caditonuno
Well-known member
para esse moto e sem stresses não mais que 120cv e aumento de binário. mas isto sou eu a falar.
Epá espera aí. Isso de reduzir consumos....enfim, acho um bocado mito mas pronto.
Agora isso de ultrapassagens mais seguras? Isso sim é tanga.
Cada condutor só tem de ultrapassar quando tem uma boa margem....
para esse moto e sem stresses não mais que 120cv e aumento de binário. mas isto sou eu a falar.
A baixas rotações com mais binário reduz consumo, isto pq é a diesel. Se for a gasolina é inverso. Com anteriormente falar um simples reprodução passar para uns 130/135cv e 320nm... Q é mais q suficiente para o carro ter outra agilidade.Epá espera aí. Isso de reduzir consumos....enfim, acho um bocado mito mas pronto.
Agora isso de ultrapassagens mais seguras? Isso sim é tanga.
Cada condutor só tem de ultrapassar quando tem uma boa margem....
Aumento de binário, isso dá quanto? Até gostava de ver subir 30 cv sem mais binário []
é lógio que ao aumentar a cavalagem vai aumentar-se o binário. falei em conseguir mais algum binário, que mais que os cavalos, é mais importante para a força do carro. aí para uns 110cv apostaria em 270/280nm.
A baixas rotações com mais binário reduz consumo, isto pq é a diesel. Se for a gasolina é inverso. Com anteriormente falar um simples reprodução passar para uns 130/135cv e 320nm... Q é mais q suficiente para o carro ter outra agilidade.
Como referido as viaturas estar castradas +/-30% nos alemães e +/-15% nos franceses por causa do diminuto turbo vs cilindrada
Eles sabem bem isso, por isso assistindo a a potências cada vez maiores em motores de menos cilindrada... Carregam com força nos turbos. Quem não se lembra do Uno turbo 1.4 com 117cv ? Era o máximo de potência na altura... Hoje fazem mais com o motorista 1.0.... evolução?? Nao... O motivo principal de baixa pequena cilindrada e colocar a 70% é para que os motores aguentem sem problemas 2 anos... Depois é um problema do proprietário, basta fazer um Excel e observar a média de idade do renovação das viaturas francesas e alemãs... Um com limite de velocidade na estrada dura bem menos, q a outra viatura onde o ir a fundo não é tema...As marcas só aldrabam os consumos porque não conhecem os chipadores tugas, se eles soubessem que era só aumentar o binario e reduziam os consumos []
É isso que estou a referir, mas q estou a observar que existe céticos. Isso funciona bem nos diesel nas nossas gasolina já é diferente.. se o pé estiver mais tempo a fundo... O consumo dispara..Eu também pensava que repro e reduzir consumos era mito, até fazer a repro e ver a realidade.
Tenho pouco mais de 200cv no carro, sem FAP de origem, 0 fumo, e a verdade é que a em AE, e estrada aberta, os consumos reduziram a vontade 1l. É claro, não vamos enganar ninguém, a fundo, esqueçam lá os consumos, aumentam e muito.
Eu também pensava que repro e reduzir consumos era mito, até fazer a repro e ver a realidade.
Tenho pouco mais de 200cv no carro, sem FAP de origem, 0 fumo, e a verdade é que a em AE, e estrada aberta, os consumos reduziram a vontade 1l. É claro, não vamos enganar ninguém, a fundo, esqueçam lá os consumos, aumentam e muito.
E não é que é mesmo?
Também tinha da mesma opinião até ir com um amigo fazer uma repro ao 330 dele que passou para 220cv e fumo nem vê-lo, consumos andam nos 7,5, mas quando carrega o consumo instantâneo dispara.
Quem anda com um carro a ***** fumo depois de uma repro é porque quer, ou foi feita no vizinho.
Nada disso.Depois no IPO fica a porta.... Eu tenho repro e com tudo
Ainda bem que não me faltam aqui colegas de Engenharia Mecânica Automóvel. Ora, tangas e mitos []
Mito? O que não falta são casos comprovados disso mesmo por todos os cantos da net. Ou então há por aí muita empresa e particular enganado.
É que até há serviços de reprogramação que visam precisamente a redução do consumo de combustível, serviço muito utilizado por empresas com frotas de pesados, para não falar só de ligeiros. O que não implica redução de performance.
Se é preciso uma "boa margem" para ultrapassar, uma melhor aceleração / melhor resposta a dado regime, aqui de uma eventual reprogramação, pode precisamente encurtar a "margem" necessária para que a ultrapassagem seja feita em segurança.
Os valores de potência/binário de fábrica estão condicionados por programações com o objetivo de fazer o consumo mais baixo possível nos ensaios NEDC/WLTP (o que não se traduz necessariamente em condições reais) e também por patamares fiscais ou simples posicionamentos em níveis de potência.
Não é por fazer uma reprogramação "leve" que se vai dar cabo de alguma coisa na transmissão, muito menos num 1600 turbodiesel a fazer apenas 90 cv e 230 Nm. Tudo bem sobredimensionado, com fatores de segurança elevados. Ninguém falou em por a coisa com 400 Nm, digo eu.
Eles sabem bem isso, por isso assistindo a a potências cada vez maiores em motores de menos cilindrada... Carregam com força nos turbos. Quem não se lembra do Uno turbo 1.4 com 117cv ? Era o máximo de potência na altura... Hoje fazem mais com o motorista 1.0.... evolução?? Nao... O motivo principal de baixa pequena cilindrada e colocar a 70% é para que os motores aguentem sem problemas 2 anos... Depois é um problema do proprietário, basta fazer um Excel e observar a média de idade do renovação das viaturas francesas e alemãs... Um com limite de velocidade na estrada dura bem menos, q a outra viatura onde o ir a fundo não é tema...
Claro que em condução empenhada os consumos vão aumentar, não há milagres. Mas aumentam consumos e performance.Eu também pensava que repro e reduzir consumos era mito, até fazer a repro e ver a realidade.