Sr. Doutor

Revejo-me na opinião de alguns.
Por norma costumo tratar desconhecidos por Sr. ou Sra e por doutor os médicos ou qualquer pessoa com uma profissão ligada à saúde. Até a uma enfermeira sou capaz de o fazer.
Não é por uma questão de vassalagem mas talvez por hábito.
Desde pequenos que ouvimos os nossos pais falarem assim e é normal que também o façamos.

No que toca a outras profissões, também não me faz nenhuma confusão chamar a alguém de Engº. Não chamamos nós de Sr. Guarda ou simplesmente polícia a um agente da autoridade?
Porque não fazer o mesmo a outras profissões?

Agora um caso que verdadeiramente me impressiona é o dos médicos, não tem explicação. Quando o pessoal da minha "criação" chegou à faculdade, os estudantes de cursos "banais" do tipo Economia, Gestão, Direito, Engenharia daquilo ou daquelotro continuaram a ser o António, o Pedro, a Maria, etc... Pelo contrário, os que entraram para medicina, ainda estavam no 3º ou 4º ano já eram tratados por Sr. Doutor.

Até mesmo os nossos pais tratavam com um respeito especial aqueles que tinham entrado para medicina. Raios partam os médicos, que inveja! [:D][;)]

No meu caso não existe esse problema porque quem atribui o titulo é a ordem e aliás como em muitas profissões.

Essa dos doutores também sempre me fez impressão! Agora hoje em dia até as nutricionistas são Dra., noutro dia pedia a uma para me passar uma receita, havias de ver a cara dela...[:)][;)]

Iiiiiiiirra, que vocês são chatos! Repost, Sr. Doutor, Repost, Sr. Doutor, Drs por cá, Drs para lá...! A malta quer despejar cá para fora o que nos vai na alma e vocês não se calam com isso!

Ó sócios, por favor! Se querem acabar com isto é melhor chamar o xô guarda, porque aqui não entram excelentíssimos senhores doutores e muito menos inginheiros, que eu não posso vergar a espinha que sofro das encostas. <joking>[;)]

Nem é preciso sair aqui do fórum para se ver essa mentalidade. Desde escreverem juiz com letra maiúscula a escrevem "o senhor agente de autoridade" em vez de polícia ou agente. Um dos caso mais ridículos desta mentalidade enraizada aconteceu á umas semanas enquanto via uma série ou filme (já não me lembra muito bem):

Era um grupo de amigos, sendo um deles médico.
Foram ter com ele ao hospital:
Amigos do médico: Hi, how are you?
Legendas em Português: Olá, como está o senhor doutor? [8b]

Confesso que quando fui militar cheguei a exibir algumas vezes o BI militar para me identificar, mesmo estando à civil. Foi das vezes que a BT/GNR me mandou parar! [:D]

Era um grupo de amigos, sendo um deles médico.
Foram ter com ele ao hospital:
Amigos do médico: Hi, how are you?
Legendas em Português: Olá, como está o senhor doutor? [8b]

Deixa lá isso. Não quer dizer nada.
Eu desde miudo que vejo o Bugs Bunny a dizer "what's up, doc?" e nunca traduziram para "o que está em cima, doutor?"....[:p]

Isso é completamente errado! Doutor não é para médicos. Doutor é para quem tem o doutoramento! E até digo mais, nem se deviam chamar doutores aos médicos porque muitos apenas têm o mestrado integrado...

Devias ler e viajar mais. "Doctor" é o adereço a um médico em qualquer parte do mundo.

Quanto à última frase... de rir.

Quando trabalhei fora lidava com muitos doutorados e nunca tratei nenhum por Dr.....

Mas em Portugal a mentalidade já começa a mudar, trato os meus colegas todos pelo primeiro nome e eles fazem o mesmo. Por uma questão de respeito (idade e hierarquia) trato as pessoas mais velhas por engenheiro, tal como a minha chefia (também já tem uma certa idade).

O que acho importante é não se perder tempo com esse detalhe. É tão mau o que faz questão que o tratem por Dr. como aquele que faz questão que não o façam. Havendo respeito, ambas as formas podem existir e não haver problema nenhum nisso.

Confesso que quando fui militar cheguei a exibir algumas vezes o BI militar para me identificar, mesmo estando à civil. Foi das vezes que a BT/GNR me mandou parar! [:D]

Tsc, tsc!:sh)

Quando é o administrador de um fórum publico de automóveis o primeiro a reconhecer que já corrompeu agentes da autoridade pelo trafico de influências, que mais podemos nós pensar?

Não anda por aí o Obrega para nos vir cá dizer que o armagedão está proximo e vamos morrer todos, para eu me sentir melhor?
[:D]

Eu não estou á espera que me tratem por doutor ou enfermeiro fulano de tal. Mas há quem o faça e eu respeito, em contexto de trabalho.
Mas uma das situações que me fazem confusão é a excessiva familiaridade. Não na utilização do "TU" mas há imensos profissionais que tratam os utentes por "fofinha", "oh querida", "avozinha" como se o epiteto carinhoso fosse sinonimo de cumplicidade ou empatia. A mim, irrita-me bastante. Não é preciso ser amigalhaço ou "proximo" para ser bom profissional ou obter a adesão do utente.

Mas quem diz Sr. Dr. está mal, porque médicos (excepto os doutorados) são médicos, não doutores. Irrita-me de sobremaneira a bajulação bacoca que o "povinho" faz, mas irrita-me ainda mais ninguém (especialmente os próprios médicos!!!) lhes indicar que está errado!

Não trato ninguém que não tenha doutoramento por doutor, assim como não trato um engenheiro técnico por "engenheiro". Se quiser e insistir, trato-o por "engenheiro técnico".

Se as pessoas insistem em bramir graus académicos, mesmo que em contexto profissional, ao menos que tenham a exactidão necessária para isso. Quem o tem por direito sabe quando deve usá-lo. O resto são wannabes!

Mas quem diz Sr. Dr. está mal, porque médicos (excepto os doutorados) são médicos, não doutores. Irrita-me de sobremaneira a bajulação bacoca que o "povinho" faz, mas irrita-me ainda mais ninguém (especialmente os próprios médicos!!!) lhes indicar que está errado!

Não trato ninguém que não tenha doutoramento por doutor, assim como não trato um engenheiro técnico por "engenheiro". Se quiser e insistir, trato-o por "engenheiro técnico".

Se as pessoas insistem em bramir graus académicos, mesmo que em contexto profissional, ao menos que tenham a exactidão necessária para isso. Quem o tem por direito sabe quando deve usá-lo. O resto são wannabes!

Chamar um médico de sr. dr. nada tem relacionado com graus académicos. Erro comum.

“Existem pessoas, e pessoas. Aquelas que realmente merecem o título, e aquelas que só recebem a classificação.” (Thaís Alves)

Ser «pessoa», é para mim o mais importante. Só é pena que muitas não o saibam ser e desconheçam o valor que isso representa, escondendo-se atrás de títulos e formalidades ocas.

Chamar um médico de sr. dr. nada tem relacionado com graus académicos. Erro comum.

Exacto. Doutor é para doutorados.

E até acho absurdo, logo numa profissão que lida com as pessoas e que beneficia de uma maior proximidade com os "clientes" a insistência num título que acaba por causar logo ali uma diferenciação (às vezes de classes) é qualquer coisa de estúpido.

Mas pronto...há mentalidades que têm muito para andar...

EDIT: e até posso ser acusado de "Nazi", eu quando vou ao supermercado também peço duzentos gramas de fiambre...99% das pessoas pede as duzentas do costume. Portanto...se é para ser educado e correcto...há que ser preciso, nem que o erro seja mais que comum. [:D]

Last edited:
Exacto. Doutor é para doutorados.

Doutor é um título para doutorados em qualquer área, em todo o mundo.

Doctor é uma forma de tratar um médico, em qualquer parte do mundo, com as devidas adaptações à linguagem. Doctor, doutor, docteur, doktor. Quer te agrade, quer não.

Doutor é um título para doutorados em qualquer área, em todo o mundo.

Doctor é uma forma de tratar um médico, em qualquer parte do mundo, com as devidas adaptações à linguagem. Doctor, doutor, docteur, doktor. Quer te agrade, quer não.

Assim como médico...é uma forma de me referir a um médico. Não há nada de errado em evitar confusões entre graus académicos e designações profissionais dúbias (por costume, etc) e tratar qualquer médico por "Sr . [NOME]". Parece-me o mais correcto.
Além de que aquele "doutor" ali no meio tem um peso que muitos não carregam aos ombros, mas gostam do som.

É que assim aos poucos vai mudando a palavra...Se fores a um dicionário de Língua Portuguesa, alguns dos significados da palavra Doutor são:

homem com pretensões a esperto ou com presunções de sábio
tratamento que, nas relações sociais, se dá a um bacharel ou licenciado
bacio, penico

A palavra original tinha o sentido de ser alguém que ensinava, ou seja, ligado a grau académico. E é assim que pretendo utilizá-la, nunca noutras configurações, mesmo que constem no dicionário. Até porque "bué" também aparece...

Assim como médico...é uma forma de me referir a um médico. Não há nada de errado em evitar confusões entre graus académicos e designações profissionais dúbias (por costume, etc) e tratar qualquer médico por "Sr . [NOME]". Parece-me o mais correcto.
Além de que aquele "doutor" ali no meio tem um peso que muitos não carregam aos ombros, mas gostam do som.

É que assim aos poucos vai mudando a palavra...Se fores a um dicionário de Língua Portuguesa, alguns dos significados da palavra Doutor são:

homem com pretensões a esperto ou com presunções de sábio
tratamento que, nas relações sociais, se dá a um bacharel ou licenciado
bacio, penico

A palavra original tinha o sentido de ser alguém que ensinava, ou seja, ligado a grau académico. E é assim que pretendo utilizá-la, nunca noutras configurações, mesmo que constem no dicionário. Até porque "bué" também aparece...

Doutor como referência a um médico existe em qualquer língua muito antes de existirem doutoramentos. Estamos a falar de milénios não de dias.

Não te aconselho a tratares um médico, no seu local de trabalho, por sr, em qualquer parte do mundo.

Neste tópico discute-se o ridículo quase exclusivamente nacional de chamar doutor a quem tem uma licenciatura, facto que se coaduna bem nessas entradas de dicionário que citas.

A licenciatura médica não está incluída nesse capítulo por razões tão históricas como chamar água a água ou tigre a tigre, porque é um "doutor" homógrafo, não sinónimo a um título académico. Misturar os dois é apenas... pouca cultura.

Last edited:
Ninguém deve ter vergonha de ter um título, porque ele é o resultado de esforço e dedicação.
Mas ter orgulho na formação que se consegue como valorização pessoal, nada tem a ver com a exibição de títulos como por cá acontece. Só quem não presta é que tem necessidade de mostrar aquilo que não é.

Este país de doutores e engenheiros é profundamente desprezível na ostentação de títulos como forma de superiorização de uns e humilhação de outros.
Sou licenciado, mas não ostento o meu título para me exibir perante os outros. Isso é mesquinho e só cabe aos fracos. Prefiro mostrá-lo através do meu trabalho e honestidade. As pessoas devem ser reconhecidas pelo que valem e não pelo título que possuem.

Mas se alguém fizer mesmo questão disso, que o traga escrito na testa que é para eu saber com que estou a falar.

Fala-se de títulos, mas há algo muito mais importante – a educação.
Existe nas crianças e adolescentes mais falta de educação e desrespeito que noutros tempos. Sim, os putos hoje dizem e fazem coisas impensáveis de se ver há 20 ou 30 anos atrás.

Já assisti a inúmeros casos de filhos com 4/5 anos a pontapear e socar os pais em público e estes a não fazerem nada. Então, chamarem-lhes palavrões, é o prato do dia.
O respeito pelos mais velhos já não se fica pelo «cota» e tratam-se as pessoas de idade como se fossem lixo inútil. Há um certo sentimento de impunidade vigente.

Mas voltando à questão dos títulos, também no meu dia-a-dia não aceito que alguém que não conheço de lado nenhum me trate por «tu», porque não lhe dei essa confiança. Aliás, «confiança», «respeito» e «educação» são conceitos que valorizo no relacionamento com as outras pessoas. E quando alguém não tem esses valores presentes, nota-se logo mal abre a boca para falar... e não é do mau-hálito que derruba um elefante, mas na falta de valores que derruba a cordialidade.

Last edited:
Doutor como referência a um médico existe em qualquer língua muito antes de existirem doutoramentos. Estamos a falar de milénios não de dias.

Não te aconselho a tratares um médico, no seu local de trabalho, por sr, em qualquer parte do mundo.

Neste tópico discute-se o ridículo quase exclusivamente nacional de chamar doutor a quem tem uma licenciatura, facto que se coaduna bem nessas entradas de dicionário que citas.

A licenciatura médica não está incluída nesse capítulo por razões tão históricas como chamar água a água ou tigre a tigre, porque é um "doutor" homógrafo, não sinónimo a um título académico. Misturar os dois é apenas... pouca cultura.

Estamos em desacordo em vários pontos, até na origem da palavra doutor, que não teve origem nenhuma em médico, mas sim ligada à educação. Mas desenvolver já seria cair no off topic.

Eu não trato médicos por doutor, fora ou dentro do local de trabalho, em qualquer parte do mundo. [:cool:] Mas gostei do conselho, mesmo sem saber qual a sua base.

Back