Reprogramação tdi 90cv

Epá espera aí. Isso de reduzir consumos....enfim, acho um bocado mito mas pronto.

Agora isso de ultrapassagens mais seguras? Isso sim é tanga.

Cada condutor só tem de ultrapassar quando tem uma boa margem....

Ainda bem que não me faltam aqui colegas de Engenharia Mecânica Automóvel. Ora, tangas e mitos [:D]

Mito? O que não falta são casos comprovados disso mesmo por todos os cantos da net. Ou então há por aí muita empresa e particular enganado.
É que até há serviços de reprogramação que visam precisamente a redução do consumo de combustível, serviço muito utilizado por empresas com frotas de pesados, para não falar só de ligeiros. O que não implica redução de performance.

Se é preciso uma "boa margem" para ultrapassar, uma melhor aceleração / melhor resposta a dado regime, aqui de uma eventual reprogramação, pode precisamente encurtar a "margem" necessária para que a ultrapassagem seja feita em segurança.

Os valores de potência/binário de fábrica estão condicionados por programações com o objetivo de fazer o consumo mais baixo possível nos ensaios NEDC/WLTP (o que não se traduz necessariamente em condições reais) e também por patamares fiscais ou simples posicionamentos em níveis de potência.

Não é por fazer uma reprogramação "leve" que se vai dar cabo de alguma coisa na transmissão, muito menos num 1600 turbodiesel a fazer apenas 90 cv e 230 Nm. Tudo bem sobredimensionado, com fatores de segurança elevados. Ninguém falou em por a coisa com 400 Nm, digo eu.

Epá espera aí. Isso de reduzir consumos....enfim, acho um bocado mito mas pronto.

Agora isso de ultrapassagens mais seguras? Isso sim é tanga.

Cada condutor só tem de ultrapassar quando tem uma boa margem....
A baixas rotações com mais binário reduz consumo, isto pq é a diesel. Se for a gasolina é inverso. Com anteriormente falar um simples reprodução passar para uns 130/135cv e 320nm... Q é mais q suficiente para o carro ter outra agilidade.
Como referido as viaturas estar castradas +/-30% nos alemães e +/-15% nos franceses por causa do diminuto turbo vs cilindrada

Last edited:
Pessoal peço desculpa por não responder antes mas o forum tava marado e nao conseguia fazer login.

De qualquer das maneiras quando disse que queria fazer uma repro leve era mesmo leve [:D]
Não quero o carro a "*****" fumo que não ando aí a vender azeite.
Existem 3 cavalagens produzidas no meu TDI. 75cv, 90 cv e 105cv.
Se for para fazer repro talvez seja só para por na versão de 105cv ou talvez um pouco mais, sei lá, 110,115,120cv...nada mais que isso.
Li online que a única diferença entre a versão de 90 cv e de 105 cv era só mesmo a electrónica, nada de mecânica. (Duvido. Nem sequer tem outros injectores??)

O meu polo por acaso surpreende-me bastante. As primeiras 3 mudanças são curtas e muito potentes em comparação com outros carros que conduzi.
Tive um renault de 2004 de 65cv e como é obvio quando se muda para um de 90cv faz diferença mas não é só isso.
Trabalhei numa rent-a-car e conduzi todo o tipo de carros. (Com mais e com cc de que o meu, com mais e menos cv's que o meu e eram tanto a gasolina como a diesel)

O que quero dizer com isso é:
Posso fazer repro leve sem ter de alterar a mínima coisa na mecânica?
Posso fazer repro sem anular o FAP e EGR? E se sim, com eles anulados passa na inspecção?

Lol nada disso. Além de ficar com o vidro traseiro todo amolgado não estou para matar baleias e outros animais esquisitos por cada aceleração que eu dê loool

Aumento de binário, isso dá quanto? Até gostava de ver subir 30 cv sem mais binário [:D]

é lógio que ao aumentar a cavalagem vai aumentar-se o binário. falei em conseguir mais algum binário, que mais que os cavalos, é mais importante para a força do carro. aí para uns 110cv apostaria em 270/280nm.

é lógio que ao aumentar a cavalagem vai aumentar-se o binário. falei em conseguir mais algum binário, que mais que os cavalos, é mais importante para a força do carro. aí para uns 110cv apostaria em 270/280nm.

Tens que aumentar o Binario nas rpms mais altas mas podes até nem aumentar mais do que o maximo que já tinhas.

A baixas rotações com mais binário reduz consumo, isto pq é a diesel. Se for a gasolina é inverso. Com anteriormente falar um simples reprodução passar para uns 130/135cv e 320nm... Q é mais q suficiente para o carro ter outra agilidade.
Como referido as viaturas estar castradas +/-30% nos alemães e +/-15% nos franceses por causa do diminuto turbo vs cilindrada

As marcas só aldrabam os consumos porque não conhecem os chipadores tugas, se eles soubessem que era só aumentar o binario e reduziam os consumos [:D]

As marcas só aldrabam os consumos porque não conhecem os chipadores tugas, se eles soubessem que era só aumentar o binario e reduziam os consumos [:D]
Eles sabem bem isso, por isso assistindo a a potências cada vez maiores em motores de menos cilindrada... Carregam com força nos turbos. Quem não se lembra do Uno turbo 1.4 com 117cv ? Era o máximo de potência na altura... Hoje fazem mais com o motorista 1.0.... evolução?? Nao... O motivo principal de baixa pequena cilindrada e colocar a 70% é para que os motores aguentem sem problemas 2 anos... Depois é um problema do proprietário, basta fazer um Excel e observar a média de idade do renovação das viaturas francesas e alemãs... Um com limite de velocidade na estrada dura bem menos, q a outra viatura onde o ir a fundo não é tema...

Eu também pensava que repro e reduzir consumos era mito, até fazer a repro e ver a realidade.
Tenho pouco mais de 200cv no carro, sem FAP de origem, 0 fumo, e a verdade é que a em AE, e estrada aberta, os consumos reduziram a vontade 1l. É claro, não vamos enganar ninguém, a fundo, esqueçam lá os consumos, aumentam e muito.

Eu também pensava que repro e reduzir consumos era mito, até fazer a repro e ver a realidade.
Tenho pouco mais de 200cv no carro, sem FAP de origem, 0 fumo, e a verdade é que a em AE, e estrada aberta, os consumos reduziram a vontade 1l. É claro, não vamos enganar ninguém, a fundo, esqueçam lá os consumos, aumentam e muito.
É isso que estou a referir, mas q estou a observar que existe céticos. Isso funciona bem nos diesel nas nossas gasolina já é diferente.. se o pé estiver mais tempo a fundo... O consumo dispara..

E não é que é mesmo?
Também tinha da mesma opinião até ir com um amigo fazer uma repro ao 330 dele que passou para 220cv e fumo nem vê-lo, consumos andam nos 7,5, mas quando carrega o consumo instantâneo dispara.
Quem anda com um carro a ***** fumo depois de uma repro é porque quer, ou foi feita no vizinho.

E não é que é mesmo?
Também tinha da mesma opinião até ir com um amigo fazer uma repro ao 330 dele que passou para 220cv e fumo nem vê-lo, consumos andam nos 7,5, mas quando carrega o consumo instantâneo dispara.
Quem anda com um carro a ***** fumo depois de uma repro é porque quer, ou foi feita no vizinho.

Essa é a opnião de todos os fazem uma repro para o carro ficar mais solto, não é meter mais 100 ou 200cv, turbos maiores, eu acho que esse carros não devem dar para o dia a dia, pois so há carro a partir das 2500 3000 rpm lol

A fazer a repro tem de ser em alguém que perceba da coisa, não fiz a repro numa casa de renome, porque se não saia de lá com +25,30cv, e uma repro igual ao anterior carro igual ao meu que lá entrou, fiz a minha num rapaz aqui em Braga, que tem bastante boa fama, e sei que tenho uma repro que mais ninguém tem, porque foi feita para o meu carro ali na hora.
Foi a melhor coisa que fiz no carro

Depois no IPO fica a porta.... Eu tenho repro e com tudo
Nada disso.
Conheço um proprietário de um 206 que tirou a FAP há talvez uns 8 anos e todos os anos a folha é verde, e sem notas à mistura.

Há por aí muitos mais, mas este conheço pessoalmente.

Nas medições dos diesel na IPO é medida a opacidade dos gases apenas. Pelo que sem FAP, não é detectado.

Até um dia.

Ainda bem que não me faltam aqui colegas de Engenharia Mecânica Automóvel. Ora, tangas e mitos [:D]

Mito? O que não falta são casos comprovados disso mesmo por todos os cantos da net. Ou então há por aí muita empresa e particular enganado.
É que até há serviços de reprogramação que visam precisamente a redução do consumo de combustível, serviço muito utilizado por empresas com frotas de pesados, para não falar só de ligeiros. O que não implica redução de performance.

Se é preciso uma "boa margem" para ultrapassar, uma melhor aceleração / melhor resposta a dado regime, aqui de uma eventual reprogramação, pode precisamente encurtar a "margem" necessária para que a ultrapassagem seja feita em segurança.

Os valores de potência/binário de fábrica estão condicionados por programações com o objetivo de fazer o consumo mais baixo possível nos ensaios NEDC/WLTP (o que não se traduz necessariamente em condições reais) e também por patamares fiscais ou simples posicionamentos em níveis de potência.

Não é por fazer uma reprogramação "leve" que se vai dar cabo de alguma coisa na transmissão, muito menos num 1600 turbodiesel a fazer apenas 90 cv e 230 Nm. Tudo bem sobredimensionado, com fatores de segurança elevados. Ninguém falou em por a coisa com 400 Nm, digo eu.

Mas então ou estamos a dizer a mesma coisa mas de forma diferente ou então não sei.

Ora, quanto às reprogramações, sim obviamente que as há com objectivo apenas de " melhoras as baixas " e/ou reduzir consumos. Sim, claro que há como as que referes, só que será que é isso que o autor do tópico quer? ele quer um carro notoriamente mais rápido logo os consumos não vão ser menores, a menos que reprograme para andar a não fazer o gosto ao pé.

Quanto ás ultrapassagens, ora lá está, uma coisa é fazer uma viagem que não tenha de calcular tanto para ultrapassar, outra é dizer que é menos seguro....não é menos seguro se houver juizo. Torna-se uma viagem um pouco mais chata? pois sim, mas é o que há.

Eles sabem bem isso, por isso assistindo a a potências cada vez maiores em motores de menos cilindrada... Carregam com força nos turbos. Quem não se lembra do Uno turbo 1.4 com 117cv ? Era o máximo de potência na altura... Hoje fazem mais com o motorista 1.0.... evolução?? Nao... O motivo principal de baixa pequena cilindrada e colocar a 70% é para que os motores aguentem sem problemas 2 anos... Depois é um problema do proprietário, basta fazer um Excel e observar a média de idade do renovação das viaturas francesas e alemãs... Um com limite de velocidade na estrada dura bem menos, q a outra viatura onde o ir a fundo não é tema...

Uno 1.4 117cv era o máximo ??

Pouco depois apareceu o Punto 1.4 turbo com 136cv, e tambem havia Hondas 1.6 com 160cv

Claro que em condução empenhada os consumos vão aumentar, não há milagres. Mas aumentam consumos e performance.

Há casas de repros que vês a simulação e para reduzir consumos ou melhorar as baixas RPM sem aumentar consumos tens por vezes o binário a aumentar e a potência ficar praticamente na mesma ou por vezes até igual.

Mas confesso que não ligo nenhuma a isso.

Para mim é absolutamente pura estupidez estar a reprogramar para depois ficar com medo do FAP, EGR, fumos negros, ter de conduzir com cuidado para consumos não subirem, o próprio preço da reprogramação, etc.

Isso não é mecânica a sério.

Um trabalho a sério é um motor a gasolina alterado por quem sabe, com peças mecânicas totalmente melhradas, testadas, etc

Ou um velho do restelo pronto é o que há.

Já para não falar dos velhinhos cabruradores afinadinhos no ponto [br:)]

Back