Rover 214 103cv

Pois, é de 93
130 mil kms.

http://www.superflex.chriswitor.co.uk/SuperFlex_Rover_200_&_400_1989-5-95_Prices.pdf

140€ e uma data de trabalho e ficas com um carro novo à frente.

O meu bogas também é de 93 mas deve estar pior que esse 414... nada de direcção mas anda lá com um ranger algures na roda traseira dtª que me soa a braço de suspensão gripado (o veio). Já o lubrifiquei em Janeiro ou Fevereiro mas acho que já não fui a tempo... o mal já vinha muito de trás.

2ª feira vai para lá para verem se é só questão de lubrificação, se rolamento (mas não me parece) ou se é mesmo o pior... crl pró carro... [8b]

Não é uma questão de folgas, mas sim do temperamento do motor e da "leveza" do volante do motor e componentes de ligação ao solo.

A situação que descreves é de facto real, tanto que no meu 214 SEi de 95, nem me arrisco a levantar o pé do acelerador quando vou em 1ª, senão ele dá um safanão forte.[:D]
Caso fosse uma situação de folga nas transmissões, esse soluço seria em parte absorvido pela folga na transmissão e quase nem se sentiaria.

Nos Hondas dos anos 90 ainda é pior. Tenho um Accord 1.8 e aquilo parece um "cavalão", é complicado reduzir ou acelerar suavemente a velocidades baixas sem dar um ou vários "sacões", e o carro está impecável, imaculado, tem apenas 70mil kms. Sempre foi assim. [;)]

No Concerto 1.6i16v a situação é ainda mais delicada, é o pior dos 3. [:D]

Já no meu Rover 400 de 2000 (com o mesmo motor e caixa do 214) essa situação é praticamente imperceptível, é muito suave, não "soluça" mas também não dá metade da "pica" do 214 ou dos Hondas, é muito menos nervoso e mais "morto".[:vm)]

Não acho que o meu dê coices :confused: ...

E isso da direção preogrssiva como é com o meu Jet?

Last edited:
Boa noite, chamo-me jorge e sou o feliz proprietario de um rover 400 (1.4) de 1999. Ultimamente a joia dos meus olhos tem andado a "falhar, soluçar" entre as 1500 e as 2200 rpm e somente nessa faixa de rotação. Isso acontece a 99% dos casos com o motor quente, alguem sabera o que se passa?

Obrigado

Muito obrigado a todos pelas vossas respostas. Jà agora, aproveito para dizer que o consumo de combustivel mantem-se normal e fiz um teste de co2 ainda no inicio da semana e estava tudo em ordem daì que vou entao substituir o filtro de combustivel e se o problema persistir irei entao substituir os cabos das velas jà que as velas sao novas.
Um abraço a todos

Começa pela tampa do distribuidor e limpa os 5 contactos, especialmente os 4 que vão para as velas pois poderão estar semi-isolados com "zebre".

Não mudes já o filtro de gasolina. Mete-lhe primeiro uma embalagem (na proporção lá indicada ou até menos) de Winn's Injection Power para limpeza do circuito de alimentação e injecção.

Aí o filtro, muito provavelmente, irá mesmo entupir-se com a porcaria arrancada pelo aditivo e então muda-o nessa altura. Consoante a sujidade existente no circuito é possível que esse filtro novo venha a colmatar poucos dias depois. É só para não estranhares caso isso ocorra. [;)]

De que gerações?

É que há 3 modelos diferentes, a primeira série 200/400, a segunda serie 400 e a segunda série 200.

O que tem mais estabilidade, melhor comportamento, é sem dúvida o 400 MK2.

O 200/400 antigo é muito previsível, facílimo de ter uma brincadeira, sempre honesto a responder, torna-se divertido de "picar" porque as coisas saem sempre bem[:D], não assusta. Quando de origem sofre de uma suspensão que adorna muito, de uma frente pouco incisiva e direcção muito leve.
tou a falar do de 96.é esse?

tou a falar do de 96.é esse?

Os modelos de 96 (meados de 95, para ser mais correcto) nada têm em comum em matéria de suspensões, nem à frente nem atrás. Talvez alguns casquilhos, uns sinoblocos, uns parafusos M8 e outros M10, mas pouco mais.

Os de 95 e anteriores eram iguais, com a única diferença de uns serem 2 volumes e meio e outros de 3 volumes.

Bem... o meu bogas... (nem este dá coices mas enfim...) confirma-se o pior!

Lá o larguei hoje às 9H30 e telefonaram há pouco a informar que era mesmo a pior hipótese e que eu previa, para mal dos meus pecados...

O veio da suspensão do lado dtº está completamente desfeito e o do outro lado está um pouco desgastado mas convém mudar para ficar tudo equilibrado (tem a sua lógica...) até porque, se o anterior dono se esqueceu de mandar lubrificar uma suspensão, certamente se terá esquecido também de mandar lubrificar a outra... lógico...

Do mal o menos e as suspensões da frente aguentaram melhor a falta de manutenção do que as de trás.

Resumindo... 80€ para o kit de reparação para cada lado (veio, casquilho, mais não sei quê), o que dá 160€ para ambos, mais carregar suspensão (50€), lubrificação, mais mão-de-obra (a 30€/h), mais IVA, mais diversos... e tá ali uma bela contita calada.

Lá dei o OK agora (14H30) para a reparação uma vez que eles dizem que nem vale a pena andar a inventar com casquilhos e veios feitos num torneiro porque acaba por se gastar quase o mesmo, se não até mais, e a qualidade e prazo de entrega depende do torneiro e da sua disponibilidade.

Como isto é Rover e é já de 1993 não há material em stock, portanto só cá chegará amanhã ou 4ª feira e deve estar pronto no dia seguinte. Lá se vai o guito que era para a pintura e substituição do forro do tejadilho.

A ver se depois troco isto por uma Tourer. ;)

Last edited:
Bem.

Apos 8 anos de Rover 414 e 103000km parece que a tao famosa junta da cabeça do motor deu o peido mestre!!

Preços para aquilo, andam por que valores???

Não sei se [:D] ou se :(... é que o meu também tem 103 mil km embora apenas 6 anos...

Pá, preços... entre 1.000€ num ex-concessionário usando material de origem (que não é o melhor) e 200€ num vão de escada com juntas FAI ou mais baratas se houver. Entre isso, tudo é possível... e pode ser mais se o bloco ficou danificado, etc.

Material a mudar: junta MLS e oil rail (a peça no cárter onde apertam os 10 parafusos compridos, esteja boa ou não!) a comprar na Land Rover ou na Payen (aqui só as juntas, todas: cabeça, colectores, tampa das válvulas, cárter, retentores das árvores de cames, etc.) para o motor K 1.8 dos Freelander, bomba de água, tampa do vaso de expansão e termostato.

Medir comprimento livre dos parafusos e mudar todos se algum deles já estiver esticado demais (usar parafusos de origem, LR ou Payen, os baratos acabam por sair caro um dia).

Medir saliência das 4 camisas em relação ao bloco. Não rectificar a cabeça a menos que o empeno seja superior ao admissível pela Rover (senão retira-se o tratamento térmico de endurecimento dessa face), lavar hiper-mega-bem todo o sistema de arrefecimento e de circulação de óleo.

Usar anticongelante de boa qualidade (OAT de preferência) e óleo semi-sintético de média/boa qualidade em 10W40. Claro, ver se a correia e o tensor já estão próximo da altura de substituição (a correia é barata).

Já agora, que sintomas tem? Maionese no anticongelante? Aquece? Perde "água"?

O meu Rover 400 com 7 anos está agora com 102mil kms, o que pode ser um mau presságio. [:)] [:)]

Por outro lado, tenho um 214 com 12 que já passou os 140mil, sem problemas, por isso..... venham eles, sempre a fundo. [:blush:]

Não sei se [:D] ou se :(... é que o meu também tem 103 mil km embora apenas 6 anos...

Pá, preços... entre 1.000€ num ex-concessionário usando material de origem (que não é o melhor) e 200€ num vão de escada com juntas FAI ou mais baratas se houver. Entre isso, tudo é possível... e pode ser mais se o bloco ficou danificado, etc.

Material a mudar: junta MLS e oil rail (a peça no cárter onde apertam os 10 parafusos compridos, esteja boa ou não!) a comprar na Land Rover ou na Payen (aqui só as juntas, todas: cabeça, colectores, tampa das válvulas, cárter, retentores das árvores de cames, etc.) para o motor K 1.8 dos Freelander, bomba de água, tampa do vaso de expansão e termostato.

Medir comprimento livre dos parafusos e mudar todos se algum deles já estiver esticado demais (usar parafusos de origem, LR ou Payen, os baratos acabam por sair caro um dia).

Medir saliência das 4 camisas em relação ao bloco. Não rectificar a cabeça a menos que o empeno seja superior ao admissível pela Rover (senão retira-se o tratamento térmico de endurecimento dessa face), lavar hiper-mega-bem todo o sistema de arrefecimento e de circulação de óleo.

Usar anticongelante de boa qualidade (OAT de preferência) e óleo semi-sintético de média/boa qualidade em 10W40. Claro, ver se a correia e o tensor já estão próximo da altura de substituição (a correia é barata).

Já agora, que sintomas tem? Maionese no anticongelante? Aquece? Perde "água"?

Tem perdido agua e a temperatura estava acima do normal, nao tao alta para xhegar ao "redline". Sentia que tinha falta de potencia quando acelerava.
Ontem ficou ligado às maquinas, vamos ver qual é o veredicto do xor doutor hoje.
Eu dou noticias, mais logo.

Curiosamente o meu queimou com 103.000 km exactamente. Paguei 235€ numa oficina autorizada Rover

Mau, mau, mau... [:blush:] Vai de retro Satanás! :sh)

Estou a ver que quando chegar a minha altura tenho que ir dar uma volta até Viseu... aproveito e visito a minha querida sobrinha. [;)]

Não quer dizer muito... pode ser pela junta do colector de admissão.

Em que cilindro(s) havia água? 1-2? 3-4?

É melhor que seja no(s) 1-2...

Não quer dizer muito... pode ser pela junta do colector de admissão.

Em que cilindro(s) havia água? 1-2? 3-4?

É melhor que seja no(s) 1-2...

Se for num desses, é bem provável que seja da junta do colector de admissão, por onde entra a o líquido na cabeça.

Quantas juntas de cabeça já foram trocadas à custa de problemas diversos, relacionados com perdas de líquido. A junta de cabeça é sempre o bode espiatório (mas que faz lucrar imenso a quem a troca [br:)] [:D]).

Quantas juntas de cabeça já foram trocadas à custa de problemas diversos, relacionados com perdas de líquido. A junta de cabeça é sempre o bode espiatório (mas que faz lucrar imenso a quem a troca [br:)] [:D]).

Trocando a junta da cabeça, trocam-se também as outras todas (principalmente a da admissão que é a outra que pode ter fuga), mais a bomba de água. Portanto, com um teste de pressão para confirmar, o problema da fuga de água ficou resolvido! [:D]

A juntar a isto ainda se faceia a cabeça, esteja plana ou não... é um "just in case".

Palpita-me que há-de haver vários casos assim... mas este talvez não, como tem o aquecimento anormal... se bem que uma fuga de líquido, seja lá por onde ela fôr, implica menos líquido a circular no motor e aparecimento de vários pontos ou mesmo zonas quentes na parte superior da cabeça que depois podem acabar por levar à bendita da junta da cabeça.

rover 214

rover 214

bem inauguro o meu primeiro post, num tópico com o mesmo nome do carro que eu conduzo.
Para mim o que este carro tem de bom mesmo é apenas o motor, que com 1400 cc e 103 cavalos mexe-se bem.
De resto.....
se alguém deseja comprar um carro igual até aconselho, pois problemas não são assim tantos quanto isso.
Não sou um daqueles felizardos que nunca trocaram a junta da cabeça, pois esta aos 159000 km entregou a alma ao criador, e foi uma despesa ainda considerável, considerando que o carro tem já 13 anos e 165000 km.
De resto, não gosto da condução, não axo que tem uma condução agradável, embraiagem péssima (mas isto parece um problema apenas nesta unidade específica, pois tenho um ,tio que tem um igual e n padece do mesmo problema), adorna muito (tenho um colega que lhe chama de barco) o forro de tecto está descolado, os vidros xegou a uma altura que partiram o elevador, axo que também já teve problemas com os cinoblocos (não me perguntem o que é, só me lembro da minha mãe estar sempre a falar desse problema).
Mas apesar destes problemas, não se iludam, pois o motor deste carro é muito bom, e os problemas se formos a ver nem são assim tantos, para um carro com 13 anos, e que está na família à 10,ate que não esta mal.
De qq forma apesar do carro não ser meu, conduzo-o todos os dias para a fac, e como é o "meu" primeiro carro será sempre o mais nostálgico, e apesar de tudo gostava de o manter para a posteridade.

bem o estrago foi de 600€.

Agora nao encontro o papel com tudo detalhado.

Quando encontrar posto aqui para darem uma opiniao

Consegui encontrar a "factura":

Rectificar e testar cabeça do motor - 65
1 Jogo de juntas descarbonização - 172,89
1 Jogo de pernas da cabeça - 71,12
Óleo do motor - 45
1 Filtro de óleo - 8,5
Anticongelante radiador - 10
Material de limpeza - 5
Mao de obra - 220
Total: 608,37

Com o desconto ficou pelos € 600

De referir que o carro estave na oficina 1 semana de 16/Abr a 23/Abr

Consegui encontrar a "factura":

Rectificar e testar cabeça do motor - 65
1 Jogo de juntas descarbonização - 172,89
1 Jogo de pernas da cabeça - 71,12
Óleo do motor - 45
1 Filtro de óleo - 8,5
Anticongelante radiador - 10
Material de limpeza - 5
Mao de obra - 220
Total: 608,37

Com o desconto ficou pelos € 600

De referir que o carro estave na oficina 1 semana de 16/Abr a 23/Abr

Parece ter sido um trabalho bem feito, pelo menos vejo que foram mudados os 10 pernos elásticos e que a cabeça foi rectificada a testada.

De resto, parece-me um preço justo, embora já tenha visto mais barato.

Foi numa oficina particular, certo?

Back