É curioso verificar a evolução das opiniões conforme o carro vai sendo destapado.
Falta de personalidade, de identidade, são falhas que vêm sendo apontadas ao Leon desde a 2ª geração, o louco Da Silva rompeu com o desenho do amado Toledo de 5 portas principalmente para os adeptos do Tunning, aquilo era intocável. [

]
Este salto geracional, é pela primeira pela uma clara evolução de conceito, nos anteriores havia a sensação de terem criado tudo de novo. Neste há muitas coisas novas, claro, até as proporções divergem (capot bem maior), mas para quem conhece a geração 3, é facilmente identificável como um Leon.
Acho equilibrado e bem agradável à vista, não sou grande adepto da traseira, principalmente na ST. Tal como na MKIII, deveriam ter criado algo diverso do 5p, aqui ainda mais flagrante, pois um enorme volume traseiro, com umas micro óticas nos extremos e ligadas por linha de luz… na me parece o mais adequado.
No entanto, no geral, acho a carrinha mais equilibrada, de perfil o formato do 3º vidro do 5p é algo que (tal como na geração 3), parece não resultar bem em todos os ângulos, na carrinha parece é mais consensual.
Já agora uma nota para os interiores, tal como no exterior, nota-se que houve muito trabalho de pormenor, mas o conjunto das peças ficou algo aquém. O aspeto mais retilíneo da coisa, torna-o coerente com o exterior, mas não havia necessidade de tamanha falta de imaginação, é tristonho, poderia ser o Skoda da década de 2000.