Sushi

Parece o que procuro, no entanto preferia ser eu a encher as caixas, aí parece que as caixas já estão pré feitas.

Preferes sushi que está disposto sem qualquer tipo de cuidado na conservação para encheres caixas de dois andares?

Boa sorte

Nada disso 206Hdi, apenas procuro um restaurante buffet que deixe encher as caixas em vez de ter as já pré feitas.

O Arigato, p.e, não sendo o supra sumo do sushi tem bastante qualidade e não é assim tão barato quanto isso.

A ideia era fazer em casa, mas devido a exames não tenho tempo para fazer, se tivesse experiência dava tempo, mas como seria a primeira vez, o DIY sushi tem de ficar para a próxima.

Se tiveres alguma recomendação podes dizer, tenho até 40€ para 3 caixas. A ideia também é comer em casa e não ir ao restaurante.

Nada disso 206Hdi, apenas procuro um restaurante buffet que deixe encher as caixas em vez de ter as já pré feitas.

O Arigato, p.e, não sendo o supra sumo do sushi tem bastante qualidade e não é assim tão barato quanto isso.

A ideia era fazer em casa, mas devido a exames não tenho tempo para fazer, se tivesse experiência dava tempo, mas como seria a primeira vez, o DIY sushi tem de ficar para a próxima.

Se tiveres alguma recomendação podes dizer, tenho até 40€ para 3 caixas. A ideia também é comer em casa e não ir ao restaurante.

Para teres oportunidade de encheres as caixas o sushi tem de estar exposto, o que comporta um risco.

Pela experiência que tenho, dos restaurantes a que vou, o peixe nunca fica exposto muito tempo, mas adiante...

Recomendas fazer em casa? Se sim podes me dizer 3/4 peixes fáceis de trabalhar e uma boa marca de arroz?
Tenho uma excelente peixaria à porta de casa.

Pela experiência que tenho, dos restaurantes a que vou, o peixe nunca fica exposto muito tempo, mas adiante...

Recomendas fazer em casa? Se sim podes me dizer 3/4 peixes fáceis de trabalhar e uma boa marca de arroz?
Tenho uma excelente peixaria à porta de casa.

Eu não tenho grandes experiências em buffet de sushi. As poucas vezes que experimentei não gostei. Também não te posso dar sugestões na tua zona porque não conheço.

Claro que podes fazer em casa, e se apanhares o jeito e tiveres gosto em desenvolver ainda melhor. O ideal é iniciares com um workshop para teres umas luzes dos princípios básicos.

Tens algumas luzes do assunto ou vais começar do 0? Quanto a peixes os que mais aprecio são atúm, salmão, carapau e robalo.

Vou começar do 0 mesmo, estava a pensar comprar um livro para começar, pelo menos saber receitas e ver fotos de cortes de peixe.
Nunca trabalhei um peixe.

Estava a pensar comprar salmão, atum e dourada, mas no atum fico um pouco de pé atrás porque vejo muitas vezes vendido às postas e depois para fazer cortes para sashimi e nigiris é complicado(acho eu).

Para já só queria fazer rolos, sashimi e nigiris

Last edited:
Vou começar do 0 mesmo, estava a pensar comprar um livro para começar, pelo menos saber receitas e ver fotos de cortes de peixe.
Nunca trabalhei um peixe.

Estava a pensar comprar salmão, atum e dourada, mas no atum fico um pouco de pé atrás porque vejo muitas vezes vendido às postas e depois para fazer cortes para sashimi e nigiris é complicado(acho eu).

Para já só queria fazer rolos, sashimi e nigiris

Acho que fazes bem em aventurar. O sushi é bem mais complexo do que à partida aparenta ser. Há bons tutoriais no youtube que te ajudam a iniciar. O peixe deves comprar sem ser amanhado, mas compreendo que o salmão e o atum pelas dimensões e custos que tenhas de comprar apenas porção. O salmão há peixarias que te cortam uma posta larga (entre 1/2 palmo a 1 palmo) é suficiente para trabalhares, se é como o que se vê no hiper em postas normais não te serve para nada.

É preciso algum treino e perícia para tirar a pele e as espinhas, fazer os cortes certos sem estragar o peixe. Podes começar por treinar com peixes mais económicos. Se usares carapau ou cavala é necessário tratar o peixe antes de manipular. Estão na categoria dos peixes azuis, podem desenvolver toxinas, utiliza-se sal grosso e vinagre de arroz para preparar o peixe.

Obrigado pelas dicas, carapau já provei e gostei muito, estranho por cozinhado nem é dos meus peixes preferidos, cavala nunca comi crua.
Vou me aventurar no salmão e no atum, o outro decido me quando vir o que há e trago o que tiver com melhor aspecto.
No sábado venho cá dizer como correu a aventura[:blush:]

Obrigado pelas dicas, carapau já provei e gostei muito, estranho por cozinhado nem é dos meus peixes preferidos, cavala nunca comi crua.
Vou me aventurar no salmão e no atum, o outro decido me quando vir o que há e trago o que tiver com melhor aspecto.
No sábado venho cá dizer como correu a aventura[:blush:]

A cavala é otima para sashimi. Boa sorte

Só mais uma dúvida, posso deixar as coisas preparadas às 17 horas e continuar depois as 20h? Basicamente deixar o arroz pronto e as peças de peixaria já preparadas(não o corte final)

Só mais uma dúvida, posso deixar as coisas preparadas às 17 horas e continuar depois as 20h? Basicamente deixar o arroz pronto e as peças de peixaria já preparadas(não o corte final)

O arroz podes conservar por 24 horas em embalagem de plástico com tampa longe do calor e do frio. Se puseres no frigorifico fica melado, o melhor é mesmo num local onde não apanhe sol direto e calor.

Estou a gostar de aprender, já tive a ler um livro e não sendo fácil também não é um bicho de sete cabeças.

Que quantidade de arroz recomendas para duas pessoas?
Quero fazer uns 20nigiris, 5 rolos pequenos, 5 grandes, 1 ou 2 temakis e pouco mais. 400gr chegam?

Bem, a experiência não correu lá muito bem!!

O sabor estava lá, agora a apresentação meu Deus... Fiz muito arroz e meti muito arroz nos rolos de 6 rolos só 1 é que saiu bem.

É uma experiência a não repetir[:p]

O sabor estava lá, agora a apresentação meu Deus... Fiz muito arroz e meti muito arroz nos rolos de 6 rolos só 1 é que saiu bem.

Ficaram tão maus que nem fotos tiraste? [:D][:D][:D]

Um sushiman a trabalhar 5/6 dias por semana leva anos a aperfeiçoar e estavas à espera de ser um às logo à 1ª tentativa?

Se gostas mesmo de sushi e quiseres evoluir tens de treinar muito. Não podes desistir assim.

Obtei por usar apenas salmão e atum, e ainda bem porque ainda sobrou bastante peixe.

Falta aí um prato mas não encontrei a foto. Como disse, de sabor estava muito bom, de apresentação, mhé.

fiz rolos grandes porque pequenos não dava, tentei 2 e ficaram mauzinhos.

É giro fazer e tal mas de certeza que não irei voltar a fazer, o que posso fazer é o arroz e cortar o peixe aos pedaços, misturar e comer. Do género das poké bowls que tanto se fala.

Para primeira vez não está nada mal.

Tem muito melhor aspecto que o dos tais chineses que vendem à caixa.

Obrigado pelo incentivo[:cool:]

O que correu mal foi o corte do peixe, o lombo era alto demais e custou me ajustar o corte para saírem pedaços adequados a uma boca humana. Os nigiris ficaram todos com tamanho XL.

Não achei muito trabalhoso, se tentar mais alguma vez vou tentar procurar um pedaço de salmão mais pequeno e também não usar atum, não gostei nada, talvez com peixes do género da dourada ou do carapau a coisa corra melhor.

Back