Remoção do fap

Dos vários carros com FAP que já utilizei, em todos eles consegui obter os valores de consumos declarados.
Em depósitos inteiros, com n regenerações realizadas.
E agora em que ficamos?

Deves ser caso único.
Ainda o mês passado, a PSA submeteu três dos seu modelos a testes de consumo em situações reais e os consumos foram quase 2 litros superiores ao homologado.
Segundo a PSA, mais 30 dos seus modelos irão fazer o mesmo teste e os resultados divulgados até ao verão deste ano.

Os valores apurados para o Peugeot 308 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 Allure, Citroën C4 Grand Picasso 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 Exclusive e DS 3 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 So Chic resultam de medições inspiradas pelo projeto europeu RDE (“Real Driving Emissions”).
Veículos testadosPEUGEOT 3081.6 BlueHDi 120
S&S CVM6
Allure

[TD="width: 132"] CITROËN C4GRAND PICASSO
1.6 BlueHDi 120
S&S CVM6 Exclusive
[/TD]
[TD="width: 115"] DS 31.6 BlueHDi 120
S&S CVM6
So Chic
[/TD]

[TD="width: 274"] Consumo medido no protocolo (l/100 km) [/TD]
[TD="width: 104"] 5,0 [/TD]
[TD="width: 132"] 5,6 [/TD]
[TD="width: 115"] 4,9 [/TD]

[TD="width: 274"] Consumo clientes – inquéritos (l/100 km) [/TD]
[TD="width: 104"] 5,0 / 5,1 [/TD]
[TD="width: 132"] 5,5 / 5,7 [/TD]
[TD="width: 115"] 5,1 / 5,3 [/TD]
As primeiras medições são assim comparáveis às registadas pelos clientes e obtidas a partir dos inquéritos independentes feitos aos condutores habituais das viaturas.
O protocolo definido com a Organização Não Governamental Transport & Environment definiu a condução em vias públicas, abertas ao tráfego, nos arredores de Paris (25,5 km em áreas urbanas, 39,7 km em zonas extra-urbanas e 31,1 km em autoestrada) em condições reais de condução (uso de ar condicionado, peso de bagagens e passageiros, declives, etc….).

Aqui

Last edited:
Uma boa questão.

E como temos tido conhecimento da forma como as marcas se comportam nos ciclos de homologação... Não é VAG? [:)]

Mesmo [;)] Devem ser compostos por rosas e oleo de amendoas doces [:D]

O meu petroleiro, quando anda nas regeneraçoes dele, é um fedor que ate mete impressao [;)] Devem ser pouco nocivos devem [;)]

Aquando das regenerações os únicos parâmetros que são alterados, são a quantidade de combustível injetado e consequentemente as temperaturas do processo. OK, o aumento de temperatura pode originar a emissão de alguns outros compostos. O aumento da quantidade de combustível obviamente que aumenta todas as emissões (é proporcional). Mas é só durante aquele período de tempo. Se a média final for igual à de um carro sem FAP, as emissões serão as mesmas.

Agora uma coisa é certa, e isso é aquilo que vocês estão a dar a entender, se apenas há uma alteração na quantidade de combustível introduzido e nas temperaturas, então não podem surgir compostos de onde originalmente não existiam. Se não há chumbo, não se forma chumbo, se entram 0,5% de enxofre não podem quantidades superiores a essas, idem para o Azoto, etc.

Dos vários carros com FAP que já utilizei, em todos eles consegui obter os valores de consumos declarados.
Em depósitos inteiros, com n regenerações realizadas.
E agora em que ficamos?

Parabéns.

Mas se só fizeres estrada, o consumo que deves ter em conta é o extra-urbano e não o misto. Tal como em cidade deves ter em conta o urbano... mas muita gente só olha para o misto.

Eu reprogramo te o cb para te dar consumos de 2 litros para ficares com um sorriso de orelha a orelha .

Quem gosta de conduzir com todas as premissas associadas nao vai escolher um diesel .

Um diesel só gasoila 😁

Deves ser caso único.
Ainda o mês passado, a PSA submeteu três dos seu modelos a testes de consumo em situações reais e os consumos foram quase 2 litros superiores ao homologado.
Segundo a PSA, mais 30 dos seus modelos irão fazer o mesmo teste e os resultados divulgados até ao verão deste ano.

Os valores apurados para o Peugeot 308 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 Allure, Citroën C4 Grand Picasso 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 Exclusive e DS 3 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 So Chic resultam de medições inspiradas pelo projeto europeu RDE (“Real Driving Emissions”).
Veículos testadosPEUGEOT 3081.6 BlueHDi 120
S&S CVM6
Allure

[TD="width: 132"] CITROËN C4GRAND PICASSO
1.6 BlueHDi 120
S&S CVM6 Exclusive
[/TD]
[TD="width: 115"] DS 31.6 BlueHDi 120
S&S CVM6
So Chic
[/TD]

[TD="width: 274"] Consumo medido no protocolo (l/100 km) [/TD]
[TD="width: 104"] 5,0 [/TD]
[TD="width: 132"] 5,6 [/TD]
[TD="width: 115"] 4,9 [/TD]

[TD="width: 274"] Consumo clientes – inquéritos (l/100 km) [/TD]
[TD="width: 104"] 5,0 / 5,1 [/TD]
[TD="width: 132"] 5,5 / 5,7 [/TD]
[TD="width: 115"] 5,1 / 5,3 [/TD]
As primeiras medições são assim comparáveis às registadas pelos clientes e obtidas a partir dos inquéritos independentes feitos aos condutores habituais das viaturas.
O protocolo definido com a Organização Não Governamental Transport & Environment definiu a condução em vias públicas, abertas ao tráfego, nos arredores de Paris (25,5 km em áreas urbanas, 39,7 km em zonas extra-urbanas e 31,1 km em autoestrada) em condições reais de condução (uso de ar condicionado, peso de bagagens e passageiros, declives, etc….).

Aqui

Por acaso o único PSA que conduzi nos últimos tempos foi um C4 1.6 HDI de 110 CV em que lhe meti o CB a marcar 2,9 L/100 Km em 200 Km de acumulado. Anda por aí a foto.

Por acaso dependo! [:D]
E se fosse a gasolina, podes ter a certeza que não era tão f€liz! [:cool:]

Sobre as pérolas e os porcos, tens-te em muito boa estima.
Já eu não tenho interesse em mandar pérolas (esse deves ser tu, porque não te deves reconhecer no lado dos "porcos").
Portanto continua lá com as tuas "pérolas" que os porcos cá se entendem... [:cool:]
É. É como eu esperava. Não atinges. Fica no teu mundo perfeito regado ao melhor diesel. Vai-te fazer muito bem.

Por acaso o único PSA que conduzi nos últimos tempos foi um C4 1.6 HDI de 110 CV em que lhe meti o CB a marcar 2,9 L/100 Km em 200 Km de acumulado. Anda por aí a foto.

Não me vais querer dizer que isso foi numa condução "normal", ou vais? O hypermiling é um "desporto" e não é o tipo de condução praticado pela generalidade dos condutores.

Bem, eu também já consegui fazer em EN numa condução "normal" uma viagem de 265km com um consumo real (até terminar o GPL) de 6,1L... dá um consumo real de também 2,9L de diesel ou 2,3L de gasolina...

Mas isso foi numa viagem... em cidade anda com mais dois litros acima de média... cerca de mais €1 por cada 100km.

Não me vais querer dizer que isso foi numa condução "normal", ou vais? O hypermiling é um "desporto" e não é o tipo de condução praticado pela generalidade dos condutores.

Olha não enchi os pneus para pressões xpto, não andei à pala de camiões, não rebocaram o carro, não o desengatei, não fiz nada de ilícito.
Mas fiz uma velocidade média de 73 Km/H, a contar com paragens e trânsito e a velocidade máxima foram 110 Km/H. Maioritariamente em nacional, mas tiradas de AE e muito pouca cidade.

Bem, eu também já consegui fazer em EN numa condução "normal" uma viagem de 265km com um consumo real (até terminar o GPL) de 6,1L... dá um consumo real de também 2,9L de diesel ou 2,3L de gasolina...

Mas isso foi numa viagem... em cidade anda com mais dois litros acima de média... cerca de mais €1 por cada 100km.

Isso quer dizer que em situações em que possas normalmente gastar 6 L/100 Km de gasolina, passas a gastar cerca de 16 L/100 Km de GPL?
É isso ou compreendo mal?

Err? Mesmo que tivesse diferenças de 30%, (no meu caso a diferença é inferior a 20%...) o consumo de GPL andaria pelos 8L, o que dará um custo de €4,60, o equivalente a 3,8L de Diesel

Err? Mesmo que tivesse diferenças de 30%, (no meu caso a diferença é inferior a 20%...) o consumo de GPL andaria pelos 8L, o que dará um custo de €4,60, o equivalente a 3,8L de Diesel

OK, já percebi as tuas contas.
Por acaso o gasóleo com que eu normalmente ando é pago pela empresa, isso não quer dizer que o carro faça 0,00 L/100 Km! [:D]

Vou só deixar isto aqui..

don__t_feed_the_troll___by_blag001-d5r7e47.png

Olha não enchi os pneus para pressões xpto, não andei à pala de camiões, não rebocaram o carro, não o desengatei, não fiz nada de ilícito.
Mas fiz uma velocidade média de 73 Km/H, a contar com paragens e trânsito e a velocidade máxima foram 110 Km/H. Maioritariamente em nacional, mas tiradas de AE e muito pouca cidade.

Então o meu civic fazia 4 litros !!

Loooooooooolllll. Es mesmo cromo. Eu com o Auris HSD fazia 0.9 então. Que triste.

Ao pessoal das FAPs removidas.. Vem ai as alteações finalmente.

http://rr.sapo.pt/noticia/53870/motos_com_inspeccao_obrigatoria_a_partir_de_outubro?utm_source=rss

Mas o sector pede ainda outras alterações: revisão sempre que haja mudança de dono e a última inspecção tenha sido realizada há mais de três meses; inspecção extraordinária em caso de acidente sempre que se apresentem danos estruturais nos veículos ou ainda uma inspecção anula obrigatória para controlo de gases poluentes.

Ao pessoal das FAPs removidas.. Vem ai as alteações finalmente.

http://rr.sapo.pt/noticia/53870/motos_com_inspeccao_obrigatoria_a_partir_de_outubro?utm_source=rss

Mas o sector pede ainda outras alterações: revisão sempre que haja mudança de dono e a última inspecção tenha sido realizada há mais de três meses; inspecção extraordinária em caso de acidente sempre que se apresentem danos estruturais nos veículos ou ainda uma inspecção anula obrigatória para controlo de gases poluentes.

Nada de novo aí...só se reduzirem a margem para emissões dos diesel, que está bastante dilatada atualmente.
Mas como o texto começa com: "...o setor pede ainda outras alterações..." Vou esperar sentado.
O que eu leio é além da inspeção normal querem uma inspeção anual para controlo de gases poluentes, acabando assim o estado de graça de 4 anos para quem compra veículos novos? Será?
A da mudança de dono é capaz de diminuir as trafulhices de alguns stands...ou não.

Back