Até hoje, em 30 anos de carros, só tive franceses (Peugeot e Renault) e alemães (Opel, VW e BMW).
Contente com a fiabilidade de todos, até ao momento.
Aqui, também 30 anos com carros (devemos ser da mesma idade), e a minha experiência em termos de fiabilidade é a seguinte:
Lancia: mau
Opel: razoável
Nissan: excelente
Renault: muito mau, o pior de todos em fiabilidade, fiquei na estrada parado umas 6 ou 7 vezes
Audi: razoável
BMW: excelente
Kia: demasiado recente para tirar conclusões
Mas isto é apenas em termos de fiabilidade, e um carro não é apenas fiabilidade. Por exemplo, o Renault em muitos outros aspetos, foi de longe o melhor carro que já tive.
Que renault era?
Por aqui desde Fiat a VW por norma correu bem, mas renault nunca cá passou mas lembro-me da fama dos antigos " energy " que duravam supostamente uma vida.
E da R4 de guerra []
Que renault era?
Sim, eu também perdi a confiança nos Peugeot de que tive vários exemplares e sempre bem comportados. Ainda hoje é a marca de que tive mais carros: 106 / 205 / 206 / 306 / 607.
Pelo meio ainda paguei integralmente um 406 Coupé que nunca tive. [s)][s)][8b]
Eu percebo que haja receio devido a experiências mas no universo de milhões de carros isso não significa nada.
E digo isto em relação a mim ou a ti ou qq um.
Seja em motores seja no que for.
Se não eu ficava traumatizado e seria " anti " VW por causa daquele Allroad 2.5 TDI tiptronic que tão má fama tem pelo forum [][
]
Eu falo de experiências que tive (ou pessoas muito próximas), porque com o azar dos outros posso eu bem.
Esse 306 era o 1.9 TD 90cv já com centralina ne?
Também tinha o stress de ser quentinho a partir dos 160 km/h?
O meu 1.9 TD 92cv versão ainda sem centralina como não tinha radiador de óleo, tinha esse problema.
EDIT não era bem um problema, mas acaba por ser como um motor turbo reprogramado para mais 30cv mas sem intercooler.
Sim, era. Sendo carrinha, já era o restyling com essa alteração e potência reduzida para 90 CV.
Não era frequente andar com ela a 160 ou mais, mas das poucas vezes que "fui à Alemanha" nunca notei nada. []
Dei-a à troca pela Vectra com 273.000 km e ainda circulou por uns bons anos! []
Bom dia,
Existe alguma forma de saber:
1- Quais mos motores atuais (de 2020 para cá) da Stellantis que não têm a correia banhada no óleo ?
2- A forma de saber se determinado modelo tem desses motores ou não.
Pelo que ando a ler a mudança foi sendo gradual, pelo que para os diversos modelos, torna-se mais dificil saber se o motor é dos que vem com brinde ou sem brinde.
Obrigado pela ajuda.
PS: Modelos em que tenho interesse - Fiat 600, Opel Mokka,
Estás safo, em novos.
Bom dia,
1- Quais mos motores atuais (de 2020 para cá) da Stellantis que não têm a correia banhada no óleo ?
Pelo que ando a ler a mudança foi sendo gradual, pelo que para os diversos modelos, torna-se mais dificil saber se o motor é dos que vem com brinde ou sem brinde.
Obrigado pela ajuda.
Bom dia,
Obrigado pela ajuda.