Super Comparativo do Segmento C

Oh pá...

Isso não parece de quem é vendedor e que à partida está melhor informado sobre este tipo de questões...

É claro que uma caixa de 6 é melhor que uma de 5, da mesma forma que uma caixa de 5 o foi na década de 80 que uma caixa de 4 relações...

A condução sai claramente beneficiada, quer nos consumos quer na agradabilidade do conjunto motor+caixa.

Estranhamente, o grupo PSA para o 1.6 HDi insiste em caixa manual de apenas 5 relações (e à pála disso é massacrado pelas revistas lá da terrinha). Mas se escolhermos a caixa sequencial esta já tem 6...

E esta, hein ?

Até a BMW meteu uma caixa de 6 nesse mesmo motor.

...........

...........

Para o senhor da Peugeot.
Gostar nunca foi sinonimo de comprar, eu gosto muito do golf e NUNCA compraria um, gosto muito menos do citroen e punha essa possibilidade.
Quanto aos 300 clientes que gostaram do carro se calhar nenhum comprou um peugeot e 10 compraram golf e mais 30 compraram ceed e mais 50 compraram i30 e mais 100 compraram megane e os restantes forma lá pq nao tava a dar futebol na TV.

Acho que deviamos voltar às caixas de 4. Sabes qual a vantagem da de 5 para a de 4?

Na altura das caixas de 4 a potencia e o modo como se aproveitava a mesma era outra.

Com a escalada de potencia e dendimento dos motores é normal que o numero de relações aumente.

Mas seguindo a logica porque não por já 10 velocidades nos carros?

Oh pá...

Isso não parece de quem é vendedor e que à partida está melhor informado sobre este tipo de questões...

É claro que uma caixa de 6 é melhor que uma de 5, da mesma forma que uma caixa de 5 o foi na década de 80 que uma caixa de 4 relações...

A condução sai claramente beneficiada, quer nos consumos quer na agradabilidade do conjunto motor+caixa.

Estranhamente, o grupo PSA para o 1.6 HDi insiste em caixa manual de apenas 5 relações (e à pála disso é massacrado pelas revistas lá da terrinha). Mas se escolhermos a caixa sequencial esta já tem 6...

E esta, hein ?
Mas isso é a tua opinião...eu prefiro 20x um 308 com caixa de 5 do que um Megane ou um Astra com caixa de 6 que em cidade ando sempre agarrado á alavanca...

Se me falares em familiares e em motores 2.0 para cima....ate te dou razão, agora para carro que ande mais em cidade do que em estrada...que se lixe a caixa de 6...

Para o senhor da Peugeot.
Gostar nunca foi sinonimo de comprar, eu gosto muito do golf e NUNCA compraria um, gosto muito menos do citroen e punha essa possibilidade.
Quanto aos 300 clientes que gostaram do carro se calhar nenhum comprou um peugeot e 10 compraram golf e mais 30 compraram ceed e mais 50 compraram i30 e mais 100 compraram megane e os restantes forma lá pq nao tava a dar futebol na TV.
Sim sim i30 e o Ceed são grandes volumes de vendas...

O meu Golf V tem caixa de 6v e é bem escalonada, a vantagem é que o motor com +1v é mais silencioso em altas rotações, e os consumos são melhores, além de permite ter uma velocidade engrenada mais adequada para cada tipo de trajecto. A 5º velocidade na maioria dos casos é elástica dos 100km/h aos 200km/h ou mais, em carros de 6v apartir dos 120km/h, 140 km/h é que a utilizas.
Só vejo vantagens em ter caixa de 6v.

Última edição:
Permite ganhar 2 pontos ao 308 nas recuperações, e em AE rola com menos rotação, logo menos ruído.

Mas se não entendes isto...

Tá bem, mas quem tem caixa de 5 nao anda com o carro às 1000rpm, se a 4 do tdi é mais curta do hdi lógico que recupera melhor, mas no hdi mete-se uma abaixo e a desvantagem foi-se...

Depende do escalonamento. Em cidade não noto diferenças. Em AE é só vantagens.

Não notas diferenças em cidade...? :sh)

Em auto-estradas...

Ora tendo em conta os km's que a media dos automoveis nacionais faz em autoestradas ( atendendo tambem ao volume de vendas do segmento B e M1 ) em Portugal....não me parece que seja muito relevante...

Continuo na minha...para um carro que faça mais auto estrada que cidade, prefiro 6...para um que faça mais cidade que é o que faz grande parte dos carros, prefiro 20x 5...

Se me falarem em desportivos, claro que prefiro 6...

Tá bem, mas quem tem caixa de 5 nao anda com o carro às 1000rpm, se a 4 do tdi é mais curta do hdi lógico que recupera melhor, mas no hdi mete-se uma abaixo e a desvantagem foi-se...

Se no TDI também não meter uma abaixo. E assim sucessivamente chegamos à 1ª velocidade. Depois metes a rapidíssima.

Mas isso é a tua opinião...eu prefiro 20x um 308 com caixa de 5 do que um Megane ou um Astra com caixa de 6 que em cidade ando sempre agarrado á alavanca...

Se me falares em familiares e em motores 2.0 para cima....ate te dou razão, agora para carro que ande mais em cidade do que em estrada...que se lixe a caixa de 6...
Estou a ver que tenho de em breve ir ao tira-teimas... [:D]

O número de relações de caixa não tem nada a ver com a cilindrada do motor.

Um número maior de relações permite explorar de forma mais optimizada as capacidades do motor, seja ele pequeno ou grande. Com isto a agradabilidade da condução sai claramente beneficiada...

Não notas diferenças em cidade...? :sh)

Em auto-estradas...

Ora tendo em conta os km's que a media dos automoveis nacionais faz em autoestradas ( atendendo tambem ao volume de vendas do segmento B e M1 ) em Portugal....não me parece que seja muito relevante...

Continuo na minha...para um carro que faça mais auto estrada que cidade, prefiro 6...para um que faça mais cidade que é o que faz grande parte dos carros, prefiro 20x 5...

Se me falarem em desportivos, claro que prefiro 6...

Posso dizer-te que no meu Octavia sinto a falta da 6ª que o Golf com o mesmo motor tem. Não podia ter melhor termo de comparação. Utilizo 50/50 AE/cidade.

Um número maior de relações permite explorar de forma mais optimizada as capacidades do motor, seja ele pequeno ou grande. Com isto a agradabilidade da condução sai claramente beneficiada...

Eu não me expliquei bem no post. Refiro-me á associação motor mais com carro maior com outro tipo de funções...

No Punto I o 6 speed era bem mais nervoso e tinha uma condução muito mais interessante em cidade que o normal 55 de 5 velocidades.

A autohoje faz 2 comparativos com segmento C e ganha 2 vezes o golf, a autofocus da uma pontuaçao diferente, na revista francesa l'automobile deste mes temos o Megane 2.0 dci, o 308 2.0 HDi, o Civic 2.2 i-ctdi e o Golf 5 2.0 TDi.

O resultado foi 1º 308, 2º Civic, 3º Megane e 4º Golf.

Depois na autohoje o 308 e o Golf levam a mesma pontuaçao na insonorizaçao ok tudo bem na L'automobile tem os valores em decibeis e o 308 tem valores mais baixos em qualquer das 3 mediçoes.

Outro na autohoje para eles o Golf é o que tem melhor conduçao a par do Focus, na revista francesa meteram o Civic como melhor conduçao de seguido com o 308 e em ultimo ficou o Megane.

No conforto na autohoje o 308, Megane, e Golf tem a mesma pontuaçao, na L'automobile o melhor é o Megane depois o 308, Golf e por fim o Civic ou igual ao golf ja nao me recordo.

No ambiente a bordo dao na L'automobile como melhor o 308 por ser elegante, luminoso e ter ao mesmo tempo aspecto rabusto, no Golf apontam o classico e o austero nao oferecendo tanta agradebilidade segundo eles.

Ainda ha o factor peso no 308 sendo entre 100 a 150 kilos a mais que o golf, ter um motor mais dependente de turbo, ter menos uma velocidade na caixa e mesmo assim tem performances muito identicas nao esquecendo que o 308 trava em menos espaço e todos sabem que o peso prejudica.

Depois ha uma coisa na L'automobile testam o carro com varias motorizaçoes e com alguns concorrentes mostrando claramente que dependendo da versao pode ser um ou outro a melhor opçao.

O que se pode tirar disto é que nao existe verdade absoluta quando elogiam o golf dando ideia de ser melhor, pelo contrario esta ao mesmo nivel e pior é mais caro 2 mil euros que um 308.

Ainda ha outra roubam pontos num 308 por nao saberem escolher a versao pois para 28000 mil euros ja o 308 tem o Sport e com o sport no item equipamento nao levava a ridicula nota que deram e bastava darem mais 2 pontos para ficar equilibrado.

Depois so a VW é que sabe pintar e encaixar parachoques pois em meia duzia ou mais de concorrentes é o unico que leva um ponto a mais nesse item...enfim os outros estao abaixo e sao iguais sem tirar nem por pois todos levaram a mesma nota tirando o golf que levou mais 1...estes mais 1 ja vao fazer diferença.

So uma coisa nao se chateiem pois quem entrar na Peugeot e vir o 308 nao vai mais pensar num Golf e se tem duvidas vejam as belas fotos que estao na L'automobile ondem estao os 4 carros lado a lado assim como fotos grandes do interior e venham-me falar em beleza aliada ao Golf.

Se ate na altura do 306 as revistas metiam o golf 3 a ganhar ate nos itens onde o 306 era mais que conhecido por experiencias practica que era melhor, enfim.

Voltar
Superior