Eu devo ser dos poucos que gosto do que vejo.
Um Terraco pequeno com um twist de i30.
Acho o resultado final bem feliz = ar agressivo e algumas formas mais clássicas. Quanto à forma de chegar a este resultado, deixo ao critério dos mais entendedores.
Eu também gosto, não percebo estas reacções fortes.
A identidade está na traseira com o farol unido que foi algo que a marca já usou tanto no Toledo como no Ibiza...
E tem proporções e design desportivo.
Também gosto do que vejo do interior. Apenas não gosto das letras que escolheram para o nome do modelo.
E resta ver se também não cortaram custos no interior com plásticos durinhos como se está a tornar hábito na VW.
Como assim ? Se há coisa que vejo em ambos é justamente harmonia e equilíbrio estilístico no geral e é aí que os comparei. Consensuais ambos, sem arriscar mas visualmente eficazes.
A malta no geral, aka haters, gosta é de bulling contra as incubadoras só pq sim, sem grande objetividade []
Mas se formos a contar, já perfazemos quase meia dúzia que no geral apreciamos. No meu caso, nem nunca tive um SEAT nem me diz nada de especial a marca mas linhas gerais, está com bom aspeto, mesmo que sem deslumbrar. Dependendo do PVP+campanhas, neste segm seria um modelo a equacionar.
A questão dos plásticos duros, se forem de boa qualidade, não é nada que me aflija mesmo neste segm. A Minha Focus está cheia de soft rubber e que me lembre, só apalpei aquilo quando entrei no que estava no stand antes da compra.
Não acho que o Focus tenha resultado. As proporções estão lá mas depois a linguagem estética em pormenor, com aquelas pequenas voluptuosidades barrocas, não resulta. Eu acho que arrisca e não colhe. Depois a SW só piora porque sublinha tudo. Este Leon é bem mais clássico e bem mais eficaz no geral.
Atenção que eu "acusei" o Leon de crise de identidade porque podia ter outro símbolo na frente. Não me parece um SEAT. Mas globalmente gosto bastante. Está agradável como já o Terraco estava.
O meu irmão tem uma carrinha i30 e o meu primo uma Focus. Comparando as duas acho que falta qualquer coisa á Focus.
Tenho que passar mais tempo nas duas para perceber melhor.
O que não gosto mesmo para já é a falta de alguns botões físicos, como os da climatização. [8b]
Também aprecio botões rotativos para o ecrã do infotainment. [8b]
De resto só vendo ao vivo...
A SEAT perdeu um pouco aquela juventude e alguma irreverência. Não sei se se aburguesou no design ou se apenas vestiu um fato mais clássico.
O carro está porreiro sim, mas o posicionamento das marcas confunde-se cada vez mais.
(sem querer abusar da discussão Focus vs Leon: se trocassem os símbolos eu acreditava. Este parece bem mais uma evolução do Focus anterior. E o novo Focus arrisca mais no salero... [])
Não acho que o Focus tenha resultado. As proporções estão lá mas depois a linguagem estética em pormenor, com aquelas pequenas voluptuosidades barrocas, não resulta. Eu acho que arrisca e não colhe. Depois a SW só piora porque sublinha tudo. Este Leon é bem mais clássico e bem mais eficaz no geral.
Atenção que eu "acusei" o Leon de crise de identidade porque podia ter outro símbolo na frente. Não me parece um SEAT. Mas globalmente gosto bastante. Está agradável como já o Terraco estava.
Vendo isto, tenho a dizer que o anterior Leon é bem mais bonito.
Dos carros novos e, falando do segmento C, não gosto do atual série 1, nem do atual Focus, nem do atual Classe A, nem do atual megane.
Ou seja, andam todos desinspirados e a copiar ideias uns aos outros.
Safa-se este, imho:
![]()
O designer não parece muito convencido com o desenho do carro...[]