Sr. Doutor

Quando se assina "doutor" ou "engenheiro".... [:D]

Eng. Air Taltal -> respeito quem o faz mas não era capaz

Air Tal tal (Eng.) -> uso qd preciso de puxar galões o que acontece muito raramente, sobretudo qd me sinto desrespeitado por um interlocutor menos educado.

Air tal tal
Director disto oudaquilo
Engenheiro d´óbras feitas ou por fazer

É a forma que a considero correcta. Representa a tua função na empresa ( o que está no teu contrato de trabalho por ex.) e a tua profissão que está devidamente regulamentada por ordem profissional.

Eng. Air Taltal -> respeito quem o faz mas não era capaz

Air Tal tal (Eng.) -> uso qd preciso de puxar galões o que acontece muito raramente, sobretudo qd me sinto desrespeitado por um interlocutor menos educado.

Air tal tal
Director disto oudaquilo
Engenheiro d´óbras feitas ou por fazer

É a forma que a considero correcta. Representa a tua função na empresa ( o que está no teu contrato de trabalho por ex.) e a tua profissão que está devidamente regulamentada por ordem profissional.

Isto agora levanta uma questão pertinente, quando vos perguntam a profissão o que é que respondem? O vosso curso ou a vossa profissão?

Recordo-me de ter lido em tempos um paper sobre estas questões de tratamento entre colaboradores em organizações, como empresas, por exemplo. Se encontrar o link ainda o ponho aqui.

Muito resumidamente, concluía-se que a utilização de títulos académicos ou honoríficos em contexto empresarial tende a tornar mais estanque a hierarquia, dificultando a comunicação interna da organização, isto é, a partilha de ideias, a divulgação de sugestões, a adopção das melhores práticas, etc, especialmente da base para o topo. É um estudo brasileiro, portanto deve aplicar-se mais ou menos bem ao nosso caso.

Isto agora levanta uma questão pertinente, quando vos perguntam a profissão o que é que respondem? O vosso curso ou a vossa profissão?

Vamos supor que és programador e lic. em engª informática.

A tua profissão é engenheiro. *
A tua função é progrmador.
O teu curso é engª informática.

* em rigor terás que estar inscrito em ordem profissional.

Tenho que dizer que sou farmacêutico, senão diria que sou empregado de balcão, o que não é, de todo, uma definição correcta para o que faço...[:D][:D]

Vamos supor que és programador e lic. em engª informática.

A tua profissão é engenheiro. *
A tua função é progrmador.
O teu curso é engª informática.

* em rigor terás que estar inscrito em ordem profissional.

A profissão é sempre a mesma independentemente do ramo onde estou e da função que tenha?

E se a tua licenciatura for de matemática ou relações internacionais?

É muito simples, resume-se à pessoa com quem tas a falar, e do que estas a fazer no momento.
Imagina que és licenciado em Matemática, mas a tua profissão no momento é cozinheiro. Se for uma pessoa qualquer dizes o que estas a fazer e pronto, ninguém tem nada a ver com o que estudaste.
Não é porque andaste na universidade que tens de esfregar isso na cara de todas as pessoas que passam por ti.
Uma pessoa que conheces melhor já podes dizer o que fizeste e o que não fizeste, afinal de contas podes ter estudado matemática quando a tua verdadeira paixão é cozinha. XD
É conforme a conversa, não tens de contar a história da tua vida.

Não acho que devamos suportar tratamentos arcaicos como os titulos, não há coisa mais irritante do que isso, é como aquelas personagens que aparecem nas revistas de vez em quando e que ainda acham que são duques, quando tal não existe à quase 100 anos.
Se não houvesse um culto à volta dos titulos uma pessoa não precisava de os usar para ser tratada com educação e respeito, nem de se ver forçada pela sociedade a viver de uma determinada maneira (e se não se vive é se posto quase de lado)

E o que o Pastis diz que basta fazer uma piada ou afirmar que não tem o habito de tratar as pessoas pelos títulos não resulta, quando há pessoas que ficam verdadeiramente ofendidas por não serem tratadas por essa deferência e que dificultam as relações futuras com a mesma.

....

E o que o Pastis diz que basta fazer uma piada ou afirmar que não tem o habito de tratar as pessoas pelos títulos não resulta, quando há pessoas que ficam verdadeiramente ofendidas por não serem tratadas por essa deferência e que dificultam as relações futuras com a mesma.

Principalmente quando essas pessoas são nossos superiores hierárquicos ou nos encontramos numa situação em elas nos podem de algum modo prejudicar (advogados, juízes, médicos,...)

mas em espanha é uma falta de educação tremenda...tem algum jeito chegar a um hotel de 5* e ser tratado por tu??
se ainda fosse ali na residencial estrela ainda se compreendia mas hotel de 5* não.
O estatuto em certos casos faz sentido, mas por exemplo não faz sentido um eng tratar um eng, por engenheiro, ou um doutor por doutor,
PS. quem tem doutoramento é doutor... médico? é doutor.

Mas depois claro depende das situações imagine-se que se tem uma posição superior na empresa e de chefia e que os subordinados não têm respeito, ou que ganhando confiança perde-se o controlo sobre as coisas?
é tudo uma questão de gestão e não de arrogância isto claro a nível de gestão, agora ser tratado em casa por doutor ou eng.. ou mesmo no grupo de amigos é no mínimo ridículo.[;)]

Não consegui perceber se estas a ser irónico, mas no castelhano o tratamento por você não existe, por isso tem que ser mesmo por tu.

Na tua questão tens a resposta. Ora lê novamente.

Duas situações que podem ser completamente distintas, aliás a realidade comprova bem isso.

Existem ainda exemplos de funções:

Como Engenheiro, Arquitecto ou Médico.

Numa fábrica é lógico existir Engenheiro, Chefe de Secção, Encarregado, etc.

Como título, fica ao critério de cada um.
Uso raramente.

Para mim de todas as palavras a "mais superior" é Professor.
Reparem que os maiores médicos são Professor das tantas.

Os médicos realmente podem só ser licenciados + pós-graduados, mas doutor mistura-se com médico.
Veja-se as pessoas de língua Inglesa, que tanto podem ser chamadas Doctor como Physician.

Título de doutor

Título de doutor

Boas Pessoal,

Sobre este tema eu já tive uma série de problemas devido a quem usava o título de forma errada no meio da nossa sociedade, Aqui fica para verem.

Lá para as aldeias há uma data de malta que quando conseguiu tirar o 9º ano e por um certo apadrinhamento e cunhas metidas a martelo lá conseguiram a "custo justo" e muito "pouco suor" misturado com muita pestana queimada somente a ler alguns recortes de jornais de economia obter um pequeno cargo num banco e outros nas finanças e sem mais nem menos resolvem com os tais premiozitos que lhe admitiu comprar um velho Ford Fiesta de 2 portas, começar a passear de fatinho e gravatinha pelos campos fora e a meterem-se no meio dos seus conterrâneos que não puderam nem tiveram qualquer oportunidade de passar da primária obrigatória e entre conversas a dizerem que eram "doutores" até as ovelhas começarem a pensar que era mesmo assim.

É preciso lata e mais valia que estivessem caladinhos porque um dia destes fui a um certo banco e um certo indíviduo que reconheci não passava de mais um boneco lá ao fundo metido no meio de pilhas de papel atrás de uma secretária. :sh)

Mas, para piorar as coisas no meio desta malta há alguns que ficaram desempregados e agora o problema do tal título de "doutor" é que os "parolos" começam a conversa assim: " ... atão o doutor andou a estudar para ser desempregado de profissão e já bebe do nosso tão bom vinho de pipa em vez de coisas mais finas?:::" [:D]

E a malta doutorada em coisa nenhuma lá vai pela encosta abaixo a rogar pragas entre dentes. E perante esta situação só posso dizer o seguinte: que cada um seja o que quer ser, mas que use mal o título a quem lhe cabe por direito pelo menos que viva a sua fantasia de bico calado porque por regra o feitiço vira-se contra o feiticeiro. [:)]

Última edição:
Não consegui perceber se estas a ser irónico, mas no castelhano o tratamento por você não existe, por isso tem que ser mesmo por tu.

O você existe sim senhor em castelhano, e a palavra é usted. [;)]
Não é muito utilizado, mas de vez em quando utiliza-se, principalmente quando se fala com pessoas mais velhas ou desconhecidas.

No entanto geralmente toda a gente se trata por tu. Eu por exemplo tratava a chefe da minha mulher (q é professora universitária com 60 e picos anos e uma das grandes referências mundiais da matéria) por tu.

Já agora o usted tem um uso mais corrente na América Latina, em q aí é relativamente normal as pessoas tratarem as pessoas por usted, tal como por exemplo no Brasil com o "você".

Eu queria ainda dizer que tratar um engenheiro como Sr. engenheiro é o mesmo que tratar um carteiro por Sr. , carteiro ou um padeiro por sr padeiro, um arquitecto por Sr. arquitecto, um guarda por Sr. guarda.

Não se trata de bajular ng porque é apenas a sua profissão.

É diferente de se chamar doutor a qq licenciado.

Contudo as pessoas que criticam os títulos têm tendência a meter tudo no mesmo saco o que não é de todo correcto também.

Eu abomino a promiscuidade que se criou entre a utilização de títulos académicos no "mundo civil". Se é professor, é evidente que tem que colocar se é licenciado, mestre ou doutor, se é estagiário, assistente, catedrático, etc...

Se não é devia escrever, Fulano x, Licenciado em y, etc e tal.
O Eng. é diferente porque aponta para uma Ordem Profissional, mas muitos licenciados em Engenharia, mas como não estão inscritos na Ordem, para todos os efeitos não são engenheiros...

Depois, no tratamento oral profissional (isto soa estranho, lol): Sou o Dr. Antunes! Dr. de quê? Sou o Sr. Polícia Antunes, o Sr. Médico Antunes, O sr. Canalizador Antunes... aqui entraria a profissão e assim sendo, também o Sr. Professor, Sr. Engenheiro, Sr. Arquitecto, etc...

Ps. Não sou ressabiado... também tenho estudos...[:D]

O que é um sinal claro de insegurança ou arrogância. De todo o modo, é um sinal de má educação.

Sim, mas os cartões profissionais ou os emails corporativos podem exigir esse tipo de denominação:

Dr. Tony Carreira
Lic. em Nacional Cançonetismo
Mestre em Pimbologia Aplicada
Doutor em Ontologia da aplicação de laca no Cabelo[:)]

Bem, no meu 7ºou8º ano tinha uma professora que exigia ser tratada por senhora doutora professora e não se cansava de dizer que tinha mestrado de francês[8b]

Voltar
Superior