Rover 213 SE

Boas pessoal,

Comprei recentemente um Rover 213 SE azul, confesso que gostei bastante do carro pelo preço que foi! Contudo, no primeiro dia que andei com ele (puxei por ele na N18 e não desiludiu) aconteceu uma coisa que me preocupou bastante. O caminho para minha casa é bastante ingreme, na covilhã, e a caminho liguei a sofagem no quente porque estava bastante frio. Quando chego à minha rua começa-me a sair imenso vapor de agua do capô, um dos tubos tinha um furo pequeno. Descobri 2 coisas: a sofagem não aquece e a ventoinha do radiador não dispara.
Vi a sonda de temperatura do radiador e não funciona... Então liguei a ventoinha sempre para evitar que o motor aqueça demasiado, mas vou ter de comprar a sonda. A sofagem não aquecer já me preocupa mais porque não sei do que poderá ser... alguém me consegue dar umas dicas? E já agora, o tubo que tem um furo também precisa de ser substituído... posso chegar a uma loja de peças automóveis e pedir um que seja do mesmo tamanho certo? não precisa de ser especifico para o carro?
Só não consigo perceber porque é que o carro ficou assim só quando liguei a sofagem no quente... Até puxei bem por ele na nacional e não aqueceu nada...

Outra pergunta, alguém sabe qual é o tipo de ficha do rádio? o meu veio sem e não consigo decifrar que tomada é aquela...

Quando falta o liquido de refrigeração e ´continuar a andar com o carro em situações propicias a aquecimentos é perigoso.

A sofagem não aquecer até pode ser por falta de nível de refrigerante, ou radiador entupido, o uso de anticongelante rasca/agua da torneira a isso ajuda aliado aos anos do carro.

O tubo depende muito do formato se for muito especifico pode ser uma dor de cabeça encontrar um...

Quanto ao rádio tens de por umas fotos da ficha ou fios do carro e do rádio.

Se a sofagem não dá sequer um calorzinho é quase certo que o radiador está furado e foi anulado para evitar trocá-lo.
Se o ventilador não liga é fazer 2 ou 3 testes elétrico e perceber se chega tensão ao ventilado, caso chegue provavelmente é o interrutor térmico ou o próprio radiador entupido.

Quando falta o liquido de refrigeração e ´continuar a andar com o carro em situações propicias a aquecimentos é perigoso.

A sofagem não aquecer até pode ser por falta de nível de refrigerante, ou radiador entupido, o uso de anticongelante rasca/agua da torneira a isso ajuda aliado aos anos do carro.

O tubo depende muito do formato se for muito especifico pode ser uma dor de cabeça encontrar um...

O tubo não me parece ser especifico... não tem nenhuma dobra "pre-formada" nem nada... Acham que meter um produto de limpeza do sistema de refrigeração ajuda nalguma coisa? ou nao vale a pena e tenho mesmo é de ver se aquilo está entupido? porque não lhe falta anticongelante...

Se a sofagem não dá sequer um calorzinho é quase certo que o radiador está furado e foi anulado para evitar trocá-lo.
Se o ventilador não liga é fazer 2 ou 3 testes elétrico e perceber se chega tensão ao ventilado, caso chegue provavelmente é o interrutor térmico ou o próprio radiador entupido.

O ventilador funciona... mas não aquece nada...
Como assim o radiador foi anulado? como é que posso saber se foi anulado?

IMG-20201207-WA0003.jpg
IMG-20201207-WA0000.jpg

Está aí uma salganhada de ligações e parece que estão uma ou duas fichas mais para dentro....

Agora depende do radio que tens mas normalmente são fichas ISO (universais), vais ter que comprar umas deste tipo caso o rádio não traga

E tens que identificar os fios e ligar em condições ligações bem feitas.

Se não percebes disso, arranja alguém que te faça isso.

O ventilador funciona... mas não aquece nada...
Como assim o radiador foi anulado? como é que posso saber se foi anulado?
Disseste em cima que o ventilador do motor "não dispara".
O radiador para veres se está anulado procura 2 tubos junto ao parabrisas, se entrarem para dentro do carro não deve estar anulado, se estiverem ligados um ao outro está anulado.

Disseste em cima que o ventilador do motor "não dispara".
O radiador para veres se está anulado procura 2 tubos junto ao parabrisas, se entrarem para dentro do carro não deve estar anulado, se estiverem ligados um ao outro está anulado.

Eles estão efetivamente a ir para dentro do carro... deduzo que seja o radiador que está entupido então? Achas que meter um produto de limpeza do sistema de refrigeração pode resolver? O radiador não verte agua nenhuma... assim como o carro todo não pinga nada no chão

Experimenta desligar os tubos, e com uma mangueira ligada à torneira fazer passar água pelo radiador, por vezes dá para desentupir.
Tem de ser feito com a sofagem no "quente" caso haja alguma valvula a cortar para o radiador.

Voltar
Superior