S3x130ixM3MPS

jbs

New member
Numa revista nacional da especialidade (AF) saiu hoje um artigo (interessante), comparando o Audi S3 vs BMW 130i vs Mazda 3 MPS, todos com potências similares bem como as características de motor.
Segundo o artigo quem saiu vencedor foi o S3 (sistema Quattro a ajudar), logo de seguida o M3 MPS e depois o 130i (este pecava excessivamente pelo preço de custo – Upa Upa, puxadote).
Todos eles ficaram muito perto uns dos outros.
De forma geral o S3 e o 130i têm performances muito similares bem como recuperações, o M3 fica um pouco abaixo nas performances mas ganha nas recuperações, fruto de um motor mais elástico.
De notar as conclusões são a da revista, depois cada um tire as suas!

Resumindo 3 brinquedos bem divertidos de conduzir e que devem dar um grande gozo! O M3 MPS bate os outros dois no preço, cerca de 10.000€ e 15.000€ inferior.
Aqui vê-se claramente uma marca nipónica a intrometer-se no meio dos alemães e, a não sair nada mal do embate.
Poupando uns cobres consegue +/- a mesma diversão. Claro está que o M3 não tem a imagem de um S3 ou de um 130i, mas ainda assim ele está lá para quem não for preconceituoso!
Eu não me importava nada de ter qualquer um deles! Mas admito que o 130i com a tracção traseira deve ser uma delicia!

Abraços

pelo que tenho lido em publicações estrangeiras, o S3 e o 3 MPS sofrem do mesmo mal.
Muito boas performances, mas falham de alguma medida na ligação homem-máquina. Aparentemente, são máquinas que não envolvem muito o condutor no processo da condução.

Apesar, de racionalmente, serem superiores ao 130i, no capitulo da condução e da envolvência do condutor nesse processo, parece que apenas lhe cheiram o traseiro

comparativo foi efectuado só entre os três mencionados e foi c/ viaturas “nacionais”

citação:Originalmente colocada por c r a s h

pelo que tenho lido em publicações estrangeiras, o S3 e o 3 MPS sofrem do mesmo mal.
Muito boas performances, mas falham de alguma medida na ligação homem-máquina. Aparentemente, são máquinas que não envolvem muito o condutor no processo da condução.

Apesar, de racionalmente, serem superiores ao 130i, no capitulo da condução e da envolvência do condutor nesse processo, parece que apenas lhe cheiram o traseiro

Eu já começo a enjoar com este comentário qdo se fala de BMW. E pq a BMW envolve o condutor e tal... Ate pareçe q so a BMW tem o volante ligado ás rodas. Epá, experimentem e digam se sentem essa distância com qq um dos carros. Isso devem so sentir pessoas com dotes mto "espaciais", pq eu qdo conduzo algum BMW, nomeadamente S3, o q sinto é o volante pior colocado q no Audi e a direcção pior q p.ex um Alfa Romeo com 6 anos.. E mais n digo..

Ah, e n sofro de espandilose, nem reumatismo nem tenho nenhum tipo de paralisia cerebral nem dormencia de sentidos.

Cumps

citação:Originalmente colocada por bizopt

Eu já começo a enjoar com este comentário qdo se fala de BMW. E pq a BMW envolve o condutor e tal... Ate pareçe q so a BMW tem o volante ligado ás rodas. Epá, experimentem e digam se sentem essa distância com qq um dos carros. Isso devem so sentir pessoas com dotes mto "espaciais", pq eu qdo conduzo algum BMW, nomeadamente S3, o q sinto é o volante pior colocado q no Audi e a direcção pior q p.ex um Alfa Romeo com 6 anos.. E mais n digo..

Ah, e n sofro de espandilose, nem reumatismo nem tenho nenhum tipo de paralisia cerebral nem dormencia de sentidos.

Cumps

Sabes que o volante no serie 3 e' ajustavel em altura e profundidade? Assim como o banco:D

Ou o bimmer que conduziste nao estava nas melhores condicoes... ou entao es diferente da generalidade das pessoas.

No segmento do serie 3 so o lexus IS 200 se equivalia a nivel de prazer de conducao e ligacao homem maquina.

E atencao que nao estou a falar e rapidez...

citação:Sabes que o volante no serie 3 e' ajustavel em altura e profundidade? Assim como o banco

Ou o bimmer que conduziste nao estava nas melhores condicoes... ou entao es diferente da generalidade das pessoas.

A sério?! Tem regulações?!?! Pensei q era suposto conduzir com ele como estava regulado para sempre....... [8)]

O BMW era novo, era um show car. Senti q estava deslocado com o meio do banco.

citação:Sabes que o volante no serie 3 e' ajustavel em altura e profundidade? Assim como o banco

A sério?! Tem regulações?!?! Pensei q era suposto conduzir com ele como estava regulado para sempre....... [8)]

Podias nao saber[:p]

E' a tua opiniao, nao ha argumentos para a contrariar. Mas nao e' a opiniao geral.

cuidado com o uso da sigla M3 lololol por momentos pensei que te estivesses a referir a serie 3 M da BMW [:P]

inda n li o artigo, mas logo á partida acharia que o S3 venceria...(acho que a audi neste modelo esmerou-se... e aprendeu a lição com o anterior modelo, que era mais fracote que o leon cupra r e mt mais caro...) neste modelo o S3 está imparavel... dentro do sgmento não há nenhum que o acompanhe...

cumps

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

E' a tua opiniao, nao ha argumentos para a contrariar. Mas nao e' a opiniao geral.

A opinião geral do forum? Aqui existe mto o "efeito manada", um diz experimentou e sentiu q um carro era melhor. Alguem lê isso e sem experimentar por ele mesmo, toma essa como a sua opinião. Multiplica-se por vários users e puff, fez-se o chocapic. :D
Neste caso criou-se uma imagem.

A opinião geral do forum? Aqui existe mto o "efeito manada", um diz experimentou e sentiu q um carro era melhor. Alguem lê isso e sem experimentar por ele mesmo, toma essa como a sua opinião. Multiplica-se por vários users e puff, fez-se o chocapic. :D

onde e' que eu disse que era a opiniao geral do forum?[|)]

A maior parte dos testes de revistas tem essa tendencia. Quem gosta de conduzir reforca-a. Nao sao nenhuns desportivos, mas dentro do segmento onde se inserem sao do melhor que ha para se conduzir.

Mas se calhar deve ser alguma ilusao colectiva.:D

citação:Originalmente colocada por chasdegua

cuidado com o uso da sigla M3 lololol por momentos pensei que te estivesses a referir a serie 3 M da BMW [:P]

inda n li o artigo, mas logo á partida acharia que o S3 venceria...(acho que a audi neste modelo esmerou-se... e aprendeu a lição com o anterior modelo, que era mais fracote que o leon cupra r e mt mais caro...) neste modelo o S3 está imparavel... dentro do sgmento não há nenhum que o acompanhe...

cumps

boas

Quando dizes mais fracote que o leon cupra r ,refereste a que de concreto?
ja andaste em algum dos dois?
Quanto a evoluçao no audi parece ser um facto apesar de nao ter ainda experimentado o novo S3,acredito que os 7 anos que demorou a sair esta versao,foi tempo suficiente para corrigir alguns defeitos do anterior,mas ficaria sempre na duvida entre o 130i e o Audi,so experimentando os dois,mas como nao estou comprador,tal problema nem se poe:D:D.

cumps

na minha opiniao 3mps será a escolha mais racional...mas se o que se pretende é status um mazda n serve! esteticamente o mais bonito é o BMW!

O novo S3 está de facto mto bom,já o antigo,valha-nos deus.

Se há carro sem sal é aquele,n tem feeling nenhum,pode andar mto mas...

Cumps

Não falei em posição de condução, mas em feeling.
E não é minha opinião, apenas estou a comentar aquilo que tenho andado a ler.

Outro exemplo. Posição de condução manhosa: Renault Clio II 182. Mas "feeling" bem acima da média.

Mas já se devia saber...
Todos os ensaios que leio relativamente a Audis com mais garra queixam-se do mesmo, exceptuando o RS4.
Rápidos, eficientes, mas acaba por ser uma experiência esterilizada.
Parece que este S3 não foge à tradição.

Não me importava de o experimentar, é óbvio, para tirar as duvidas.
Mas tendo em conta os ensaios que leio em alguma da imprensa (sobretudo inglesa) e comparando-os depois com o acto de conduzir algumas dessas máquinas, não existem grandes diferenças.

Não tenho scan, senão punha o artigo (aí a brigada das cópias e direitos de autor que anda aí!).

Outro factor curioso, foi darem a mesma pontuação aos 3 carros a nível qualidade geral; motor (concepção) e caixa de velocidades.

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

Passou cá por casa um A3... neste momento um 1... e posso dizer... essa treta da ligação homem máquina, para mim e real... o peso da direcção... como estão colocados os comandos, etc etc... é uma treta... mas é verdade! ;)

Back