Boas, vou desenterrar isto, mas agora to em melhor posição para repor um pouco de verdade aqui neste tópico.
Primeiro, deixem que lhes lembre que o 106 gti, o tal utilitário com pequenas modificações ficou em 2º lugar e podia ter ficado em primeiro (se virem o video com que vos vou brindar a seguir)num teste da década de 90 a vários carros escolhidos e testados por pilotos de competição e claro o Jeremy Clarkson do Top Gear. Um dos pilotos que votou no 106 como o melhor só se chamava Richard Burns.[

]
Aqui fica o link:
YouTube - The best handling Car in the Entire World (Top gear powered by BBC )
Depois, pela minha experiência em track days em kartódromos, posso dizer sem dúvida que o o cup e gti em curvas lentas são claramente mais rápidos que o clio rs.
Qualquer um dos 3 fica à frente do mini neste aspecto.
O Clio RS no entanto, vale-se de uma relação peso-potencia claramente favorável para ganhar num confronto directo entre os 2, o pouco que perde em curvas lentas ganha quer em curvas rápidas quer nas pequenas rectas, mas muitos ficariam surpreendidos com a diferença, pois esta é muito menor que o que poderiam pensar, aliás alguns dados que por ai foram postando já indicavam isso.
Agora uma coisa que também importa dizer, como carro, o clio é muito mais completo, o feeling no meu ver é melhor, a direcção do cup é muito leve e não dá tanto feedback quanto a do RS mk1 que ainda tem uma direcção hidráulica.
O RS é mais neutro e mais user friendly, o cup é mais selvagem e para alguns mais divertido de conduzir.
O motor de ambos é fabuloso, mas claro que o rs ganha pela disponibilidade superior em relação ao cup que faz mais rotação mas tem menos binárioe potencia e acorda mais tarde. No entanto, o cup não se desembaraça nada mal em baixas como é vulgar ouvir-se dizer, tem óptimas baixas devido ao factor relação peso-potencia.
No final de contas, nunca tendo eu conduzido o mini, a minha avaliação é a seguinte:
Como o RS foi considerado por várias publicações como o melhor do segmento, e como de facto é mais completo que o cup eu sem dúvida escolheria o RS, até mesmo pelo desing que me agrada muito mais que o mini.
Para quem não tem dinheiro para um RS, a escolha por um cup/gti é uma óptima escolha, pois não vão nada mal servidos e até têm a grande vantagem de terem custos de manutenção e facilidade em arranjar peças muito maior.
Por último, para quem não sabe, esse simples utilitário chamado vts ou cup como queiram, já saiu de fábrica reforçado para preparar para os ralies, coisa que raramente acontece, olhem o c2 vts não teve esta atenção.
Desculpem o testamento.
1 abraço