Roteiro das Francesinhas

Se tiverem a mesma qualidade dos outros que conheço,acredito que vão fazer mossa na zona.Têm por norma outra coisa boa em pelo menos 3 outras casas.Estacionamento próprio e vigiado.Como ali ao lado há aquele parque grande,provavelmente acontecerá o mesmo.
Têm a vantagem da restante cozinha ser igualmente boa.A sangria tambem está aprovadíssima.
E vão sobretudo ficar numa localização estratégica.Ainda que,por ex.,os outros 2 de Rio Tinto,não sejam tão deslocados assim.(7/8 minutos do Dragão).
Tambem têm outro no cruzamento do Alto da Maia.

Saludos

Já agora aproveito para vos comunicar que,tal como tinha falado há uns tempos atrás,irei dentro em breve confeccionar a dita num espaço de um familiar na zona centro.
Conto estar "operacional" em abril.
Acho que não abrirei um diário de bordo,mas vou dando novidades por aqui.[;)]
Resumidamente quererei ter algo com qualidade e que seja mais ou menos consensual.
Isto é,ingredientes de qualidade e um molho igualmente de qualidade.
Aquilo que pensei foi ter um molho que seja bom mas não exageradamente picante,já que julgo que enquanto que quem gosta dele picante até tolera um mais soft,já o inverso é mais dificil.
Vou dando novidades por aqui.

Saludos

Sinceramente não sei como é que hoje em dia ainda há restaurantes com batata pré-frita quando já há empresas que entregam batata fresca descascada e cortada.
Claro que os custos serão bastante diferentes mas...

Edd :)

E penso existirem máquinas para descascar/cortar batatas.
Mas não é tudo.Há ainda a qualidade da batata propriamente dita,temperatura do óleo e o facto das batatas depois de lavadas terem de ser bem "secas".Caso contrário não ficam estaladiças.

Saludos

E penso existirem máquinas para descascar/cortar batatas.
Mas não é tudo.Há ainda a qualidade da batata propriamente dita,temperatura do óleo e o facto das batatas depois de lavadas terem de ser bem "secas".Caso contrário não ficam estaladiças.

Saludos

Parece que percebes da coisa, agora é por em acção [:D] uma dose de batata caseira para a mesa 3 pff

Parece que percebes da coisa, agora é por em acção [:D] uma dose de batata caseira para a mesa 3 pff

Ás vezes penso que nem é tanto o facto de perceber ou não.
Julgo que não há interesse/preocupação em servir algo muito mais agradável á vista,ou ao palato.E tambem não me parece que seja só uma razão de custos.
Deixo 2 exemplos de batata frita servidos em espaços perfeitamente "banais" e referem-se a pratos do dia.
O 1º cobra 6€ por sopa,prato,bebida,sobremesa e café.O 2º 5€ por prato,bebida e café.
São verdadeiras batatas fritas.Mesmo sem provarem acredito que consigam,apenas pela foto,apreender que são aquilo que devem ser.E de facto são.Aspecto,sabor,tudo.

image.jpg

image.jpg

O 1º é a Casa Abreu,perto da Praça das Flores,o 2º o Zangão em Baltar.

Saludos

já almocei lá, e por acaso vi que tinham francesinhas! Se tiver tempo vou lá amanhã comer uma!

Penso que irás gostar.E sobretudo têm a caractristica(importantissima) de não ficarem a pesar no estômago.
Os ingredientes têm qualidade e o molho é bom.Para quem gosta dele muito picante pode achar um pouco neutro,mas é bom.
A Francesinha em si custa 6.9 €.Batata e ovo são pagos á parte.A batata é boa.Aconselho-te,se fores pedir,a pedir a batata que eles servem no bife ao alho,chamam de palha.Não pagas mais por isso.
Se comeres a francesinha com batata um princepe e um café,serão 9.5/10 €.
Se gostares pede um copo de sangria,muito boa.Na realidade é uma pequena caneca.Custa 2.7 € se não estou em erro.
Se me perguntas se é perfeita,se não lhe alteraria nada.Alteraria.Acho que o queijo é um tanto para o amanteigado/adoçicado.
Mas é um pequenissimo pormenor e até pode ser a teu gosto.
Bom proveito.

Saludos

Por acaso é coisa que nunca atino é como fazer boas batatas fritas em casa ... Qual é o segredo ?

Ontem experimentei o Companhia das Francesinhas em Matosinhos ... durante este mes está com um preço de arromba ... 5.50€ francesinha completa com tudo o que é tradicional levar ( ... ovo e batatas .. Preço normal sao 9€ .

Espaço bastante agradavel remodelado há coisa de 1 mes , gerido por brasileiros ... o molho nao é mau, mas tambem nao surpreende. Pelo preço ... compensa.

Last edited:
Por acaso é coisa que nunca atino é como fazer boas batatas fritas em casa ... Qual é o segredo ?

Ontem experimentei o Companhia das Francesinhas em Matosinhos ... durante este mes está com um preço de arromba ... 5.50€ francesinha completa com tudo o que é tradicional levar ( ... ovo e batatas .. Preço normal sao 9€ .

Espaço bastante agradavel remodelado há coisa de 1 mes , gerido por brasileiros ... o molho nao é mau, mas tambem nao surpreende. Pelo preço ... compensa.

Batata própria para fritar(normalmente é a vermelha),palitos não muito grossos(se forem podem ficar fritas por fora e cozidas por dentro),e secar bem as batatas depois de lavadas,pode ser mesmo com um pano.
O óleo tem de estar bem quente.Se fôr uma fritadeira electrica ela deve avisar quando o óleo está á temperatura ideal(180º).

Saludos

Mas precisam de estar em agua muito tempo para largar o amido ? já li que sim ... Já li que se deve dar 2 frituras ... uma a 150 e depois a 180

Mas precisam de estar em agua muito tempo para largar o amido ? já li que sim ... Já li que se deve dar 2 frituras ... uma a 150 e depois a 180

Então.Percebes ou não percebes?[:D]
De facto tens um mestrado em batatas fritas,não te querias era descoser,ou desfritar.
Essa de estar muito tempo em água não sabia.
Faço como disse e ficam boas.[;)]

Saludos

Vou reformular ... eu já li muita coisa ... mas na pratica nunca me saiu bem :) só resumi o que li a ver o que se devia ou não fazer.

Nunca experimentei a dupla fritura porque nao tenho fritadeira que controle a temp do oleo.... é a olhometro .

Mas acho que o erro que cometo é na escolha do tipo de batata .

Já vi num programa de TV o Avillez a dar as duas frituras. A primeira a 150° serve para cozer a batata, a segunda fritura a 190 é que vai dar o crocante da batata.

Importam-se de parar de falar em batatas fritas?
Estou aqui, estou a ir buscar 1 pacote! Parem lá que há quem seja "viciado" nisso. [:D] [:D]

Edd :)

Eu já fui viciado nas batatas gritas de pacote. Mas já me deixei disso... mas volta e meia quando vou ver a bola ao café vai um pacote pequeno de Lay's Camponesas pra acompanhar a bela da jola :p

Back