Super Comparativo do Segmento C

O Honda Accord CDTi quando foi apresentado fartou-se de levar na cabeça por ter 5 velocidades.

Apresentava os seguintes valores de prestações e consumos:
210 km/h
0 a 100 km/h (s) 9,4
Urbano (l/100 km) 6,7 ; Extraurbano (l/100 km) 4,6 ; Mixto (l/100 km) 5,4
http://motor.terra.es/pruebas-coches/ficha.cfm?id=MOT19865&id_version=13100

A Honda abriu os olhos e introduziu uma caixa de 6 velocidades. Agora os resultados são estes:

212 km/h
0 a 100 km/h (s) 9,3
Urbano (l/100 km) 7,2 ; Extraurbano (l/100 km) 4,5 ; Mixto (l/100 km) 5,5
http://motor.terra.es/precios-coches/fichas/tecnica/honda-accord-2-2-i-ctdi-executive-4p.htm

Ganhos? Mais 2km/h, menos 0,1s. Por sua vez gasta mais 0,5l em cidade e 0,1 em misto.

Acho que a caixa de 6 velocidade não veio introduzir nada de muito relevante para a maioria dos utilizadores.

É 1 facto. Não é por ter 6v k 1 carro é automaticamente melhor k 1 de 5v.

Depende muito do bom (ou não) escalonamento da caixa. C/ a 6ªvel ganha-se 1 pouco na AE em termos de consumos, mas p/o dia-a-dia a 5ªvel chega perfeitamente e os ganhos da presença da 6ªvel torna-se residuais.

Pessoalmente até prefiro apenas 5v, sempre é menos uma p/chatear e dar trabalho [:)]

Olha afinal não estou sozinho [:D]

Nem precisavas de ir muito longe, os valores do Leon com caixa de 5 e o mesmo motor estão ali ao lado. Ganha em acelerações e consumos, perde em recuperações e insonorização. Na prática gostei mais da caixa de 6, mesmo que os valores absolutos não traduzam uma superioridade.

A diferença básica do VW Golf para os outros modelos é simples, basta ver os antigos VW GOLF I, II, III, IV ainda a circular com mais de 200000 kms, 300000kms, 400000kms, 500000kms e comparar com os outros modelos antigos que ainda circularem, se os encontrarem!

[:)]

Já agora meu caro, e pegando no tipo de comparação feito por sua excelência, veja o seguinte exemplo:

Quantos VW de 86 vê a circular em Portugal ? E Renault Super 5 do mesmo ano ?

Por ver mais R5 quer dizer que são melhores que o Polo em qualidade ?

[:)]

Já agora meu caro, e pegando no tipo de comparação feito por sua excelência, veja o seguinte exemplo:

Quantos VW de 86 vê a circular em Portugal ? E Renault Super 5 do mesmo ano ?

Por ver mais R5 quer dizer que são melhores que o Polo em qualidade ?

Quer apenas dizer que o R5 vendeu muito mais unidades.

Não não é simples...

Nessas alturas, o Golf era muito melhor que a concorrencia...e agora cada vez menos essa diferença é notoria.

Mas ainda está em 1º no comparativo [;)] , e só estamos a falar do TDI que é o modelo mais equiparado, se fosse o GTI ou R32 não há rival à altura, só mesmo a Audi ou as outras marcas alemãs.

JGTB,

Eu não desrespeitei opinião nenhuma, posso não concordar com ela e argumentar, foi o que fiz... tenho de a respeitar da mesma forma que têem de respeitar a minha. correcto?

Offtopic:
Trabalhei durante alguns anos num conhecido assemblador de PCs, a deteriminada altura o boss achou por bem que tinha de ganhar um comparativo numa das revistas da especialidade, pediu ao D.Tecnico para montar um PC assim e assado...
Quando enviou o PC para testes à revista, em vez de fazer uma "nota de consignação" fez uma "nota de oferta"...

Muita comissão ganhei eu nos meses seguintes.... [:D] [;)]

cumps,
[dio]

Conduzam um A4 1.9 tdi 130 com 5 e 6v e depois venham-me dizer que o de 5v é melhor... [:D][:D]

Isso é outra questão.

A caixa de 5 não aguentava com o binario do motor. Por isso vinham limitados a 280Nm.

A caixa de 6 já aguenta os 310Nm.

Se a caixa de 5 aguentasse os 310Nm queria ver se havia diferença entre os 2.

Mas ainda está em 1º no comparativo [;)] , e só estamos a falar do TDI que é o modelo mais equiparado, se fosse o GTI ou R32 não há rival à altura, só mesmo a Audi ou as outras marcas alemãs.

Curioso...

O Golf GTi só tem ganho nos comparativos graças, uma vez mais, à sua homogeniedade...

É que no que toca a apetência desportiva, tanto um Civic Type R ou um Mégane RS estão uns furos acima... [:p]

Assim de repente sem pensar muito...

06-r26-fside-a.jpg

JGTB,

Eu não desrespeitei opinião nenhuma, posso não concordar com ela e argumentar, foi o que fiz... tenho de a respeitar da mesma forma que têem de respeitar a minha. correcto?

Offtopic:
Trabalhei durante alguns anos num conhecido assemblador de PCs, a deteriminada altura o boss achou por bem que tinha de ganhar um comparativo numa das revistas da especialidade, pediu ao D.Tecnico para montar um PC assim e assado...
Quando enviou o PC para testes à revista, em vez de fazer uma "nota de consignação" fez uma "nota de oferta"...

Muita comissão ganhei eu nos meses seguintes.... [:D] [;)]

cumps,
[dio]

Isso é o pão nosso de cada dia. Já soube de quem testa veiculos motorizados, que não carros, que se as marcas não lhes emprestam os veiculos nos testes são prejudicados.

O mesmo se passa em relação a quem gasta ou não publicidade nas revistas.

Isso tambem se passa com as revistas de carros. É certinho.

Não não é simples...

Nessas alturas, o Golf era muito melhor que a concorrencia...e agora cada vez menos essa diferença é notoria.

Pela tua frase, o cada vez menos quer dizer que ainda achas que é notória... Estamos a fazer progressos!!! [:D]
Sinceramente, e agora fora de brincadeira, se entrasse num stand seja ele qual for, eu conhecedor da mecânica e das vantagens de uma caixa de 6, e o vendedor me desaconselhasse e dissesse que era melhor a de 5, nem contestava. Calava, dizia "obrigado, vou pensar", dava meia volta, saía para nunca lá mais pôr os pés...

Isso so significa que os donos ainda os tem, tambem vejo muitos Fiat Unos, Renault 5, Peugeots 205, Renault 19.

A diferença esta que esses Golf que se vem por ai dos anos 80 sao o GTDs ou os diesel enquanto a concorrencia na altura tinha diesel com mais cilindrada e mais caros, as pessoas compravam versoes a gasolina e é normal que se tenham desfeito delas mais cedo pois os diesel baixaram os preços nos anos seguintes em relaçao aos otto.

Geralmente as pessoas mantem mais tempo os carros diesel, conheço um Golf 2 GTD que segundo muitos é que dura e para passar na inspeçao tiveram que lhe dar uma volta a quase tudo para n falar nos ruidos e folgas em tudo quanto é sitio.

Se acham que vale a pena andar num carro assim em vez de trocar por um muito mais recente mesmo que barato e em segunda mao os donos é que sabem.

O R32 é para americano tao simplesmente, pois curva pior que um GTI normal e consome mais qual a vantagem, velocidade de ponta?

Depois ha as tais revistas com videos no youtube que varias vezes metem o R26 junto dos desportivos super caros e nunca la se ve o GTi? Nem nenhum dos alemaes concorrentes. Ups concorrentes de 200 mil euros...

Depois em 20 anos de existencia é a primeira vez que um Golf GTi consegue estar a taco com a concorrencia francesa.

O golf 1 muito falado nao era melhor que um 205 GTI mesmo sendo abaixo de classe no que a desportividade diz respeito, depois o Golf 2 nos mesmos parametros tb n era tao aliciante como um R19 16V ou 309 GTI 130 ou 160.
Mais tarde o Golf 3 e 4 nao conseguiam superiorizar-se de um simples 306 GTI, so na geraçao 5 fez mais moça e a Peugeot nao lançou nenhum carro da classe para concorrer so apenas a Renault.

Depois ha aquelas maquinas tipo 206 RC com valores em pista que fulminam qualquer dos golfs ate a data nem R32 nem VR6. Vejam os tempos de uma pista alema onde uma revista costuma ir testar modelos desportivos, apenas o Focus RS consegue ser mais rapido entre os hothatch la testados.

O golf é bom mas quem parece nao saber como por o carro é a VW pois andou para tras na qualidade dos materiais do 4 para o 5, melhorou finalmente a dinamica, agora toda a gente conhece que é bom mas existe ma gestao e o carro tem portas demasiado caras, execuçao cara em relaçao a concorrencia para fazer igual ou quase nada melhor mesmo com concorrentes mais antigos!! Vai ser substituido muito mais cedo que qualquer dos concorrentes, afinal para que tanta pressa se é assim tao superior?

Por exemplo eu apenas nao comprava um golf porque nao me toca no aspecto visual nem é pelo preço, acho muito pouco estilizado so por isso porque pelas qualidades sao tao validas quanto a concorrencia por isso fazia parte das escolhas.
Quem compra um carro que nao nos toca mesmo sendo tao bom?

Última edição:
Já comprei, já li e gostei deste pormenor:

Do Golf, disseram que a unidade tinha 30000km, e já tinha barulhos parasitas, e fizeram uma careta.
Na pontuação, é o que tem a melhor nota. E esta, hein?

Passa para cá o chequezinho!

Esse pormenor saltou-me logo à vista, é que já o presenciei ao vivo e a cores num golf com menos km, e depois no fim do comparativo o golf ganha. Cum catano a unica coisa que me vem à cabeça é esta frase da moda:
"Há coisas fantásticas, não há!"

Quem é que eles querem enganar?

Mas esse pormenor não é o único, reparem na janela onde falam do astra, será que é um novo modelo resultado de uma joint venture da opel com a renault!!?

Ainda sobre o golf, acho que houve pra aí uma geração que levou esp á pressão porque aquilo capotava tal e qual o Mercedes classe A quando saiu[:vm)]

Pela tua frase, o cada vez menos quer dizer que ainda achas que é notória... Estamos a fazer progressos!!! [:D]
Sinceramente, e agora fora de brincadeira, se entrasse num stand seja ele qual for, eu conhecedor da mecânica e das vantagens de uma caixa de 6, e o vendedor me desaconselhasse e dissesse que era melhor a de 5, nem contestava. Calava, dizia "obrigado, vou pensar", dava meia volta, saía para nunca lá mais pôr os pés...

Não sei porque. A necessidade da caixa varia de carro para carro e motor para motor.

No Mazda 3 com o 1.6 HDi 110cv não preciso de caixa 6v. Faz-me os mesmo consumos em AE que que o GPunto 1248 Mjet 90 com caixa 6v.

Já no 407 acho que o 1.6 HDi tem uma caixa mal escalonada na 5ª porque é muito curta. As 3.000rpm vai a 135km/h enquanto no GPunto vou a 160km/h e o Mazda a 150km/h.
Faz falta uma sexta para folgar o motor. Se fosse para comprar o carro era a unica razão para não o fazer. E é certo que não o comprava.

Voltar
Superior