Sr. Doutor

Algum titulo academico ou profissional, se deve sobrepor a' educacao, ou ao respeito, e vice versa ?

Quantos neste forum dizem " Papa", e quantos dizem " Sua santidade, o Papa" ? Quantos dizem " o Cavaco" e quantos dizem " o Sr Presidente da Republica", quantos dizem " Socas" e quantos dizem " Jose' Socrates" ? Parece-me, que, independentemente da simpatia ou antipatia que temos pelas pessoas, o respeito por elas enquanto seres humanos, e' sempre devido.

Contriubui o cargo, para a enfase do titulo, ou torna o cargo e o titulo, as pessoas, mais merecedoras de respeito, ou torna-as mais profissionais ? Ou a falta de titulo, tira merito e proffissionalismo aos detentores dos cargos, e consequentemente menos merecedoras do nosso respeito ?

Esta questao, do tratamento por Sr Dr, Sr Eng, Sr Porf., Sua Eminencia, Sr Coronel, Sua Excelencia, etc, etc, nao sera' mais uma questao de educacao, de respeito e de etica ? assim como o seu uso abusivo, e muitas vezes usurpado, a falta dos mesmos atributos ?

Pelo que já li em post anteriores, acho que muita gente ainda confunde o tratamento pelo primeiro nome com um tratamento por tu, ou o facto de não usar o titulo académico como falta de educação.

Não é confusão nenhuma: foi assim que me ensinaram os meus pais e foi assim que me ensinaram na escola. Logo, é educação para quem aprendeu assim.

Para mim, em ambiente profissional defendo a cultura espanhols ou o inglesa, ou seja tratarmo-nos todos pelo primeiro nome. Não implica o tratamento por tu e facilita a comunicação, e isto é válido tanto entre pessoas da mesma empresa como contactos entre pessoas de outras empreas tanto na comunicação falada como na escrita. "Caro Manuel" ou "Dear Manuel" já faz parte das moderna comunicação entre pessoas.

Eu não defendo nada disso [:D]. Nem sequer reconheço que exista "comunicação moderna" ou que o tratamento "por tu" dos espanhóis seja alguma coisa de jeito ou exemplo para alguém.
Existem sim diferentes formas de comunicação conforme a empresa ou cultura onde a empresa está inserida.

O engraçado é a incoerência com que a maioria das pessoas (jornalistas incluidos) tratam portugueses e estrangeiros. Por exemplo tratam o Passos Coelho por Dr. mas ficam-se pela "Senhora" quando falam da Angela Merkel. Quem é que consegue explicar uma coisa destas? [:D]

Quando não existe confiança / intimidade com uma pessoa, deve-se manter a distancia mas ao mesmo tempo tratar as pessoas com respeito.

Um chefe que queira manter essa distancia exige ser tratado pelos títulos "Sr Doutor" ou "Sr Engenheiro"
assim como os empregados também queiram manter a distancia tratando-o por esses títulos, evidenciando que não é um "deles" ou que pertença ao "grupo", ou que conheça as dificuldades deles como subordinados sem grande instrução académica.

Acredito que ao estarmos a falar com um trolha ou o diretor da Obra, o respeito deve ser igual (dar atenção e falar com seriedade com a pessoa), simplesmente
a uns acrescenta-se as palavras "Sr Doutor" ou "Sr Engenheiro" a outros trata-se por "Tu"

Pessoalmente eu falo, ou tento falar, com um drogado/arrumador de carros com o mesmo respeito/atenção com que falo com um "Sr Doutor" ou "Sr Engenheiro", a única diferença é mesmo o acrescentar de palavras: "Sr Doutor" ou "Sr Engenheiro"

Acho que quando tratamos um drogado/mendigo de rua por "senhor" e somos simpáticos com ele e darmos-lhe toda a nossa atenção quando ele fala para nós,

ao fazermos isso estamos a desvalorizar totalmente aqueles que são Doutores e Engenheiros...e isso é bom..quando tivermos de falar com um não nos faz comichão..

Last edited:
Não é confusão nenhuma: foi assim que me ensinaram os meus pais e foi assim que me ensinaram na escola. Logo, é educação para quem aprendeu assim.

Eu não defendo nada disso [:D]. Nem sequer reconheço que exista "comunicação moderna" ou que o tratamento "por tu" dos espanhóis seja alguma coisa de jeito ou exemplo para alguém.
Existem sim diferentes formas de comunicação conforme a empresa ou cultura onde a empresa está inserida.

Na minha empresa todos nos tratamos pelo primeiro nome, nos contactos internacionais, todos nos tratamos pelo primeiro nome e não creio que andamos a faltar ao respeito uns aos outros. esse teu comentário só vem ao encontro do que eu tinha dito, isto é, há muita gente que ainda acha que tartarmos as pessoas pelo primeiro nome em vez de Sr ou Sr. Dr. é uma falta de respeito.

Outra confusão no teu post em resposta ao meu tem a ver com a minha referência à cultura espanhola ou inglesa. Eu não falei no tratamento "por tu", falei exactamente no habito que eles têm há muitos anos no tratamento pelo primeiro nome, essa do tu já tem a ver com razões linguisticas que não tem nada a ver com esta discussão.

A música dos Ena Pá tem que ser alterada, passando de "Sr. Doutor dá-me comprimidos para dormir.
Desde que a vi que não consigo mais dormir." para "Sr. António dá-me comprimidos para dormir.
Desde que a vi que não consigo mais dormir."

Quando não existe confiança / intimidade com uma pessoa, deve-se manter a distancia mas ao mesmo tempo tratar as pessoas com respeito.

..

Quando não existe confiança / intimidade, é claro que deve-se tratar as pessoas com respeito e para isso usa-se "Senhor" que é termo utilizado em todo o mundo excepto na particularidade do português, talvez devido a muitos anos de submissão e de baixo nivel académico é que se acresenta o Dr, Engº, Arq. etc.

Por exemplo, ao vermos uma entrevista com o primeiro-ministro inglês, o jornalista trata-o por "Mr. Cameron" e não por "Mr. Doctor Cameron" e não lhe está a faltar ao respeito por não o tratar pelo titulo académico

Hoje, o Álvaro Santos Pereira (ministro da economia) disse que gostava que o tratassem por Álvaro, hábito que vem dos tempos em que esteve em Inglaterra. Vê-se bem que não é médico... [:p]

Respondo a esta citação com outra citação:

Marcelo R. Sousa: Ministro pelo nome

O professor criticou na TVI o ministro da Economia, que pediu para ser tratado pelo nome próprio. “Imagino o motorista: Álvaro, vamos para o ministério ou bebemos um café?”

Marcelo R. Sousa: Ministro pelo nome - Última Hora - Correio da Manhã

Mais uma prova de como as nossas mentalidades continuam muito fechadas...

Respondo a esta citação com outra citação:

Marcelo R. Sousa: Ministro pelo nome - Última Hora - Correio da Manhã

Mais uma prova de como as nossas mentalidades continuam muito fechadas...

Há um provérbio que diz assim: "Em Roma, sê romano".

O Alvaro, veio para Lx armado em estranjas-e-lá-fora-é-que-é-bom-e tal. Tudo bem; vamos esperar para ver o que sai daquela cabecinha.

Li um ou outro artigo dele na EXAME salvo erro e alguns Jornais e confesso que não fiquei muito impressionado.

Deixemos o tempo passar para ver se o Álvaro se aguenta com os cavalos romanos.[:D]

Por exemplo, ao vermos uma entrevista com o primeiro-ministro inglês, o jornalista trata-o por "Mr. Cameron" e não por "Mr. Doctor Cameron" e não lhe está a faltar ao respeito por não o tratar pelo titulo académico

Exemplo? Exemplo de quê??? Esses camones não são exemplo pa ninguém. Ora Vê lá se não usam o título de Sir a alto e bom som?????

doctor não significa doutor... significa médico. quando querem usar a palavra com significado de doutor usam uma expressão do género "Doctor of (área do conhecimento)"

quanto aos pontos de interrogação eram apenas possíveis formas de tratar um médico sem lhe chamar doutor.

Já percebi a confusão.

Doctor não significa médico em Inglês. Médico em inglês é physician.

Doutor - médico - Portugal
Doctor - physician - UK
Docteur - médecin - França
Doktor - Arzt - Alemanha
(...)

"doutor" (com as devidas traduções) é usado em todo o mundo para se designar um médico. Mais uma vez, não tem o mesmo significado de alguém com um doutoramento.

Há um provérbio que diz assim: "Em Roma, sê romano".

O Alvaro, veio para Lx armado em estranjas-e-lá-fora-é-que-é-bom-e tal. Tudo bem; vamos esperar para ver o que sai daquela cabecinha.

Li um ou outro artigo dele na EXAME salvo erro e alguns Jornais e confesso que não fiquei muito impressionado.

Deixemos o tempo passar para ver se o Álvaro se aguenta com os cavalos romanos.[:D]

Não está aqui de todo em discussão a competência dele ou falta dela! [;)]

Já percebi a confusão.

Doctor não significa médico em Inglês. Médico em inglês é physician.

Doutor - médico - Portugal
Doctor - physician - UK
Docteur - médecin - França
Doktor - Arzt - Alemanha
(...)

"doutor" (com as devidas traduções) é usado em todo o mundo para se designar um médico. Mais uma vez, não tem o mesmo significado de alguém com um doutoramento.

doctor em inglês, e quando usado de forma isolada, refere-se a um médico, quando é usado para designar alguém com um doutoramento o uso da palavra doctor é complementado com a designação da área de conhecimento.

deixo transcrito a definição que consta no dicionário que tenho cá em casa

1 - someone who is trained to treat people who are ill - exemplo: go to a doctor / see a doctor.
2 - someone who holds the highest level of degree given by a university - exemplo a Doctor of Law

como podes ver no uk os médicos e os doutorados são perfeitamente distinguidos pelo uso da palavra.

doctor em inglês, e quando usado de forma isolada, refere-se a um médico, quando é usado para designar alguém com um doutoramento o uso da palavra doctor é complementado com a designação da área de conhecimento.

deixo transcrito a definição que consta no dicionário que tenho cá em casa

como podes ver no uk os médicos e os doutorados são perfeitamente distinguidos pelo uso da palavra.

Sei perfeitamente isso.

Mas isso não invalida o que disse, pois não têm o mesmo sentido.

Não está aqui de todo em discussão a competência dele ou falta dela! [;)]

Repara numa coisa. A primeira vez que ele abre a boca é para dizer "Há e tal lá fora é que é assim ou assado". Em minha opinião, começa mal, pois lança uma crítica indireta sem necessidade nenhuma e revela algum amadorismo político...

Interessa sim saber se é ou não competente e se tem inteligência emocional para lidar com a classe política tradicional. Os romanos portanto...

Por acaso significa.

Basta ver o que o Oxford diz sobre os significados de "doctor" (n.):

1. a person who has been trained in medical science, whose job is to treat people who are ill or injured
2. (doctor's) a place where a doctor sees patients:
an appointment at the doctor's
3. a person who has received the highest university degree

E isto acontece por razões históricas.

A Medicina era a única ciência praticada fora dos meios académicos.

Por sua vez, todos os médicos nos tempos medievais...ensinavam os seguintes. Era uma profissão colegial.

Aliás, o ponto-chave é que era...sacerdotal. E isso remonta, pelo menos, a Hipócrates.

E não é por acaso que o termo "doutor" começou, séculos antes, a designar os...sacerdotes!

Pelo que foi um processo natural doutor ser o termo atribuído a quem praticava a medicina.

Por sua vez, aquando do início das universidades na Europa Medieval (Medicina, Filosofia e Direito, os pilares fundamentais), atribuiu-se então o nome que designava "eu ensino", veja-se doutor, veja-se, o sacerdote que ensina, a quem concluía a universidade.

Foi um processo natural os restantes universitários serem "doutores em X", de modo a distinguirem-se dos doutores [da ciência médica].

A questão da profundidade/extensão do percurso académico é irrelevante para a questão, por estes motivos históricos. Apesar de qualquer formação médica básica exigir até uma extensão superior ao de doutoramentos...mas siga. Isso já é outro assunto.

Last edited:
Por acaso significa.

Basta ver o que o Oxford diz sobre os significados de "doctor" (n.):

1. a person who has been trained in medical science, whose job is to treat people who are ill or injured
2. (doctor's) a place where a doctor sees patients:
an appointment at the doctor's
3. a person who has received the highest university degree

E isto acontece por razões históricas.

A Medicina era a única ciência praticada fora dos meios académicos.

Por sua vez, todos os médicos nos tempos medievais...ensinavam os seguintes. Era uma profissão colegial.

Aliás, o ponto-chave é que era...sacerdotal. E isso remonta, pelo menos, a Pitágoras.

E não é por acaso que o termo "doutor" começou, séculos antes, a designar os...sacerdotes!

Pelo que foi um processo natural doutor ser o termo atribuído a quem praticava a medicina.

Por sua vez, aquando do início das universidades na Europa Medieval (Medicina, Filosofia e Direito, os pilares fundamentais), atribuiu-se então o nome que designava "eu ensino", veja-se doutor, veja-se, o sacerdote que ensina, a quem concluía a universidade.

Foi um processo natural os restantes universitários serem "doutores em X", de modo a distinguirem-se dos doutores [da ciência médica].

A questão da profundidade/extensão do percurso académico é irrelevante para a questão, por estes motivos históricos. Apesar de qualquer formação médica básica exigir até uma extensão superior ao de doutoramentos...mas siga. Isso já é outro assunto.

suponho que o oxford traga exemplos de aplicações das palavras... no número 3 o exemplo que o dicionário dá não é claro no complemento do uso da palavra com o complemento da área de conhecimento?

para além disso essa tua leitura de origem da palavra doutor é um pouco enviesada digamos assim.

veja-se duas pequenas análises sobre a etimologia da palavra:

http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=10063

http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=7188

Last edited:
Apesar de qualquer formação médica básica exigir até uma extensão superior ao de doutoramentos...mas siga. Isso já é outro assunto.

É verdade para algumas áreas do conhecimento em que os doutoramentos se vulgarizaram.
Há bastantes em Portugal e são obviamente bem mais simples de fazer do que um curso de medicina...

suponho que o oxford traga exemplos de aplicações das palavras... no número 3 o exemplo que o dicionário dá não é claro no complemento do uso da palavra com o complemento da área de conhecimento?

para além disso essa tua leitura de origem da palavra doutor é um pouco enviesada digamos assim.

veja-se duas pequenas análises sobre a etimologia da palavra:

Ciberdvidas da Lngua Portuguesa

Ciberdvidas da Lngua Portuguesa

Tu lês os links que colocas? [:D]

Em latim, doctor queria dizer «o que ensina; mestre». Daí doctore- ter dado doutor, como grau máximo concedido por uma universidade, embora antes já houvesse o título de doutor (da Igreja) dado a grandes teólogos, como, por exemplo, Santo Ambrósio ou Santo Agostinho, que em português se documenta no séc. XIV, segundo José Pedro Machado, no seu monumental Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. O título docteur é mais antigo em francês, língua que o regista desde 1160, segundo o Petit Robert. Sendo a Universidade italiana de Bolonha, fundada no século V, segundo a tradição, a mais antiga da Europa, é possível que o grau de doutor lá tenha sido dado pela primeira vez.
Relativamente ao exemplo do Oxford para o ponto 3: "a Doctor of Philosophy / Law, Doctor Franks (= as a title / form of address)".

Mais alguma coisa?

Ou vais continuar a insistir contra o mundo?...

Back