Sr. Doutor

Sendo dos poucos que tenho curso superior na minha empresa, todos me tratam por Dr. até mesmo o patrão da empresa. Já expliquei que dispenso títulos, que acho que é totalmente desnecessário e pode criar distanciamentos entre as pessoas que são desnecessários, mas é uma cultura e um hábito muito enraizado que vai levar tempo a mudar.

Há quem goste de títulos, mas acho ridículo me tratarem por Dr. na minha perspectiva. Não haverá menos respeito por me tratarem simplesmente por tu ou você.

Para mudar isso, todos temos que fazer a diferença, mesmo quando vou ao médico, peço se possível para não tratar por Dr. o que normalmente aceitam, eu acho desnecessário e é um pequeno esforço meu para mudar mentalidades.

Na instituição onde trabalho e como quase 90% das pessoas têm pelo menos a licenciatura, os dirigentes são Drs, os consultores externos Drs, e os colaboradores, licenciados ou não, são pessoas...

Tal não me agrada, mas já instituido...

Eu trato todas as pessoas por Sr. ou Sra..

É para mim o mais correcto, pois ninguém na sua certidão de nascimento tem lá Doutor ou Engenheiro...

Já agora, um mestre de obras, deve ser tratado como ?

Como Mestre em Ciências Farmacêuticas, não assino com título, não peço a ninguém que me trate pelo título, não fico chateado se me tratarem por Dr...

Mas, na farmácia, não há como fugir a isso e, numa terra pequena, abre bastantes portas, não há que o negar!!!

E por mera curiosidade.. Como tratam os técnicos de farmácia? A pergunta é dirigida para os que são licenciados, pois há o curso de ciências farmacêuticas (forma farmacêuticos) e há a licenciatura em farmácia (forma técnicos de farmácia). Chamam por "Técnico" Manuel ou Dr. Manuel ou simplesmente pelo nome/sr. Manuel?
:)
Eu pessoalmente dispenso tratar ou ser tratado por Dr... Não me identifico com tal. O cumulo foi já me terem pedido para emitir um recibo em nome do "Dr. Pedro Bla Bla Bla.."

E por mera curiosidade.. Como tratam os técnicos de farmácia? A pergunta é dirigida para os que são licenciados, pois há o curso de ciências farmacêuticas (forma farmacêuticos) e há a licenciatura em farmácia (forma técnicos de farmácia). Chamam por "Técnico" Manuel ou Dr. Manuel ou simplesmente pelo nome/sr. Manuel?
:)
Eu pessoalmente dispenso tratar ou ser tratado por Dr... Não me identifico com tal. O cumulo foi já me terem pedido para emitir um recibo em nome do "Dr. Pedro Bla Bla Bla.."

Nunca trabalhei com técnicos formados em Farmácia. Mas, com ajudantes técnicos, já vi alguns serem tratados por Dr.

Curiosamente, todos eles rejeitam tal tratamento, referindo que Drs são os farmacêuticos....

Mas não dou relevância a esse acontecimento. Como disse anteriormente, não fico nada chateado por não ser tratado por Dr...

Deixem-me apenas esclarecer a confusão que muitas pessoas ainda fazem relativamente à aplicação da palavra Doutor.

Doutor não são só os médicos, a diferença é está, para um doutorado, Doutor é um grau académico para os licenciados Doutor é apenas um Título.

Licenciado em medicina = Doutor (título)
Licenciado em Gestão (por exemplo) = Doutor (título)

Mestrado = Mestre (grau académico)

Doutoramento = Doutor (Grau académico)

A diferença está aqui, o que se costuma fazer para distinguir isto é:
Doutor = Doutoramento (grau académico)
Dr. = Licenciado (título)

As pessoas podem ter as convicções que quiserem mas é assim que as coisas estão definidas.

P.S. Já se sabe que o curso de Medicina é complexo (apesar de existirem outros tantos) mas não deixa de ser uma licenciatura (agora mudou com bolonha), isso é que o grau académico que é diferente do título.

Pensei que um licenciado em Gestão tivesse o título de Gestor.
Assim como um Licenciado em Contabilidade é um contabilista.
Até um Juiz é o Sr. Juiz.
Um professor é um Professor, etc etc.
Doutores para mim são os médicos e mais nenhum.
Mas a mesma coisa se passa nas engenharias, são todos engenheiros.

Há que tratar as coisas pelos seus nomes correctos.
Porque raio ia eu chamar Dr a um gestor? ou Dr a um professor?

Penso que também não faz muito sentido...
Assim era a Sra. Economista...no entanto, as minhas funções não são realmente de Economista. Quando não sabes o que estudou a pessoa, como tratas?

Assim era a Sra. Economista...no entanto, as minhas funções não são realmente de Economista. Quando não sabes o que estudou a pessoa, como tratas?

Trato-a por "Olhe desculpe" (caso não saiba o nome da pessoa, mesmo sabendo a sua profissão).
Ou então "se faz favor". Mas seja a um gestor, economista, pedreiro, varredor de ruas, etc.

Na minha opinião o respeito conquista-se e não é com "títulos"...

Considero que quem tem necessidade de dizer que é doutor ou raio que o parta só pode ser pobre de espírito.

Aliás, tenho conhecimento de pessoal com a 4ª classe que pediu para colocarem o "Dr." no livro de cheques.:sh)

Se não sei o que a pessoa estudou, trato-a como trato qualquer pessoa com a qual não tenha "intimidade".

Para tratar uma pessoa com respeito não vejo necessidade de lhe colocar um título antes do nome.

Mas se alguém quiser que eu a trata por Sr. Dr. até pode ter o 6º ano, assim o farei, não me sinto inferiorizado por isso.[:D][;)]

Explica-me porque raio é que um médico é doutor... Que eu saiba, para ser médico "basta" tirar o mestrado integrado em medicina. Se posteriormente tirar um doutoramento em medicina, aí sim, passa a ser doutor, mas enquanto não o fizer é apenas "sr. médico".

Pois eu no local de trabalho gosto de ser tratado por enfermeiro fulano de tal...
Como andamos todos com mesmo uniforme (medicos, enfermeiros, auxiliares) torna-se uma grande confusão para o doente, ver tanta malta vestida da mesma forma e sem saber como se dirigir.
Geralmente disparam o habitual "òh doutor..." e eu, que me identifico sempre antes, lá vou corrigindo "sou enfermeiro".
Entre colegas ou em equipa opto sempre por tratar o medico por "Dr fulano de tal" e recebo a resposta "enfermeiro fulano de tal".
Em medicos do meu circulo de amigos ou mto mais novos facilito e trato-os pelo nome, apenas, mas sendo no trabalho, sempre na 3ª pessoa: "Ex: Carlos, o que quer que administre ao doente agora..." e eles respondem da mesma forma.
Com os espanhois nao adianta, é tu para cá tu para lá, ou então "cõno" ou "patron"[:D][:)]

Para exercer medicina não é preciso fazer doutoramento?

Tinha a ideia, pelo menos de outros países, que para se ser médico era preciso fazer um curso completo de ensino superior (equivalente ao agora mestrado integrado) e depois então ir ainda uns anos fazer a especialização numa escola de medicina (equivalente ao agora doutoramento).

De qualquer das formas, eu nunca fui nesta coisa dos títulos, trato tudo por Sr. e Sra. e quando vem um técnico com o 12º ano dizer-me para lhe chamar engenheiro eu rio-me logo na cara dele. Quanto muito, trato pelo título correspondente ao seu grau académico.

Nomeadamente, licenciado a quem tem licenciatura, mestre a quem tem mestrado, doutor a quem tem doutoramento.

Títulos como engenheiro, arquitecto, etc, depende em cada caso se têm o grau académico correspondente a essa função. Por exemplo, de acordo com a ordem dos engenheiros, ninguém é engenheiro sem um curso superior de 5 anos, pelo que um licenciado (antigo bacharelado) não é engenheiro. O termo correcto nessa situação julgo que é engenheiro-técnico (um intermédio, portanto).

não te espantes por receberes uma carta com o título de Dr.
Portugal é o país com mais "doutores" por km2. Ja fui lá para fora e toda a gente se trata por você ou you. São muito mais informais, sem cortesias, sem lambe botas.
Há aí muitos doutores que inclusive são tratados por doutores e só têm o 12.º
O que importa aqui é ter dinheiro, estauto e influência a gravitar à nossa volta.
Se tiveres isso toda a gente te trata por Dr.
Se não tiveres isso até podes ter um mestrado ou duas licenciaturas que ninguem te trata por Dr.[:p]

Para exercer medicina não é preciso fazer doutoramento?

Tinha a ideia, pelo menos de outros países, que para se ser médico era preciso fazer um curso completo de ensino superior (equivalente ao agora mestrado integrado) e depois então ir ainda uns anos fazer a especialização numa escola de medicina (equivalente ao agora doutoramento).

De qualquer das formas, eu nunca fui nesta coisa dos títulos, trato tudo por Sr. e Sra. e quando vem um técnico com o 12º ano dizer-me para lhe chamar engenheiro eu rio-me logo na cara dele. Quanto muito, trato pelo título correspondente ao seu grau académico.

Nomeadamente, licenciado a quem tem licenciatura, mestre a quem tem mestrado, doutor a quem tem doutoramento.

Títulos como engenheiro, arquitecto, etc, depende em cada caso se têm o grau académico correspondente a essa função. Por exemplo, de acordo com a ordem dos engenheiros, ninguém é engenheiro sem um curso superior de 5 anos, pelo que um licenciado (antigo bacharelado) não é engenheiro. O termo correcto nessa situação julgo que é engenheiro-técnico (um intermédio, portanto).

Não. Para exercer medicina "basta" um mestrado seguido de uma especialização (a especialização nada tem a ver com o doutoramento). Medicina é um curso como qualquer outro, com a diferença que no final é necessário realizar uma especialização que não é mais do que um estágio de longa duração (4 a 7 anos conforme especialização). Se posteriormente o médico quiser aprofundar os seus conhecimentos numa área muito concreta da medicina (tipo uma especialização da sua especialidade), aí poderá tirar doutoramento. Um exemplo prático é um tipo que tira um mestrado integrado em medicina (aqui ainda não é médico, é mestre em medicina), tira especialização em oncologia (aqui já é médico) e posteriormente, caso pretenda (é opcional, 99% dos médicos não o faz) faz um doutoramento, por exemplo em células cancerigenas do colo do utero e fica altamente especializado nesse sub-ramo da especialidade. E só aí é que ele é doutor, pois anteriormente era apenas médico.

Já em tenra idade detestava títulos.
Agora com estudos ainda mais.
Acho que vem a propósito.

À dias estava a ver o Scrubs (série humorística sobre médicos).
À porta do hospital estavam 2 médicos quando chega a namorada de um deles, que por acaso era irmã da namorada do outro médico.
Portanto havia "intimidade" entre os intervenientes.

Fala da namorada : "Hi guys"
Legenda: "Olá senhores doutores"

Pois eu no local de trabalho gosto de ser tratado por enfermeiro fulano de tal...
Como andamos todos com mesmo uniforme (medicos, enfermeiros, auxiliares) torna-se uma grande confusão para o doente, ver tanta malta vestida da mesma forma e sem saber como se dirigir.
Geralmente disparam o habitual "òh doutor..." e eu, que me identifico sempre antes, lá vou corrigindo "sou enfermeiro".
Entre colegas ou em equipa opto sempre por tratar o medico por "Dr fulano de tal" e recebo a resposta "enfermeiro fulano de tal".
Em medicos do meu circulo de amigos ou mto mais novos facilito e trato-os pelo nome, apenas, mas sendo no trabalho, sempre na 3ª pessoa: "Ex: Carlos, o que quer que administre ao doente agora..." e eles respondem da mesma forma.
Com os espanhois nao adianta, é tu para cá tu para lá, ou então "cõno" ou "patron"[:D][:)]

Por aqui uso o meu nome próprio para com pacientes e toni(y) com o pessoal com que trabalho ou como a minha chefe (nome de código » Mrs Boss) costuma dizer, "tone"[:)]

Na correspondência com outros profissionais é Mr X e não coloco o palavreado todo que pelo vistos se deve colocar (já levei bocas por causa disso e além do mais não faço a mínima de qual seja o meu título[:D])...mas como ingleses que são, se faltar uma virgula ou se lhes enviar com um paciente com uma enchada no meio da testa telefonam a desancar que devia ser explícito e perder mais tempo com o "papel".

Devem-se tratar as pessoas pelo nome.

O título de doutor corresponde a uma forma de tratamento hierárquico dentro do meio profissional.

Devem-se tratar as pessoas pelo nome.

O título de doutor corresponde a uma forma de tratamento hierárquico dentro do meio profissional.

Nada a ver... o empregado pode ter um doutoramento e o chefe ter apenas o 9º ano. Hierarquicamente o empregado está abaixo do chefe e no entanto o empregado é doutor e o chefe não.

Voltar
Superior