Sitios Abandonados de Interesse

(cont.)

No caminho de regresso apareceu uma guia muito especial.

Por fim ainda soubrou algum tempo para visitar as antigas minas de volfrâmeo de Regoufe...

Sempre muito bem acompanhado por uma das guardiãs da aldeia.

Caro portishead agradeço-te, acabaste de decidir o meu destino de férias do ano que vem.[;)]

Boa opção. Junto à aldeia abandonada passa a ribeira de Palhais que tem locais óptimos para nos refrescarmos e junto às suas margens também dá para acampar. No dia que lá fui cruzei-me com duas escuteiras que iam pernoitar por lá. Aliás, parte da boa preservação e conservação desta aldeia deve-se aos vários grupos de escuteiros que por lá já passaram.

Andaste pela terra do meu Pai! Não passaste pela Ponte de Telhe por acaso?

:) Não me recordo. Salvo erro essa localidade fica do lado de Arouca e eu fiz a viagem a partir de S. Pedro do Sul, subindo "radicalmente" (quem conhece a estrada sabe do que falo) pela serra da Arada.

portishead entao so da para ir a pé? não há estradas mesmo que más que dêem para ir de jipe? realmente 8 km a pé não deve ser fácil [:)]

portishead entao so da para ir a pé? não há estradas mesmo que más que dêem para ir de jipe? realmente 8 km a pé não deve ser fácil [:)]

Penso que para aceder a esta aldeia (Drave) só mesmo a pé. Parte do percurso até se devia fazer muito bem de 4X4. Os problemas residem no início e no fim do percurso. No início seria necessário atravessar a aldeia de Regoufe que tem ruas muito estreitas (cobertas por videiras) e uma ponte. E depois ainda há uma subida considerável, com uma inclinação ainda mais considerável...[:D] Mas pode haver um caminho alternativo vindo de uma outra aldeia do outro lado da serra chamada Covelo de Paivô (trata-de do outro precurso: PR13, que cruza com este), só que não conheço as suas condições. De qualquer forma há que ter em consideração que antes de chegar a Drave, o tamanho, o tipo e a qualidade de piso mudam radicalmente:

DSCF1600.jpg

Attachments

• DSCF1600.jpg
    DSCF1600.jpg
    76.6 KB · Views: 0
Portishead, muito bom.

Só tem um contra, caminhadas não é para mim.[;)]

Para quem não é fã de caminhadas sempre pode ficar-se pelas magníficas vistas da serra da Arada. O caminho que eu fiz a partir de S. Pedro do Sul é feito por uma estrada que não está em boas condições (e face às alturas não é muito recomendável a cardíacos...) mas até se fez bem! E entretanto já deixarei por aqui mais dois locais abandonados que encontrei pelo caminho (de carro).
Ahhh... muita atenção ao "trânsito" em hora de ponta![:D]

DSCF1581.jpg

E agora perguntam vocês: de quem são estas cabras (sem pastor) que encontrei a muitas dezenas de kms da localidade mais próxima (Regoufe)... ou as vacas nos arredores de Drave?
Pois bem, disseram-me que são "independentes". Ou comunitárias. Como alguém me disse: "É de quem as apanhar".[:D]

Para quem não é fã de caminhadas sempre pode ficar-se pelas magníficas vistas da serra da Arada. O caminho que eu fiz a partir de S. Pedro do Sul é feito por uma estrada que não está em boas condições (e face às alturas não é muito recomendável a cardíacos...) mas até se fez bem! E entretanto já deixarei por aqui mais dois locais abandonados que encontrei pelo caminho (de carro).

Eu já andei ai ''perdido'' por essa zona, Manhouce, São Macário, Fujaco, Pena, mas sempre em zona acessiveis por carro.

E agora perguntam vocês: de quem são estas cabras (sem pastor) que encontrei a muitas dezenas de kms da localidade mais próxima (Regoufe)... ou as vacas nos arredores de Drave?
Pois bem, disseram-me que são "independentes". Ou comunitárias. Como alguém me disse: "É de quem as apanhar".[:D]
Hummm, aí devem ter-te mentido ou dito na brincadeira, se reparares todo o gado que aparece nas fotos se encontra brincado, logo, está inscrito na DGV, o que significa que estão registadas em nome de alguém ou de alguma sociedade/cooperativa.
P.S-Tenho e já trabalhei com gado.[;)]

DSCF1581.jpg
Ano passado, no Gerês, apanhei uma situação semelhante
attachment.php

Uma delas andava disfarçada ... [:)][:)]
attachment.php

DSC04917 (Custom).JPGDSC04916 (Custom).JPG

Hummm, aí devem ter-te mentido ou dito na brincadeira, se reparares todo o gado que aparece nas fotos se encontra brincado, logo, está inscrito na DGV, o que significa que estão registadas em nome de alguém ou de alguma sociedade/cooperativa.
P.S-Tenho e já trabalhei com gado.[;)]

Pois isso é verdade, tem que haver um registo daqueles animais, logo têm dono. Mas continuo surpreendido com a sua autonomia para procurarem sozinhas (mas curiosamente muito ordenadas) novos pastos, a muitos kms de casa.

Last edited:
Pois isso é verdade, tem que haver um registo daqueles animais, logo têm dono. Mas continuo surpreendido com a sua autonomia para procurar sozinhas (mas curiosamente muito ordenadas) novos pastos, a muitos kms de casa.

Chama-se criação em regime extensivo, há varias gerações que a manada percorre os mesmos caminho, logo cingem-se a eles (tipo migração das manadas em Africa mas em ponto pequeno)[;)]

alguns rebanhos não andam sozinhos... :sh)

Ao pé da Barragem de Vilarinho das Furnas (Gerês) voltei a apanhar outro rebanho que tanbém andava pela estrada, mas este já se fazia acompanhar por 3 enormes cães!! Até fiquei um pouco assustado, pois nessa altura andava a pé e as cabras estavam à minha volta. Quando a minha esposa me alertou, estava um cão enorme a olhar fixamente para mim. Deixei-me estar e tranquilo e lentamente afastei-me do rebanho. Ele não tirou os olhos de mim, até estar bem longe delas...:rolleyes:

alguns rebanhos não andam sozinhos... :sh)

Ao pé da Barragem de Vilarinho das Furnas (Gerês) voltei a apanhar outro rebanho que tanbém andava pela estrada, mas este já se fazia acompanhar por 3 enormes cães!! Até fiquei um pouco assustado, pois nessa altura andava a pé e as cabras estavam à minha volta. Quando a minha esposa me alertou, estava um cão enorme a olhar fixamente para mim. Deixei-me estar e tranquilo e lentamente afastei-me do rebanho. Ele não tirou os olhos de mim, até estar bem longe delas...:rolleyes:

A esmagadora maioria deles. Mesmo que a gente não se aperceba anda quase sempre um pastor por perto, salvo em terrenos vedados.

A esmagadora maioria deles. Mesmo que a gente não se aperceba anda quase sempre um pastor por perto, salvo em terrenos vedados.

É possível, se bem que não tenha visto nada e ainda tive parado uns minutos a observá-las.
A "minha" vaca, no regresso do percurso pedestre, fez cerca de um quilómetro à minha frente e também não tinha ninguém a vigiá-la. Aliás era ela que me vigiava, sempre que abrandava ela fazia o mesmo. E olhava para trás. Parece que fazia questão em que a seguisse...[:cool:]

Drave, a “aldeia mágica”, é o ex libris de um percurso pedestre da zona de Arouca, que tem o seu início na aldeia de Regoufe.

Excelentes fotos que me deixaram com saudades. Há mais aldeias abandonadas, (não tão míticas quanto Drave) na parte oeste do concelho de São Pedro do Sul, mais junto a Arouca.

Back