Regras à mesa

Sinceramente isto parece-me tudo incrivelmente arbitrário e do estilo "é assim porque eu digo". Daquelas pancas à portuguesa do tempo do Salazar.

Qual é mesmo o problema de ir para o sofá comer a sobremesa?

Para mim não é só "porque sim". É uma questão de disciplina. Que quando não acontece à mesa, é muito provável que não aconteça em outras situações de convivência em sociedade. Num restaurante, por exemplo.

Sinceramente isto parece-me tudo incrivelmente arbitrário e do estilo "é assim porque eu digo". Daquelas pancas à portuguesa do tempo do Salazar.

Foi por isso que criei este tópico... porque as regras mudam muito, as educações também... e se muitas vezes um pai super controlador dá num filho super à vontade, muitas vezes não acontece assim...

E não é só... em minha casa comer a sobremesa no sofá não tem problema nenhum... mas quando fui a casa de um amigo que ficou todo f$&"("=($ porque o meu filho estava a comer uma maça no sofá............. eu não gostei, mas estava na casa dele... E pensei "hás-de ter os teus filhos. e aí a intransigência vai-se pelo buraco..."

- Comer sempre bem sentado (nada de pernas cruzadas ou pés em cima da cadeira);

Pernas cruzadas como? Eu costumo cruzar debaixo da cadeira, é uma forma de evitar levar pontapés de quem gosta de se esticar...

O teu post em no seguimento do que eu pretendia com este tópico...
Para mim, comer a fruta no sofá não tem problema nenhum... mas percebo que não está 100% correcto... :sh)

Para mim, a fruta é parte da refeição. Quem diz "fruta" diz sobremesa: frutas, doces, etc.

Se vai a fruta, porque não o prato ou a sopa? E no fim acaba cada um a comer numa divisão diferente...

Para mim não é só "porque sim". É uma questão de disciplina. Que quando não acontece à mesa, é muito provável que não aconteça em outras situações de convivência em sociedade. Num restaurante, por exemplo.

Verdade! Eu me confesso! Não num restaurante (geralmente no restaurante o bichinho é mais controlável do que em casa [:D][:D] ) mas na casa de amigos... O que só me deixou mais triste, mas tive que respeitar!

Bom, para não me acusarem de ser hipócrita vou fazer uma declaração de interesses. :)

Tenho 49 anos e sou um produto do eixo Linha do Estoril/Lapa/Alvalade. Dito isto, não, não me ensinaram de que era "bem" comer com as mãos. Ensinaram-me que não se como com as mãos, que quando de fato nunca se tira o casaco, etc... :)

Sim, mas lá em casa isso já não se aplica. Os meus pequenotes têm 17 e 20 anos. Esqueci de mencionar esse "pequeno" detalhe. [;)]

Também tinhas que te vestir para as refeições e fazer uma oraçãozinha antes de comer? Os meus pais nunca fizeram nada disso, mas a minha avó sim. Falo obviamente dos almoços e jantares de família ao fim-de-semana ou épocas festivas, e não todos os dias, mas a minha avó insistia que quer adultos quer crianças fossem bem apresentados para a mesa, e mandava sempre alguém agradecer pela refeição (ia rodando entre os adultos).

Infelizmente, sou um poço de maus exemplos

Algumas coisas foram completamente alteradas para pior

raramente conseguimos estar á mesa ás 8 horas (nos meus pais era assim)
tentamos falar dos assuntos do dia, e por vezes os miudos levantam-se e nós ficamos á mesa
os telemoveis infelizmente, não podem deixar de ser atendidos

ainda mastigamos de boca fechada, lavamos as mãos antes da refeição e não pomos os cotovelos em cima da mesa. Algumas coisas comemos com as mãos, pq assim é que se comem. (tipo homem das cavernas)

Dificil, dificil é estar a jogar o Benfica e não conseguir ver [:D]

Bom, para não me acusarem de ser hipócrita vou fazer uma declaração de interesses. :)

Tenho 49 anos e sou um produto do eixo Linha do Estoril/Lapa/Alvalade. Dito isto, não, não me ensinaram de que era "bem" comer com as mãos. Ensinaram-me que não se come com as mãos assim como quando se está de fato nunca se tira o casaco, etc... :)

O meu comentário do "bem" não foi para ti, foi porque me explicaram recentemente que a "etiqueta" supostamente mudou e que nos casos em que vais fazer má figura com talheres (como por exemplo a "rapar" um osso de entrecosto), é preferível comeres com a mão. Estou a vender o peixe pelo preço que comprei. [;)]

Mas sim, lá em casa entrecosto é com as mãos e tanto o casaco do fato como a gravata só andam no sitio o mínimo de tempo indispensável - lugares e encontros "públicos", especialmente com clientes. [:p]

Para mim, a fruta é parte da refeição. Quem diz "fruta" diz sobremesa: frutas, doces, etc.

Se vai a fruta, porque não o prato ou a sopa? E no fim acaba cada um a comer numa divisão diferente...

Percebo o teu ponto de vista... sopa e prato são na mesa... Mas por mim falo... Às vezes janto, levanto-me para qualquer coisa, e depois é que como a fruta... não me sabe tão bem se for imediatamente a seguir ao prato...

Também tinhas que te vestir para as refeições e fazer uma oraçãozinha antes de comer? Os meus pais nunca fizeram nada disso, mas a minha avó sim. Falo obviamente dos almoços e jantares de família ao fim-de-semana ou épocas festivas, e não todos os dias, mas a minha avó insistia que quer adultos quer crianças fossem bem apresentados para a mesa, e mandava sempre alguém agradecer pela refeição (ia rodando entre os adultos).
Não, isso já não. :)

O meu comentário do "bem" não foi para ti, foi porque me explicaram recentemente que a "etiqueta" supostamente mudou e que nos casos em que vais fazer má figura com talheres (como por exemplo a "rapar" um osso de entrecosto), é preferível comeres com a mão. Estou a vender o peixe pelo preço que comprei.
icon_smile_wink.gif
Acho que não mudou. :)

os telemoveis infelizmente, não podem deixar de ser atendidos

Os meus, mal entro em casa, são colocados a vibrar e no hall. Não vão nem para a cozinha nem para o quarto.

Só têm autorização para ir à sala e ao WC de vez em quando. Sim, estou a falar de telemóveis, não de cães ou gatos [:D]

PS: Não podes deixar de atender porquê?

mas a minha avó insistia que quer adultos quer crianças fossem bem apresentados para a mesa

Eu não tive essa educação, mas em casa da minha namorada é assim. Bem apresentados à mesa, não há cá pijamas, nem t-shirts de andar por casa. Também não há tachos nem frigideiras em cima da mesa. Vem tudo em travessas. E garrafas em cima da mesa também não. O que eu me passo quando tenho que andar à procura da garrafa. [:D]

Pernas cruzadas como? Eu costumo cruzar debaixo da cadeira, é uma forma de evitar levar pontapés de quem gosta de se esticar...

Quando digo "cruzada" não é essa posição, mas o tipo cruzar de uma perna por cima da outra ou, pior ainda, aquela posição em que se coloca uma perna debaixo do rabo. Esse cruzar de pernas de que falas acho perfeitamente natural.

Além da javardice e de o momento deixar de ser de convivio ?

Quem tem filhos sabe da importância das regras e limites. [;)]

Infelizmente, sou um poço de maus exemplos

Algumas coisas foram completamente alteradas para pior

raramente conseguimos estar á mesa ás 8 horas (nos meus pais era assim) - não faço questão disso... desde que na hora, estejam todos à mesa.
tentamos falar dos assuntos do dia, e por vezes os miudos levantam-se e nós ficamos á mesa - check... infelizmente...
os telemoveis infelizmente, não podem deixar de ser atendidos - esta consigo manter. jantar é sem tlm por perto.

ainda mastigamos de boca fechada, lavamos as mãos antes da refeição e não pomos os cotovelos em cima da mesa. Algumas coisas comemos com as mãos, pq assim é que se comem. (tipo homem das cavernas)

Dificil, dificil é estar a jogar o Benfica e não conseguir ver [:D]

Ver a bold. Quanto ao Benfica, a minha grande dor de cabeça são os jogos à hora de jantar...

Eu não tive essa educação, mas em casa da minha namorada é assim. Bem apresentados à mesa, não há cá pijamas, nem t-shirts de andar por casa. Também não há tachos nem frigideiras em cima da mesa. Vem tudo em travessas. E garrafas em cima da mesa também não. O que eu me passo quando tenho que andar à procura da garrafa. [:D]
Lá por casa é mais ou menos assim... E digo mais ou menos apenas porque a minha mulher ribatejana dá cabo da boa educações estorilense. [:D]

Percebo o teu ponto de vista... sopa e prato são na mesa... Mas por mim falo... Às vezes janto, levanto-me para qualquer coisa, e depois é que como a fruta... não me sabe tão bem se for imediatamente a seguir ao prato...

Certo, mas cada um "dita" as suas regras...

Por exemplo, no meu caso, em férias a regra da fruta não se aplica. Quantas vezes almoçamos, e vamos para o pátio comer a sobremesa (fruta ou gelado), e depois alguém vai dentro de casa buscar os cafés.
São situações diferentes, com regras diferentes.

Outra coisa que detesto, mas tenho de viver com isso, é malta que se levanta a meio da refeição para ir fumar um cigarro...

No dia a dia a comida vai para a mesa empratada.
Há que saber comer bem sentado de garfo e faca e mastigar de boca fechada.
A sobremesa é comida à mesa, e o café e o chá na sala.
Nada de brinquedos, tablet, ou itens semelhantes à mesa.

Quanto ao comer com as mãos, para mim há certos pratos que se prestam a isso, quase nem sabem tão bem se for de faca a garfo. Certos mariscos, sardinha, crepes estilo asiático que se vão mergulhando em vários molhos, caracóis...

Agora nesta altura do ano as refeições fazem-se muito no quintal... Aí o ambiente é mais descontraído.

Guardanapos, de tecido, sempre. Muito mais ecologicos e acabam por ficar bem mais baratos.

Além da javardice e de o momento deixar de ser de convivio ?

Quem tem filhos sabe da importância das regras e limites. [;)]

Eu tenho filhos... um... e deixo-o comer a fruta no sofá. Aliás, quantas vezes não comemos os dois a fruta da mesma tigela... e não é por isso que somos javardos ou que deixamos de conviver... até porque nessa altura o pai também já comeu, e o convívio passa para a sala ou para a cozinha..

O que seria das regras se não houvesse uma cedência de quando em vez? [;)]

Voltar
Superior