Sr. Doutor

Doutor como referência a um médico existe em qualquer língua muito antes de existirem doutoramentos. Estamos a falar de milénios não de dias.

Não te aconselho a tratares um médico, no seu local de trabalho, por sr, em qualquer parte do mundo.

Neste tópico discute-se o ridículo quase exclusivamente nacional de chamar doutor a quem tem uma licenciatura, facto que se coaduna bem nessas entradas de dicionário que citas.

A licenciatura médica não está incluída nesse capítulo por razões tão históricas como chamar água a água ou tigre a tigre, porque é um "doutor" homógrafo, não sinónimo a um título académico. Misturar os dois é apenas... pouca cultura.

Pessoalmente nunca na minha vida tratei um médico por doutor, nem sequer num hospital. Meu Deus, o sacrilégio! Prendam-me já!

Doutor como referência a um médico existe em qualquer língua muito antes de existirem doutoramentos. Estamos a falar de milénios não de dias.

Não te aconselho a tratares um médico, no seu local de trabalho, por sr, em qualquer parte do mundo.

Neste tópico discute-se o ridículo quase exclusivamente nacional de chamar doutor a quem tem uma licenciatura, facto que se coaduna bem nessas entradas de dicionário que citas.

A licenciatura médica não está incluída nesse capítulo por razões tão históricas como chamar água a água ou tigre a tigre, porque é um "doutor" homógrafo, não sinónimo a um título académico. Misturar os dois é apenas... pouca cultura.

Então e o termo:

Physician ?

não será o termo profissional mais correto para denominar um médico nos países anglo-saxónicos?

Já aqui o disse: é uma questão cultural. Em Portugal, tratar alguém com um título é sinal de educação ( para mim e para maioria das pessoas).

Para uma minoria é ridículo porque lá fora não sei o quê ou porque lá fora é asado ou crl.[:D]

Tenham lá paciência. Os países não são todos iguais e acho muito bem que se mantenham tradições diferenciadoras. É isso que caracteriza um país.

Além disso, sou a favor da liberdade: quem quer usar os títulos que use, quem não quer que não use. Só não admito intolerância a este respeito (para os 2 lados).

Para acrescentar, e mesmo sabendo que a wiki vale o que vale, deixo aqui um artigo da mesma que me parece historicamente correcto quanto ao titulo de doctor:
Doctor (title) - Wikipedia, the free encyclopedia

Então e o termo:

Physician ?

não será o termo profissional mais correto para denominar um médico nos países anglo-saxónicos?

A tradução de physician para português é médico, tal como médecin em francês ou arzt em alemão.

Em qualquer desses países um médico é tratado por doctor, doutor, docteur ou doktor, etc.

A tradução de physician para português é médico, tal como médecin em francês ou arzt em alemão.

Em qualquer desses países um médico é tratado por doctor, doutor, docteur ou doktor.

O termo correcto para a profissão é mesmo physician. É o unico titulo do titular da profissão de médico que não tem ambiguidades de interpretação.

Doctor, implica ter que distinguir ou complementar o termo.
Doctor é usado para doutorados em qualquer parte do mundo, independentemente da área do doutoramento.

Um médico ao usar o doctor depois complementa com um md (medical doctor) independentemente de ter ou não doutoramento. "Dr. Smith md., internal medicine"

Uma outra pessoa a usar o termo doctor, usa Ph.D: "Dr. Smith Ph.D, historian."

O termo correcto para a profissão é mesmo physician. É o unico titulo do titular da profissão de médico que não tem ambiguidades de interpretação.

Doctor, implica ter que distinguir ou complementar o termo.
Doctor é usado para doutorados em qualquer parte do mundo, independentemente da área do doutoramento.

Um médico ao usar o doctor depois complementa com um md (medical doctor) independentemente de ter ou não doutoramento. "Dr. Smith md., internal medicine"

Uma outra pessoa a usar o termo doctor, usa Ph.D: "Dr. Smith Ph.D, historian."

Tudo correcto e em linha com o que disse.

O termo correcto é physician, como o é advogado, engenheiro civil ou farmacêutico, para os respectivos cursos.

Doutor é, desde o século 16 (?), uma designação comum para um médico. É homógrafa do título académico que qualquer área pode ter mas não é um título académico. É como chamar trolha a um pedreiro.

No meu caso não existe esse problema porque quem atribui o titulo é a ordem e aliás como em muitas profissões.

Essa dos doutores também sempre me fez impressão! Agora hoje em dia até as nutricionistas são Dra., noutro dia pedia a uma para me passar uma receita, havias de ver a cara dela...[:)][;)]

Essa é outra...talvez pior que o tema deste tópico! Quem dá títulos é a ordem...E isso deve ter sido uma enorme conquista para eles pois é exactamente lá que se encontram os maiores vaidosos que daqui temos vindo a falar...

Não são as Ordens que nos reconhecem mais ou melhores competências profissionais. Para que servem? Estou há bastantes anos a "estudar" isso e acho que vou chegar à mesma conclusão que cheguei para os Governos Civis...

Já aqui o disse: é uma questão cultural. Em Portugal, tratar alguém com um título é sinal de educação ( para mim e para maioria das pessoas).

Para uma minoria é ridículo porque lá fora não sei o quê ou porque lá fora é asado ou crl.[:D]

Tenham lá paciência. Os países não são todos iguais e acho muito bem que se mantenham tradições diferenciadoras. É isso que caracteriza um país.

Além disso, sou a favor da liberdade: quem quer usar os títulos que use, quem não quer que não use. Só não admito intolerância a este respeito (para os 2 lados).

É tão ridículo como diferenciar as pessoas pelo telemóvel por exemplo. Onde trabalham tenho a certeza que podiam dar um iPhone a todos os trabalhadores a custo zero, mas não o fazem, pois ainda há quem goste de se distinguir com isso. O mesmo para carros, etc.

As pessoas distinguem-se pela postura, não é pelo título (ou acessórios).

Já não é a primeira vez que sugeres que, enquanto médico, podes não gostar de determinado tipo coisas vindo de parte dos doentes. O que me leva a pensar no que farias tu se algum paciente teu te colocasse numa dessas situações.

"Ah não te aconselho a dizer isso a um médico.."

"Ah esse tipo devia era ter vindo à minha unidade" (esta transcrição não é exacta porque não me recordo das palavras exactas)

Ora sendo tu médico, isto assusta-me um pouco, devo confessar. Deus queira que nunca precise de ser tratado por ti, ou por um exemplar semelhante, e que mesmo sem querer faça qualquer coisa que não te agrade. É que pelas tuas sugestões, arrisco-me a morrer pela cura e não pela doença. [;)]

Infelizmente é verdade, mas acredito que nem todos os médicos sejam assim. Pelo menos espero...

Já não é a primeira vez que sugeres que, enquanto médico, podes não gostar de determinado tipo coisas vindo de parte dos doentes. O que me leva a pensar no que farias tu se algum paciente teu te colocasse numa dessas situações.

"Ah não te aconselho a dizer isso a um médico.."

"Ah esse tipo devia era ter vindo à minha unidade" (esta transcrição não é exacta porque não me recordo das palavras exactas)

Ora sendo tu médico, isto assusta-me um pouco, devo confessar. Deus queira que nunca precise de ser tratado por ti, ou por um exemplar semelhante, e que mesmo sem querer faça qualquer coisa que não te agrade. É que pelas tuas sugestões, arrisco-me a morrer pela cura e não pela doença. [;)]

Tens piada, colocar o meu brio profissional em causa por má educação de demais. [:D] Arranjam-se umas coisinhas giras na justiça por menos...

Não te preocupes que o sucesso da minha equipa, mesmo em ressabiados, é bastante elevado e aclamado em vários centros mundiais [;)] Portanto, estou de consciência tranquila com os teus troquinhos de fórum.

Infelizmente é verdade, mas acredito que nem todos os médicos sejam assim. Pelo menos espero...

Parece agressivo mas não é, apenas pode não cair bem. As consequências variam do nada ao grave (esperemos que existam muito poucos nessa ponta, mas ouve-se cada história...).

Parece agressivo mas não é, apenas pode não cair bem. As consequências variam do nada ao grave (esperemos que existam muito poucos nessa ponta).

Depende do profissionalismo de cada um, mas em Portugal acredito que haja diferença de tratamento para quem ousar não tratar o médico por Sr. Dr.

ARDav, por acaso suspeitei que fosses médico. O que só torna mais estranho a tua atitude aos meus olhos. Tenho médicos (e aspirantes a) na família mais próxima e nunca ninguém me disse para chamar o médico por isto ou por aquilo...aliás há mesmo quem tenha uma atitude muito semelhante à minha.

Desde que não lhe falte ao respeito e seja correcto e educado, posso tratar pelo que bem entendermos. Serve para médicos, também serve para caixas de supermercado.

E o que estás agora a ler a a reagir nem é resultado da discussão (saudável) que estávamos a ter acerca da confusão entre o termo doutor (profissional médico) e o termo Doutor (portador do grau de doutorado) - que eu prefiro não confundir e usar apenas a que considero mais clara, mas apenas nas devidas situação, - mas uma reacção ao conselho que deste, naquele tom...

Digo-te aqui como te diria em qualquer lado, se me pedisses para te tratar por doutor, mesmo em termos profissionais, um de nós iria ficar a olhar para um espaço vazio.

E desculpa se isto se arrastou para um lado mais pessoal, mas são opiniões.

Depende do profissionalismo de cada um, mas em Portugal acredito que haja diferença de tratamento para quem ousar não tratar o médico por Sr. Dr.

Não que eu seja assíduo frequentador de consultórios, mas nunca me aconteceu nada a não ser da vez que descrevi (em que me pediu para o tratar por doutor enquanto dizia que eu era mal educado e eu me recusei).

Quem me conhece sabe que sou directo e frontal, mas nunca mal educado, não ia deixar de tratar o médico por doutor apenas por ressabiamento por uma gripe mal curada ou por um suposto e fictício status e resultante dor de cotovelo...

ARDav, por acaso suspeitei que fosses médico. O que só torna mais estranho a tua atitude aos meus olhos. Tenho médicos (e aspirantes a) na família mais próxima e nunca ninguém me disse para chamar o médico por isto ou por aquilo...aliás há mesmo quem tenha uma atitude muito semelhante à minha.

Desde que não lhe falte ao respeito e seja correcto e educado, posso tratar pelo que bem entendermos. Serve para médicos, também serve para caixas de supermercado.

E o que estás agora a ler a a reagir nem é resultado da discussão (saudável) que estávamos a ter acerca da confusão entre o termo doutor (profissional médico) e o termo Doutor (portador do grau de doutorado) - que eu prefiro não confundir e usar apenas a que considero mais clara, mas apenas nas devidas situação, - mas uma reacção ao conselho que deste, naquele tom...

Digo-te aqui como te diria em qualquer lado, se me pedisses para te tratar por doutor, mesmo em termos profissionais, um de nós iria ficar a olhar para um espaço vazio.

MrBrown, estou apenas a defender uma ideia com base numa tese histórica. Isto porque um médico é tratado como doutor desde que existe medicina com um mínimo de ciência. Não é um título académico, mas um sinónimo da sua profissão. Garanto-te que não tenho problemas ou pruridos nenhuns com títulos. Tenho 2 doutoramentos, um deles em medicina e muitas vezes faço por não escrevê-lo. Apenas, tal como tu, prezo um trato educado. De facto o "conselho" parece estar escrito com mau tom, mas não era intenção, pelo menos em termos de sublimação pessoal (acredito que, pelo mundo, existam comportamentos patológicos se faltar o malfadado nome).

Há ambiguidade, sem dúvida. Não fossem termos originários da mesma palavra.

Tens piada, colocar o meu brio profissional em causa por má educação de demais. [:D] Arranjam-se umas coisinhas giras na justiça por menos...

Não te preocupes que o sucesso da minha equipa, mesmo em ressabiados, é bastante elevado e aclamado em vários centros mundiais ;)

Brio profissional? As palavras são tuas, não são minhas mas não te sabia tão inseguro. [;)]

Justiça? [:D] For god's sake... Tu é que andas num fórum público a dar "conselhos" em tons menos próprios e tudo por causa de um singelo titulo, tu é que dizes num fórum público, e passo a transcrever com as palavras exactas, "Espero que nunca precises dos serviços da minha equipa, adoramos receber gente como tu" e depois vens falar em justiça "por menos"?

Acho que para além de demonstrares, em vários assuntos, um sentimento de superioridade acima do aceitável, deves achar que até num fórum público de opinião, temos todos de nos sujeitar à tua lei. Desculpa mas estás totalmente enganado, pelo menos até o fórum apresentar uma hierarquia estabelecida segundo títulos académicos e mesmo assim.. Sim, porque em títulos não académicos já sabemos que estás no topo da mesma.

E para terminar, diz lá aqui há malta, o que faria a tua equipa, mundialmente famosa (o que nem duvido), se te aparecesse um paciente que não te tratasse por "Excelentíssimo Senhor Doutor". Estamos todos curiosos....

Última edição:
Voltar
Superior