Será de confiança? (zero-km.pt)

Que grande confusão vai aí..

Não misturemos carros não matriculados (novos) com carros matriculados (usados).

A nível fiscal o tratamento é diferente.

Além disso temos livre circulação de bens na UE (com algumas exceções).
Apesar de não ser fácil ir comprar um carro novo a um stand noutro país da UE, legalmente não existe impedimentos. Mas os concessionários não facilitam a venda a estrangeiros..

A zero km apenas deve ter uma estrutura pequena, com poucos custos fixos, e com a estratégia de venda de "low cost", para se diferenciar no mercado.

Exactamente aquilo que eu tenho escrito, ou seja, temos a livre circulação de bens para certas coisas, os carros são umas das coisas em que isso não acontece.
Já por isso é que a menos que tenhas morada fiscal em Espanha, por exemplo, não podes comprar lá um carro e andar aqui com ele eternamente com matricula Espanhola.
Se não estou em erro o limite para o legalizares são 4 meses, e se for um carro novo és obrigado a pagar todos os impostos que são cobrados em Portugal na compra de um carro e que não são cobrados em Espanha.
Resumindo, para não residentes em Espanha a vantagem de lá ir comprar um carro novo é "0"

A Renault Portugal não tem de permitir nem deixar de permitir, já ouviste falar de mercado livre? Hoje em dia consigo comprar qualquer tipo de produto sem ser através dos importadores e distribuidores em Portugal, bem vindo ao Sec. XXI...

Obrigado pelas boas vindas, quanto ao resto certamente que eu é que sou o burro como diria o outro

O negocio da zero km, não é exclusivo de Portugal, é algo "normal" por exemplo em França se procurares no google por "voitures neuves pas chere" vais encontrar varios stands com mesmo tipo de negocio, entre o que a Zerokm e a matriz auto fazem, alguns sites anunciam descontos que podem chegar aos 40%, este: https://www.aramisauto.com/voitures/renault/kadjar-nouveau/intens/v212289 está com ~36% de desconto.

Correto, mas isso são descontos de viaturas que mesmo não estando matriculadas estão em stock e não de uma encomenda especifica à fábrica

Creio que não é assim.

Os concessionários de maior volume, por força de fazerem mais encomendas, conseguem valores unitários mais baixos.

Por esse motivo é que por vezes no final do ano os concessionários desatam a matricular carros para garantirem o X de vendas q os coloca num patamar mais favorável.

Mesmo por cá se notam. É mto diferente negociares um Mercedes em Lisboa ou em Castelo Branco.

Vais de encontro ao que eu disse, ou seja, será que a 0 km com "meia dúzia de encomendas" à fábrica tem mais poder de negociação que um Importador oficial que encomenda às dezenas de carros?!

Resumindo:

Não entendo como o stand 0 km faz uma encomenda de origem à fábrica e consegue colocar cá o carro mais barato 5000€ do que o próprio concessionário da marca.

Mas como diria o outro "o segredo é a alma do negócio"

A ZERO KM não faz encomendas diretamente à fábrica, são através de um distribuidor noutro país que faz encomendas em volume à fábrica e distribuiu depois pelos stands no próprio país e no estrangeiro. É uma espécie de group buy entre empresas conseguindo grandes volumes e grandes descontos.

Pois, de facto não faço ideia de como é que permitem as encomendas nem como é feito esse processo.
Tenho um colega de trabalho que no inicio deste ano comprou um Megane gt line na zerokm e conseguiu poupar uns milhares em relação aos orçamentos que lhe deram na Renault.

Os próprios concessionários conhecem a zerokm e disseram-lhe que é impossível acompanhar os preços deles.
Existem alturas em que a Renault apesar de no configurador ser mais caro consegue acompanhar os preços finais da zerokm na proposta final (com 5 anos de garantia em vez de dois da zerokm)

Mas em modelos novos a zerokm leva quase sempre vantagem.

Conheço quem tenha comprado um Renault por 22k e foi logo segurado em 29k pela seguradora. Até pode ser perigoso isto para fraudes lol

Existem alturas em que a Renault apesar de no configurador ser mais caro consegue acompanhar os preços finais da zerokm na proposta final (com 5 anos de garantia em vez de dois da zerokm)

Conheço quem tenha comprado um Renault por 22k e foi logo segurado em 29k pela seguradora. Até pode ser perigoso isto para fraudes lol
Apesar de ate poderem conseguirem preços equivalentes, a zero km ganha vantagem nas condições de crédito. Sendo pago a pronto, os 5 anos de garantia ganham vantagem.
Se nao estou em erro, no site eles explicavam como conseguiam os preços mais baixos

De facto o preço do configurador era mais elevado do que o que lhe apresentaram no stand, ainda assim conseguiu poupar ~4k €.
Alguém faz ideia de quanto custa uma extensão de garantia na Renault?

A ZERO KM não faz encomendas diretamente à fábrica, são através de um distribuidor noutro país que faz encomendas em volume à fábrica e distribuiu depois pelos stands no próprio país e no estrangeiro. É uma espécie de group buy entre empresas conseguindo grandes volumes e grandes descontos.
Só se for por aí.
No entanto e mais uma vez, com um intermediário, que também quer ganhar €, não deixa de ser impressionante conseguir menos 5000 a 8000€ de diferença em relação a um concessionário oficial.

Qualquer pessoa que tenha dinheiro e tempo consegue aqui ao lado em Espanha os mesmos carros por pouco mais que a zerokm... é normalissimo um stand com conhecimentos a outro nível conseguir os preços que aqui vão aparecendo...nada de mais...

Exactamente aquilo que eu tenho escrito, ou seja, temos a livre circulação de bens para certas coisas, os carros são umas das coisas em que isso não acontece.
...
Já por isso é que a menos que tenhas morada fiscal em Espanha, por exemplo, não podes comprar lá um carro e andar aqui com ele eternamente com matricula Espanhola.
Resumindo, para não residentes em Espanha a vantagem de lá ir comprar um carro novo é "0"

...
Não entendo como o stand 0 km faz uma encomenda de origem à fábrica e consegue colocar cá o carro mais barato 5000€ do que o próprio concessionário da marca.

@MikePug82

O carro é um bem especial, até pode comprar o carro, mas sem pagar impostos e matricular não concluí a sua compra..
Como eu disse, legalmente não pode haver nenhum impedimento a ir comprar um carro a um stand em Badajoz..
Agora que não será fácil é garantido.. e o stand nem é o culpado. A burocracia para a exportação do carro é mais complexa que venda para um residente.
Se um espanhol vier cá a Portugal tentar comprar será igual.

A zerokm não deve comprar diretamete á fábrica.. deve é ser cliente de alguma empresa "grossista" na europa.. se o grossista fizer encomendas de dezenas/centenas de carros já deve ser tudo mais fácil com a fábrica.

Espanha tem uma matrícula própria para exportação...sem o IVA espanhol... é fácil comprar novo em Espanha...para quem tiver a nota e tempo claro...

Vais de encontro ao que eu disse, ou seja, será que a 0 km com "meia dúzia de encomendas" à fábrica tem mais poder de negociação que um Importador oficial que encomenda às dezenas de carros?!

Resumindo:

Pelo o que percebo o segredo deles é margens menores juntamente com a "eliminação" de um intermediário. Explicando melhor, o modelo tradicional de venda de carros começa pela marca propriamente dita que fabrica o carro e o vende a um importador. Neste caso vamos imaginar um carro que custou 10.000€ a fabricar e é vendido com uma margem de 10%. Assim sendo o importador comprou este carro por 11.000€ e agora vai vende-lo a um stand também com uma margem de 10%. O stand compra o carro por 12.100€ e agora vai vender o mesmo ao cliente final também com 10% de margem. Resultado, o cliente final acaba de comprar por 13.310€ um carro que custou 10.000€ a produzir. Isto no modelo tradicional.
No caso da Zero-Km e similares, a marca produz o mesmo carro por 10.000€ e vende-o a mesma com margem de 10%, custando o carro os mesmos 11.000€ que custaria ao importador, até aqui tudo igual. É a seguir que eu penso que acontece a "magia" do negócio, em vez de vender o carro a um stand como compete a um importador, a empresa (Zero-Km) vende directamente o carro ao cliente final em vez de usar stands para o efeito, também com margem de 10% sendo que assim o carro passa a custar 12.100€. No final temos uma diferença de 1.210€ a favor do cliente final que não tem que pagar a margem de lucro de um intermediário, neste caso o stand.
Já agora esta também é a razão para a Tesla ter margens de lucro superiores a maioria dos constructores automóveis, eles vendem directamente sem intermediários. Porque nos carros as margens ao de ser similares as das outras marcas.

Penso que seja este o segredo do negócio mas posso estar enganado.

Pelo o que percebo o segredo deles é margens menores juntamente com a "eliminação" de um intermediário. Explicando melhor, o modelo tradicional de venda de carros começa pela marca propriamente dita que fabrica o carro e o vende a um importador. Neste caso vamos imaginar um carro que custou 10.000€ a fabricar e é vendido com uma margem de 10%. Assim sendo o importador comprou este carro por 11.000€ e agora vai vende-lo a um stand também com uma margem de 10%. O stand compra o carro por 12.100€ e agora vai vender o mesmo ao cliente final também com 10% de margem. Resultado, o cliente final acaba de comprar por 13.310€ um carro que custou 10.000€ a produzir. Isto no modelo tradicional.
No caso da Zero-Km e similares, a marca produz o mesmo carro por 10.000€ e vende-o a mesma com margem de 10%, custando o carro os mesmos 11.000€ que custaria ao importador, até aqui tudo igual. É a seguir que eu penso que acontece a "magia" do negócio, em vez de vender o carro a um stand como compete a um importador, a empresa (Zero-Km) vende directamente o carro ao cliente final em vez de usar stands para o efeito, também com margem de 10% sendo que assim o carro passa a custar 12.100€. No final temos uma diferença de 1.210€ a favor do cliente final que não tem que pagar a margem de lucro de um intermediário, neste caso o stand.
Já agora esta também é a razão para a Tesla ter margens de lucro superiores a maioria dos constructores automóveis, eles vendem directamente sem intermediários. Porque nos carros as margens ao de ser similares as das outras marcas.

Pela explicação deles tambem me parece é tem lógica

Sinceramente acho aquilo que eles fazem é tão simplesmente jogar com a diferença das cargas fiscais entre países.

Estudei o modelo de negócio em tempos e aquilo que me parece acontecer é a compra de carros em países estrangeiros (por ex. Espanha) diretamente num concessionário oficial da marca. Compram a viatura sem matrícula e o IVA ou é pago em Espanha ou como bem adquirido entre a comunidade europeia entre empresas não carece de pagamento de IVA ao fornecedor (este pormenor já não me recordo como era).

Depois a primeira matrícula é feita cá e liquidados os impostos.

No final temos diferenças brutais e pelos meus cálculos dando descontos de 4000/5000€ ainda permite um lucro entre os 1000€ a 4000€ por viatura vendida, dependendo do modelo.

Na realidade o sistema parece-me simples e ao alcance de qualquer um, não tem grande magia...

Just my 2 cents

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Vou rescuscitar o tópico para tentar esclarecer uma dúvida que tenho relativamente a carros comprados na zero km e outros do género.

O carro conta como importado para as seguradoras? Isto é, aquela trafulhice que as seguradoras fazem dos carros importados desvalorizarem mais nos danos próprios conta igual para carros novos comprados na zero km?

Vou rescuscitar o tópico para tentar esclarecer uma dúvida que tenho relativamente a carros comprados na zero km e outros do género.

O carro conta como importado para as seguradoras? Isto é, aquela trafulhice que as seguradoras fazem dos carros importados desvalorizarem mais nos danos próprios conta igual para carros novos comprados na zero km?

Qual trafulhice? Aquele procedimento normal e correto para evitar trafulhices dos clientes?

Os carros desse stand, e outros iguais, são novos, mas como é importação paralela não sei se o procedimento será o mesmo, só a seguradora te poderá informar.

De qualquer forma, se um carro que habitualmente se compra por 25 mil for comprado nesse stand por 21 mil, o teu interesse até será pedir para considerar esse valor, para o valor do prémio baixar...

Last edited:
É considerado importado, caso já tenha tido uma matrícula de outro país, que não Portugal.

Tens que questionar o stand.

PS: Não sei se todas as seguradoras fazem isso.

A primeira matrícula do carro é nacional, e o valor do seguro é o mesmo do que se fosse comprado na marca.

eles importam o veículo novo, só depois é que o matriculam e fica com a 1ª matrícula portuguesa, não é um carro novo mas já com matrícula!

Back