Roteiro das Francesinhas

image_destaque_interno.jpg
[:)][:)]

Ainda não totalmente refeito da tenebrosa experiência recentemente vivida naquela a que chamam de Invicta, e aproveitando a minha jornada de hoje para lá do Marão (para lá do qual mandam os que lá estão, como disse o poeta, com todo o exagero natural de que a poesia é composta, ou poesia não seria ela), ávido de uma boa sande de carnes diversas com molho, à qual se convencionou epitetar de Francesinha, dirigi o meu passo vagaroso ao Restaurante Cardoso, em Vila Real. A mesma foi-me apresentada nos seguintes moldes, à primeira vista nada despiciendos:

Mas debalde! Fui brindado com dupla ignomínia, a saber: uma carne sangrenta, no limite do tragável, que se enrolava insidiosamente nas mandíbulas e se recusava a descer pela goela, para lá de qualquer tolerância ou boa vontade que pudesse mitigar o mau estar de sentir uma massa pastosa. Pelo que sem mais delongas tratei de devolver a mesma à procedência, exigindo mais do que aqueles prováveis míseros dez segundos de chapa. Não menos grave foi o estado lastimoso em que se apresentaram as batatas fritas, não apenas pré-congeladas mas, heresia máxima, confeccionadas em óleo de mil sóis e outras tantas luas.

O veredicto final foi francamente negativo e é com mágoa que se regista a queda a pique de uma casa que já foi referência nas francesinhas da capital transmontana.

thumbdown.png

Ninguém te mandou comer francesinha numa terra transmontana.

Ninguém te mandou comer francesinha numa terra transmontana.

Não sei se estás a sério ou a brincar, mas já deixei aqui expresso que das mais de 50 francesinhas que já experimentei, são precisamente as transmontanas (mais especificamente em Vila Real) as minhas preferidas, principalmente devido às características do molho que difere bastante do resto do país.

Não sei se estás a sério ou a brincar, mas já deixei aqui expresso que das mais de 50 francesinhas que já experimentei, são precisamente as transmontanas (mais especificamente em Vila Real) as minhas preferidas, principalmente devido às características do molho que difere bastante do resto do país.

É exactamente por causa do molho que evito as de Vila Real...as de Braga e de Guimarães. Quase que prefiro o molho do talho!

É exactamente por causa do molho que evito as de Vila Real...as de Braga e de Guimarães. Quase que prefiro o molho do talho!

Curiosamente tenho ficado agradado com as de Braga por esse motivo... o molho é mais chegado ao de VR que ao do Porto. No entanto gosto de vários tipos de molho, não sou muito esquisito, tenho apenas preferência pelos de VR, que é como faço em casa também.

ehh pah, já dizem "as de Braga"...Taberna Belga a denegrir as boas francesinhas que se fazem por cá :sh)

Para mim, Imperial.

O molho também não é o tradicional, tradicional, é mais atomatado...mas pelo menos não é manteiga com natas derretidas.
Sim, a do imperial não é má... É mais parecida com a do Porto. As das tabernas não gosto daquilo. E se dizem que as de vila real são iguais convenceram-me a não ir. 😀
Curiosamente, em Braga também gosto das da francesinha do Minho, no Minho Conter.

Roteiro das Francesinhas

Já agora que estão a falar sobre isso.
Qual a diferença entre a francesinha da taberna belga e da holandesa?
Qual a melhor?
Uns amigos querem provar a francesinha à moda de Braga e falaram nessas duas.

Qual a melhor?
Na holandesa nunca comi. Provei na taberna belga e na real Taberna. Das duas, gostei mais da real taberna.

Só para dizer que chego a casa, abro o Facebook é a parece-me uma foto de um amigo meu coberta de salada e uma porra qualquer que me parecem migas.

É muito acidente seguido, começo a desconfiar que há mão do Estado Islâmico por detrás de tanta tragédia.

Qual a melhor?
São praticamente a mesma coisa...aliás uma eram funcionários da outra.

Já agora, à "moda de Braga" o tanas, à moda belga, holandesa talvez...sei lá o que aqueles gajos comem na terra deles. :sh)

Impressionante como aquilo criou fama :-/

Entre as 3, estou com o Raistaparta, mais vale ir à Real Taberna (e também não esperas à chuva/frio 1 hora).

Last edited:
Back