Salas de Chuto

Bruxa

New member
Salas de chuto para tratar
Presidente do Instituto da Droga quer instalar uma em Lisboa e outra no Porto até ao fim do ano. Explica como vão funcionar e garante que as vantagens são enormes

O presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência, João Goulão, defende a instalação de salas de chuto, em Lisboa e Porto, até ao final do ano. «Gostaria que isso acontecesse, mas admito que até ao final do ano poderá ser difícil», referiu ao PortugalDiário o presidente do IDT, que ainda acrescenta: «Acredito que até ao final do ano pode haver entendimento com as autarquias para a instalação destes equipamentos».

A prioridade é instalar uma sala de chuto em Lisboa e outra no Porto. Os equipamentos devem ser instalados «o mais próximo possível dos locais onde a droga é adquirida e consumida», isto é, nos «bairros problemáticos».

Os equipamentos contarão com técnicos em regime de permanência, designadamente enfermeiros e psicólogos. O horário de funcionamento «deve ser o mais alargado possível», muito embora João Goulão acrescente que «não tem de funcionar 24 por dia». Em princípio, as salas de chuto estarão abertas entre «as 8 da manhã e a meia noite».

O primeiro passado para um tratamento

A medida é «polémica», mas João Goulão está convicto das suas virtudes, «nomeadamente no apoio às situações de overdose». Diminuir o risco para os consumidores e para quem os rodeia é o primeiro objectivo.

Por outro lado, acrescenta, «queremos fazer cair a desconfiança dos consumidores mais desorganizados no sistema de saúde. Pode até conduzir à decisão de aderir a programas de substituição».

Decisão está nas mãos das das autarquias

A decisão de instalar salas de chuto está dependente da aceitação por parte das autarquias. E sobre esta matéria, o presidente do IDT diz que «não há manifestações de completa abertura por parte das câmaras de Lisboa e Porto», realçando que «as câmaras podem inviabilizar a instalação destes equipamentos».

O desejo de instalar salas de chuto em Lisboa e Porto foi expresso pelo presidente do IDT, na quarta-feira, durante uma visita realizado ao polémico bairro de S.João de Deus, no Porto.

Rui Rio, presidente da Câmara do Porto admitiu, em declarações ao «Jornal de Notícias», estar contra o princípio das «salas de chuto», mas considera que a questão deve ser discutida. «Na pureza dos princípios e dos objectivos finais, essa ideia não faz sentido. No entanto, considerando a situação existente em Portugal e, tentando olhar para o problema com algum pragmatismo, admito que é uma discussão que se pode e deve ter».

A minha questão é... Qual a vossa opinião sobre este assunto?

Prefiro que o façam numa sala que no meio da rua. Já agora se o estado vendesse a droga ainda melhor, o defice se houvesse devia andar pelos 1%

Aparentemente sou a favor.

Mas do que sou mesmo a favor era da realização de experiências piloto e uma posterior avaliação de resultados. Se fossem positivos, nomeadamente a melhoria das condições de saúde pública nas zonas de maior concentração de toxicodependentes, etnão avançaria com as salas de chuto.

citação:Originalmente colocada por Suarez

Prefiro que o façam numa sala que no meio da rua. Já agora se o estado vendesse a droga ainda melhor, o defice se houvesse devia andar pelos 1%

:D

Pode ser uma maneira de resolver o problema, não sei.

Sou a favor, é uma das maneiras de reduzir a Sida (suponho que haja distribuição de seringas nas salas de chuto) e da própria toxicodependência em si...

Eu acho que isto é a hipocrisia elevada ao ridiculo. Vamos criar condições para os traficantes terem um negócio mais limpo?

Coloquem a droga nas salas e dêem-lhes. Aí talvez se consiga resolver alguns problemas.

Assim eles virão e eu acredito que muitos gostariam de largar uma vida mesquinha e arriscada.

preferes que eles deixem as seringas na rua para as crinças irem mexer?
que andem a tripar no meio da rua?
eu sei bem o que lhes fazia e entao aos traficantes uiui... mas como sou preso por causa disso fico sentadinho sem fazer nada, logo o melhor é eles estarem isolados quendo fazem essas coisas.
isto vai ser mau é para quem la trabalha

citação:Originalmente colocada por miguel santos

eu sei bem o que lhes fazia e entao aos traficantes uiui... mas como sou preso por causa disso fico sentadinho sem fazer nada, logo o melhor é eles estarem isolados quendo fazem essas coisas.

Concordo, e quanto à legalização das drogas leves Portugal até
tem uma legislação permissiva.

E deve-se tolerar? [xx(] Que rico exemplo que estás a dar aos teus filhos...

Também niguém acha piada aos anormais que andam com navalhas a assaltar putos, e não se vêm "salas de assaltos" para estarem num ambiente controlado e ninguém se aleijar...

Queres acabar com os toxicodependentes dando-lhes seringas?

Não faz mais sentido proibir o que está errado?

Mesmo que seja cem vezes mais custosa e mais complexa, é a que moralmente está correcta.

Pouco me importa se para o ano com estas salas morrem menos 50% de toxicodependentes com uma overdose, a longo prazo não vai acabar com este flagelo, só é bom para quem tem vista curta.

Basta olhar para o exemplo Holandês onde estes comportamentos não são punidos e ver que a percentagem de toxicodependentes aumentou consideravelmente.

"Maior controlo" diziam eles... right [|)]

A partir do momento em que as pessoas consentem e permitem estes comportamentos, isto nunca irá acabar.

Não consigo entender.

1º Problema - O que os leva lá? Os amigos.
2º Problema - Onde vão buscar a droga? Toda a gente sabe e não é apreendida pois estão sempre á espera dos grandes. Esqueçam o negócio e olhem para a saúde publica.
3º Problema - Forneçam a droga gratuitamente. Se eles se convencerem que se estão a matar é meio caminho andado para querem desistir e deixarem de arrastar os outros.
4º Problema - O maior de todos a hipocrisia.

E mais não digo. [8)]

nao é tolerar, é apenas uma maneira de os remeter para um canto, tentar isolar essa imagem degradante da sociedade.
podes dizer que estou apenas a mandar as coisas para tras das costas e que apesar de se ver menos o problema continua o mesmo ou ate aumenta!
É obvio que medidas para acabar com isto eram muito mais bem vindas mas a nao existirem prefiro esta que nada.
quanto ao dar seringas aos toxicodependentes nao é de agora, desde ha muito que eles as tinham de borla enquanto um doente as tinha de comprar...

citação:Originalmente colocada por Renas

3º Problema - Forneçam a droga gratuitamente. Se eles se convencerem que se estão a matar é meio caminho andado para querem desistir e deixarem de arrastar os outros.
Oh sim, já com o tabaco é o que é...

podes dizer que estou apenas a mandar as coisas para tras das costas e que apesar de se ver menos o problema continua o mesmo ou ate aumenta!
Longe da vista longe do coração?

citação:É obvio que medidas para acabar com isto eram muito mais bem vindas mas a nao existirem prefiro esta que nada.
Eu preferia nada a esta medida, isto é um passo atrás...

Não tenho pena nenhuma dos drogados, eles sabem bem o q iam meter-se nas drogas.
Agora não venham é usar dinheiro do estado q somo nós q pagamos para os ajudaram
Concordo q injectem numa sala de chuto q numa rua
Mas por mim era numa fossa para eles!

Desculpem lá este desabafo, eu há uns 10 anos tive um primo q gostava muito dele e morreu de overdose em casa própria e estou muito revoltado de ele ter metido nisso.

citação:Originalmente colocada por fapoc

Sou a favor, é uma das maneiras de reduzir a Sida (suponho que haja distribuição de seringas nas salas de chuto) e da própria toxicodependência em si...

Pois, concordo a 200% e é muito bonito mas sera que os toxicodependentes vão as salas de chuta? Ponho as minhas reticencias.

Sou contra, pq há muitas pessoas que tem doenças e não as escolheram e que tem que pagar para ter as coisas para se tratar.

Hoje em dia ser toxicodependente dá direito a tudo. Até de passar a frente na fila de pessoas que estão a espera em centros de saude de se despacharem para irem trabalhar. Dá direito a preservativos, medicos, psicologos, etc.

Eles que arranjem outra maneira de resolver a questão. Já se fala em salas de chuto dentro da prisão. Isso é o cumulo. Que arranjem salas de morte e violação para os outros presos poderem exercer os crimes pelos quais foram presos.

sem tirar ben por!

Mas o que é que interessa a opinião de gajos que não sabem do que estão a falar?

Isso é uma questão de saude publica, deve ser decidido por técnicos de saude, e não por velhos do restelo..

Back