Seat Leon 4 (2020)

Exterior enfadonho e interior tristonho, nos interiores o Octavia consegue ser mais interessante. Nota negativa para as traseiras exactamente iguais (já não me lembrava de ver SW's com a traseira do modelo que lhe dá origem de forma tão... igual) e nota muito negativa para mais um modelo da marca a desistir da climatização de comandos físicos, agora é só esperar que o novo A3 repita a proeza e são 4 modelos do mesmo segmento a partilhar a pior invenção no automóvel.

Veremos se é um modelo competente e talvez consiga singrar na selva do segmento C.

gd2Card2.resizeViewPort.noScale.fileReferenceOriginal.jpg

gd2Card1.resizeViewPort.noScale.fileReferenceOriginal.jpg
gd2Card1.resizeViewPort.noScale.fileReferenceOriginal.jpg

É um bocado como o novo Focus. Não traz nada de novo, linhas consensuais mas no conjunto funciona. E a meu ver não tem maus angulos, design muito equilibrado.

A única era que lhe retirava, tal como aconteceu no Focus, aquela estupidez das micro 3ª janelinhas para trás das portas posteriores que não servem basicamente para nada.

Já agora antes este que o novo Golf. Bem mais bonitinho, a qualidade já deve andar lá perto e em principio bem mais em conta. Miolo será o mesmo atendendo ao que se tem feito.

Mas isso sou eu que não ligo assim tanto aos badges :)

Mais um aqui que não encontra harmonia no Focus actual. Parece uma boa ideia que correu mal. Não me bate certo, com pena minha que gosto da marca.

Aqui o Leon, ressalvando o facto de não o estar a ver ao vivo, parece bem mais harmonioso e consensual. Apenas uma coisa: olho para ele e não vejo um SEAT. Nem me refiro às semelhanças aqui e ali com o i30, ou com outros, no global custa -me a encaixar que é um modelo da marca espanhola. Uma questão de identidade.

Faltam ali um belo piano de funções principais + 3 rodelas do clima debaixo das saídas de ar centrais. De resto, gosto pela simplicidade e pelo aspeto sólido no seu todo

83022936_2453896531593409_7159499840989902987_n.jpg

Mais um aqui que não encontra harmonia no Focus actual. Parece uma boa ideia que correu mal. Não me bate certo, com pena minha que gosto da marca.

Aqui o Leon, ressalvando o facto de não o estar a ver ao vivo, parece bem mais harmonioso e consensual. Apenas uma coisa: olho para ele e não vejo um SEAT. Nem me refiro às semelhanças aqui e ali com o i30, ou com outros, no global custa -me a encaixar que é um modelo da marca espanhola. Uma questão de identidade.

Como assim ? Se há coisa que vejo em ambos é justamente harmonia e equilíbrio estilístico no geral e é aí que os comparei. Consensuais ambos, sem arriscar mas visualmente eficazes.

Eu devo ser dos poucos que gosto do que vejo.

Um Terraco pequeno com um twist de i30.

Acho o resultado final bem feliz = ar agressivo e algumas formas mais clássicas. Quanto à forma de chegar a este resultado, deixo ao critério dos mais entendedores.

Apresenta bastantes pormenores interessantes, tanto dentro como fora, mas a "base" é muito enfadonga.

O interior é muito semelhante ao do focus e do i30, apesar de este ser mais interessante.

Não vejo identidade SEAT neste modelo, o que é pena, mas estas coisas vão acontecendo em determinadas fases das marcas.

Só não estou a apreciar o pilar C. Faz lembrar o Mazda 3 que também tem aquele efeito. De resto até estou a gostar.
Pode ser que com o tempo, até essa parte do pilar C já não me incomode.

É curioso verificar a evolução das opiniões conforme o carro vai sendo destapado.

Falta de personalidade, de identidade, são falhas que vêm sendo apontadas ao Leon desde a 2ª geração, o louco Da Silva rompeu com o desenho do amado Toledo de 5 portas principalmente para os adeptos do Tunning, aquilo era intocável. [:D]

Este salto geracional, é pela primeira pela uma clara evolução de conceito, nos anteriores havia a sensação de terem criado tudo de novo. Neste há muitas coisas novas, claro, até as proporções divergem (capot bem maior), mas para quem conhece a geração 3, é facilmente identificável como um Leon.

Acho equilibrado e bem agradável à vista, não sou grande adepto da traseira, principalmente na ST. Tal como na MKIII, deveriam ter criado algo diverso do 5p, aqui ainda mais flagrante, pois um enorme volume traseiro, com umas micro óticas nos extremos e ligadas por linha de luz… na me parece o mais adequado.

63c5e410.png

No entanto, no geral, acho a carrinha mais equilibrada, de perfil o formato do 3º vidro do 5p é algo que (tal como na geração 3), parece não resultar bem em todos os ângulos, na carrinha parece é mais consensual.

seat-l11.jpg

7401bc10.png

Já agora uma nota para os interiores, tal como no exterior, nota-se que houve muito trabalho de pormenor, mas o conjunto das peças ficou algo aquém. O aspeto mais retilíneo da coisa, torna-o coerente com o exterior, mas não havia necessidade de tamanha falta de imaginação, é tristonho, poderia ser o Skoda da década de 2000.

Back