[Antevisão] Renault Clio IV

Mudando de apartes:

Acho que o clio RS, está muito parecido ao clio "normal". Pelo menos ao nível estetico.

Acho que falta mais agressividade ao modelo, olhando com menos olho clinico, parece apenas um clio normal com uns extras.

Não parece distinto.

Foi esta a opinião que fiquei, tá muito bem, mas esperava do RS um look mais distinto.

o que acham?

Vieste introduzir informação muito relevante ao tópico. Obrigado!

A verdade é que há pessoas que aproveitam para cascar sempre que podem. Eu não preciso de fazer choradinho porque a Renault, desde há uns tempos, faz consistentemente os melhores hot hatches da actualidade. Percebo que isso cause comichão a alguns...neste caso, até o facto de vir com uma caixa deste tipo é razão para tal. Sinceramente, não percebo.

Adoro Renault (embora de momento não tenha nenhum) e conduzo um carro de caixa auto, por isso serei insuspeito.....num carro de cariz desportivo ( a este nivel), não faz qualquer sentido não disponibilizar uma caixa manual!

Mudando de apartes:

Acho que o clio RS, está muito parecido ao clio "normal". Pelo menos ao nível estetico.

Acho que falta mais agressividade ao modelo, olhando com menos olho clinico, parece apenas um clio normal com uns extras.

Não parece distinto.

Foi esta a opinião que fiquei, tá muito bem, mas esperava do RS um look mais distinto.

o que acham?

Um aspecto mais agressivo seria bem-vindo, mas acho que não choca!

Mudando de apartes:

Não parece distinto.

o que acham?

Sempre foi assim, as versões RS do Clio sempre foram discretas, mas olha eu não acho este IV RS nada discreto, muito pelo contrário.

big_107557.jpg

trophy.jpg

Renault_Clio_3_RS_1_706278a.jpg

Acho o RS IV o menos discreto.

O meu preferido é o II Trophy:

evo_trophuy.jpg

[br:)]

E já agora uma curiosidade, o Clio II RS Trophy é o 7º melhor Driver's Car de sempre no Top 100 da lista da EVO. Tem o mesmo score do Ferrari F50!

Renaultsport What Else [:cool:]

Adoro Renault (embora de momento não tenha nenhum) e conduzo um carro de caixa auto, por isso serei insuspeito.....num carro de cariz desportivo ( a este nivel), não faz qualquer sentido não disponibilizar uma caixa manual!

Não faz para ti...para a Renault fez. Se o projecto foi feito com base nesta caixa (nomeadamente toda a electrónica, todos os gadjets), se foi concebida em conjunto com o motor, se a Renault quer diferenciar este Clio do normal, então já se pode justificar esta decisão. Aliás, a Renault, nestas versões apimentadas, nunca deu a opção de escolher a caixa. Era sempre a mesma, qualquer que fosse a versão RS, Gordini, you name it. Também acredito que seja uma medida de contenção de custos. Uma coisa é certa, se houvesse a opção de mudanças manuais, aposto que ia ter muito pouca quota de mercado. Ninguém quer uma caixa manual se pode ter uma caixa robotizada, com diferentes modos de selecção, muito mais flexível, pelo mesmo preço.

Aqui no fórum são todos pilotos, mas esquecem-se que esta é uma viatura de estrada...e nesse contexto, esta caixa faz sentido. Faz ainda mais sentido sendo o RS o expoente máximo de tecnologia no Clio. A Renault quer mostrar a sua tecnologia.

A Caixa automática faz sentido para a Renault porque são eles que sabem o que os clientes que compram querem, não vale a pena andar a fazer versões manuais para as pessoas que compram revistas e visitam foruns.

A Caixa automática faz sentido para a Renault porque são eles que sabem o que os clientes que compram querem, não vale a pena andar a fazer versões manuais para as pessoas que compram revistas e visitam foruns.
Será que os clientes que compram este tipo de carros querem um 5 portas face a um 3 portas, com um motor 1.6 Turbo face a um 2.0 NA, com caixa auto face a uma manual?! Sinceramente, ao contrário de vocês que estão cheios de certeza, eu acho que não. O motor 1.6 ainda aceito, pois é uma evolução natural, quando ao resto, acho que deviam manter as coisas como estavam.

Já agora, se formos falar de coisas que ontem faziam sentido para a Renault, e que hoje já não fazem, nunca mais saímos daqui. [:D]

Bem a caixa é de dupla embraiagem, suponho que única no segmento, pelo que eu vi nos videos faz passagens rapidíssimas, dignas de carros desportivos como 458 ou o GTR. Suponho que seja uma questão de hábito e de utilização, será melhor em acelerações mas para mim enquanto não experimentar gosto de caixas manuais.
Ah e para mim este RS é o pior conseguido desde que nasceu o Clio, muito redondo, alto, muito carro de senhora.[kiss]

Li há dias uma noticia em que alguém da Renault Sport dizia que foi uma questão de Marketing. Porque olharam para a concorrência (grupo VW em especial, penso) e viram que 2/3 dos carros que saiam ou saem têm a DSG. Portanto a decisão estava tomada. Mas sendo a Renault Sport também a mim causou estranheza. Normalmente o que faz é muito bom e haverá poucos competidores mais puros.

Resta esperar pelas reviews e pelo que se diz da caixa. Pelo menos tem uma coisa boa: Patilhas como deve ser. Parece que era preciso pagar 150 mil € por um carro para ter algo que não fosse minúsculo e de plástico.
Depois a posição (no volante ou coluna de direcção) não é unânime mas normalmente os superdesportivos apostam na mesma zona deste Clio. Com a direcção e volante virados será melhor mudar de relação, pelo menos.

Não tenho experiência com estas transmissões mas à partida não tenho grandes problemas, especialmente quando falamos em certos carros e niveis de potência e prestações. Pelo contrário, acho que ai é aposta ganha. Uma manual não seria tão fácil, sendo que muitas marcas já nem as disponibilizam.
Num Clio RS de 200cv é um pouco diferente. É tema e conversa para outros tópicos (como um recente que andou por ai) mas parece-me que estas caixas são muito on e off. Estilo trânsito vs pista. E parece-me também que é em algo a meio que a maioria das pessoas que gostam de conduzir (gostam mesmo, não dizem.... porque há quem diga que gosta de carros e conduzir mas depois não é bem assim) tiram grande parte do prazer. Mas pode ser uma teoria minha que não tenha seguimento algum. Espero gostar destas novas caixas, só me facilitava a vida no futuro em termos de opções [:D]

Será o Clio Rs, neste momento de mega-crise um carro de sucesso, ainda por cima não sendo consensual a caixa e etc... não havendo opção de caixa manual?

Sinceramente penso que não será o carro para o momento.

saiu na altura errada.

Li há dias uma noticia em que alguém da Renault Sport dizia que foi uma questão de Marketing. Porque olharam para a concorrência (grupo VW em especial, penso) e viram que 2/3 dos carros que saiam ou saem têm a DSG. Portanto a decisão estava tomada. Mas sendo a Renault Sport também a mim causou estranheza. Normalmente o que faz é muito bom e haverá poucos competidores mais puros.

assim de repente, so estou a ver como concorrentes, o polo gti (so tem dsg) e o benchmark deste genero de carros que e o mini, sendo que o mini nem tem caixa de dupla embraiagem e estando a mini no grupo bmw e um um pouco estranho nem a ter como opcional

assim de repente, so estou a ver como concorrentes, o polo gti (so tem dsg) e o benchmark deste genero de carros que e o mini, sendo que o mini nem tem caixa de dupla embraiagem e estando a mini no grupo bmw e um um pouco estranho nem a ter como opcional
Também só tou a ver segmentos B com esse tipo de caixa no grupo VW (Fábias RS, Ibiza Cupras, Polo GTI). Acho que o DS3 Racing permitia caixa automática.

A Renault lá saberá quem é o seu publico alvo.

Já agora, antevejo que o próximo Megane RS vá pelo mesmo caminho.

Última edição:

Penso que alargaram a coisa a mais do que o segmento B. Por exemplo os Sciroccos e os GTI's também têm uma aceitação brutal da DSG.

Mas enfim, escolha deles...

A BMW usa (ou usou até agora) a sua caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades só nos 35i (S1, S3, Z4...) e M3. E depois M5 actual também, claro. Não tinha nada para usar mais abaixo no mesmo formato... era a Steptronic de 6 velocidades e acho que os Minis também tinham essa opção. Mas é uma caixa de uma liga bem abaixo.

Agora usam a zf 8hp e pelo que se diz se calhar até é melhor que as de dupla embraiagem no geral. Apesar de marginalmente menos rápida no papel, pelo menos. Mas para os Mini não pode ser usada.

Última edição:
Será o Clio Rs, neste momento de mega-crise um carro de sucesso, ainda por cima não sendo consensual a caixa e etc... não havendo opção de caixa manual?

Sinceramente penso que não será o carro para o momento.

saiu na altura errada.

E quê, ia a Renault deixar de apostar nesse nicho só porque estamos em crise e não vende tão bem? É um nicho muito importante do mercado, dá uma certa imagem à marca em termos de emoção na condução e o facto de continuarem a existirem muitos concorrentes para este Clio IV RS só prova que ainda vale a pena insistir neste nicho. Com o tempo veremos se a Renault tomou a decisão acertada em vender o RS só com esta caixa e se não for penso a Renault considerará uma versão manual para este modelo

E quê, ia a Renault deixar de apostar nesse nicho só porque estamos em crise e não vende tão bem? É um nicho muito importante do mercado, dá uma certa imagem à marca em termos de emoção na condução e o facto de continuarem a existirem muitos concorrentes para este Clio IV RS só prova que ainda vale a pena insistir neste nicho. Com o tempo veremos se a Renault tomou a decisão acertada em vender o RS só com esta caixa e se não for penso a Renault considerará uma versão manual para este modelo

Sim, entendo o teu ponto de vista.
mas ainda espero k considerem a caixa manual neste modelo. Os puristas iam adorar claro e assim o nicho crescia um pouco

cumprimentos

Com toda a electrónica que possui, motor turbo, versão 5 portas, está longe de ser uma viatura para agradar aos puristas. Está claramente virado para o que o mercado quer.

Talvez a Renault lance uma versão do IV RS despida, como a Porsche fez com o 996 GT3 e a Renault fez com o Megane R26.R.
Mas se o fizer provavelmente só daqui a uns anos.

Megane R.26R

r261.jpg

Renault_Megane_R26_R_2009_1024x768_wallpaper_1c.jpg

Porsche GT3 RS

997gt3rs_interior.jpg

porsche_997_gt3_rs_wallpaper_normal.jpg

Gostava que a Renault lançasse uma versão hardcore do Clio IV RS só com backets, roll bar, pedais e volante [:cool:]

Voltar
Superior