Remoção do fap

Carro pode ser impedido
As marcas de automóveis a GPL, sobretudo a partir de 2013, garantem aos consumidores que podem estacionar os seus modelos em qualquer parque. Os veículos a GPL mais recentes já incluem um selo que pretende atestar a sua construção segundo as prescrições técnicas da lei de 2013, que permite estacionar em parques fechados e abaixo do nível do solo. A mesma lei indica também, entre outros, que os parques devem ser ventilados e cumprir os requisitos do regulamento de segurança publicado em 2008.
Mas o avanço técnico nesses veículos esbarra nos parques que ficaram parados no tempo. Muitos não procederam às alterações exigidas pela lei. Assim, como distinguir os que permitem os veículos a GPL? Alguns parques retiraram a sinalética de proibição de GPL, mas outros não, o que ajudar a diferenciar os locais onde os leitores como Horácio Matos ainda não podem estacionar.
Na dúvida, para distinguir os parques que permitem o estacionamento de veículos a GPL, veja se não há avisos de proibição à entrada.

Aqui:

Carro pode ser impedido
As marcas de automóveis a GPL, sobretudo a partir de 2013, garantem aos consumidores que podem estacionar os seus modelos em qualquer parque. Os veículos a GPL mais recentes já incluem um selo que pretende atestar a sua construção segundo as prescrições técnicas da lei de 2013, que permite estacionar em parques fechados e abaixo do nível do solo. A mesma lei indica também, entre outros, que os parques devem ser ventilados e cumprir os requisitos do regulamento de segurança publicado em 2008.
Mas o avanço técnico nesses veículos esbarra nos parques que ficaram parados no tempo. Muitos não procederam às alterações exigidas pela lei. Assim, como distinguir os que permitem os veículos a GPL? Alguns parques retiraram a sinalética de proibição de GPL, mas outros não, o que ajudar a diferenciar os locais onde os leitores como Horácio Matos ainda não podem estacionar.
Na dúvida, para distinguir os parques que permitem o estacionamento de veículos a GPL, veja se não há avisos de proibição à entrada.

Aqui:

Porra, parece um papagaio!

Não adianta está malta é só isto, é mito, não percebes, ao sabes.

Não percebes, mas eu passo a explicar em duas palavras.

É ilegal.

Percebeste ou queres que desenvolva?

Até podias escrever uma tese em defesa da explicação da tua opinião, que nada mas nada iria fazer mudar a realidade das coisas.. Se o vosso problema é a legalidade, então e como já referi anteriormente, existem questões muitíssimo mais pertinentes de desrespeito pela lei no que toca à preservação do meio ambiente, e que ninguém, mas ninguém se incomoda minimamente com essas mesmas questões..
Ora o aqui se verifica é o sentimento quase de ódio por quem altera mecânica ou electrónicamente um automóvel.. Isso e ressabiamento contra o diesel.. Não há um santo tópico cá pelo fórum onde não apareça alguém a destilar toda a sua raiva contra estes dois pontos..

Até podias escrever uma tese em defesa da explicação da tua opinião, que nada mas nada iria fazer mudar a realidade das coisas.. Se o vosso problema é a legalidade, então e como já referi anteriormente, existem questões muitíssimo mais pertinentes de desrespeito pela lei no que toca à preservação do meio ambiente, e que ninguém, mas ninguém se incomoda minimamente com essas mesmas questões..
Ora o aqui se verifica é o sentimento quase de ódio por quem altera mecânica ou electrónicamente um automóvel.. Isso e ressabiamento contra o diesel.. Não há um santo tópico cá pelo fórum onde não apareça alguém a destilar toda a sua raiva contra estes dois pontos..
Isso e os carros a GPL...deve ser virose.

Explica-me, por favor, qual é a realidade das coisas.

A realidade é que no FAH existe uma tara generalizada por GPL e híbridos.. Quando alguém cria um novo tópico a pedir opiniões sobre aquisição de uma nova viatura e se encontra motivado a adquirir algo a diesel, aparecem de imediato uma seita de virgens a sugerir GPL ou híbridos.. Sempre.. Só vantagens e tal.. Vais comprar diesel? Caos.. Injectores, filtros de partículas, EGR, turbos, etc, etc, etc.. É um tractor, polui, não anda.. O som do motor é horrível, as gajas não gostam.. [:)] Vais fazer 60000 kms anuais? Carrega GPL nisso.. Não anda.. Voa.. É um gasosas que dispara pelas 20000 rpm por minuto.. Problemas mecânicos? Nem penses nisso.. Aliás.. Nem precisas mudar o óleo.. É vitalício.. [:cool:] O som do motor? És mas é maluco.. Uma sinfonia autêntica.. Poluição? Estás tolo miúdo.. Daquele escape não sai fumo.. Aliás.. Nem compres mais ambientadores para o lar.. Com a economia daquilo, deixas o carro a trabalhar dentro de casa e tem um 2 em 1.. [:)]
Pá.. Basicamente é isto.. Uns são completamente diabolizados.. Os outros.. Até os levam ao altar..

Já para não falar daquilo que já falei.. Reprogramação? Retirar FAP ou EGR? Psicopatas.. Assassinos.. De lamentar não existir pena de morte em Portugal.. É enfiar esses gajos dessas seitas das repros numa câmara de gás.. E levem as mulheres e os filhos com eles porque aquilo são tudo gente do demónio.. [:cool:]

Apesar de não discordar na totalidade com aquilo que escreveste, em que sentido é que isso justifica a remoção do filtro de partículas?

Apesar de não discordar na totalidade com aquilo que escreveste, em que sentido é que isso justifica a remoção do filtro de partículas?

Não justifica.. Aliás.. Eu pessoalmente não sou a favor de retirar o filtro de partículas quando este está em bom estado de funcionamento.. Se ele existe, existe por um propósito.. Salvaguardar o meio ambiente e a sociedade em geral..
Mas o que estou a tentar dizer é que ostracizar quem opta por essa via, tenham santa paciência.. Isso sou contra.. Existem coisas bem mais preocupantes e completamente condenáveis e não vejo ninguém se incomodar muito com isso.. Olha a situação da lei to tabaco por exemplo.. Não existe um único shopping onde o fumo não passe para fora do espaço reservado aos fumadores.. Então e mas como é? Então e os não fumadores que se encontram nas proximidades daquele local? São obrigados a levar com a fumarada toda? Ainda esta semana reparei num casal com 2 carrinhos de bebé, enfiados na zona de fumadores ali a desfrutar dos seus cigarrinhos.. Maravilha.. E 2 bebés com menos de um ano idade garantidamente ali.. Expostos ao fumo passivo.. E então? Alguém os foi lá prender ou punir por isso? Nadinha de nada.. Ali continuaram a sua permanência como se nada se passasse.. Isto é um caso pontual? Antes fosse.. O que mais se vê no nosso país são situações de desrespeito total pelos princípios de civismo e cidadania que colocam em causa o bem geral do nosso planeta e da sociedade e ninguém parece estar muito incomodado em insurgir-se contra tais actos..
Agora alguém retira um filtro do carro porque o mesmo dava mil chatices, ou faz uma reprogramaçãzita para ter mais uns cavalitos no carro, e ui.. Está tudo condenado.. É a anarquia total que chegou.. Condenam logo as pessoas à prisão se puderem..
Resumindo.. Ridículo..

Concordo que não se deve chegar a extremos, mas o facto de existirem situações igualmente reprováveis não torna a remoção do filtro de partículas minimamente aceitável.

Last edited:
Lógico que não. Quem compra os carros sabendo que ele existe, tem que ter consciência dos problemas que ele possa vir a dar, e as suas consequentes despesas.

Isso do tabaco... Há anos atrás, quando era permitido fumar onde se quisesse e bem entendesse, estava com uma constipação daquelas, nem conseguia respirar direito.
Na minha sala de trabalho (open space) Era uma festa. Havia sempre alguém a fumar, as vezes 3 ou 4 pessoas.
Como não havia lei ainda, eu me f******.
Comentei isso com uma pessoa, quase fui apedrejado ali. O meu direito não podia passar por cima do direito (de fumar) dos outros.
Enfim... Os portugueses ainda de uma forma geral não são esclarecidos em muitos temas ligados à saúde e ambiente (estou a generalizar obviamente, há muita gente diferente).
Ainda estão com aquela mentalidade de pensar que se qualquer pessoa se preocupa com o ambiente, deve ser um hippie inútil de uma ONG ou Greenpeace que quer salvar os passarinhos e as baleias.

Vejo muitos gente a reclamar sobre as mudanças climáticas, a poluição nos rios, contaminação dos peixes, poluição na China (ah e tal, aquilo é um absurdo mas como é na China quero lá saber). As pessoas de uma forma geral queixam-se das consequências, mas das causas querem lá saber, incomoda, dá trabalho ou custa dinheiro.

Tirar 1, 10 ou 100 FAPs não deve ter consequências nenhumas em termos de ambiente. Se fossem esse FAPs removidos.

Não faço ideia de quantos FAPs já foram removidos na Península Ibérica, que afecta diretamente o nosso ambiente, mas com certeza não devem ter sido poucos.

Não sou filiado a nenhuma organização ambiental mas não preciso ser para perceber que há coisas que se não são ilegais são no mínimo imorais de serem efetuadas.

Meus caros, podem ter a certeza que a fatura da poluição (carros e muito mais), não virá, já veio. E com cobrança de juros.

Last edited:
A realidade é que no FAH existe uma tara generalizada por GPL e híbridos.. Quando alguém cria um novo tópico a pedir opiniões sobre aquisição de uma nova viatura e se encontra motivado a adquirir algo a diesel, aparecem de imediato uma seita de virgens a sugerir GPL ou híbridos.. Sempre.. Só vantagens e tal.. Vais comprar diesel? Caos.. Injectores, filtros de partículas, EGR, turbos, etc, etc, etc.. É um tractor, polui, não anda.. O som do motor é horrível, as gajas não gostam.. [:)] Vais fazer 60000 kms anuais? Carrega GPL nisso.. Não anda.. Voa.. É um gasosas que dispara pelas 20000 rpm por minuto.. Problemas mecânicos? Nem penses nisso.. Aliás.. Nem precisas mudar o óleo.. É vitalício.. [:cool:] O som do motor? És mas é maluco.. Uma sinfonia autêntica.. Poluição? Estás tolo miúdo.. Daquele escape não sai fumo.. Aliás.. Nem compres mais ambientadores para o lar.. Com a economia daquilo, deixas o carro a trabalhar dentro de casa e tem um 2 em 1.. [:)]
Pá.. Basicamente é isto.. Uns são completamente diabolizados.. Os outros.. Até os levam ao altar..

Yep, FAH tal e qual. É curioso que o assim seja, gostava de perceber estes comportamentos, estes sentimentos, a motivação, mas provavelmente nunca saberemos.

Isso do tabaco... Há anos atrás, quando era permitido fumar onde se quisesse e bem entendesse, estava com uma constipação daquelas, nem conseguia respirar direito.
Na minha sala de trabalho (open space) Era uma festa. Havia sempre alguém a fumar, as vezes 3 ou 4 pessoas.
Como não havia lei ainda, eu me f******.
Comentei isso com uma pessoa, quase fui apedrejado ali. O meu direito não podia passar por cima do direito (de fumar) dos outros.
Enfim... Os portugueses ainda de uma forma geral não são esclarecidos em muitos temas ligados à saúde e ambiente (estou a generalizar obviamente, há muita gente diferente).
Ainda estão com aquela mentalidade de pensar que se qualquer pessoa se preocupa com o ambiente, deve ser um hippie inútil de uma ONG ou Greenpeace que quer salvar os passarinhos e as baleias.

Vejo muitos gente a reclamar sobre as mudanças climáticas, a poluição nos rios, contaminação dos peixes, poluição na China (ah e tal, aquilo é um absurdo mas como é na China quero lá saber). As pessoas de uma forma geral queixam-se das consequências, mas das causas querem lá saber, incomoda, dá trabalho ou custa dinheiro.

Tirar 1, 10 ou 100 FAPs não deve ter consequências nenhumas em termos de ambiente. Se fossem esse FAPs removidos.

Não faço ideia de quantos FAPs já foram removidos na Península Ibérica, que afecta diretamente o nosso ambiente, mas com certeza não devem ter sido poucos.

Não sou filiado a nenhuma organização ambiental mas não preciso ser para perceber que há coisas que se não são ilegais são no mínimo imorais de serem efetuadas.

Meus caros, podem ter a certeza que a fatura da poluição (carros e muito mais), não virá, já veio. E com cobrança de juros.

Um bom texto, mas esqueceste-te do mais importante. Os FAP servem não por causa do ambiente mais sim pela saúde pública.

Poluição é mais CO2, NOx e outros do género são elementos altamente cancerígenos e infelizmente com o passar dos anos, a maioria dos utilizadores deste fórum (tal como da sociedade) virão a ter um cancro de alguma maneira, é para isso que a nossa sociedade caminha... a doença maldita continua a alastrar. Posso vir a ser eu, tu, os nossos filhos ou pais, amigos e colegas.

Se não começarmos a minimizar essas probabilidades, a realidade não é o "SE", é o "QUANDO".

Falam do retirar os FAP não faz mal a ninguém, mas quem o retira, ou quem anda nesse carro, é apenas quem fica mais exposto às partículas e aos gases, assim como os vizinhos se estiverem dentro do mesmo espaço, estilo garagem comum.

O escândalo da VAG com o NOx foi isso... ah e tal não faz mal a ninguém, faz sim, foram apenas uns milhões de carros que estavam a contribuir para a nossa ruína.

Pensem no futuro dos vossos filhos pelo menos.

Last edited:
Um bom texto, mas esqueceste-te do mais importante. Os FAP servem não por causa do ambiente mais sim pela saúde pública.

Poluição é mais CO2, NOx e outros do género são elementos altamente cancerígenos e infelizmente com o passar dos anos, a maioria dos utilizadores deste fórum (tal como da sociedade) virão a ter um cancro de alguma maneira, é para isso que a nossa sociedade caminha... a doença maldita continua a alastrar. Posso vir a ser eu, tu, os nossos filhos ou pais, amigos e colegas.

Se não começarmos a minimizar essas probabilidades, a realidade não é o "SE", é o "QUANDO".

Falam do retirar os FAP não faz mal a ninguém, mas quem o retira, ou quem anda nesse carro, é apenas quem fica mais exposto às partículas e aos gases, assim como os vizinhos se estiverem dentro do mesmo espaço, estilo garagem comum.

O escândalo da VAG com o NOx foi isso... ah e tal não faz mal a ninguém, faz sim, foram apenas uns milhões de carros que estavam a contribuir para a nossa ruína.

Pensem no futuro dos vossos filhos pelo menos.

O CO2 é cancerígeno?
Os FAP não são um poluente, não "servem por causa do ambiente"?
Faltaram-te o CO, os hidrocarbonetos e os SOx...

Sim, sei da relação entre a falta FAP, partículas de NOx e o cancro. Já tinha metido este texto algures no fórum.

"Mais uma desvantagem dos diesel comparados com a gasolina segundo um investigados da Univ. de Coimbra, Engº Antero Abrunhosa:

Como resultado de uma composição química mais pesada (em termos de hidrocarbonetos), uma combustão mais incompleta e uma regulamentação tradicionalmente menos restritiva em termos de emissões não há comparação possível entre o que sai hoje em dia de um escape de um carro a gasolina e de um diesel. Para além de inúmeros compostos cancerígenos (incluindo diversos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) e metais pesados (coisas tão “inofensivas” como arsénio, selénio, cádmio, zinco, etc) os diesel são também imbatíveis nos nitratos e nos sultatos. Em suma, se uma fábrica qualquer quisesse lançar para a atmosfera algum destes químicos (por outro meio que não fosse comprar uma frota de viaturas diesel, claro!) seria provavelmente considerada um perigo ambiental.

Mas o problema principal dos diesel são mesmo as partículas pesadas. Estas entram para as vias respiratórias e algumas são suficientemente pequenas para chegar aos alvéolos pulmonares. Aqui provocam um processo inflamatório dificultando as trocas gasosas entre o ar alveolar e os tecidos (ou seja, menos oxigénio para o sangue, menos CO2 removido para os pulmões) dificultando a respiração o provocando uma sobrecarga cardíaca (o coração tem agora que bombear mais sangue para conseguir a mesma oxigenação dos tecidos). Os grupos mais afectados são obviamente os mais vulneráveis: crianças, idosos e pessoas debilitadas devido a problemas respiratórios e cardíacos mas, efectivamente, estamos todos a pagar a factura a longo prazo.

É óbvio que a solução não é banir os motores diesel mas sim restringi-los às aplicações indispensáveis (industriais e veículos pesados) pelo menos até haver uma alternativa viável (híbrida?) e acabar de vez com a hipocrisia nacional de o gasóleo ser muito mais barato que a gasolina subsidiando assim.... a poluição"

O uso da FAP é muito discutivel, penso eu.

A uns anos atras, tudo que era diesel nao tinha nada dessas mariquices. Se por um lado de quando em vez se viam autenticas locomotivas a ***** fumo negro na estrada devido a problemas de motor, mais de 80% estavam dentro das regras antipoluiçao.

Durante anos a fio, tive carros diesel, nenhum deles com essas mariquices e o fumo que deitavam era o normal. Se existia poluiçao nociva? Sim claro.

Os ultimos 6 anos, andou ca por casa carros a gasolina e até me esqueci dessas mariquices que sao EGR's, MAF's, DPF's,FAP's e etc que tanta comichao deixam na carteira e controversia fazem.

Hoje devido a minha situaçao pessoal/profissional ter mudado, vi me forçado a olhar para o diesel de novo. La entrou um petroleiro com FAP's... se em estado de utilizaçao normal o carro nao caga fumo nenhum ( verdade seja dita ), em estado de regeneraçoes, aquilo é pior que um comboio..... é fumo atras dele que até mete impressao. Levando a que tudo o que seja nocivo e tenha sido retido na FAP, seja libertado a força.

Para mim, isto é o meu ponto de vista, o facto do carro ter FAP, apenas evita que ande sempre a poluir, passando apenas a poluir de quando em vez. Mas se quando faz as regeneraçoes liberta tudo o que estava acumulado, de que serve la ter a FAP????

Pode se dizer que é como andar a fazer reciclagem e triagem de cartao e la pelo meio mandarmos junto uns restos alimentares. Ou seja, reciclamos, mas depois borramos a pintura toda porque da jeito. [;)]

Back