Há coisas sem as quais posso passar, mas a verdade é que não é fácil dispensarmos grande parte da tecnologia que temos.
Respondendo directamente ao tópico,
No que toca ao telemóvel, é um aparelho com o qual tenho uma relação estranha

Só o uso mesmo para chamadas, e passo bastante tempo sem ele. Ás vezes anda sempre pousado no carro e passa dias lá dentro. Ou então fica aqui na mesa do PC, sozinho e abandonado.
No caso da Internet, também consigo passar sem ela, mas é algo que faz falta, e já faz tão parte do nosso dia-a-dia que inconscientemente já vamos a um PC e clicamos logo para aceder à net ver isto ou aquilo. Mesmo assim, e sabendo que é muito importante, (eu uso bastante para pesquisas) não acho que seja viciado.
Quanto ao GPS, curiosamente os dois carros que uso cá em casa (meu e do meu pai) têm GPS, o do meu pai foi pedido na altura da compra, o meu eu montei o sistema original da marca depois de começar a usar o do meu pai e a ver que realmente era útil. É algo que, lá está, não é usado todos os dias, mas quando tenho que ir para locais desconhecidos é indispensável. Para ir para o Porto por exemplo, abençoado GPS.
Ou quando se quer ir a qualquer lado diferente, ou a um bar diferente, ou algo assim, é só ir lá, pesquisar, ver se os preços interessam, se o ambiente é porreiro, e siga para o local que mais interessar.