:D]

Para mim não é só "porque sim". É uma questão de disciplina. Que quando não acontece à mesa, é muito provável que não aconteça em outras situações de convivência em sociedade. Num restaurante, por exemplo.
Comer num restaurante não é a mesma coisa que comer em casa. Tal como um jantar formal não é a mesma coisa que um jantar entre amigos, por exemplo. Se calhar também é importante ensinar essa distinção, digo eu.

Ok... também o faço... mas lá está, é fora da refeição em família... Apenas nesses jantares eternos!

Mais ou menos... Foi como disse aqui em cima... Se for uma jantarada ou almoçarada de amigos, até o faço. Mas única e exclusivamente nesse caso. Em familia não, não tolero... e muito menos o faço.
Não sei se é correcto ou não, mas para mim é daquelas coisas... já os meus pais, duvido que aceitassem tanto numa, como noutra situação...

Entendido [;)]

Há pessoal que é obrigado pelas "actividades sociais" (FB e afins)... isso aí já me mete mais confusão!

Aí é compreensível. Eu que não fumo, por vezes levanto-me para ir espairecer (e arranjar mais espaço para comer) [:D]
Essa é a normal...[:D] Cá e lá, ninguém fuma, uma ou outra visita que fume, durante a refeição não é muito bem visto, fora disso e desde que seja longe de casa está á vontade.
Jantares/Almoços principalmente lá na "terra" com a comida feita pela minha avó ou pelo avô(assados no forno a lenha[br:)][br:)] agora bateu a nostalgia e o almoço que aqui tenho nem vai cair bem[:D]) e a sobremesa feita pelos mais "recentes", a familia toda, 2h de refeição, ao fim do prato vai-se ver as flores no jardim, passado um pouco já se ouve "Quem quer sobremesa?!" aí tá na hora de voltar[:D]

Outro exemplo: cotovelos à mesa: Não existe motivo para que, actualmente, seja mantida esta regra (alguém sabe porque existe?)
Apenas cumpro essa regra fora de casa, por condicionamento social.

Deste a resposta à tua própria pergunta! A maior parte das regras existe por condicionamento social, por necessidade de haver sentimento de pertença a um grupo que identifique e reconheça cada pessoa como um dos seus membros.

Voltar
Superior