MikePug82
Well-known member
Que grande confusão vai aí..
Não misturemos carros não matriculados (novos) com carros matriculados (usados).
A nível fiscal o tratamento é diferente.
Além disso temos livre circulação de bens na UE (com algumas exceções).
Apesar de não ser fácil ir comprar um carro novo a um stand noutro país da UE, legalmente não existe impedimentos. Mas os concessionários não facilitam a venda a estrangeiros..
A zero km apenas deve ter uma estrutura pequena, com poucos custos fixos, e com a estratégia de venda de "low cost", para se diferenciar no mercado.
Exactamente aquilo que eu tenho escrito, ou seja, temos a livre circulação de bens para certas coisas, os carros são umas das coisas em que isso não acontece.
Já por isso é que a menos que tenhas morada fiscal em Espanha, por exemplo, não podes comprar lá um carro e andar aqui com ele eternamente com matricula Espanhola.
Se não estou em erro o limite para o legalizares são 4 meses, e se for um carro novo és obrigado a pagar todos os impostos que são cobrados em Portugal na compra de um carro e que não são cobrados em Espanha.
Resumindo, para não residentes em Espanha a vantagem de lá ir comprar um carro novo é "0"
A Renault Portugal não tem de permitir nem deixar de permitir, já ouviste falar de mercado livre? Hoje em dia consigo comprar qualquer tipo de produto sem ser através dos importadores e distribuidores em Portugal, bem vindo ao Sec. XXI...
Obrigado pelas boas vindas, quanto ao resto certamente que eu é que sou o burro como diria o outro
O negocio da zero km, não é exclusivo de Portugal, é algo "normal" por exemplo em França se procurares no google por "voitures neuves pas chere" vais encontrar varios stands com mesmo tipo de negocio, entre o que a Zerokm e a matriz auto fazem, alguns sites anunciam descontos que podem chegar aos 40%, este: https://www.aramisauto.com/voitures/renault/kadjar-nouveau/intens/v212289 está com ~36% de desconto.
Correto, mas isso são descontos de viaturas que mesmo não estando matriculadas estão em stock e não de uma encomenda especifica à fábrica
Creio que não é assim.
Os concessionários de maior volume, por força de fazerem mais encomendas, conseguem valores unitários mais baixos.
Por esse motivo é que por vezes no final do ano os concessionários desatam a matricular carros para garantirem o X de vendas q os coloca num patamar mais favorável.
Mesmo por cá se notam. É mto diferente negociares um Mercedes em Lisboa ou em Castelo Branco.
Vais de encontro ao que eu disse, ou seja, será que a 0 km com "meia dúzia de encomendas" à fábrica tem mais poder de negociação que um Importador oficial que encomenda às dezenas de carros?!
Resumindo:
Não entendo como o stand 0 km faz uma encomenda de origem à fábrica e consegue colocar cá o carro mais barato 5000€ do que o próprio concessionário da marca.
Mas como diria o outro "o segredo é a alma do negócio"