Eu tenho ideia de ter ouvido algures que o real taberna é uma 2a casa que os donos da taberna abriram,logo presumi que fossem iguais.Posso estar enganado.
Não posso confirmar a história porque também nunca soube a versão efectiva, mas há uma relação entre a Taberna Belga e a Real Taberna, sim.
No entanto, aquilo que ouvi é que foi um ex-funcionário (ou um grupo) da 1ª que decidiram abrir o seu próprio negócio (a 2ª).
O molho da Real Taberna (já mostrei aqui foto) também é algo amostardado e amanteigado, mas é de longe menos enjoativo.
Isto na minha opinião, claro. Como disse o João Pedro, vai sem preconceitos, "meio mundo e mais uns quantos" adoram a Taberna Belga.
Ainda assim, também já tenho notado que há tendência a que as pessoas concordem com a minha opinião, ou seja, que a francesinha da Real Taberna é "mais fácil de comer", embora o molho por vezes esteja picante assim ligeiramente acima do ponto.
Quando comi no Tappas achei que a "pré-preparação" das francesinhas prejudicava um pouco o conjunto final, isto é, a francesinha já está bastante adiantada (bife grelhado e afins) e depois vai ao forno no momento do pedido.
O queijo é bom e o forno de lenha dá um gosto bem diferente do normal (para melhor), mas o bife acaba por saber ao "requentado".