Sushi

dá-me ideia que esses lombos se desfazem muito ... pelo menos costumo comprar uns no Lidl que se desfazem bastante ... temo que nao tenham firmeza para seres cortados. Só os uso cozinhados.

Expliquem lá como se faz o arroz, se faz favor. Lava-se o arroz até a agua começar a sair branca... Depois o arroz coze-se durante quanto tempo? O objectivo é ficar mole? E os temperos...?

Quando é que se coloca o vinagre? Há mais temperos para além do vinagre?

dá-me ideia que esses lombos se desfazem muito ... pelo menos costumo comprar uns no Lidl que se desfazem bastante ... temo que nao tenham firmeza para seres cortados. Só os uso cozinhados.

Eu quando é para mim e para a patroa uso-os(os da iglo),e servem perfeitamente.

Não se desfazem, pelo menos fazendo os cortes como se deve fazer para o sushi.

Quando é para amigos vou à makro buscar um salmão inteiro [;)]

Agora depende para que os queres.

P.S.: Ja faço sushi à que séculos, e os lombos nunca se desfizeram. Certifica-te que tens uma faca apta, e fazes os cortes correctos.

Expliquem lá como se faz o arroz, se faz favor. Lava-se o arroz até a agua começar a sair branca... Depois o arroz coze-se durante quanto tempo? O objectivo é ficar mole? E os temperos...?

Quando é que se coloca o vinagre? Há mais temperos para além do vinagre?

Nas embalagens do arroz de sushi ensina a fazer.

Arroz de sushi tem uma maneira bastante peculiar de se fazer. De tal maneira que nem memorizo, cada vez que faço olho para a caixa.

Depois do arroz feito, e ter descansado o tempo descrito, adiciona-se o vinagre de arroz.

Tudo isto vem descrito na embalagem. O Arroz que vendem no celeiro, também vendem no jumbo (na secção de comidas estrangeiras, e nao no arroz), vem numa caixa de cartão, e vem la bem explicadinho.

Se quiseres mesmo saber diz, que mais logo quando chegar a casa transcrevo para aqui.

Nas embalagens do arroz de sushi ensina a fazer.

Arroz de sushi tem uma maneira bastante peculiar de se fazer. De tal maneira que nem memorizo, cada vez que faço olho para a caixa.

Depois do arroz feito, e ter descansado o tempo descrito, adiciona-se o vinagre de arroz.

Tudo isto vem descrito na embalagem. O Arroz que vendem no celeiro, também vendem no jumbo (na secção de comidas estrangeiras, e nao no arroz), vem numa caixa de cartão, e vem la bem explicadinho.

Se quiseres mesmo saber diz, que mais logo quando chegar a casa transcrevo para aqui.

Se vem tudo descrito como se faz, deve ser mais fácil... Já tive arroz para sushi mas não vinham os passos. Então truques no sushi sou zero.

Usas mais que algum tempero para além do vinagre?

E depois, para a alga não ficar muito seca, que truque fazes? Vais molhando as mãos e mandas um pouco de água para o arroz..? É que parece-me uma ideia muito badalhoca! [:D]

No celeiro arranjas a esteira, as folhas de alga, o arroz para sushi, o vinagre de arroz, os molhos(como shoyo) e o saquê!.

Em qualquer super mercado arranjas o peixe e os vegetais.

Podes comprar o molho de soja em qualquer supermercado, e fazeres o tarê em casa.

Mais um conselho, se for para fazer para mais de 2 pessoas, faz o menor numero de variadade possivel, caso contrario vais ficar completamente de rastos. [;)]
(os nigiri são dos mais faceis de fazer, faz uma porrada deles, e depois uns quantos rolos ao teu gosto.)

Estás a ensinar o pai nosso ao vigário. [;)]

Se vem tudo descrito como se faz, deve ser mais fácil... Já tive arroz para sushi mas não vinham os passos. Então truques no sushi sou zero.

Usas mais que algum tempero para além do vinagre?

E depois, para a alga não ficar muito seca, que truque fazes? Vais molhando as mãos e mandas um pouco de água para o arroz..? É que parece-me uma ideia muito badalhoca! [:D]

A ideia de manteres as mãos sempre molhadas (apenas as pontas dos dedos e palma onde se dá forma ao arroz para o nigiri), serve para o arroz nao se pegar às mãos.

Não convém ensopar o arroz em àgua porque assim perde a goma que permite moldar a forma no arroz (tanto no nigiri como nos rolos).

Eu só costumo meter o vinagre de arroz ( se for so para mim meto mais, se for para a patroa meto menos, é a gosto), não adiciono mais nada.

A humidade do arroz com o tempo amolece a alga, e modo a que quando estás a fazer os rolos, a alga nao se desfaça, mas mais tarde quando o comes ja se rasgue. Obvio que quando estás a comer vais molhando no molho de soja e ela desfaz-se bem.

Outro promenor, no celeiro também vendem pequenas latas com wasabi em pó, aquilo é caro mas dura bastante.

Ela anda a perguntar há 10 posts como é que amolece a alga, e diretamente isso não é para fazer!

Pelo que percebi a ultima vez que tentou fazer sushi, a alga terá ficado muito dura ao trincar, algo que muitas vezes nas casas de sushi não ocorre porque o sushi entre ser feito, e ser consumido tem mais que tempo de a alga humedecer ligeiramente.

Creio que ele acha expéctavel que a alga deva ficar assim, e queira saber como o fazer.

Foi o que eu entendi, porque por mim mal faço o sushi, em segundos está no meu estomago e no da namorada [;)]

O pá, a alga não é para ficar mole. Não é preciso molhar nada, fazes o sushi e comes e tá pronto.

Ou era a qualidade da alga, ou o arroz estava péssimo, porque quando fiz o sushi a alga estava muito dura, ficou intragável com o sabor do peixe e do molho...

Vou tentar de novo, um dia mais tarde, mas parece-me que tem de haver um truque para a alga não ficar rija... Desmente-me lá, Tiago Leal.

Secalhar até passa por colocar bem o arroz na alga... Acalcando-o. Estava-me a faltar esse pormenor.

É...."acalca-se"![:D]

O arroz espalha-se na alga, sem pressionar demasiado, para não esmagar os bagos...[:p]

Não há truque nenhum para a Nori:sh) A alga absorve a humidade com bastante rapidez...até a humidade do ar, por isso é que traz aqueles pacotinhos para a absorver..

Eu sei que o Celeiro vende....mas queria mesmo um supermercado oriental...costumam ter melhor preço, e muitíssima variedade de ingredientes...

Eu já tenho a esteira, facas, pinça para espinhas, etc...já fiz Sushi no passado...já gastei umas centenas de quilos de arroz...

Obrigado pela ajuda, pessoal[;)]

Alguém conhece o Samurai, no lumiar, em frente ao Hospital Pulido Valente?

Que restaurantes recomendam em Lisboa?

Conheço. Não é nada mau, mas já foi melhor...

Neste momento funciona em preço fixo por pessoa (em 2011 eram 10 euros e qq coisa ao almoço, 16,5 euros ao jantar), bebidas à parte. Pagas sempre o mesmo e podes mandar vir o que te apetecer da carta, quantas vezes quiseres. O que te pode acontecer é o que já me aconteceu a mim e a um amigo, e perguntarem directamente se "então e a sobremesa" [:D]

Não conheço, mas pelo que vi:

Supermercado Chen: Este estabelecimento fica na Praça da República, perto da saída para a Rua da Boavista e, ao que parece, é lá que se abastecem os restaurantes orientais da Cidade!

Praça da Republica, n.º 103 (telefone 222087718).

Vou ver se lá passo amanhã, gracias!

Para sashimi, o melhor é pedir salmão em tranches/"filetes"... e a parte mais alta, mais "grossa" é a melhor para isso...é necessário retirar as espinhas, antes de cortar, com uma pinça própria...e retirar a pele, claro..
Para rolos qualquer parte serve...e mesmo que sejam pedaços muito pequenos, isso picadinho com cebolinho ou alho francês fica porreiro.

Voltar
Superior