[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votos: 23 71,9%
  • Não, deito fora

Votos: 9 28,1%

• Total de eleitores
    32
Eu percebo a ideia do sistema Volta.

Mas pessoalmente, só me veio prejudicar, pois eu já fazia reciclagem de todos os meus resíduos de forma rigorosa. Chego a separar as partes de plástico e papel de algumas embalagens para ir tudo direitinho para o respetivo contentor.

Medidas destas só prejudicam quem tem consciência ambiental.

Em muitos países funciona na óptica que de facto muitos sem abrigo apanham as garrafas e latas para negócio.
Mas diria que nesses países mais civilizados até os sem abrigo são mais cuidados.
Cá entendo a questão do Moedas, tem havido um saque aos ecopontos na procura de garrafas volta. E muitos tiram tudo para o chão e depois não arrumam.
Mas também acho que não podemos cancelar um sistema que está há 2 meses em funcionamento e em que todas as peças ainda se estão a encaixar.

Isso é resultado de vandalismo, claramente esse ecrã levou cacetada no lado esquerdo, tanto que fez bolha.

Contra falta de civismo/vandalismo só uma vara junqueira nas costas.

Não é só aos bifes, por ex no Porto estava eu a dar um passeio no fim do dia de trabalho, numa avenida movimentada, e tenho que contornar o passeio porque um janado qualquer estava a fazer um monte pa filtrar garrafas.

Mas é certo que isto nao é devido ao volta mas sim devido à falta de civismo, nem se trata de pobreza, é mesmo é pobreza de espírito e alguns nem culpa têm, são pessoas com problemas mentais, esquecidos pelo pais, mas enfim é um drama que de novo nada tem.

Quanto ao moedas volta e meia vira algo populista.
Fosse só isso....
Já vi janados a chatear malta nas esplanadas, a pedir as latas quando ainda nem sequer tinham acabado de beber.
Já vi janados a intimidar pai com filho pequeno ao lado de uma maquina volta para darem-lhe as 10 garrafas que iam devolver.
Isto está a ficar fora de controle!

Hoje estava na fila de supermercado e um senhor interrompe tudo para trocar os vales.

Nem estava a perceber o que era, ao inicio, mas depois sim.

Fiquei irritado, então eu cliente a comprar bens, tenho de esperar por um senhor (que nem na fila esteve), para trocar vales? eram uns 4 ou 5 vales, fiquei uns minutos para se somar, arranjar as notas e moedas e pagar ao senhor, pelo rico serviço que nos está a fazer.

Má gestão do supermercado relativamente ao tema.

Deixava as compras e ia embora...

Quanto à foto do exrã, aqui no continente ao lado esteve uns dias a máquina (sao duas até) colada com fita isoladora. Não sei o que se passou, provavelmente tentaram assaltá-la ou coisa que o valha.

Fosse só isso....
Já vi janados a chatear malta nas esplanadas, a pedir as latas quando ainda nem sequer tinham acabado de beber.
Já vi janados a intimidar pai com filho pequeno ao lado de uma maquina volta para darem-lhe as 10 garrafas que iam devolver.
Isto está a ficar fora de controle!
De facto, isso já é outro nível....

Está claro que isto não passa de mais um loby defendido por quem naturalmente ganha neste negócio que não é mais que isso mesmo negócio que nada tem que ver com reciclagem.

E o engraçado é que os técnicos de manutenção da Sonae têm formação para essas máquinas.
Claro que pode não chegar para arranjar, pode ser necessário peças novas etc, mas isso não devia estar já fora de serviço?

Acho que está a funcionar. Se meteres garrafas ela aceita. Não sei é como fazes para selecionar o vale, ou doação ou assim... Ou se é à sorte.

Se isto fosse pela reciclagem não estaria limitado apenas às garafas de água e latas. Quando esta empresa ganha mais quanto menos as pessoas devolverem as garrafas, isto é um sistema perverso e vai contra a lógica do mercado.

Esta empresa ganha mais quanto mais incompetente for (quanto menos garantir que as máquinas funcionam), porque se as pessoas não devolverem ou não conseguirem devolver eles têm lucro fácil.

É uma coisa mesmo à burocrata que nada percebe do mundo real.

A medida do pagamento dos sacos foi positiva, isto é apenas absurdo.

E a Alemanha em assuntos relacionados com o ambiente e energia (entre outros) é um desastre.

Última edição:
Li uma reportagem que há malta a ganhar muito dinheiro e a gastar tudo em droga então querem acabar com isto. Eu não tenho uma opinião formada , mas fiquei a pensar no "problema" de ter dinheiro... ou seja o melhor é retirar o dinheiro(ganho honestamente) das pessoas porque senão vão gastar tudo em droga .. Vou adoptar a teoria do Moedas e de outros quando for pagar um serviço...

Até gosto de o ouvir mas nisto como em quase tudo teima em estar do lado errado:

Screenshot-2026-09-17-170104.png

Voltar
Superior