Sr. Doutor

Sim, e?

Volto a perguntar-te: então como tratas o médico quando vais a uma consulta/urgência, enfim, quando recebes tratamento médico?

Sei que nao era para mim, mas deixo a resposta:

eu faço uma vénia à entrada, nunca o/a olho directamente nos olhos, e tento sempre absorver, dentro das minhas limitações, toda e qualquer pérola de sabedoria que sua eminência inequivocamente emana, apenas por existir...

Sei que nao era para mim, mas deixo a resposta:

eu faço uma vénia à entrada, nunca o/a olho directamente nos olhos, e tento sempre absorver, dentro das minhas limitações, toda e qualquer pérola de sabedoria que sua eminência inequivocamente emana, apenas por existir...

Vais ser processado por difamação.... (atenção, não é por mim... [:D] [:p] )

[;)]

Vais ser processado por difamação.... (atenção, não é por mim... [:D] [:p] )

[;)]

Já me imagino com a mesma postura perante o sr. Dr. Que me acuse. Só peço ao nosso senhor (que respeitosamente lembro que é quem tem a posição máxima a nível de títulos) que nao junte no tribunal o sr. Dr. Médico, o sr Dr. Advg e um juiz, temo não resistir a tão drástica exposição social

Passe o humor requentado...algum trauma? [:D]

Antes de mais, as minhas desculpas se ofendi algum médico, mas se tal aconteceu foi apenas por má-interpretação do meu texto (que sinceramente nem percebo como é possível que aconteça...) que nao pretendia ser irónico, era efectivamente apenas uma descrição.

Desculpe, sr. Dr....

Agora a serio.

Efectivamente, tenho um grande trauma relacionado com este tema... Tentei entrar em medicina cerca de 4 vezes, sempre sem sucesso e por margens diminutas. Desde então que nutro um ódio de estimação por todos aqueles que conseguiram atingir o objectivo de vida que eu sempre quis... Sim, definição clássica de frustração... Era isso que queria ouvir?

É isso ou então simplesmente apanhei ao longo da vida alguns médicos que formaram a minha actual imagem da classe, com a forma como aproveitam o "estatuto" social que os eleva a um patamar superior ao dos outros profissionais...

Eu digo assim: mas acha que ou qual pensa ser o melhor tratamento. Nem uso o título, nao uso o nome nem senhor. Mas isto só funciona pessoalmente.
Se telefonar para amrca uma consulta não digo " quero marcar consulta para o joao ou senhor joao. Tenho de meter o dr.

Faz-me + confusão o tratamento frio e distante dos novos ricos e dos q se acham ricos a tratarem os filhos p você, o menino isto... a menina aquilo, do q pelo nome ou filho/a e Pai/Mãe...! Isto é q vos devia preocupar e n o «Sr. Dr. Eng. Arqt».

Títulos de posição ou de escolaridade podem enfia-los num certo sítio, trato toda a gente c respeito. Os + velhos/desconhecidos p voce (ou se estiver na terrinha "vocemesse"), os + novos pelo nome ou tu.
O meu patrão chamo-o pelo nome pq já o conhecia antes de trabalhar p/ ele e o meu chefe tb o trato pelo nome. Há apenas 2 pessoas no trabalho q trato p Sr. p serem 2 colegas q já estão + próximos da reforma q outra coisa e até p brincadeira.

C/ já disse diversas vezes a meus colegas q costumam tratar o chefe p Eng. (q até é licenciado em) "Eng. sou eu q até pago as cotas e ele n!" (da ANET é certo - pelo q o correcto seria Eng. Téc.).

Edd :)
PS: E sim, trato 1 médico p Dr.

Eu acho q anda por ca mt "peixe-balao"...:D
Nunca, em 16 anos de profissao, 5 ou 6 instituicoes, publicas e privadas, vi um utente a tratar um medico por Senhor Fulano...:-p
Exceto situacoes pontuais de amizade manifesta ou entre colegas de profissao... nao me devo andar a cruzar com malta de cá!
Para além de uma limitação óbvia: o médico sabe o nome do utente, q preencheu a ficha antes. O utente, arrisco dizer q em 90% das situaçoes sai sem saber o nome do médico: ou pq não se identificou, ou pq o cartao era pequeno ou pq teve vergonha de perguntar. Logo, deita por terra a predisposição para o tratamento por Senhor Fulano de Tal...

Os médicos vieram cair todos que nem pardais a este tópico... Sintomático?[:D]

Ó Manucas, adoptaste o novo acordo ortográfico? Vendido![:D]
De resto, também nunca vi nenhum paciente normal a tratar o médico por outra coisa senão "Dr.", no mínimo. Já o "sr. Dr." (sotor) irrita-me profundamente.

Last edited:
Nunca, em 16 anos de profissao, 5 ou 6 instituicoes, publicas e privadas, vi um utente a tratar um medico por Senhor Fulano...:-p
Exceto situacoes pontuais de amizade manifesta ou entre colegas de profissao... nao me devo andar a cruzar com malta de cá!
Para além de uma limitação óbvia: o médico sabe o nome do utente, q preencheu a ficha antes. O utente, arrisco dizer q em 90% das situaçoes sai sem saber o nome do médico: ou pq não se identificou, ou pq o cartao era pequeno ou pq teve vergonha de perguntar. Logo, deita por terra a predisposição para o tratamento por Senhor Fulano de Tal...
não tenho (nem de longe nem de perto) tantos anos de profissão como tu, mas concordo plenamente.
a grande maioria começa frase sim, frase sim por "sôtor..."

Apesar de não ser partidário de títulos, ha alturas em q são mesmo mais convenientes e deixam-me mais à vontade pelo seu uso. Tive a felicidade de trabalhar com um médico fora de série, como pessoa e como profissional e talvez o melhor na sua área nível nacional e europeu. Era uma pessoa extremamente simples no trato e q tratava toda a gente pelo nome próprio. E queria q o tratassem da mesma forma. Para mim era penoso, mesmo difícil fazê-lo. Tanto fazia como não, engasgava-me entre o como achava q o devia tratar e aquilo q sabia q ele queria. Agora se a malta é amigalhaça e trata o administrador ou CEO da empresa por "tu cá tu lá" e tásse bem...ótimo para eles.

Por acaso nunca vi ninguém a tratar um médico por senhor fulano... excepto eu! Por acaso, sempre desde miudo me recusei a pés juntos a tratar um médico por doutor. Quando a minha mãe ia comigo a uma consulta, dava-me sempre um sermão e às vezes até pedia desculpa ao médico por eu não o tratar por doutor... Actualmente a minha própria (futura) mulher faz o mesmo, dá-me sermões por eu não tratar o médico por doutor... Até hoje nunca nenhum médico me chamou à atenção por isto, mas se um dia algum o fizer eu vou exigir ao médico que me trate por sr. engenheiro (e eu detesto que me tratem assim).

Nunca pensei que os médico tivessem um ego tão gigantesco. Tenho sérias esperanças que a larga maioria dos médicos não sejam nem de longe nem de perto como os que frequentam este forum. E para os médicos do forum, apenas vos digo isto, vocês não são doutores. São licenciados em medicina. E mais nada. Se tirarem um doutoramento, aí é outra história, mas 99% dos médicos em Portugal não são doutores e ponto final. Eu sei que vos custa imenso engolir esse sapo e descobrirem que afinal não estão ao mesmo nível que a realeza, mas que afinal de contas são tão reles como o mais comum dos mortais. Tirem um doutoramento primeiro e protestem depois!

Back